Que roupa uso para uma entrevista de emprego?

17/02/2011 • Por • 1,408 Acessos

Quando surge uma entrevista de emprego logo ficamos ansiosos, pois precisamos do emprego. Para que você tenha sucesso com a vaga, além de ficar calmo e falar apenas o necessário, também é preciso saber o traje adequado a se usar, porque, segundo a regra, a primeira impressão é a que fica. O ideal para o quisito traje é terno para os homens e tailler para as mulheres. Porém, vai depender do tipo de empresa que irá fazer a entrevista.

O que eu devo usar?

Antes de mais nada você precisa conhecer a empresa, consultar o site para saber de seus valores, missão e, de preferência, converse com algumas pessoas que trabalham ou trabalharam nela.

A roupa deve estar ligada a empresa, pois se o candidato procura uma oportunidade em uma corretora de seguros, ele deverá escolher um traje mais formal. Agora se for para uma vaga de caixa de supermercado, o condidato precisa escolher um traje informal, pois para esse caso, o excesso de formalidade pegaria mal para a sua imagem. Abaixo algumas dicas de trajes:

  • Para mulher:

É recomendado usar camisa social de cor clara, calça social e sapato fechado. Em dias de frio, blaser ou casaco de cor discreta. Também pode ser utilizado lenços. Para saia, cuidado na altura, é preciso estar quatro dedos abaixo dos joelhos.

O uso de acessórios, como brincos, anéis e pulseiras podem valorizar o visual, mas cuide para não exagerar. Os cabelos podem ficar soltos ou presos. As unhas bem feitas e de cores claras. E a maquiagem deve ser discreta.

  • Para homem:

O uso de camisa social manga cumprida e calça social já é o bastante. Porém, o mesmo não acontece para uma oportunidade mais formal. Recomenda-se terno de modelo clássico e liso, camisa de cor clara e gravata discreta.

Se for utilizar jeans, procure combinar apenas com blaser esportivo (traje apenas em ambiantes informais).

As meias devem estar combinando com o conjunto, isto é, com a  roupa. Deixe o sapato engraxado. O cumprimento da calça deve chegar até a metade do calcanhar do sapato. E os cabelos e barba devem estar aparados (cabelos longos precisam estar presos).

O que eu não devo usar?

Aqui segue uma pequena lista:

  1. Óculos de sol em cima da cabeça ou fones de ouvido pindurados no pescoço. Procure guardar e colocar todos os aparelhos que emitem algum som no silencioso ( por exemplo, celulares) antes de entrar na entrevista;
  2. Roupas coloridas, de cor muito forte e/ou brilhantes;
  3. Roupas largas ou apertadas demais;
  4. Sapato inadequado, como tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto. E evite usar sapato gasto;
  5. Procure não exagerar no perfume. Lembre-se de que existem pessoas que têm alergia a determinados aromas – e o entrevistador pode ser uma delas;
  6. Se for utilizar uma roupa nova, se certifique em retirar todas as etiquetas e de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados;
  7. Evite piercings e/ou tatuagens visíveis;
  8. Os cabelos tingidos precisam estar em dia;
  9. Cuidado em usar roupas amassadas ou suadas. Se preciso, leve junto uma outra camiseta para trocar antes da entrevista.

Com estas dicas, você garantirá uma boa imagem para o entrevistador, fazendo com que ele não repare e nem avalie de forma negativa o seu traje.

 

Perfil do Autor

Janaína Scher de Oliveira

Sou estudante de Administração de Empresas da FARGS.E atuo na áerea de Recursos Humanos.