A Ginástica Laboral E Os Seus Benefícios Para O Trabalhador

20/01/2009 • Por • 17,138 Acessos

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901.


A Ginástica Laboral é a principal responsável pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho, condiciona a melhora da imagem da instituição perante os funcionários e também da sociedade, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

   Com os avanços tecnológicos e a globalização da economia aumentou-se os riscos nos ambientes de trabalho, principalmente em razão ao capitalismo e da exigência de maior produtividade, com altíssima qualidade, menor custo e em menor tempo.


Tenhamos como exemplo os trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica precisam constantemente de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por utilização demasiada ou lesões de esforços repetitivos, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema pode ocasionar sérios danos a sua saúde.


A relação do esporte com o trabalho não é muito diferente, sendo que uma jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, dependendo da empresa.


Para trabalhadores em escritórios, como funções administrativas, como digitadores, secretárias, atendentes e outros, são acometidos por problemas posturais, musculares ou até visuais. Assim, um bom programa de atividades para estas pessoas sem dúvida os ajudará a diminuir lesões por estes tais fatores.


Devido a todas essas exigências, a proteção e manutenção da saúde e qualidade de vida e boas relações dos trabalhadores ficaram em segundo plano.


A atividade laboral vem se mostrando como um dos grandes aliados para a prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho, melhor integração entre os empregados e maior satisfação.


Seus benefícios são de caráter físico, psicológico e social para o trabalhador e são inúmeras as vantagens para a empresa também, como a efetiva melhoria do meio ambiente de trabalho, relações inter pessoais saudáveis e felizes, com certeza produzem mais e melhor, mas os principais pontos notados com a ginástica laboral são as diminuições na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.


Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de qualidade de vida do empregado e  aumento de produtividade na empresa. Qual é o patrão que não sonha com isso?


Para que este trabalho da ginástica laboral seja eficaz e produtivo para o trabalhador e para a empresa, é importante a contratação de um profissional qualificado e competente para atender a demanda de todos.


A relação custo benefício com certeza é motivador!!


Boa Sorte!!

Perfil do Autor

Alexandre Vieira

Professor Especialista pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treinamento Desportivo....