Como abrir uma Igreja evangelica

05/09/2012 • Por • 1,578 Acessos

Como abrir e legalizar uma igreja evangélica no Brasil 

Primeiramente deve-se escolher um nome para a igreja que você deseja registrar (Razão Social), e pesquisar se o nome que você escolheu para sua igreja, não está sendo usado ou vinculado a outra igreja.

A igreja é considerada uma associação sem fins lucrativos, ou seja é uma entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracterizada pelo agrupamento de pessoas que tenham objetivos em comum.

Portanto é necessário 8 membros no mínimo

Após escolher o nome para a igreja é hora de elaborar o estatuto social 

No estatuto social deve conter o endereço onde a igreja será instalada 

No estatuto deve conter o nome do presidente, vice presidente, primeiro secretário, segundo secretário, primeiro tesoureiro e segundo tesoureiro.

É nesse ponto que muitas pessoas ficam rendidas, no momento da elaboração do estatuto social. Devido as duvidas que vão surgindo e a falta de informação de qualidade.

Após a elaboração do estatuto social o proximo passo, é a elaboração da ata da assembléia geral de constituição da associação ou ata fundação, (nesse caso da igreja) onde deve conter as assinaturas das pessoas presentes.

O proxímo passo é ir até o cartório munido do estatuto social e da ata de fundação

Depois disso faz-se a abertura junto a receita federal

Logo após com o estatuto e o cnpj na mão procede a abertura junto a pefeitura em algumas cidades é necessário o laudo do corpo de bombeiros 

Coloquei nesse artigo os passos necessários para abrir uma igreja, de forma bem generalizada caso necessite de mais informações consulte o site como abrir uma igreja