Comportamento Na Igreja

Publicado em: 01/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,084 |

A IGREJA DO SENHOR PRIMA PELA REVERÊNCIA

 O comportamento no culto é impecável. Conheci uma igreja assim nos Estados Unidos. Vou descrevê-la:

Faltando uma meia hora para o culto começar não se via praticamente ninguém. Faltando uns dez minutos os carros começavam a chegar e, dentro de pouco tempo enchiam o estacionamento. A igreja se enchia rapidamente.

As crianças sentavam-se entre seus pais. Não se ouvia um sussurro, um cochicho, uma conversa. Ninguém ficava olhando para trás para ver quem estava chegando. Alguns permaneciam em oração enquanto outros meditavam na Palavra de Deus.

Na hora exata do culto ser iniciado um órgão começava a tocar o prelúdio. No púlpito um único irmão vinha à frente e convidava o povo para uma leitura da Palavra. Após a leitura era feita uma oração. Após a oração era anunciado o primeiro hino. Todos cantavam alegremente. Durante meia hora cantava-se um hino após o outro.

Talvez você já julgou esta igreja. Talvez já tachou-a de “tradicional” ou “fria”. Não, mil vezes não! Conheci, em minha longa vida, poucas igrejas pentecostais tão fervorosas, tão abençoadas, tão cheias do poder do Espírito Santo como aquela igreja.

Quando terminava o período de louvor o órgão tocava um hino sozinho. Os diáconos começavam a passar entre os bancos. Era o momento da oferta. Ninguém anunciava a oferta, ou dava ênfase à mesma. Simplesmente todos ficavam em profunda reverência, enquanto esta parte do culto era realizada.

Terminada a oferta o dirigente anunciava a mensagem. O pregador aparecia de um gabinete onde estivera meditando na Palavra, orando e se preparando para aquele momento.

Durante uma hora, uns dez minutos mais ou uns dez minutos menos, ouvíamos uma mensagem bem elaborada, madura, sem afetação, cheia de poder, realmente abençoada.

Ao término do culto, as pessoas dos bancos da frente saíam enquanto todas as demais esperavam e olhe que não era uma igreja pequena.

Daí iam saindo pouco a pouco, ordenadamente, até sair o último. Do lado de fora formavam duas filas e os que iam saindo depois, cumprimentavam todos.

Gostei muito daquela demonstração de reverência. Se em fábricas, escritórios, lojas e outros ambientes a ordem é exigida por que não fazer o mesmo na casa de Deus?

A ênfase do culto verdadeiro é na Palavra e não em apresentações artísticas. É claro que todos os que se apresentam na frente, em uma espécie de culto antropocêntrico, ou seja, voltado para agradar aos homens, voltado para atrair as pessoas, dizem que estão servindo ao Senhor, que estão adorando a Deus.

Não podemos questionar isto, mas podemos orientar aqueles que demonstram mais um interesse artístico do que de adoradores. Pode ser um sucedâneo aos espetáculos mundanos para sublimar a questão para muitos. Contudo, para o verdadeiro cristão, sua atração maior é a própria palavra, ministrada por verdadeiros ministros.

Mas, tudo isto não se transforma hoje em uma utopia? Talvez, porque os valores eternos, espirituais tem sido substituídos flagrantemente. Quer dizer que isto é um motivo para desistência ou motivo para recrudescer a luta e alcançar os objetivos maiores da vida cristã? É claro que a segunda resposta é a verdadeira.

Estive em uma inauguração de uma grande igreja e não havia lugar nem para se deslocar, porque convidaram dois grandes cantores evangélicos. A primeira apresentação foi a deles. Logo depois, eles foram embora e o pregador da noite foi anunciado. Era também alguém com um bom renome nos meios evangélicos. Quando ele se levantou para ler a Bíblia, havia muitos lugares sobrando, porque um quarto dos “fiéis” havia se retirado.

Conheci outra igreja onde as caixas de som, bateria e outros instrumentos foram empurrando pouco a pouco o púlpito para um lado, até que o púlpito ficou em um cantinho escondido da plataforma de onde o pregador, após o show, enviava uns quinze minutos palavras triunfalistas para tentar captar um pouco a atenção dos ouvintes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/comportamento-na-igreja-1089417.html

    Palavras-chave do artigo:

    reverencia

    ,

    ordem

    ,

    disciplina

    Comentar sobre o artigo

    Após a promulgação da atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) lei 9394/96 a educação passou por inúmeras mudanças, novos parâmetros surgiram e nortearam a educação. O mesmo processo também aconteceu com a disciplina de Ensino Religioso, que passou a ser orientada pelo artigo 33 da LDB e desenhada como área de conhecimento, passando a ser um novo foco de pesquisa, reflexão e também como componente curricular.

    Por: Robson Stigarl Educaçãol 04/01/2009 lAcessos: 73,622 lComentário: 15
    Francisco Amado

    A história inspiradora de como um povo se rebelou e impediu os comunistas de tomarem conta de seu país. Raramente uma grande nação esteve mais perto do desastre e se recuperou do que o Brasil em seu triunfo sobre a subversão vermelha. Os elementos da campanha comunista para a dominação – propaganda, infiltração, terror – estavam em plena ação. A rendição total parecia iminente.... e então o povo disse: NÃO.

    Por: Francisco Amadol Educaçãol 01/09/2012 lAcessos: 1,013
    Telma Lobo

    É inegável a transcendência do trabalho do Orientador Educacional, e cada dia cobra se mais força, nos marcos da comunidade educativa, a necessidade de acrescentar o atendimento a instrumentação na pratica profissional pedagógica, de modo que conduza a obtenção de resultados desejados. Nesse sentido propomos por através deste trabalho, investigar sobre o trabalho do Orientador Educacional na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Por meio

    Por: Telma Lobol Educação> Ensino Superiorl 04/01/2011 lAcessos: 16,221
    Wilson Lemos Júnior

    Durante as décadas de 30 e 40 do século XX, foi ministrado na escola primária, normal e ginasial brasileira o ensino de Música Canto Orfeônico, tendo o maestro Heitor Villa-Lobos como defensor e percussor dessa disciplina no Brasil. O presente artigo visa analisar o discurso de Villa-Lobos, assim como fazer uma análise do discurso contido em matérias de jornais a respeito de festas escolares envolvendo apresentações orfeônicas em Curitiba.

    Por: Wilson Lemos Júniorl Educaçãol 26/12/2010 lAcessos: 265

    O presente trabalho tem como finalidade analisar a consonância do mecanismo da carona no Sistema de Registro de Preços com os princípios constitucionais norteadores da atuação da Administração Pública e com os princípios regentes da licitação contidos na Lei nº 8.666 de 1993. Apresentar-se-á o mecanismo coloquialmente conhecido na doutrina como carona, instituído pela regulamentação do SRP, percorrendo alguns conceitos e definições acerca do instituto, dispondo uma análise apurada do mecanismo.

    Por: DANTE CRISTINOl Direito> Legislaçãol 26/11/2014 lAcessos: 55

    O objetivo deste trabalho é buscar compreender o cliente acerca de sua religiosidade dentro do setting terapêutico na visão existencial fenomenológica, esclarecendo ao profissional em treinamento, a postura ética e como é a sua posição de intervenção diante das crenças, espiritualidade que emergem do próprio individuo nas chamadas práticas contemporâneas.

    Por: Liliane Zorzaml Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 15/07/2013 lAcessos: 110
    Felora Daliri Sherafat

    Levando em consideração que a realidade humana é composta de três entidades (Corpo, Mente e Espirito) , cada qual deve ter suas próprias necessidades. De acordo com esta teoria, a autora apresenta a hierarquia das necessidades das três entidades de acordo com as próprias exigências e inerentes a suas essências.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Negócios> Gestãol 30/03/2012 lAcessos: 135
    José Guimarães

    Artigo escrito com base nos livros do Evangelho de Jesus Cristo. Quando Jesus disse que não devemos julgar para não sermos julgados, Ele nos alertou para que não cometamos esse erro, tão comum nos dias de hoje.

    Por: José Guimarãesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/03/2015
    Florindo Paciência Buenda

    Jesus não nos aconselha a desistir mas sim precistir ainda que as coisas não vá bem.

    Por: Florindo Paciência Buendal Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/03/2015 lAcessos: 11
    JHALYSON BRITO LIRA

    O mundo está repleto de desafios. O homem neste contexto busca marcar a sua presença de alguma forma. Para aqueles que decidiram seguir a Jesus Cristo há necessidade de preparação com base em princípios e treinamento (prática das escrituras) munidos de estratégias. Somente mesmo os ensinamentos bíblicos para condução de todas as ações que o indivíduo necessita para ter um vida plena com Deus.

    Por: JHALYSON BRITO LIRAl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/03/2015 lAcessos: 22
    Alexandre

    Deus sustenta todos que estão abatidos e precisam de sua ajuda, e os levantam em prol do seu verdadeiro amor. Muitos estão fracos sem saída e precisam Dele.

    Por: Alexandrel Religião & Esoterismo> Evangelhol 23/02/2015

    Uma proposição a respeito do assunto visando retirar o véu de misticismo que o envolve. O significado real para a citação Filho do Homem é a de uma alma com iluminação. Muitos são aqueles que estão encarnados hoje como Filhos do Homem, basta retirar o véu para poder enxergar sem medo o real sentido.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/01/2015 lAcessos: 11
    Pr. Fabiano Carvalho

    Como orar com imposição de mãos? Muitos acham que é uma atitude sem significado impor as mãos sobre alguém para orar, mas ao olharmos atentamente para os momentos em que isso foi feito na Bíblia iremos perceber que orar desta forma envolve grande importância, grande responsabilidade

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/01/2015 lAcessos: 28
    JUNIOR OMNI

    Porém, ao usarem o "ÂNUS" nas relações sexuais, Deus jamais poderia apoiá-los nessa prática sexual depravada. A qual os ATIVISTAS GAYS querem defender como se fosse NORMAL. . . ABRA OS OLHOS E NÃO USE TEXTOS BÍBLICOS SEM O SEU DEVIDO CONTEXTO, só para mostrar aos outros, o que você quer. . . QUALQUER EUNUCO QUE FIZESSE "Sexo Anal". ESTARIA PECANDO CONTRA DEUS. Pois a prática do sexo anal, chama-se "SODOMIA". E Deus destruiu com fogo e enxofre as cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra - Gêne 19

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/01/2015 lAcessos: 20

    Não é raro que olhamos para dentro de nós e deparamo-nos com situações escuras de pecados, desarmonias e de desencontros, de angustias e memorias retorcidas, de preocupações e ansiedades perfurantes... E nos perguntamos: como vamos vencer? Como vamos superar, como vamos atravessar tal vale profundo?

    Por: Fernando Martinsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/12/2014 lAcessos: 30
    paulo de aragão lins

    O cristão tem que vigiar em tudo mas, principalmente em suas leituras para não entender ou concluir alguma coisa erradamente. A leitura da Bíblia é a mais esplendorosa que existe e o pressuposto é aprendermos dela tudo o que Deus nos ensina com exatidão.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 523
    paulo de aragão lins

    Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 796 lComentário: 2
    paulo de aragão lins

    A Bíblia tem sido para mim um verdadeiro bálsamo. Cada vez que a abro e leio, descubro coisas realmente primorosas, relatos interessantíssimos, revelações gloriosas. Os maiores homens que este mundo conheceu tiveram a Bíblia como seu livro de cabeceira, procurando seguir em suas variedades profissões e atividades os princípios nela contidos.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 255
    paulo de aragão lins

    Existem coisas maravilhosas a serem observadas e descobertas na Bíblia. Para isto temos que ler meticulosamente, minerando na Palavra seus tesouros incomensuráveis.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 193
    paulo de aragão lins

    Existem detalhes importantes que devem ser observado em suas leituras. Alguns tradutores cometem erros grosseiros quando vão colocar títulos nos assuntos escritos na Bíblia. Chegam a negar no título o que está dito no texto ou acrescentar no título o que não está no texto.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 542
    paulo de aragão lins

    É sempre bom ler e reler os texto sagrados, para não incorrermos em dubiedade em relação o que eles realmente estão dizendo. A Bíblia não é uma leitura comum e humana, é o recado de Deus para nós, por isto temos que ser criteriosos em sua leitura.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 185
    paulo de aragão lins

    Quando lermos a Bíblia precisamos analisar o que estamos lendo, para não chegarmos a conclusõs precipitadas ou a interpretações distorcida.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 541
    paulo de aragão lins

    Muitos pregadores tem uma série de chavões ou bordões que são bem interessantes, muito bonitos, que agradam os ouvintes, mas são expressões oriunas do folclore, do pragmatismo popular. Apesar de conterem verdades, mas é melhor que nos conformemos e nos limitemos o que diz a Bíblia, a nossa única regra de fé e de prática.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 3,095
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast