Como ter uma vida melhor

29/07/2012 • Por • 92 Acessos

Lição da formiga para uma vida melhor

 Provébios: 6.6. Olha para o teu caminho e ser sábio

A formiga é um animal que vive em sociedade e representa uma média de 15% a 20% da biomassa do planeta, até o dia 2 de setembro de 2010 foram descrita 12.585 espécies de formigas no planeta terra, em toda região tem formigas menos no polo.

A formiga é o gênero de maior sucesso na terra, é o animal mais velho do mundo em existência. (fonte:

Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Podemos atribuir isso a sua forma de viver.

O segredo de tanto sucesso:

Disposição: É impressionante a disposição desse pequeno animal para alcançar seus objetivos. Que seje a busca de alimentos, construição do formigueiro ou defesa do mesmo, elas vão estar sempre dispostas. São animais praticamente incassáveis, não é qualquer coisa que poderá tirar sua disposição. Prov. 19.24. O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca. As vezes desejamos, temos sonhos de realizarmos algumas coisas na vida, mas tudo isso ficar apenas no sonho. Tudo porque nos falta o que estar sobrando na formiga... Disposição. A disposição é o mesmo que atitulde, a falta desse substantivo tem impedido as pessoas de irem a igreja, de orar, de ler a palavra de Deus, e de ter uma vida mais abençoada, isso cada vez mais os tornam sedentários e improdutivos espirituais. Não podemos colocar a culpa em Deus, sendo que ele já vez a sua parte, mandando-nos aprender com as formigas. Veja que elas são tão pequenininhas e já tem de 15 a 20% de biomassa no planeta.

 Organização: As formigas são extremamente organizadas, segundo a bíblia elas não tem dominador. Mas, dão lições de organizações. As formigas distribui as tarefas pelo tamanho ou pela idade do indivíduo, elas tem os soldados que são os guardas do formigueiro, tem as operárias que ficam com a função de proteger os ovos, larvas e toda limpeza do formigueiro, tem também as obreiras que procuram alimentos e trás para casa. Tudo isso representa organização, resultando com certeza em desenvolvimento. O progresso material quanto o espiritual, dependerar sempre de uma vida organizada essa é a lição da formiga. Jesus disse; Lc 14. 28.29 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele. A organização atrai o progresso essa é a boa filosofia das formigas.

 Comunicação: As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas elas emitem sinais de mensagens para: formação de novas rainhas, pois a rainha velha produz uma feromona especial que indica às obreiras quando devem começar a criar novas rainhas. Para: Aviso de ataque, quando são atacadas e esmagadas elas avisam as outras expelindo um cheiro mais forte, isso ajuda as companheiras a tomar reações favoráveis. Para: Indica o caminho do alimento encontrado, elas marcam o caminho de volta ao formigueiro. Para: Chamar ou atrair as conpanheiras mas próxima, pois deixa izalar feromonas em baixa concentração, é como estivesse gritando eu estou aqui faça-me favor. Podemos ver que as formigas são bem comunicativa. sem comunicação não há possibilidade de chegar há lugar algum, as formigas bem sabe disso, e olha que elas não tem muitos meios de comunicações. A bíblia diz; Ro. 12.13 Comunicai com os santos nas suas necessidades. Perdemos de receber, de compatilhar, de ensinar, tudo por falta de comunicação. As pessoas só poderam tomar reações diante de nós, quando execitamos bem essa arte. Você pode se comunicar ou pode ajudar alguém se comunicar por você. Mim refiro a evangelização com patrocínio ajuda missionária. enfim as formigas priorizam a comunicação e se dão de bem.

 Dedicação: As formigas são super dedicada em tudo que faz, elas acreditam tanto no seus propositos que estão dispostas a dar suas vidas pelos seus ideais. Os soldados por exemplo quando sente o formigueiro ameaçado eles atacam o suposto ameaçador colocando sua vida em risco pela segurança do formigueiro. Se alguém encostar em árvore que tem formigueiro logo sentirá corseiras nos braços e pescoço, pela dedicação da sua função elas dão a sua própria vida. E as obreiras! Que enfrentam qualquer obstáculo para alimentar o formigueiro. Onde você colocar o alimento elas vão estar lá para pegar. Realmente elas são super dedicada em suas funções outorgada. Essa lição é importante para nós, se Deus lhe confiou algo, faça com muita dedicação Ro. 12. 7.8. Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Ser dedicado no que faz é ter a sensação de dever cumprindo, principalmente naquilo que se refere a Deus.

 Trabalho: A Bíblia nos manda e ter com as formigas. Prov.6.6 e Prov.30.25.

As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida.

Devido o que você já leu deu pra observar que a vida da formiga estar em torno do trabalho. Só quê elas trabalham em equipe com sabedoria e por causa nobre. Todo serviço feito é pelo bem da comunidade. Teremos com isso várias lições: 1º Não a preguiça. (A preguiça tem levado muita gente a miséria) 2º Não ao egoismo. (Repartir! Atrai mutiplicação) 3º Trabalho com sabedoria e em equipe. Veja! Elas trabalham no verão e no inverno elas não terão necessidade de alimentos. Muitos hoje são escravos do trabalho e não sabe administrar essa questão.

A Bíblia diz: Sal. 127. 2. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. É necessário trabalhar. Mas... Com sabedoria. Não esquecendo da família e nem de Deus, como também ter bons propósitos.

Vivemos hoje em mundo capitalista onde o que importa é ganhar dinheiro, não importando como vai se ganhar. Ninguém pensa em ninguém!

Não podemos nos conformar com este mundo. Paulo disse: Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Posso entender com isso que nosso trabalho nunca deve ter finalidade egoista. Ef.4.28.

A formiga sabe compartilhar o fruto do seu trabalho.

Quem olha para o caminho das formigas adquiri sabedoria para uma vida melhor.

Essa é a vontade de Deus pra todos.

 Pr. Sivanildo Torquato Teixeira

Perfil do Autor

Sivanildo

Pastor Sivanildo Torquato Teixeira Saiba mais no site: www.venhavencer.com