Qual É A Finalidade Dos Testes De Personalidade Na Entrevista De Emprego?

Publicado em: 24/11/2008 |Comentário: 9 | Acessos: 24,513 |

No Brasil, as maiores empresas do mercado realizam seus processos de seleção através dos testes psicológicos ( ou também conhecidos como psicotécnicos) da ThomasInternational, da SHL solutions e outros institutos provedores de testes de recrutamento. Entre estes testes psicotécnicos estão os testes de aptitudes ( populamente conhecido como teste de qi) e o famoso teste de personalidade.

Um dos maiores índices de uso dos testes psicológicos ou psicotécnicos no mercado brasileiro é na seleção de candidatos para os disputados empregos públicos do governo em todos os estados.

Enquanto é claro que a entrevista de emprego e outros métodos de avaliação psicológica sejam a principal fonte de preocupação para a maioria dos candidatos, o teste de personalidade é o principal elemento de mistificação do processo de seleção. Muitos candidatos não sabem o suficiente sobre eles.

A maioria dos candidatos acredita que os testes de personalidade são imprecisos e um "capricho dos "psicólogos'". Muitos realizadores de qualquer teste de personalidade estão convencidos de que os resultados não reflectem de forma confiável seus comportamentos. Esta atitude sobre os testes de personalidade é em geral um motivo para falha nas entrevistas de emprego. Se o candidato trata um teste com resistência, cinismo ou raiva, ele sem dúvida estará minimizando suas chances de sucesso.
A maioria dos processos de seleção de funcionários, como, por exemplo, a entrevista de trabalho, examina o comportamento total dos candidatos . Ao contrário, os testes de personalidade vão mais a fundo e visam revelar características pessoais mais profundas e menos óbvias.

As informações fornecidas por estes testes, como também pelas entrevistas e testes de aptidão, ajudam o avaliador a juntar todas as peças e ter uma impressão global do candidato.
Uma reclamação recorrente que ouvimos dos candidatos é que os testes de personalidade são inválidos e que não conseguem realmente extrair as verdadeiras informações sobre a personalidade de alguém, e somente os psicológos acreditam neles. Esta reclamação é falsa. Os testes de personalidade podem não ser um perfeito preditor do futuro desempenho no trabalho oferecido, mas eles são certamente ferramentas classificatórias nos processos de seleção de candidatos.
Para esta e outras dicas para entrevistas de emprego visite:
www.testes-psicologicos.com

Estudo de Caso: Um gerente de vendas é entrevistado:
Recentemente, entrevistei um candidato á gerência de um departamento de vendas que havia se candidatado a um cargo em uma grande empresa do mercado. Durante a entrevista, eu estava convencido de que ele era o perfeito candidato ao trabalho. O candidato era muito apresentável, fez me sentir à vontade, mostrou concentração e interesse em minhas perguntas e tinha uma experiência de trabalho impressionante, criatividade e dinamismo juntos.
Entretanto,seus resultados no teste de personalidade abalaram a boa impressão que ele havia apresentado. Os resultados revelaram informações que eu não percebera na entrevista. Especificamente, o teste indicou que o candidato tinha dificuldade em tratar com situações de stress e que apresentava uma necessidade inata de causar uma boa impressão, mesmo à custa de tender à verdade.
Resolvemos aplicar um segundo teste, medindo essas características em outros aspectos, as quais foram comprovadas, e o candidato eliminado.
Como indica o exemplo acima, uma das principais razões de os testes de personalidade serem aplicados é que eles apresentam uma visão que normalmente falta no processo de entrevista. Uma fraqueza conhecida da entrevisa é que as preferências pessoais do entrevistador podem evitar o julgamento imparcial do candidato. Pesquisas mostram, por exemplo, que candidatos fisicamente atraentes apresentam maiores chances de sucesso nas entrevistas.
Diferentemente da entrevista, os testes de personalidade são mais objetivos e as tendências dos avaliadores não interferem neles.

O teste de personalidade mais comum utilizado em todo o mundo é o OPQ32, onde existem cerca de 04 colunas na vertical e você deve escolher opções que mais combinam com você e as que menos combinam com você. Este simples teste mede 32 tipos de carácter de personalidade como Capacidade de Persuação, Confiança, Capacidade de Decisão outras características.


Marina Borges

Brasil:
www.testes-psicologicos.com

Portugal:

www.psicotecnicos.com.pt

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/entrevistas-artigos/qual-e-a-finalidade-dos-testes-de-personalidade-na-entrevista-de-emprego-655470.html

    Palavras-chave do artigo:

    entrevista de emprego

    ,

    teste de personalidade

    ,

    testes psicotecnicos

    Comentar sobre o artigo

    Julio Cesar S. Santos

    Quais as Funções Básicas da Administração de RH? Como Recrutar? Como Selecionar Novos Colaboradores?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gerêncial 22/10/2010 lAcessos: 271

    Como a idade afecta a nossa empregabilidade. A empregabilidade decresce com o passar dos anos.

    Por: rosa gonçalvesl Carreira> Entrevistasl 27/05/2014 lAcessos: 15

    Ter um bom currículo é importante, mas o que define quem será ou não contratado é a famosa entrevista de emprego. Nessa hora os candidatos suam frio e não sabem como se portar, por isso, montei para vocês este artigo que irá ajudar muito.

    Por: matheusl Carreira> Entrevistasl 24/03/2014 lAcessos: 36
    Almy Froes

    Mostrarei de forma simples e descomplicada como ir bem na sua entrevista de emprego, com dicas que podem fazer toda a diferença!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 21/02/2014

    Veja Como se controlar o medo e a ansiedade em uma entrevista de emprego

    Por: Flademirl Carreira> Entrevistasl 08/02/2014 lAcessos: 35
    Almy Froes

    Veja como ir bem em uma entrevista de emprego, com dicas simples porém altamente eficientes!

    Por: Almy Froesl Carreira> Entrevistasl 02/11/2013 lAcessos: 40

    Dicas do que não se deve fazer em uma entrevista de emprego, especificamente para professores.o artigo também pode ser uma ajuda para aqueles que não tem pudor para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.Uma abordagem simples, em uma linguagem gacil e bem humorada.

    Por: RONI EVERSON DOS SANTOSl Carreira> Entrevistasl 25/07/2013 lAcessos: 34
    Ricardo Miguel

    Aprenda no artigo de hoje 5 dicas de como procurar emprego e ser bem sucedido. Saiba como continuar motivado e não perder a esperança com as várias dicas que sugerimos para procurar trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Carreira> Entrevistasl 03/07/2013 lAcessos: 39

    Para iniciar a entrada no mercado de trabalho, o primeiro passo a ser tomado é a entrevista do emprego, de modo a conseguir obter o mesmo. Vários fatores de comportamento e personalidade têm influência no processo, e aqui vão algumas dicas que ajudam nesse momento:

    Por: Antoniol Carreira> Entrevistasl 07/06/2013 lAcessos: 34

    A grande parte de nós tende a ficar um pouco nervoso ou estressado ( se não muito) na hora de enfrentar uma entrevista de emprego para uma boa vaga neste tão competitivo mercado de trabalho. Os recrutadores descrevem aqui quais são os erros fatais dos candidatos estressados durante uma entrevista.

    Por: Marina Falavinal Carreira> Entrevistasl 25/03/2009 lAcessos: 1,603

    Comments on this article

    1
    patricia braz 30/03/2011
    desculpem os psicologos porem ja participei de entrevista onde os selecionados foram quem admirava o Tiririca este segmento porem aqueles que de certa forma demonstraram firmeza c/ certeza foram eliminados ja percebi que o entrevistador avalia de forma negativa quem demonstra muita segurança sem ser arrogante mas deixando bem claro pq esta ali
    2
    edu 24/11/2010
    teste de q,i lixo
    1
    rodrigo 18/04/2010
    tenho um teste em uma empresa de eletrecidade
    2
    Regiane 14/01/2010
    Não concordo com nada disso, o papel não demonstra a personalidade da pessoa, o que adianta a pessoa estudar, fazer aulas de lingua, ter experiência, nada disso importa o que vale hoje é o teste psic. Realme as pessoas perderam seus valores, e o ser humano cada vez mais ignorante
    0
    Angela Cristina Romero 11/11/2009
    eu queria um dia fazer esse teste bom é so mi liga 91218368
    0
    regina mesquita 12/10/2009
    achei ótimo o teste, eu fiquei olhando e de repente tive a impressão que existia mais. adorei.
    0
    Patricia 08/09/2009
    Olá....td bem com vcs??? Faço faculdade de Gestão Empresarial, e estou realizando meu TCC com foco em processo de seleção de pessoal, então gostaria mt de conseguir o e-mail da psicóloga Marina Borges.

    Grata
    0
    thaina machado aquino 12/08/2009
    nossa que lega!!!!!!!!
    1
    leticia 04/06/2009
    eu queria saber qual profissão combina comigo..
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast