Regulação Térmica Do Corpo Durante O Exercício

Publicado em: 28/10/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,082 |

  O calor induz lesões que podem ser evitadas com uma boa compreensão da termorregulação e das formas de facilitação desse mecanismo. Visto que em decorrência ao aumento da consciência de saúde por parte da sociedade atual, cada vez mais pessoas se exercitam de forma independente e sem acompanhamento especializado de um profissonal de educação física devidamente regulamentado.

  A temperatura corporal (central) equilibra-se dinamicamente por  fatores que acrescentam ou subtraem calor para a periferia. Que por sua vez controla o resfriamento por evaporação, modificando o ritmo de produção de calor corporal.

  "Se o ganho de calor ultrapassa a perda, como pode ocorrer prontamente durante um exercício vigoroso em um ambiente frio, por outro lado, a perda de calor costuma ultrapassar sua produção, e a temperatura central cai."

 Notamos assim um sistema inteligente de regulação térmica em nosso organismo.

  O calor é perdido pelos mecanismos físicos da irradiação, da condução, convecção e evaporação.

  O impulso do equilíbrio térmico é poderoso a ponto de desencadear uma taxa de 3,5L/ hora.

  "O hipotálamo contém o centro coordenador para vários processos da regulação da temperatura. Esse grupo de neurônios especializados agem como um 'termostato' cuidadoosamente regulado em 37ºC +-1C."

 *  Perda de calor por irradiação___ Uma troca de energia térmica radiante pelo ar para objetos sólidos mais frios existente nesse ambiente. Sem contato.

 * Perda de calor por condução___ Transferência direta de calor através de um líquido, sólido ou gasoso, de uma molécula para outra. É o aquecimento de moléculas de ar e das superfícies mais frias em contato com a pele.

 * Perda de calor por convecção___ Substituição contínua do ar mais quente que circunda o corpo por ar mais frio. A perda de calor aumenta à medida que s correntes de convecção transportam o calor para longe.

 * Perda de calor por evaporação___ É a principal defesa fisiológica contra o superaquecimento. O calor é transferido continuamente para o meio ambiente, à medida que a água é vaporizada a partir das vias respiratórias e da superfície da pele.

 " Para cada litro de água vaporizada são extraídas do corpo e transferidas para o meio ambiente 580Kcal" (McArcle, 1998)

  As milhares de glândulas sudoríparas respondem ao estresse térmico através de fibras nervosas simpáticas. Quando o suor alcança a pele, ocorre um efeito de esfriamento.  A medida que o líquido evapora, a pele mais esfriada, resfria também o sangue que foi desviado para o interior da superfície.  O calor intenso tornando-se excessivo, ocorre vasodilatação periférica e o sangue aquecido é canalizado para a periferia mais fria.

  Por isso hidrate-se durante seus exercícios, reponha nutrientes perdidos através do suor, e opte pelo acompanhamento profissional para melhor instruí-lo durante suas atividades.

 Um grande abraço.  Bom treino!!!

Enyo Mendes

CREF019663-G/RJ

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/esporte-artigos/regulacao-termica-do-corpo-durante-o-exercicio-1393841.html

    Palavras-chave do artigo:

    exercicios fisicos

    ,

    regulacao termica

    ,

    suor

    Comentar sobre o artigo

    Considerações acerca da medida provisória, assinada pela presidente da República e encaminhada ao Senado

    Por: Julio César Cardosol Esportel 24/03/2015

    Pela primeira vez na temporada o Lakers consegue o feito de três vitórias seguidas, jogando em casa a equipe começou bem mais deixou o time adversário viras no segundo e terceiro quarto. A vitória veio graças a Wayne Ellington que marcou seus 14 pontos no último período. Decretando o placar em 101-93.

    Por: catataumixl Esportel 28/02/2015

    A trajetória conturbada de Wesley , da festa com direito a '' vaquinha online '' da torcida na contratação a despedida com muitas críticas e provocações com direito a site com contagem regressiva pra saída do jogador.

    Por: Derick Souza Silval Esportel 27/02/2015

    Cardio geralmente torna-se a base fitness de rotina para muitas mulheres. Elas podem dançar, girar, rodar - só para ter taxa de up e calorias de sua taxa de coração ardente alta. Estamos menos provável encontrar mulheres em uma determinada parte dominada pelos homens do ginásio, áreas com base em peso.

    Por: Coach Davidl Esportel 31/08/2014 lAcessos: 23

    O Voo livre chama para Santo Antonio do Pinhal muita gente que gosta de praticar este esporte de aventura. No Pico Agudo, o visitante tem um dos melhores ambientes para a prática deste esporte no Estado de São Paulo

    Por: juliol Esportel 06/08/2014 lAcessos: 36
    João Malta da Costa

    Mais informações sobre a Copa Do Mundo 2014 números que comprovam que essa copa do mundo 2014 tem tudo pra ser a melhor copa de todos os tempos

    Por: João Malta da Costal Esportel 21/06/2014 lAcessos: 12

    Considerações críticas a respeito do artigo "Em defesa da Copa do Mundo", de autoria da senadora Kátia Abreu.

    Por: Julio César Cardosol Esportel 17/02/2014 lAcessos: 29

    O artigo análisa a carreira de Sebastian Vettel na fórmula, destacando o seu enorme talento.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esportel 28/11/2013 lAcessos: 23
    Enyo Mendes

    Segundo Estélio Dantas (2003), o treinamento físico promove reações do organismo. Essas reações podem ser classificadas em três grupos: 1_ Alterações bioquímicas 2_ Alterações sistêmicas 3_ Alterações gerais

    Por: Enyo Mendesl Esportel 28/10/2009 lAcessos: 909
    Enyo Mendes

    A forma de gerenciamento das academias de ginástica, as quais Toscano (2001) conceitua como centros de atividades físicas onde se prestam serviços de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física, sofreu alterações ao longo dos tempos. Cada vez mais acirrada a concorrência, devido ao acelerado fenômeno da globalização, porém em alguns momentos podendo diferir de empresa para empresa seguindo os objetivos.

    Por: Enyo Mendesl Negócios> Gestãol 26/04/2009 lAcessos: 5,560 lComentário: 3
    Enyo Mendes

    Em meio a essa grande jornada de treinamento, na qual nos lançamos, vemos que as coisas não são muito simples como pensávamos. A essa altura do campeonato, envolvidos com repetições, número de séries, execução dos movimentos, enfim. São muitas variáveis e você deve estar se perguntando se tudo vai dar certo...

    Por: Enyo Mendesl Esportel 26/04/2009 lAcessos: 7,310 lComentário: 6
    Enyo Mendes

    A imagem veiculada através das mídias de notáveis físicos de pessoas belíssimas está cada vez mais em alta, talvez pelo desejo da maioria das pessoas de se tornarem assim. Trazendo para muitos uma obsessão pela imagem corporal de um físico atlético. Hoje acompanhamos mudanças que esses novos tempos nos traz, mudanças essas que hoje são capazes de modificar até mesmo geneticamente um ser humano antes do seu nascimento.

    Por: Enyo Mendesl Saúde e Bem Estarl 10/04/2009 lAcessos: 1,003
    Enyo Mendes

    RESUMO Atualmente, define-se saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Sendo a educação física ligada diretemante com o físico e indiretamente com os outros dois ítens, a análise da contribuição ideal dos tipos de exercícios mais adequados se faz necessário. O estudo visa analisar e estabelecer ligação direta entre a associação de dois tipos de exercício físico, a musculação (ou treinamento com pesos), e a natação. esclarecendo as melhores formas de organização do treino.

    Por: Enyo Mendesl Esportel 10/04/2009 lAcessos: 17,166 lComentário: 6
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast