A Ginástica Laboral E Os Seus Benefícios Para O Trabalhador

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 17,050 |

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901.


A Ginástica Laboral é a principal responsável pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho, condiciona a melhora da imagem da instituição perante os funcionários e também da sociedade, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

   Com os avanços tecnológicos e a globalização da economia aumentou-se os riscos nos ambientes de trabalho, principalmente em razão ao capitalismo e da exigência de maior produtividade, com altíssima qualidade, menor custo e em menor tempo.


Tenhamos como exemplo os trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica precisam constantemente de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por utilização demasiada ou lesões de esforços repetitivos, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema pode ocasionar sérios danos a sua saúde.


A relação do esporte com o trabalho não é muito diferente, sendo que uma jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, dependendo da empresa.


Para trabalhadores em escritórios, como funções administrativas, como digitadores, secretárias, atendentes e outros, são acometidos por problemas posturais, musculares ou até visuais. Assim, um bom programa de atividades para estas pessoas sem dúvida os ajudará a diminuir lesões por estes tais fatores.


Devido a todas essas exigências, a proteção e manutenção da saúde e qualidade de vida e boas relações dos trabalhadores ficaram em segundo plano.


A atividade laboral vem se mostrando como um dos grandes aliados para a prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho, melhor integração entre os empregados e maior satisfação.


Seus benefícios são de caráter físico, psicológico e social para o trabalhador e são inúmeras as vantagens para a empresa também, como a efetiva melhoria do meio ambiente de trabalho, relações inter pessoais saudáveis e felizes, com certeza produzem mais e melhor, mas os principais pontos notados com a ginástica laboral são as diminuições na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.


Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de qualidade de vida do empregado e  aumento de produtividade na empresa. Qual é o patrão que não sonha com isso?


Para que este trabalho da ginástica laboral seja eficaz e produtivo para o trabalhador e para a empresa, é importante a contratação de um profissional qualificado e competente para atender a demanda de todos.


A relação custo benefício com certeza é motivador!!


Boa Sorte!!

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/esporte-artigos/a-ginastica-laboral-e-os-seus-beneficios-para-o-trabalhador-730299.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica laboral

    ,

    qualidade de vida

    Comentar sobre o artigo

    De acordo com o Ministério da Educação (1990), o objetivo principal da ginástica na empresa é possibilitar um aquecimento muscular capaz de atenuar a incidência de acidentes de trabalho causados por esforço físico sem preparação. Acredita-se que a Ginástica Laboral seja um caminho para a ampliação do conceito de saúde e mais um campo de atuação para os profissionais. Neste artigo você encontra um pouco da história desta fantástica ferramenta.

    Por: Revitality Ergonomia e Qualidade de Vidal Saúde e Bem Estarl 03/09/2009 lAcessos: 5,143 lComentário: 4
    elisandra marines krenchinski

    Alcançar a qualidade de vida no trabalho é um grande desafio para as organizações, ela proporciona maior bem estar e equilíbrio para os colaboradores, gerando alta satisfação e comprometimento. Vemos que os benefícios são muitos, e quando aplicada de maneira adequada a ginástica laboral gera forte impacto para a saúde emocional e física dos colaboradores e na saúde financeira das organizações.

    Por: elisandra marines krenchinskil Negócios> Administraçãol 06/05/2009 lAcessos: 10,955 lComentário: 4

    Há tempos, as empresas brasileiras estão incorporando, cada vez mais, ao seu expediente de trabalho a ginástica laboral, pois esta prática traz benefícios aos funcionários e os empregadores, que terão, sem dúvida, uma equipe mais motivada.

    Por: Marial Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/02/2011 lAcessos: 308
    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Ginatica laboral, benefícios para os professores de educação física e para quem gosta de enrolar no trabalho.

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Negócios> Gestãol 09/08/2010 lAcessos: 805
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 504
    Márcio Aldecoa

    Setor empresarial volta suas atenções para a implementação de atividades aos colaboradores no ambiente de trabalho com o objetivo de prevenir problemas de saúde e resgatar a motivação

    Por: Márcio Aldecoal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 31/01/2012 lAcessos: 143
    Rafael

    Conheça a história da Ginástica Laboral e entenda porque esta atividade pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 234
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,146 lComentário: 2
    Rafael

    71 bilhões de reais são gastos no Brasil com acidentes e doenças do trabalho! Para mudarmos este quadro é necessário que as empresas desenvolvam atividades ligadas a qualidade de vida no trabalho. Neste artigo falo sobre algumas ideias de atividade para promover o bem estar no trabalho.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 143

    Cardio geralmente torna-se a base fitness de rotina para muitas mulheres. Elas podem dançar, girar, rodar - só para ter taxa de up e calorias de sua taxa de coração ardente alta. Estamos menos provável encontrar mulheres em uma determinada parte dominada pelos homens do ginásio, áreas com base em peso.

    Por: Coach Davidl Esportel 31/08/2014 lAcessos: 12

    O Voo livre chama para Santo Antonio do Pinhal muita gente que gosta de praticar este esporte de aventura. No Pico Agudo, o visitante tem um dos melhores ambientes para a prática deste esporte no Estado de São Paulo

    Por: juliol Esportel 06/08/2014 lAcessos: 20
    João Malta da Costa

    Mais informações sobre a Copa Do Mundo 2014 números que comprovam que essa copa do mundo 2014 tem tudo pra ser a melhor copa de todos os tempos

    Por: João Malta da Costal Esportel 21/06/2014

    Considerações críticas a respeito do artigo "Em defesa da Copa do Mundo", de autoria da senadora Kátia Abreu.

    Por: Julio César Cardosol Esportel 17/02/2014 lAcessos: 22

    O artigo análisa a carreira de Sebastian Vettel na fórmula, destacando o seu enorme talento.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esportel 28/11/2013 lAcessos: 13

    Corrida: Uma das modalidades com maior gasto calórico. Saiba as dicas dos especialista para melhorar seu condicionamento físico.

    Por: Jornal Distritall Esportel 18/10/2013 lAcessos: 31

    Tênis Asics Gt 2170 Masculino por apenas R$299,90 e Frete Grátis na Loja de Tênis. Compre seu Asics Gt 2170 Masculino Original. Venha conferir!

    Por: lojadetenisesportivosl Esportel 08/10/2013 lAcessos: 47
    Telma Gomes Souza

    O fim de semana foi todo dele: Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, mostrou, mais uma vez, por que é merecedor desse título e do apelido Raio.

    Por: Telma Gomes Souzal Esportel 19/08/2013 lAcessos: 19

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,359 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 8,767 lComentário: 11

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 22,689 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,394

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,424 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 722

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,381 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 137,010 lComentário: 20

    Comments on this article

    0
    joycíìnha° 23/05/2011
    haaa que orror naum esendo nada mais eu tenho que fazer o trabalho da escola infelizmente
    -1
    marina archanjo meinicke da silva 19/04/2009
    só faltou dizer os benmefícios para o trabalhador para eu completar a minha pesquisa
    1
    patty 26/03/2009
    bom!!eu sou estudante do esino medio do 3 ano eu achei muito bacana essa notiçias pois busquei nesse sait pesquisas sobre a educaçao fisia e achei legau esse comentarios e eu acabei fasendo uma pesquisa cwo de bola ,eu prentendo faser faculdade de ed.fisica pelo fato de gostar bastante de faser exercicios e jogar em time de futsal, e isso bjs e continuem asim ,alexandre sou patricia vieira de mg ate ...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast