Práticas Corporais - Expressão de Você Mesmo

Publicado em: 08/11/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 254 |

Após um longo inverno...

Caríssimos! Como estão? Praticando muito ou ainda na contemplação de um programa de exercícios físicos? O começo é sempre difícil e manter-se no programa traz seu esforço, mas os benefícios compensam.

Hoje iremos tratar do terceiro conceito que abordamos no último encontro, ou seja, falaremos sobre as Práticas Corporais.  Como é um conceito ainda novo é preciso ter mais atenção e estar disposto a receber conteúdo novo.

As Práticas Corporais vem da discussão das áreas das humanidades, cujo foco central está no sujeito, na pessoa real, aquela que está sujeita às alegrias e dissabores da vida, que tem desejos, aspirações, frustrações, se enamora e suporta a rejeição. Estamos falando de um corpo vivo. Como assim?

Quando estamos tratando de aspectos fisiológicos, anatômicos, força em determinado seguimento, flexibilidade em outro, estamos focando no que alguns autores denominam de estudos pelo corpo morto. Focamos no segmento ou doença, não estamos preocupados na pessoa em si, e este é um primeiro passo para a desumanização, fator predominante na área da saúde, seja ela qual for, medicina, educação física, fisioterapia, etc.

Nas Práticas Corporais o sujeito expressa quem ele é por meio de seus gestos, movimentos e atividades. Ele escolhe o quê, como e quando. O Porquê é a sua identidade com a atividade. Se gostar de dançar, dança. Se são as lutas, ou um período de corrida, folclore, modalidades esportivas, práticas orientais, tanto faz, desde que o sujeito esteja na decisão. O aluno é participante para montar e criar a aula junto com o profissional. Ele expõe seus desejos e o profissional tem as condições técnicas de concretizá-los na medida do possível.

Quando pensamos em programas de saúde pública e promoção da saúde isso é fundamental. Uma razão é a motivação e continuidade ao programa e permanecer ativo, outro é que não se pode ter saúde sem que a pessoa seja o foco central. Esse será o tema dos nossos próximos encontros, mas já posso adiantar que mudar a mirada da doença para a saúde não é assim tão fácil e muitas vezes é preciso abdicar de algumas situações cômodas para nós.

Então, quando falamos de Práticas Corporais, não estamos negando todo o conhecimento biológico e os benefícios pelos programas de exercícios físicos, estamos sim ampliando nossa visão e conhecimento para que seja de forma mais completa, participativa e democrática.

Vamos pensar na seguinte situação; você foi criado em uma comunidade de conflitos e já na sua casa e na sua escola era ensinado algum tipo de arte marcial, ou defesa pessoal, não só como segurança mas como ludicidade e competições esportivas em geral. Você cresceu com isso e vivenciava isso três vezes por semana. Acontece que você e sua família se mudam para um local onde essas práticas são consideradas agressivas e que sua atividade física agora seja a de exercícios de musculação ou natação. Você acha que irá estranhar? Antes você tinha o toque do corpo e agora não mais, antes você combinava o treino com seu parceiro e agora pode ser que fique sujeito às ordens do treinador, antes havia a intenção de manter seus sentidos prontos para a defesa e agora dizem quem isso não vale nada e que não existe a possibilidade de continuar e aprimorar o que já fazia parte de seu cotidiano. Para completar, a roupa que você terá que usar na natação ou na musculação é de uma cor e modelo que você não gosta e não se identifica. Será que você vai continuar por muito tempo, mesmo que todos digam que isso é para sua "saúde"? 

O exemplo acima, dado de forma bastante caricata, é apenas para mostrar que o sujeito é importante e que muitas vezes não é possível chegar aos objetivos estipulados pelas leis e normas porque não levamos em conta a pessoa.

Entretanto, para algumas pessoas, aquelas que estão sem condições físicas para programas de atividades físicas, é necessário um período de treinamento físico para dar suporte aos seus desejos e conseguir realizados sem riscos reais.

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil.

Um abraço e até nosso próximo encontro.

Mande seus e-mails para contato@superasampa.com.br, ficaremos muito felizes com sua participação.

Douglas Cerqueira Ferdinando é professor de educação física do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Brasil), mestre em Saúde Pública e proprietário da SUPERAÇÃO – Práticas Corporais para a Saúde.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/esportes-radicais-artigos/praticas-corporais-expressao-de-voce-mesmo-5377131.html

    Palavras-chave do artigo:

    praticas corporais

    ,

    corpo

    ,

    atividade fisica

    Comentar sobre o artigo

    Marcelo J. Pimenta dos Santos

    No estado do Rio de Janeiro observamos a carência de estudos que tenham como objetivo estabelecer parâmetros relacionados à composição corporal dos policiais civis. Desta forma estudou-se o perfil do IMC dos alunos do curso de formação de Inspetores da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro – Turma 2009 e a importância da atividade física como fator de melhoria da saúde e desempenho do profissional da segurança pública.

    Por: Marcelo J. Pimenta dos Santosl Ciências> Biologial 26/04/2010 lAcessos: 1,220 lComentário: 2

    A partir da crescente iniciativa na pratica de exercícios físicos pela terceira idade, observada de uma forma geral entre as populações, o seguinte trabalho aborda o assunto debatendo os benefícios desse habito. De forma a analisar assim, não somente a visão dos profissionais da área como também o idoso que dela desfruta. Foram questionados diretamente quatro profissionais do ramo e quatorze idosos praticantes de exercícios, ambos residentes na cidade de Cachoeira do Sul – RS.

    Por: Julianal Saúde e Bem Estarl 07/11/2010 lAcessos: 3,088

    O envelhecimento populacional é um dos grandes desafios da atualidade. A preocupação com relação à saúde e o bem-estar, principalmente com as pessoas idosas têm se acentuado nas ultimas décadas. Um dos motivos principais é o rápido crescimento da população brasileira com mais de 60 anos a partir da década de 90. Fazem-se necessários maiores estudos e pesquisas, que possibilitem cuidados, atitudes e recursos mais saudáveis a esta população. Dentre os principais aspectos desta preocupação, verifica-se a necessidade que essa população tem em praticar atividades corporais regularmente. E com isso reduzir problemas indesejáveis do processo de envelhecimento.

    Por: DANI JEFERSON DE OLIVEIRAl Saúde e Bem Estarl 21/11/2009 lAcessos: 1,251
    Alinne do Rosário Brito

    A função educativa por ter-se mostrado capaz, em diversos experimentos empíricos realizados, desenvolveM níveis diferentes de experiências pessoais e coletivas e a propiciar novas descobertas, além de contribuir na socialização. Neste trabalho, buscou-se aproximar as representações históricas do jogo, ás teorias que o balizam como atividade rica, prazerosa e motivadora da aprendizagem .

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 18/07/2012 lAcessos: 1,470
    Elias Ribeiro Tork Filho

    O presente artigo apresenta como objetivo investigar a práxis pedagógica da Educação Física na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente as dificuldades do professor em ministrar aulas à clientela da EJA. Pois, sabe-se que a Educação Física Escolar a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, apresenta-se como componente curricular obrigatório da educação básica. Com isso, analisa-se que a EJA ao fazer parte da educação básica precisa que o prof

    Por: Elias Ribeiro Tork Filhol Educação> Ensino Superiorl 17/12/2013 lAcessos: 134
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO O artigo discute a contribuição da Educação Física no desenvolvimento bio-psico-social da criança na fase pré-escolar, contribuindo com o educador na realização de um trabalho onde se respeite o desenvolvimento sequencial e normal da criança. Também pretende colocar em evidencia a atividade física na pré-escola, visto ser importante no desenvolvimento global da criança, contribuindo assim com o desenvolvimento espacial, equilíbrio e postura do sujeito.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 06/07/2011 lAcessos: 3,423

    Busca-se apresentar os limites e possibilidades para que se possa inserir o malabarismo na escola. Visando através desse estudo superar o modelo tradicional de educação física. Num primeiro momento apresento um breve histórico do malabarismo e das artes circenses. Em seguida faço um resumo das principais tendências pedagógicas dessa disciplina escolar. Por fim busco mostrar que o malabarismo pode ser utilizado como conteúdo da cultura corporal capaz de recriar as aulas de educação física.

    Por: BRUNO AMARAL RAMOSl Educaçãol 01/07/2012 lAcessos: 370
    Michely Matias Lopes

    Esta obra tem como finalidade mostrar como os aspectos culturais, sociais, políticos e afetivos influenciam na prática da Educação Física escolar. E para fundamentar essa afirmação, trazemos ao longo do texto os conceitos que apontam para essa importância. As atividades com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, manutenção da saúde e da qualidade de vida, atualmente são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da cultura corporal.

    Por: Michely Matias Lopesl Educaçãol 30/10/2009 lAcessos: 16,608 lComentário: 5

    Este texto trata a identifição da contribuição da disciplina "conscientização corporal" na formação profissional dos licenciandos de Educação Física da UFES.

    Por: Ellal Educação> Ensino Superiorl 17/08/2008 lAcessos: 1,576

    O glamour do estilo de vida dos ciclistas urbanos é tão assimilado que até os mesmos cidadãos que se deleitam em criticar as ciclovias, usam e abusam da bicicleta como apelo de venda e alavanca de seus negócios; isso porque não há quem discorde que bicicleta é sinônimo de sustentabilidade, praticidade e saúde. Nesse Natal a profusão de Papais Noéis em bicicleta é um fato, mas um deles pedala uma bicicleta "hight tech".

    Por: Renata Falzonil Esporte> Esportes Radicaisl 04/12/2014
    Tony Barreira

    O esporte está no cotidiano de todas as pessoas. Mesmo os menos interessados sobre o tema irão se deparar com alguém conversando sobre o jogo de futebol de quarta feira à noite ou da corrida de Fórmula I de domingo de manhã ao longo do dia.

    Por: Tony Barreiral Esporte> Esportes Radicaisl 17/11/2014

    O Slackline é um esporte indicado para a maioria das pessoas. Seus benefícios são variados e os resultados começam a aparecer em um tempo relativamente curto. Se você pretende começar a praticar, basta seguir alguns procedimentos.

    Por: Thiago Castriottol Esporte> Esportes Radicaisl 12/11/2014 lAcessos: 15
    Kyoodai

    O surf é um dos esportes mais antigos praticados no planeta. A arte de equilibrar sobre as onda, é uma mistura de atletismo total ea compreensão da beleza e do poder da natureza. Surf é também um dos poucos esportes que cria a sua própria cultura e estilo de vida.

    Por: Kyoodail Esporte> Esportes Radicaisl 11/11/2014 lAcessos: 16

    O Rapel é um dos esportes que mais atrai esportistas corajosos e aventureiros, seja pela adrenalina da descida ou do visual magnífico das paisagens que podem ser encontradas.

    Por: Thiago Castriottol Esporte> Esportes Radicaisl 17/09/2014 lAcessos: 20
    Adriano Palma Miranda

    Após notar que poucos conhecem do estilo de karatê Toshinkaikan resolvi escrever este artigo, tentando ajudar as pessoas que querem conhecer mais sobre a arte.

    Por: Adriano Palma Mirandal Esporte> Esportes Radicaisl 21/06/2014 lAcessos: 44
    Tellys Castro

    Qual esporte escolher, stand up paddle ou caiaque? O stand up por ser um esporte mais calmo ou o caiaque por ser radical?

    Por: Tellys Castrol Esporte> Esportes Radicaisl 22/02/2014 lAcessos: 171

    Você com certeza ouviu falar de UFC (Ultimate Fighting Championship), que traduzindo significa a maior organização de artes marciais mistas do mundo.

    Por: MMA na Veial Esporte> Esportes Radicaisl 19/02/2014 lAcessos: 21
    Jonilson Santos

    Vamos analisar um pouco o que é o estresse e como podemos melhor entendê-la para melhor lidar com ela.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/12/2014
    Jonilson Santos

    Um plano de aumentar a sua memória, energizar a sua criatividade and ajustar sua concentração

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/01/2012 lAcessos: 138
    Jonilson Santos

    Por que nós esquecemos mais e mais onde colocamos as coisas – Como interromper a missão diária de encontrá-las. Guarda-chuvas em taxis, anéis em manicuris, celulares em quarto de hotéis... Não importa se você é relaxado ou organizado, provavelmente você já esqueceu alguma coisa em algum lugar. As pessoas tem esquecido coisas mais do que nunca, apenas veja os centros de achados e perdidos para confirmar este fato.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/12/2011 lAcessos: 71
    Jonilson Santos

    O local de trabalho pode porejudicar o seu bem-estar de forma sorrateira. Combata o stress, doenças e o aumento de sua circunferência com alguns passos simples. Quando você pensa em ocupações de risco normalmente você pensa em bombeiros, operadores de guindastes, desamadores de bombas, policiais e outros. Contudo mesmo em trabalhos seculares – incluindo trabalho em escritórios – pode trazer perigo a saúde. Muitas vezes, por causa da correria do dia-a-dia, nós nem reparamos como nosso trabalho

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2011 lAcessos: 56
    Jonilson Santos

    As semanas que acomodam os fim de ano festividades podem se tornar as mais longas em termos de o quanto nós comemos, contudo você vem trabalhando duro para se manter em forma e não precisa disperdiçar ao seu esforço e dedicação agora.

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/11/2011 lAcessos: 48
    Jonilson Santos

    Hoje em dia, quando você olha para a sua vida muitas vezes você se pergunta: O que eu posso fazer para ter uma vida melhor? Como posso ter mais qualidade de vida para mim e os meus, hoje?

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 28/11/2011 lAcessos: 325
    Jonilson Santos

    Antioxidantes vem suprir aquelas células que perderam um dos eletrons com um novo parceiro para ele, tornando a célula estavél e apta a densenvolver seu papel no nosso corpo de forma saudável.

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/11/2011 lAcessos: 113
    Jonilson Santos

    O segredo para uma vida melhor: PREVENÇÃO A qualidade de vida que sempre sonhamos e buscamos depende, diretamente, das ações que praticamos a cada dia e a cada momento de nossas vidas. Mas como podemos construir uma vida melhor? Através da prevenção. Você deve agir antes que sua qualidade vida venha a precisar de ajuda. Não existe nada mais desconfortável do que ficar doente, brigar com um amigo, ou mesmo não ter os recursos necessários para uma vida melhor.

    Por: Jonilson Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/11/2011 lAcessos: 95
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast