Qual É A Melhor Arte Marcial?

Publicado em: 15/04/2009 |Comentário: 9 | Acessos: 8,067 |

Há uma pergunta que é feita em todas as academias de todos os estilos. "Qual é a melhor artes marcial?" E a maioria, claro, responde: "É a minha." Será?

Esta pergunta tem sido feita ao longo dos anos por diversos amantes das artes marciais. Até mesmo novos estilos surgiram em função desta pergunta. Nos anos 70 do século passado artistas marciais ansiosos por testar seus conhecimentos em combates reais criaram o "full contatc", atual "kick boxing", para que lutadores de qualquer arte marcial pudessem se enfrentar e testar suas habilidades. Hoje existem diversos campeonatos de artes marciais mistas para tentar responder essa pergunta.

Claro que a maioria dos praticantes considera a "sua" a melhor arte marcial. Isto é natural no ser humano. Mas existem tantos estilos com variadas aplicações que seria difícil apontar qual é o melhor. A questão é: para determinar qual a melhor arte marcial basta realizar combates entre praticantes e ver quem é o vencedor? Porque os objetivos dos praticantes podem ser variados e, então, o resultado variará também. Se o objetivo é enfrentar apenas um adversário de cada vez então os estilos de solo como o jiu-jitsu brasileiro se destacam, mas se tivermos de enfrentar dois ou três adversários ao mesmo tempo são os etilos "em pé" como o taekwondo que levam a vantagem. Desta forma fica difícil apontar qual é a melhor.

Outra questão a ser discutida é a capacidade que cada um tem de desenvolver-se nesta ou aquela modalidade. Nem todos se adaptariam a um único estilo. Nem todos têm a mesma elasticidade ou podem se dedicar o tempo necessário para desenvolver certas habilidades. Além disso, aprendemos melhor aquilo de que gostamos e temos dificuldades em relação ao que não gostamos. Portanto as preferências pessoais também interferem na questão.

Os grandes mestres têm uma resposta para esta questão. Eles dizem que não existe uma arte marcial melhor do que a outra, mas artistas marciais melhores que outros... Que grande verdade! O que realmente importa é o grau de domínio que o praticante adquire em seu estilo, ou até mesmo em vários estilos, pois cada técnica serve para um determinado propósito e nos dias de hoje é impossível ensinar tudo a todos, por isso as artes marciais se especializaram. Assim cada um pode escolher o que é melhor para si.

Portanto, talvez a pergunta não esteja corretamente formulada. Ao contrário de perguntarmos qual é a melhor arte marcial, porque não perguntamos qual é a melhor arte marcial para nós? Percebem a sutileza da alteração? Kung Fu pode ser a melhor para você, mas talvez não seja para mim porque eu sou diferente de você!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/esporte-artigos/qual-e-a-melhor-arte-marcial-868265.html

    Palavras-chave do artigo:

    qual

    ,

    melhor

    ,

    arte marcial

    Comentar sobre o artigo

    LUIZ ALBERTO DA SILVA

    Este artigo tem o objetivo de demonstrar os riscos da implementação de arte marcial em comunidade carente sem infraestrutura básica e de demosntrar como se deve mitigar esses riscos para que os praticantes e professores possam praticar tal atividae utilizando o C.H.A(Conhecimento, Habilidade e Atitude). Os levantamentos foram com os órgãos públicos da Comarca de Cidade Ocidental-GO, com o Poder Judiciário, Policias Civil e Militar, Comunidade e Mestres da Arte Marcial.

    Por: LUIZ ALBERTO DA SILVAl Negóciosl 30/03/2010 lAcessos: 577

    Este artigo aborda os seguintes temas: Marketing Esportivo e Ultimate Fighting Championship, com a finalidade de entender o processo de como essa ferramenta alavancou o crescimento e sucesso mundial de um campeonato que estava fadado ao fracasso e esquecido pelo seu público.

    Por: Débora Alvesl Esporte> Lutasl 17/04/2013 lAcessos: 25
    Jose Vieira

    Mas o que será que a bibliografia do Prof. De Karate, Yoshizo Machida, tem a nos ensinar, neste mundo tão carente de ídolos verdadeiros que possam nos inspirar, a sermos pessoas melhores. Em conversas reservadas com o mestre Machida, 7º dan de karate, grau obtido em teste no JKA – Ele nos tem revelado, que os caminhos do DÔ tem sido o farol brilhante a lhe guiar. A retidão do caráter, os valores da família, a probidade das ações, a cortesia, a simplicidade e os valores morais... Leia mais

    Por: Jose Vieiral Esporte> Yogal 24/01/2014 lAcessos: 168
    José Vieira

    Qual o significado de ser Faixa Preta? Eis a questão! Para muitos, faixa preta, representa uma faixa de cor preta, amarrada na cintura de um lutador marcial, bom de briga. Mas o verdadeiro significado da faixa preta, vai mais além do que uma faixa de tecido preto. No artigo abaixo retirado do livro "Seja um Vendedor Faixa Preta", se pode descobrir o verdadeiro significado da faixa preta, que em suma quer dizer: "faixa preta, é aquele que tem a excelência no que faz".

    Por: José Vieiral Negócios> Vendasl 21/08/2010 lAcessos: 1,361

    RESUMO O artigo aqui apresentado tem como objetivo, descrever, relatar, discutir a importância das lutas como forma pedagógica possível na cultura e na formação social de estudantes. Identificamos que as lutas se fazem presente e pode se manifesta de varias formas: o ato de se sentir oprimido, acuado, fome, injustiçado, sosobrevivência, defesa, conquista. Mudanças se fazem através de elaboração de metodologias inovadoras, pois a pratica das lutas atua como válvula de escape.

    Por: jose pinto da silval Educação> Educação Infantill 08/04/2010 lAcessos: 600
    Pedro Rêgo

    É normal quando comentamos ou apresentamos certa artes marciais às pessoas, a primeira idéia que lhes vem em mente são entendimentos como "luta", "competição" ou "defesa pessoal". Ainda mais tal compreensão tem crescido dentro do contexto que a mídia tem trazido através das competições de UFC e de Reality Shows, como por exemplo o Ultimate Figher.

    Por: Pedro Rêgol Esporte> Lutasl 25/07/2014

    Esta monografia faz parte do IIIº curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – MEPEEL, do programa de pós-graduação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, do ano de 2010-2011. A proposta deste estudo se dá a partir da necessidade de apropriação dos conhecimentos da Cultura Corporal e neste trabalho de pesquisa, levantamos como Problema a seguinte pergunta: Qual a concepção do Parkour e sua relação com a Cul

    Por: Alexandre Francisco Lordêllol Esporte> Esportes Radicaisl 26/07/2011 lAcessos: 206
    Cícera Wesllany Alves Silva

    São os princípios financeiros que, direta ou indiretamente, regulam a atividade legislativa e administrativa do gestor dos bens públicos, pois tanto para a aprovação das leis orçamentárias, quanto para a própria criação dos orçamentos é imperiosamente necessário o respeito aos princípios jurídicos relacionados. Assim, é visível a importância do tema para a compreensão das regras jurídicas acerca de tal ramo do Direito.

    Por: Cícera Wesllany Alves Silval Direito> Doutrinal 11/02/2013 lAcessos: 136

    Obedecendo as regras unificadas estabelecidas para as artes marciais (mistas), o campeonato está dividido em oito categorias de peso masculinas - entre elas, peso mosca, peso pena, peso galo, meio pesado e peso pesado - e uma categoria feminina.

    Por: MMA na Veial Esporte> Esportes Radicaisl 19/02/2014 lAcessos: 22

    Cardio geralmente torna-se a base fitness de rotina para muitas mulheres. Elas podem dançar, girar, rodar - só para ter taxa de up e calorias de sua taxa de coração ardente alta. Estamos menos provável encontrar mulheres em uma determinada parte dominada pelos homens do ginásio, áreas com base em peso.

    Por: Coach Davidl Esportel 31/08/2014

    O Voo livre chama para Santo Antonio do Pinhal muita gente que gosta de praticar este esporte de aventura. No Pico Agudo, o visitante tem um dos melhores ambientes para a prática deste esporte no Estado de São Paulo

    Por: juliol Esportel 06/08/2014 lAcessos: 14
    João Malta da Costa

    Mais informações sobre a Copa Do Mundo 2014 números que comprovam que essa copa do mundo 2014 tem tudo pra ser a melhor copa de todos os tempos

    Por: João Malta da Costal Esportel 21/06/2014

    Considerações críticas a respeito do artigo "Em defesa da Copa do Mundo", de autoria da senadora Kátia Abreu.

    Por: Julio César Cardosol Esportel 17/02/2014 lAcessos: 19

    O artigo análisa a carreira de Sebastian Vettel na fórmula, destacando o seu enorme talento.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esportel 28/11/2013 lAcessos: 13

    Corrida: Uma das modalidades com maior gasto calórico. Saiba as dicas dos especialista para melhorar seu condicionamento físico.

    Por: Jornal Distritall Esportel 18/10/2013 lAcessos: 28

    Tênis Asics Gt 2170 Masculino por apenas R$299,90 e Frete Grátis na Loja de Tênis. Compre seu Asics Gt 2170 Masculino Original. Venha conferir!

    Por: lojadetenisesportivosl Esportel 08/10/2013 lAcessos: 42
    Telma Gomes Souza

    O fim de semana foi todo dele: Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, mostrou, mais uma vez, por que é merecedor desse título e do apelido Raio.

    Por: Telma Gomes Souzal Esportel 19/08/2013 lAcessos: 16

    Dizer o que é depressão é difícil, é mais fácil dizer o que ela não é: depressão não é loucura, não é falta de força de vontade, não é um problema de caráter, não é preguiça, não é manipulação das outras pessoas. Depressão é uma doença como outra qualquer!

    Por: Gilson Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 09/07/2009 lAcessos: 38,651 lComentário: 42

    Comments on this article

    -1
    Arianny 04/02/2011
    olha essa historia q jiu-jítsu é melhor do q as outra artes marciais acho uma bobagem cada atleta ira dizer q a sua arte marcial é a melhor, outra, se um lutador de taekwondo acerta um chute potente na cabeça de um lutador de jiu- jitsu ele não ira aguenta 1° q o lutado de jiu-jítsu não esta acostumado a leva chutes na cabeça não tem noção de como a pessoa fica depois de um chute potente na cabeça, não existe isso de dizer q o jiu- jitsu é melhor do q as outra artes marcias.
    não adianta dizer q o jiu-jitsu é melhor pq se uma pessoa lutar jiu-jitsu e não for dedicada pode ter certeza q se ela for lutar com um lutado de Taekwondo, boxe, karate, muay thai ou kung fu ela ira perde, acho q tudo é de igual para igual não existe nenhuma artes marcial melhor q a outra.
    UMA COISA DIGO: NÃO EXISTE A MELHOR ARTE MARCIAL, MAS SIM O MELHOR ATLETA!!
    bjs.
    -1
    Arianny 04/02/2011
    olha essa historia q jiu-jítsu é melhor do q as outra artes marciais acho uma bobagem cada atleta ira dizer q a sua arte marcial é a melhor, outra, se um lutador de taekwondo acerta um chute potente na cabeça de um lutador de jiu- jitsu ele não ira aguenta 1° q o lutado de jiu-jítsu não esta acostumado a leva chutes na cabeça não tem noção de como a pessoa fica depois de um chute potente na cabeça, não existe isso de dizer q o jiu- jitsu é melhor do q as outra artes marcias.
    não adianta dizer q o jiu-jitsu é melhor pq se uma pessoa lutar jiu-jitsu e não for dedicada pode ter certeza q se ela for lutar com um lutado de Taekwondo, boxe, karate, muay thai ou kung fu ela ira perde, acho q tudo é de igual para igual não existe nenhuma artes marcial melhor q a outra.
    UMA COISA DIGO: NÃO EXISTE A MELHOR ARTE MARCIAL, MAS SIM O MELHOR ATLETA!!
    bjs.
    -1
    Henrique Tanaka 01/09/2010
    Essa história de "a melhor arte marcial" ganhou muito espaço nas mentes fracas com as declarações de Rickson e Royce Gracie nos campeonatos de MMA. Rickson e Royce Gracie são mitos e nada mais, e no pior sentido da palavra, assim como Royce Gracie. Esses caras surgiram fazendo uma propaganda absurda de que "o jiu jitsu é a melhor arte marcial do mundo", o que é uma tremenda arrogância e não tem nada a ver com o espírito dos verdadeiros lutadores.

    Quais foram os tops do mundo que o Rickson pegou na vida, para se declarar detentor de uma técnica superior e imbatível?? E quanto ao Royce??

    Tanto Rickson quanto Royce Gracie souberam criar, isto sim (com extrema maestria), a falsa figura do lutador invencível, possuidor da técnica insuperável. Pura bobagem, e a história do próprio UFC provou isso. No começo da competição, Royce só foi 3 vezes campeão por enfrentar lutadores ingênuos, que não tinham a menor noção de como evitar uma queda e como se defender no chão. Para completar, esses adversários também não eram grande coisa na "trocação".

    Se naquela época o Royce tivesse enfrentado um Cro Cop, por exemplo, teria saído de maca daquele octógono... Mas lutadores desse nível demoraram para surgir, e a derrota humilhante para Matt Hughes foi a comprovação definitiva de que não existe arte marcial superior.

    O lutador superior deve ser completo, saber dominar o combate tanto em pé quanto no chão, e o jiu jitsu é uma técnica limitada como qualquer outra.

    Aliás, não gosto do termo "trocação", cunhado pelos cariocas praticantes de jiu jitsu. Por exemplo, Mike Tyson no auge da carreira, "trocava" com alguém? Claro que não. Ele aplicava seus golpes mortíferos com precisão, e todos tinham endereço certo.

    Os grandes lutadores de karatê, muay thai e outras artes não treinam para "trocar" golpes com ninguém. A técnica existe para você acertar o seu adversário com eficiência, se possível sem receber nenhum golpe em troca.

    Dito.
    0
    lokshus856 05/05/2010
    cara nao existe melhor arte marcial e sim a mistura delas,se vc misturar jiu-jitsu e muay thai ninguem ganha de vc (a nao ser q ele seja melhor do q vc nessas artes). bom no solo e bom em cima(essas artes eh q são as melhores) se nao acredita ve lá no vale tudo qual sao as artes mais eficientes
    0
    João Vitor 18/10/2009
    eu tambem pratico kung fu viet vo dao e como diz meu professor no jiu-jitsu tem alguns movimentos mas limitados e assim se vc so treina esses movimentos vc vai ficar fera nisso,(assim como no jiu-jitsu, vc fica otimo na luta de chão) mas meu professor pratica 17 anos de kung fu mas o mestre dele sempre leva pras aulas uma coisa nova por isso demora muito mais pra se aprender mesmo, mas se vc nunca desistir e sempre querer aprender vc vai se tornar muito bom em qualquer arte marcial.
    -1
    macarrao da senzala 26/06/2009
    a capoeira é uma luta dividida em varios grupos alguns deles são muito fraco como angola, lele, esses sim naum ganha de nem uma luta

    mas se for o grupo senzala, abada, grupo do brasil, muzenza, beribalzu, esses sim são fortes

    eu sou capuerista do grupo centro cultural senzala e podes crer e porrada pra valer vale

    eu já vi muito sangue derramado nas roda de senzala
    o jiu jitsu naum tem chanse nenhuma contra a capoeira pq? jiu jitsu é uma luta lenta já
    o grupo senzala (capoeira) e muito rapido e ajiu o cara do jiu jitsu vai ficar tentando levar o cara da capoeira pro chão vai ter uma hora que ele vai cansar e loucaute o cara da capoeira vence
    ou até antes dele se cansar

    eu naum tenho naada contra o jiu jitsu mas a capoeira ta no sangue é muita emoção cada dia eu gosto mas dela é uma luta brasileira mesmo
    0
    João 02/05/2009
    "na frente do jiu-jitsu não tem pra nimguém",isso é ignorância.O kung fu bem treinado ou qualquer arte marcial a que vc se dedique são tão boas ou até superiores.Já treinei jiu-jitsu e por isso sei.O jiu-jitsu é otimo e eficiente é difícil escapar de lutador desses,,sem dúvida porém,é sem disciplina alguma,não tenho nada contra a arte mas os praticantes gostam de dizer que é melhor.Muay tai, jiu-jitsu e MMA não são bons somente por serem violentos,não que eu esteja dizendo o contrário mas elas têm seus príncipios e é isso que as torna boa não ficar lutando feito loucos pra se matarem.Lutar com um lutador de jiu-jitsu no chão é difícil mas lute contra o kung fu em pé.Sou praticante de kung fu e não estou puxando a sardinha pro meu lado estou somente falando a verdade.
    -1
    Antonio 26/04/2009
    Se o objetivo é enfrentar apenas um adversário de cada vez então os estilos de solo como o jiu-jitsu brasileiro se destacam, mas se tivermos de enfrentar dois ou três adversários ao mesmo tempo são os etilos "em pé" como o taekwondo que levam a vantagem. Desta forma fica difícil apontar qual é a melhor.
    ñ concordo com tua resposta se como tu diz que vai treinar karatê vai ver esta diferença em relação taekwondo e karatê já explico pq taekwondo se usa 90% pés ñ usam mão ou pouquissimo a partir que tu pegar o pé deu karatê chute baixo para desviar a tenção soco braço 50% e pés 50% e tem que mudar esta idéia que jiu-jitsu brasileiro isso é coisa de brasil só quem não conheçe a história das Artes Marciais tenho 22 anos de arte marcial filiado a cbk e fgk faixa preta 2º dan ñ pense que estou dissendo isso para puxar para minha modalidade ñ já treinei todas esta modalidade que foram citada ai, Um Abarço Antonio
    1
    Marcos 24/04/2009
    como vc mesmo disse, um contra um o Jiu-jitsu brasileiro leva vantagem, então, jiu-jitsu vs taekwondo, vantagem do jiu-jitsu, sou praticante dessa arte e fico assombrado
    com a eficiência da mesma, já lutei kung fu, karatê, capoeira, mas na frente do jiu-jitsu não tem pra ninguém, não existe tamanho ou força que supere as tecnicas do jiu-jitsu, não tem como escapar se for seguro por um lutador dessa arte a não ser que também pratique.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast