Atividade Física E Qualidade De Vida: De Que Maneira Obter?

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 20 | Acessos: 20,577 |

Lembre-se: Dia 4 de Abril é o dia mundial da Atividade Física.


Atividade física é definida como "qualquer movimento corporal” que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.


 Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma física e mental".


Toda e qualquer atividade deve ser controlada por profissionais da área de Educação Física, que está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes.


Podemos considerar uma inatividade física aquela associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do àlcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados.



Por que a preocupação com o sedentarismo?


Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico.


Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.


Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças, é o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas.



É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.



Quais são os benefícios da atividade física?


A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.


Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").


Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.


Uma pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.


Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.


A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.


Como é feita a escolha da atividade física adequada?


A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:


• Preferência pessoal: o benefício e a continuidade da atividade são conseguidos com a prática regular da mesma o prazer em realizá-la.  Portanto, é necessário que a pessoa se sinta bem em praticar a atividade que escolheu.



·        Tempo disponível: muitas pessoas na sociedade dizem a tal desculpa: “não tenho tempo”.....e assim deixam de lado seus


compromissos. Saibam que a falta de tempo é a desculpa para os que têm falta de método!! Cuidado com isto, saiba planejar seu tempo, ou melhor, planeje sua saúde!!


 


Atividade física em crianças e jovens


Para crianças e jovens, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática de atividades físicas pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianças, ou seja, sua hiperatividade.



Atividade física em idosos


Está mais do que comprovado que os idosos obtêm benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens. Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização.


A falta de aptidão física é a principal causa de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício.


Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.


Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias:



Independente do grupo que você faz parte, saiba que o responsável por sua saúde é você mesmo. Cuide dela!!


Anime-se e boa sorte!!

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 18 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/esporte-artigos/atividade-fisica-e-qualidade-de-vida-de-que-maneira-obter-730269.html

    Palavras-chave do artigo:

    qualidade de vida

    ,

    exercicios

    Comentar sobre o artigo

    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,146 lComentário: 2
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 504
    LUCIANA SANTOS

    O Ceja Luiza Miotto Ferreira por meio deste projeto visa conscientizar os alunos sobre os cuidados com a saúde que devemos tomar, a qualidade de vida depende de cada um devemos estar conscientes de nossos atos.

    Por: LUCIANA SANTOSl Educação> Ciêncial 14/12/2011 lAcessos: 744
    Michely Matias Lopes

    Esta obra tem como finalidade mostrar como os aspectos culturais, sociais, políticos e afetivos influenciam na prática da Educação Física escolar. E para fundamentar essa afirmação, trazemos ao longo do texto os conceitos que apontam para essa importância. As atividades com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, manutenção da saúde e da qualidade de vida, atualmente são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da cultura corporal.

    Por: Michely Matias Lopesl Educaçãol 30/10/2009 lAcessos: 16,476 lComentário: 5
    Felipe Silva Rodrigues

    O presente artigo teve como seu objetivo principal estabelecer a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e a motivação. Como metodologia foi realizada uma pesquisa em uma empresa multinacional do setor industrial. Os dados nos informam que a percepção por parte dos funcionários com relação aos temas quando abordados separadamente pode ser vista de diferentes maneiras.

    Por: Felipe Silva Rodriguesl Negócios> Gestãol 27/03/2014 lAcessos: 67

    O presente trabalho teve como objetivo verificar os fatores que compõem e como é a qualidade de vida no trabalho dos psicólogos do CAPS/CISME em um município do interior de Goiás. Participaram da pesquisa profissionais da área da psicologia, que trabalham no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) deste município. Foi utilizado o Inventário de Qualidade de Vida (IQV) de Lipp, o qual permitiu fazer uma avaliação dessa qualidade de vida.

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 27/11/2012 lAcessos: 49
    elisandra marines krenchinski

    Alcançar a qualidade de vida no trabalho é um grande desafio para as organizações, ela proporciona maior bem estar e equilíbrio para os colaboradores, gerando alta satisfação e comprometimento. Vemos que os benefícios são muitos, e quando aplicada de maneira adequada a ginástica laboral gera forte impacto para a saúde emocional e física dos colaboradores e na saúde financeira das organizações.

    Por: elisandra marines krenchinskil Negócios> Administraçãol 06/05/2009 lAcessos: 10,955 lComentário: 4

    Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT (Qualidade de Vida Total), baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional . Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal.

    Por: Marcelo P. Basilel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/08/2014 lAcessos: 15

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 15

    Cardio geralmente torna-se a base fitness de rotina para muitas mulheres. Elas podem dançar, girar, rodar - só para ter taxa de up e calorias de sua taxa de coração ardente alta. Estamos menos provável encontrar mulheres em uma determinada parte dominada pelos homens do ginásio, áreas com base em peso.

    Por: Coach Davidl Esportel 31/08/2014 lAcessos: 12

    O Voo livre chama para Santo Antonio do Pinhal muita gente que gosta de praticar este esporte de aventura. No Pico Agudo, o visitante tem um dos melhores ambientes para a prática deste esporte no Estado de São Paulo

    Por: juliol Esportel 06/08/2014 lAcessos: 20
    João Malta da Costa

    Mais informações sobre a Copa Do Mundo 2014 números que comprovam que essa copa do mundo 2014 tem tudo pra ser a melhor copa de todos os tempos

    Por: João Malta da Costal Esportel 21/06/2014

    Considerações críticas a respeito do artigo "Em defesa da Copa do Mundo", de autoria da senadora Kátia Abreu.

    Por: Julio César Cardosol Esportel 17/02/2014 lAcessos: 22

    O artigo análisa a carreira de Sebastian Vettel na fórmula, destacando o seu enorme talento.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esportel 28/11/2013 lAcessos: 13

    Corrida: Uma das modalidades com maior gasto calórico. Saiba as dicas dos especialista para melhorar seu condicionamento físico.

    Por: Jornal Distritall Esportel 18/10/2013 lAcessos: 31

    Tênis Asics Gt 2170 Masculino por apenas R$299,90 e Frete Grátis na Loja de Tênis. Compre seu Asics Gt 2170 Masculino Original. Venha conferir!

    Por: lojadetenisesportivosl Esportel 08/10/2013 lAcessos: 47
    Telma Gomes Souza

    O fim de semana foi todo dele: Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, mostrou, mais uma vez, por que é merecedor desse título e do apelido Raio.

    Por: Telma Gomes Souzal Esportel 19/08/2013 lAcessos: 19

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,355 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 8,766 lComentário: 11

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 22,687 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,392

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,424 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 722

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,381 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 137,004 lComentário: 20

    Comments on this article

    -2
    bianca braz 24/10/2011
    e si nÂo existice ja pensaram como seria?
    -2
    Igrayne 10/04/2011
    Gostei eh exatamnete o q eu estava pesquisando, mais nao consegui entender direito na organizaçao *sorry*, mas essa eh a minha opniao, ok? bye
    -2
    Kathyelly 03/04/2011
    Gostei muito dos artigos... estou preparando minha monografia, o tema será a impotancia da atividade fisica para propor melhor qualidade de vida aos alunos do ensino fundamental I e estou procurando o maximo de informaçoes e aq consegui perceber q esse e mesmo o melhor tema a sera abordado.
    bjos
    -2
    Jakelyny 30/03/2011
    QUALIDADE DE VIDA;
    é muito legal tratar desse assunto procurar mostrar para as pessoas que é IMPORTANTE fazer atividades físicas para melhorar a saúde.
    -4
    leticia pereira pinto nascimento 12/02/2011
    pode cre ermão educação fisica me fez rapa tudo pq natação faiz rapa tudoooo
    to sem pelo agora....e esse barbucho aí em cima???????? ta na hora néh tiozinho
    de certo lá em baixo é amazonia encontra até cobra cega e dois coco com agua azeda da ilha pacifica!!!!!!!
    0
    Johadson Almeida 21/09/2010
    Adorei esse site eu sou estudante do ensino médio e pretendo fazer educação fisica no futuro e estava pesquisando na net algumas cosas relacionadas a isso e este site me passou várias informações que concerteza vai me auxiliar na minha pretensão futura.
    -5
    daiana 30/08/2010
    adorei o comentario do tiago miranda
    -3
    darlan 23/08/2010
    mim ajude sobre
    qualidade de vidas e beneficios da atividade fisica
    -1
    jessica fernanda 10/06/2010
    Gostei bastante deste site,pois ele me ajudou muito,pq eu tive q fazer um trabalho d educação física. muito legal.PARABÉNS!!!!!!!!!!!!
    -3
    eduarda 25/03/2010
    pude entender muita coisa nesse sait !
    parabens pelo pessoa qe o fes !!!!
    -2
    Patrícia 01/03/2010
    adorei este site estou pesquisando um trabalho de Educação Física........
    É muito bom mesmo ...............
    Estou pesquisando sobre atívidade física e qualidade de vida
    E eu encontrei alguma coisa aqui
    valeu
    parabens...............
    -4
    ELAINE 26/10/2009
    ESTOU FAZENDO MEU TCC SOBRE A EDUCAÇÃO FISICA DE CRIANÇA E JONENS.MAIS ESTA DIFICIL.TEM OBJETIVO GERAL,ESPÉCIFICOS,INDRODUÇÃO,PROBLEMA ,PERGUNDAS.GOSTEI DO SITE
    -3
    kel 15/10/2009
    otimo para si divreti.
    0
    Matheus 05/10/2009
    depois de ver tantos professores completamente VADIOS dando educação fisica nas escolas publicas é bom ver q alguem se dedica ao trabalho

    PARABÉNS
    -1
    didi 01/10/2009
    Esse assunto foi muito inportante para todos
    -2
    tata 16/09/2009
    ola!parabens,me ajudou muito
    -1
    Thais 23/04/2009
    Legal...ajuda bastante em estudos
    1
    Pedro 02/03/2009
    Legal o site, muito bom mesmo...
    tambem estou precisando fazer um trabalho de educação fisica

    tema: Saude e qualidade de vida
    ----- o que é ?
    -----Fatores que interferem ?
    -----como se obter ?

    é um trabalho bem resumido, sera que você consegue me passar um resumo sobre isto?

    Obrigado.
    1
    Ricardo 15/02/2009
    Muito bom seu site.... Eu estou pesquisando um trabalho de Educação Fisica....
    Sobre : Oque é atividade Fisica.
    Beneficiou?
    Maleficios?
    Você pode me passa algumas coisa sobre isto.........
    Grato Ana Paula.
    0
    clesse gomes 11/02/2009
    adorei o site sou formada em educação fisica
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast