Entrevistas de seleção e dinâmicas de grupo

Publicado em: 11/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,331 |

O Que é Uma Dinâmica de Grupo? Qual a Sua Finalidade? Como se Comportar Numa Entrevista de Emprego?

 

Um grupo é um conjunto de pessoas aparentemente com o mesmo objetivo e, se existem muitos candidatos a uma seleção de vagas, obviamente é porque existem muitas pessoas com o mesmo objetivo. E como em qualquer outro grupo – como as famílias, os estudantes, trabalhadores e outros – as pessoas se mexem. Ou seja, elas interagem entre si.

Diante disso, um selecionador experiente poderá observar o comportamento social e a integração dos candidatos através de uma ação conhecida como "dinâmica de grupo". Pois, a maioria das empresas hoje contrata pessoas muito mais pelo seu adequado comportamento em equipe (habilidades humanas) do que pela suas habilidades técnicas (experiência profissional).

Isso ocorre porque é muito mais fácil para uma organização suprir um bom – e promissor – funcionário de habilidades técnicas (através do treinamento ou um curso, por exemplo) do que provê-lo de habilidades humanas e novas formas de comportamento social, principalmente se ele já tiver alguma experiência anterior.

Dessa forma, as habilidades técnicas dos candidatos à dinâmica de grupo já foram previamente avaliadas através da análise dos Currículos e, nesse momento, o que está em julgamento é a sua capacidade do candidato em "trabalhar em equipe"; ou seja, liderar ou ser liderado. Daí a necessidade de uma dinâmica.

 

Os Processos de Seleção

 

 

Em épocas de crise – ou mesmo quando a economia não vai tão bem – aumenta a concorrência por uma vaga no mercado de trabalho e, em função disso, os processos de seleção costumam ser cada vez mais competitivos. Sendo assim, seguem abaixo algumas dicas do professor Alex Freire (FGV) para aquelas pessoas que precisarão passar por esse penoso processo:

 

  • Teste das Massinhas: Trata-se de um teste onde são fornecidas cinco pequenas quantidades de massa com cores diferentes, onde é pedido aos candidatos para construírem algo que lhe venha à cabeça. Dica: nunca faça nada com as massinhas separadas, pois os psicólogos de plantão podem afirmar que sua personalidade é "separatista" e que por isso você seria um candidato "desagregador".
  • Teste dos Pontos: Consiste na conexão de pequenos pontinhos pretos numa folha de papel. Cuidado, pois este tipo de teste é uma "pegadinha" para os desavisados. Dica: ligue um ponto ao outro mais próximo em linha reta sem voltar, pois dessa forma o avaliador de plantão poderá afirmar que você é capaz de tomar caminhos mais curtos para as suas decisões.
  • As Entrevistas: O candidato deve se preparar com antecedência, pois nessa fase algumas perguntas costumam ser comuns:

 

- "Onde Você Deseja Chegar em Cinco Anos?": Na maioria das vezes o entrevistador – inseguro – está querendo saber se você deseja o lugar dele. Dica: Responda que deseja chegar a uma posição de liderança dentro da empresa, pois assim você não lhe dá a direção de onde quer chegar.

- "O Que o Faz Feliz na Vida?": Essa pergunta é para saber se você quer ganhar dinheiro a qualquer custo, mesmo que tenha que passar por cima das pessoas. Dica: Nunca responda que você deseja ser feliz atingindo algum cargo (ou que deseja uma remuneração compatível com seus desejos materiais). Diga que o que trás felicidade para você é ter uma família feliz, um agradável ambiente de trabalho e uma vida cheia de oportunidades de contribuir para o bem da sociedade.

- "Quais São Seus Pontos Fracos?": Esta é uma pergunta antiga que, por isso, NÃO merece uma resposta antiga. Dica: coisas como "Sou Perfeccionista"; "Quando Inicio um Projeto Vou Até o Fim, Mesmo Que Passe a Noite em Claro"; " Nunca Desisto do Sucesso, Embora Fique Exausto e Sem me Alimentar Direito"; "Me Sinto Mal em Chegar Atrasado ao Escritório, Por Isso às Vezes Durmo na Garagem da Empresa" devem ser evitadas.

- "Quais São Seus Pontos Fortes?": Esta pergunta também é antiga, mas merece uma resposta mais atualizada. O mundo se globalizou e a Internet facilitou muito o acesso à informação. Dica: seria bom você responder coisas como "Tenho Facilidade de Lidar Com Pessoas da Geração Y"; "Tenho uma Visão Global das Coisas"; "Uma Boa Qualidade Que Possuo é a Minha Inteligência Emocional"; "Sou Flexível às Mudanças Que o Mundo Contemporâneo Exige de Um Profissional Moderno".

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/entrevistas-artigos/entrevistas-de-selecao-e-dinamicas-de-grupo-4392526.html

    Palavras-chave do artigo:

    habilidades tecnicas e humanas

    Comentar sobre o artigo

    O projeto teve como objetivo, usar várias habilidades lingüísticas, observando principalmente o modo em que a leitura auxiliava no letramento e no desenvolvimento da linguagem. Os métodos utilizados e a observação sobre a pesquisa tiveram como princípio a pesquisa de campo, podendo assim observar e interagir com crianças, buscando, um melhor conhecimento sobre os assuntos abordados e auxiliando a leitura para o desenvolvimento das crianças. Além disso, ter a contribuição á pesquisa qualitativa,

    Por: Ana Cristina de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 18/09/2011 lAcessos: 176

    O presente texto busca uma concepção fundamentada na relevância e na contribuição que a filosofia fenomenológica pode trazer para descrever o fenômeno investigado. Com tudo objetivamos refletir sobre a educação, Educação Física, corpo e esporte escolar, referenciando as contribuições que poderá trazer ao compreendermos uma educação transformadora, tendo como intenção o paradigma da reflexão fenomenológica, valorizando a experiência vivida e o mundo da vida.

    Por: IVO NASCIMENTO NETOl Esporte> Esportes Radicaisl 08/08/2010 lAcessos: 1,133
    Karen Reis

    O segmento de jogos digitais, conhecido também como games, tem crescido assustadoramente nas últimas décadas e apontado como setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e da comunicação. No Brasil esta tendência não se distância dos principais mercados de games, como Estados Unidos e Japão, muito pelo contrário, o país do carnaval, da próxima sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, atrai cada vez mais investidores entusiasmados com as previsões otimistas do setor...

    Por: Karen Reisl Tecnologia> Jogosl 09/10/2011 lAcessos: 65
    Lilian Cury

    Existe relação entre a inclusão e a Estratégia Empresarial? Falar em Inclusão de pessoas com Deficiência é uma "Utopia" frente ao cenário mundial e brasileiro deste século XXI, o século da Globalização, das Mudanças contínuas? Por que existir uma Legislação para este tema? Existe algum "ganho" para a Empresa incluidora? Será que estas perguntas são novas para nós? Será que ninguém nunca fez estas perguntas para os outros ou pelo menos, pra si mesmo?

    Por: Lilian Curyl Negócios> Gestãol 09/07/2010 lAcessos: 484
    Antomar Marins e Silva

    Jogos e Simulações Vivenciais como diferencial na educação das organizações

    Por: Antomar Marins e Silval Negóciosl 20/01/2009 lAcessos: 1,380
    Antomar Marins e Silva

    Fornecer aos executivos principais das organizações idéias práticas para melhorar o retorno sobre o capital investido em sua força de vendas. Ele também ajudará aos executivos de vendas a compreenderem as imperfeições do negócio que impedem o sucesso em vendas.

    Por: Antomar Marins e Silval Negócios> Vendasl 09/01/2009 lAcessos: 8,444
    ALINE E CATIA CILENE

    RESUMO Este artigo está baseado nas experiências construtivas da importância de uma formação continuada através da ação pedagógica, florescendo as competências profissionais tão necessárias ao professor educador contemporâneo. A pesquisa foi resultado das aulas expositivas no curso de pós-graduação em didática do ensino superior destacando a formação docente multicultural e a importância do relacionamento interpessoal no ensino superior.

    Por: ALINE E CATIA CILENEl Educação> Ensino Superiorl 13/08/2010 lAcessos: 784
    Julio Cesar S. Santos

    Você Tem Muitas Habilidades Técnicas? Você Já Desenvolveu Suas Habilidades Humanas? Veja Como Desenvolvê-las.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Recursos Humanosl 07/10/2011 lAcessos: 79

    Este trabalho foi elaborado pela aluna do 6º período do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Teologia Integrada – FATIN, com base no capitulo 1 do livro TGA (teoria geral da administração), uma visão geral que engloba administração e administrador. Que nos oferece contextos conceituais de administração e desempenho por meio da eficiência, eficácia e efetividade.

    Por: Silvana Maria Bernardol Educação> Ensino Superiorl 19/12/2010 lAcessos: 3,349

    Ter um bom currículo é importante, mas o que define quem será ou não contratado é a famosa entrevista de emprego. Nessa hora os candidatos suam frio e não sabem como se portar, por isso, montei para vocês este artigo que irá ajudar muito.

    Por: matheusl Carreira> Entrevistasl 24/03/2014 lAcessos: 12
    Almy Froes

    Mostrarei de forma simples e descomplicada como ir bem na sua entrevista de emprego, com dicas que podem fazer toda a diferença!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 21/02/2014

    Veja Como se controlar o medo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

    Por: Flademirl Carreira> Entrevistasl 08/02/2014 lAcessos: 16
    Almy Froes

    Veja como ir bem em uma entrevista de emprego, com dicas simples porém altamente eficientes!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 02/11/2013 lAcessos: 20

    Dicas do que não se deve fazer em uma entrevista de emprego, especificamente para professores.o artigo também pode ser uma ajuda para aqueles que não tem pudor para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.Uma abordagem simples, em uma linguagem gacil e bem humorada.

    Por: RONI EVERSON DOS SANTOSl Carreira> Entrevistasl 25/07/2013 lAcessos: 20
    Ricardo Miguel

    Aprenda no artigo de hoje 5 dicas de como procurar emprego e ser bem sucedido. Saiba como continuar motivado e não perder a esperança com as várias dicas que sugerimos para procurar trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Carreira> Entrevistasl 03/07/2013 lAcessos: 29

    Para iniciar a entrada no mercado de trabalho, o primeiro passo a ser tomado é a entrevista do emprego, de modo a conseguir obter o mesmo. Vários fatores de comportamento e personalidade têm influência no processo, e aqui vão algumas dicas que ajudam nesse momento:

    Por: Antoniol Carreira> Entrevistasl 07/06/2013 lAcessos: 20

    Embora que um pouco de ansiedade não faz mal a ninguém e pode até favorecer o indivíduo dependendo da circunstância, é necessário sabermos controlá-la e não deixar que a mesma tome conta da situação. E é exatamente esse controle que define se a ansiedade já se tornou um transtorno ou não na vida do indivíduo.

    Por: Juliana Simasl Carreira> Entrevistasl 30/01/2013 lAcessos: 168
    Julio Cesar S. Santos

    Qual o Nível de Importância do Treinamento na Sua Organização? Treinamento é Considerado um Investimento ou Custo?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 07/11/2013 lAcessos: 13
    Julio Cesar S. Santos

    Como Está a Facilidade de Compra Para Novos Consumidores? Como Monitorar os Consumidores Fiéis às Marcas, Quanto ao Ataque de Concorrentes Sérios?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/09/2013 lAcessos: 20
    Julio Cesar S. Santos

    Quem Deve Ser o Responsável Pela Previsão de Vendas Numa Organização? A Área de Vendas ou de Marketing?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/09/2013 lAcessos: 21
    Julio Cesar S. Santos

    É Possível Transformar Produtos Regionais em Marcas Globalizadas? Qual é o Papel da Comunicação Nesse Processo? A Comunicação Vende Produtos ou Marcas?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidadel 27/08/2013 lAcessos: 19
    Julio Cesar S. Santos

    Como Construir a Amplitude de Uma Marca? O Que é Arquitetura da Marca? Os Investimentos São Fundamentais Nessa Construção?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 24/08/2013 lAcessos: 16
    Julio Cesar S. Santos

    Qual Era a Posição dos Americanos em Relação aos Produtos Defeituosos? Qual a Importância de Deming e Juran Para a Qualidade Total? O Que os Japoneses Fizeram Pela Qualidade?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Administraçãol 21/08/2013 lAcessos: 19
    Julio Cesar S. Santos

    O Sucesso de Uma Organização Está Ligado ao Seu Gerenciamento? Quais as Qualidades Essenciais do Manager? Veja Algumas Decisões Acertadas e Outras Nem Tanto

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 23/07/2013 lAcessos: 15
    Julio Cesar S. Santos

    No livro "Como Afundar Sua Empresa" os autores Bruce Nash e Alla Zullo fazem um levantamento dos principais erros de marketing que provocaram prejuízos a grandes organizações, mostrando uma coleção de promoções mal calculadas e lançamentos fracassados, causados pelas trapalhadas de seus profissionais de marketing.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 14/07/2013 lAcessos: 18
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast