Como passar parafina na prancha de surf

01/06/2010 • Por • 4,757 Acessos

Usar parafina de surf pode parecer um pouco estranho para o surfista iniciante. Mas quando você tiver passado algumas vezes, você não precisa sequer pensar mais nisso. A parafina é aplicada em cima da prancha para obter tração, assim seus pés não vão escorregar em momentos críticos.

 É divertido olhar para os surfistas novatos trazendo suas pranchas perfeitas, novíssimas, diretamente da loja para a praia e tentar surfar sem parafina.

 Há ainda testemunhos de pessoas que passam a parafina no fundo da prancha. Como alguém pode ter esse tipo de idéia! Talvez algumas pessoas acreditam que a parafina deve provavelmente facilitar a prancha deslizar melhor e mais rápido na água. Então, se você for iniciante, fique ligado. Escolher o tipo exato de parafina é importante para que você tire o melhor proveito da diversão que está à sua frente. Hoje há um grande número de fabricantes de parafina de surf no mundo.

Claro que você deve usar uma parafina ecologicamente correta. Na verdade, em função da qualidade dos ingredientes, as eco wax de hoje, funcionam no mínimo tão bem quanto as tradicionais tóxicas.

Certifique-se que você tem a parafina correta em relação à temperatura da água onde você está planejando surfar. Os fabricantes de parafina para prancha produzem uma série de tipos diferentes que variam de água fria para tropical (quente). De qualquer forma, você deve ter em mãos, uma parafina basecoat (base). É a parafina mais dura. No caso da eco wax GO GREEN é a parafina para água quente. Em condições de água muito quente, essa é realmente a única parafina que você precisa usar.

 Os tipos de parafinas são: Água quente – 24 graus para cima. Água morna – 19-24 graus. Água fria – 15-19 graus. Água gelada – até 15 graus.

Onde você deve passar a parafina?

É provável que você esteja se perguntando exatamente onde você deve passar a parafina. Basicamente você quer muita parafina na prancha, por isso não pense em poupar.

 Longboards são geralmente passadas em toda extensão, desde a rabeta até o bico. Isso permite que você possa caminhar na prancha sem escorregar. Embora, muito provavelmente se você for um novato, não vai poder realizar manobras como essa durante algum tempo, então não será necessário passar a parafina na prancha inteira.

 No caso de você ter uma prancha pequena ou talvez uma fun você também não precise passar a parafina na prancha inteira. Você deve passar a parafina em cerca de ¾ da prancha, a contar da rabeta até o bico. A parafina extra acima da metade da prancha onde você provavelmente não vai colocar os pés proporciona uma aderência extra pro seu peito ao remar.

Você também pode preferir passar a parafina próximo às bordas, nas áreas onde é mais provável você colocar as mão para se levantar ou  na hora de furar a onda ou fazer a "tartaruga". Essa parafina perto da borda irá permitir que você segure sua prancha sem escorregar com as mãos.

Aplicação da parafina 

Requisitos: uma prancha, uma barra de parafina base, uma barra de parafina para a temperatura da água onde irá surfar, um pente de parafina, e alguma música de surf legal.

Nunca passa a parafina exposta aos raios do sol, especialmente durante o verão. Ela  começará a ficar muito pegajosa e pode até derreter.

Você precisa manter sua parafina, assim como a prancha, fora do calor para fazer a aplicação ideal. Se sua prancha tem quilhas removíveis, então, tire-as primeiro.

 Coloque a prancha em cima de uma bancada ou mesa com um cobertor ou uma toalha dobrada sob ela. Se você não tiver um lugar onde você possa colocar a prancha, então colocá-la em cima do seu colo. É importante não colocá-la direto no chão. Isso pode arranhar a prancha ou mesmo quebrar as quilhas (se tiver), quando você coloca pressão nos movimentos sobre a prancha. Na maioria das vezes não existem recomendações na embalagem da parafina de como passá-la.

 Isso faz com que os novatos freqüentemente ficam pensando exatamente como eles devem proceder para passar a parafina na prancha.

Então, como foi dito anteriormente, você deve passar a parafina na parte superior da sua prancha. O resultado que você procura obter quando passa a parafina são pequenos caroços (bumps) que aumentam a aderência dos pés sobre a prancha.

Pegue uma barra de parafina base e passe no sentido rabeta – bico – rabeta até criar uma camada fina. Não há necessidade de muita força. Depois comece passar a parafina no sentido transversal borda – borda. Este tipo de movimento cruzado ajudará a parafina começar a criar pequenos bumps.

 Você deve alternar a pressão que você aplica a cada camada. Às vezes, a parafina fica um pouco quente por causa da fricção e pode começar ficar macia e pegajosa demais. Se isso ocorrer, relaxe um pouco e curta mais algumas músicas e depois comece novamente. Assim que você tiver obtido uma camada sólida na prancha, com vários bumps, pegue a parafina de temperatura certa da água onde irá surfar e comece passar na prancha, em cima da parafina base em movimentos circulares. Com isso a camada vai engrossando mais, criando mais caroços com mais liga. Agora, se quiser, pode passar o seu pente de parafina e com cuidado dar o último acabamento na sua obra de arte.

Aloha e Boas Ondas

Perfil do Autor

Go Green

Go Green www.gogreensurf.com