Os benefícios de fazer alongamentos antes do exercício físico

23/03/2012 • Por • 353 Acessos

Com a chegada da Primavera e a subida da temperatura, é natural nos sentirmos com uma maior vontade de praticar exercício físico e de nos colocarmos em forma. Para tal, convém relembrarmos a importância dos alongamentos, não apenas depois do exercício físico, mas também no período que antecede esse esforço, e apresentarmos alguns exercícios de alongamentos que podem ser úteis.

Os exercícios de alongamentos são úteis não só para os praticantes de actividades físicas, mas também para quem pretenda preservar a sua flexibilidade e melhorar a sua postura corporal dado que, com o aumento da vida sedentária, estas são muitas vezes negligenciadas. Vem aí as estações quentes, existindo nesta altura uma maior procura das pessoas de dicas de como se manter em forma para o verão.

Os alongamentos devem ser progressivos

Os exercícios de alongamentos devem ser efectuados de forma progressiva, de modo a preparar as fibras musculares para o exercícioaumentar a amplitude e contribuir para o aquecimento.

Benefícios dos alongamentos

• Reduzem tensões musculares e permitem o relaxamento;

• Melhoram a coordenação, contribuindo para movimentos mais soltos e fáceis;

• Aumentam o arco de amplitude muscular;

• Previnem as lesões;

• Facilitam actividades de desgaste como, por exemplo, a corrida, a natação e o ciclismo;

• Desenvolvem a consciência corporal;

• Activam a circulação;

• Ajudam a libertar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Como fazer alongamentos

Para começar, a respiração é fundamental para efectuar alongamentos, já que contribui para o relaxamento muscular.

Comece os alongamentos até sentir alguma tensão no músculo e seguidamente relaxe um pouco, sustentando, cerca de 20 a 30 segundos, o alongamento. Pode optar por repetir o alongamento. É crucial que os movimentos sejam lentos e suaves.

É importante tomar consciência dos seus limites e não forçar nenhum alongamento, porque pode criar lesões musculares. A flexibilidade ganha-se progressivamente, daí que não deva alongar até ao limite e que deva apostar na regularidade desses exercícios.

alongamentos

Exercícios de alongamentos:


Alongamentos em pé:

- Segure um dos pés contra o glúteo, alongando o quadricípite (parte anterior da coxa). Troque de pé a cada 30 segundos.

- Com as pernas esticadas, coloque o tronco à frente e tente tocar com as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas e pernas.

- Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.

- Estenda os braços à frente com os dedos entrelaçados e curve as costas, alongando os braços e as costas.

Alongamentos sentado/a:

- Com as pernas afastadas, coloque o tronco à frente e tente manter a coluna recta e os braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas).

Alongamentos deitado/a:

- Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna.

Os perigos de não fazer alongamentos

O facto de não serem efectuados alongamentos antes da prática desportiva pode dar origem a lesões e tensões musculares, para além de poder diminuir a flexibilidade do praticante.

O alongamento excessivo

É ainda importante referir que o alongamento excessivo, ao ponto de provocar dor,  é prejudicial, pois pode destruir as fibras musculares. Daí que este deva ser um processo suave e progressivo.

Se pretender aprofundar este tema e conhecer mais exercícios de alongamentos, consulte o site www.alongamentos.com através do seguinte link: http://www.alongamentos.com/wp-content/uploads/2011/06/alongamentos.pdf.

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me contactar, basta entrar num dos meus sites e procurar por "contacto" ou deixar mensagem neste site. Tenho dois websites, o www.dicascaseiras.com e o www.tecnologiadoglobo.com, nos quais gosto de partilhar aquilo que sei e tenho aprendido, de uma forma didáctica e simples, com informação de qualidade.