O Esporte Adaptado E O Universo De Possibilidades!

Publicado em: 20/01/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 4,162 |

 A realidade de grande parte dos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil e no mundo revela poucas oportunidades para engajamento em atividades esportivas, seja com objetivo de movimentar-se, jogar ou praticar um esporte ou atividade física regular.


    As atividades físicas, esportivas ou de lazer propostas aos portadores de deficiências físicas como os portadores de seqüelas de poliomielite, lesados medulares, lesados cerebrais, amputados, dentre outros, possui valores terapêuticos evidenciando benefícios tanto na esfera física quanto psicológica:


 Veja:


·                    Melhoria e desenvolvimento de auto-estima, auto valorização e auto-imagem;


·                    O estímulo à independência e autonomia;


·                    A socialização com outros grupos;


·                    A experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações;


·                    A vivência de situações de sucesso e superação de situações de frustração;


·                    A melhoria das condições orgânicas e funcionais (aparelhos circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor);


·                    Melhoria na força e resistência muscular global;


·                    Ganho de velocidade;


·                    Aprimoramento da coordenação motora global e ritmo;


·                    Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;


·                    A possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição;


·                    Prevenção de deficiências secundárias;


·                    Promover e encorajar o movimento;


·                    Motivação para atividades futuras;


·                    Manutenção e promoção da saúde e condição física


·                    Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária


·                    Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.



O esporte adaptado e as Modalidades Esportivas


    As modalidades esportivas para os portadores de deficiências físicas são baseadas na classificação funcional e atualmente apresentam uma grande variedade de opções.


As modalidades olímpicas são o arco e flecha, atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, equitação, futebol, halterofilismo, iatismo, natação, rúgbi, tênis de campo, tênis de mesa, tiro e voleibol.


O esporte é um conteúdo da educação física, considerado fenômeno sociocultural que podemos utilizar para desenvolvimento individual ou coletivo, quando bem trabalhado.


Notamos que para oferecer uma modalidade esportiva às Pessoas com necessidades especiais são necessários os conhecimentos dos conteúdos da educação física, as tecnologias relacionadas a essas pessoas (órteses, próteses, cirurgias de correção etc.) e adotar uma proposta metodológica coerente com os objetivos do grupo com o qual se trabalha.


    A prática da atividade esportiva por pessoas com necessidades especiais, sendo esta visual, auditiva, mental ou física, pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo.



 “As crianças com deficiência descobrem que, no universo das atividades físicas, existem possibilidades de convivência com colegas sem deficiências. Já estes últimos têm a oportunidade de vivenciar e conhecer atividades físicas e esportivas que podem ser realizadas por crianças com deficiências e percebem que estas podem ser ativas e capazes”.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/esporte-artigos/o-esporte-adaptado-e-o-universo-de-possibilidades-730265.html

    Palavras-chave do artigo:

    esporte adaptado

    Comentar sobre o artigo

    Alisson Arley Firmino

    O artigo tras como tema principal o Taekwondo como esporte adaptado para cegos.

    Por: Alisson Arley Firminol Esportel 06/05/2009 lAcessos: 2,916 lComentário: 1

    O trabalho esportivo com pessoas com deficiência requer muita dedicação e persistência das pessoas que pretendem trabalhar neste campo, é como matar um leão a cada dia.

    Por: felipe codinal Esportel 16/11/2009 lAcessos: 2,340

    como o esporte pode colaborar no processo de reabilitação de pessoas com deficiencia?

    Por: felipe codinal Esportel 29/10/2009 lAcessos: 701
    Alessandro Neves de Araujo

    Neste campo, os professores de Educação Física passam a ter um papel muito importante, pois deve desenvolver metodologias que facilitem a aprendizagem de valores por meio das práticas corporais em contextos lúdicos. Uns de seus papéis é ensinar e incluir o esporte lúdico na educação das crianças, focando o processo de crescimento e desenvolvimento, pois através do esporte lúdico consegue-se despertar o pensamento critico e a formação.

    Por: Alessandro Neves de Araujol Educaçãol 18/02/2014 lAcessos: 41
    Fernando Setoue

    Modalidade esportiva que usa a bicicleta para efetuar manobras e percorrer percursos nada convencionais. Excelente para quem procura adrenalina associada belos passeios turísticos. O atleta de Mountain Biking utiliza uma bicicleta adaptada para executar suas manobras, esta bicicleta muitas vezes conta com mecanismo típicos de veículos automobilísticos. No Mountain Biking assim como em outros esportes radicais a pratica é subdividida em modalidades, cada qual com seu grau de dificuldade.

    Por: Fernando Setouel Esporte> Esportes Radicaisl 13/03/2013 lAcessos: 33
    Marcelo Gomes González

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), foi um documento criado em 1996 com o intuito de nortear a Educação Básica no Brasil. Nele ainda perduram alguns erros, mas ainda assim, esse documento foi uma evolução para educação nacional, principalmente para a Educação Física. No Ensino Fundamental I tem-se como objetivo a formação da identidade do cidadão, para saber seu lugar na sociedade. Apresentando-lhe várias culturas e reforçando as já existentes.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educaçãol 17/10/2012 lAcessos: 135
    Valmôr Scott Junior

    As pessoas com necessidades especiais carecem de inclusão efetiva pela educação. Antes de se pensar em discutir a inclusão, é preciso entender seus pressupostos: direito à educação e cidadania. O presente trabalho possui como objetivos: (inter)relacionar direito à educação (legislação básica federal), cidadania e políticas educacionais de inclusão, sendo referência as pessoas com necessidades especiais e refletir sobre políticas educacionais destinadas para estes sujeitos.

    Por: Valmôr Scott Juniorl Educação> Ciêncial 19/07/2010 lAcessos: 1,514

    Um ótima opção de lazer e esporte para crianças, adolescentes e adultos são os patins. Existem vários modelos e materiais usados na fabriação dos patins. Conheça toda a história dos patins.

    Por: Felipe Ferreiral Esportel 07/06/2010 lAcessos: 161 lComentário: 1

    Esta monografia faz parte do IIIº curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – MEPEEL, do programa de pós-graduação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, do ano de 2010-2011. A proposta deste estudo se dá a partir da necessidade de apropriação dos conhecimentos da Cultura Corporal e neste trabalho de pesquisa, levantamos como Problema a seguinte pergunta: Qual a concepção do Parkour e sua relação com a Cul

    Por: Alexandre Francisco Lordêllol Esporte> Esportes Radicaisl 26/07/2011 lAcessos: 206

    Cardio geralmente torna-se a base fitness de rotina para muitas mulheres. Elas podem dançar, girar, rodar - só para ter taxa de up e calorias de sua taxa de coração ardente alta. Estamos menos provável encontrar mulheres em uma determinada parte dominada pelos homens do ginásio, áreas com base em peso.

    Por: Coach Davidl Esportel 31/08/2014

    O Voo livre chama para Santo Antonio do Pinhal muita gente que gosta de praticar este esporte de aventura. No Pico Agudo, o visitante tem um dos melhores ambientes para a prática deste esporte no Estado de São Paulo

    Por: juliol Esportel 06/08/2014 lAcessos: 16
    João Malta da Costa

    Mais informações sobre a Copa Do Mundo 2014 números que comprovam que essa copa do mundo 2014 tem tudo pra ser a melhor copa de todos os tempos

    Por: João Malta da Costal Esportel 21/06/2014

    Considerações críticas a respeito do artigo "Em defesa da Copa do Mundo", de autoria da senadora Kátia Abreu.

    Por: Julio César Cardosol Esportel 17/02/2014 lAcessos: 20

    O artigo análisa a carreira de Sebastian Vettel na fórmula, destacando o seu enorme talento.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esportel 28/11/2013 lAcessos: 13

    Corrida: Uma das modalidades com maior gasto calórico. Saiba as dicas dos especialista para melhorar seu condicionamento físico.

    Por: Jornal Distritall Esportel 18/10/2013 lAcessos: 28

    Tênis Asics Gt 2170 Masculino por apenas R$299,90 e Frete Grátis na Loja de Tênis. Compre seu Asics Gt 2170 Masculino Original. Venha conferir!

    Por: lojadetenisesportivosl Esportel 08/10/2013 lAcessos: 43
    Telma Gomes Souza

    O fim de semana foi todo dele: Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, mostrou, mais uma vez, por que é merecedor desse título e do apelido Raio.

    Por: Telma Gomes Souzal Esportel 19/08/2013 lAcessos: 16

    Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 74,299 lComentário: 21

    É um grupo de sintomas incapacitantes permanentes, resultantes de danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. Não progressiva que pode ter origem antes, durante ou logo após o nascimento e se manifesta na perda ou no comprometimento do controle sobre a musculatura voluntária. Caracteriza por um distúrbio de movimento ou postura dependendo do local e magnitude do dano os sintomas podem variar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 8,750 lComentário: 11

    O TCE é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 22,644 lComentário: 11

    O AVE, ou Acidente Vascular Encefálico é a terceira maior causa de morte no mundo desenvolvido, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 11,364

    Falar sobre os direitos de um deficiente não é coisa fácil! Neste artigo, relataremos situações sociais e profissionais sobre os direitos dos deficientes.

    Por: Alexandre Vieiral Direito> Legislaçãol 20/01/2009 lAcessos: 7,420 lComentário: 3

    Relatar sobre apnéia e ronco, para alguns pode parecer uma brincadeira, assim como gozações do cotidiano, porém para as quem possui, é de grande frustração social e também familiar.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 722

    Embora tenha sido reconhecida primeira vez em 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) se tornou um importante problema de saúde pública dessa geração. Nas várias semanas ou meses após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), muitos indivíduos desenvolvem uma doença semelhante à mononucleose com duração de uma a duas semanas.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,377 lComentário: 1

    Podemos definir a cardiopatia como qualquer doença que atinja o coração. Mas como detectar uma doença no Coração?

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 136,907 lComentário: 20
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast