Comportamento Na Igreja

Publicado em: 01/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,037 |

A IGREJA DO SENHOR PRIMA PELA REVERÊNCIA

 O comportamento no culto é impecável. Conheci uma igreja assim nos Estados Unidos. Vou descrevê-la:

Faltando uma meia hora para o culto começar não se via praticamente ninguém. Faltando uns dez minutos os carros começavam a chegar e, dentro de pouco tempo enchiam o estacionamento. A igreja se enchia rapidamente.

As crianças sentavam-se entre seus pais. Não se ouvia um sussurro, um cochicho, uma conversa. Ninguém ficava olhando para trás para ver quem estava chegando. Alguns permaneciam em oração enquanto outros meditavam na Palavra de Deus.

Na hora exata do culto ser iniciado um órgão começava a tocar o prelúdio. No púlpito um único irmão vinha à frente e convidava o povo para uma leitura da Palavra. Após a leitura era feita uma oração. Após a oração era anunciado o primeiro hino. Todos cantavam alegremente. Durante meia hora cantava-se um hino após o outro.

Talvez você já julgou esta igreja. Talvez já tachou-a de “tradicional” ou “fria”. Não, mil vezes não! Conheci, em minha longa vida, poucas igrejas pentecostais tão fervorosas, tão abençoadas, tão cheias do poder do Espírito Santo como aquela igreja.

Quando terminava o período de louvor o órgão tocava um hino sozinho. Os diáconos começavam a passar entre os bancos. Era o momento da oferta. Ninguém anunciava a oferta, ou dava ênfase à mesma. Simplesmente todos ficavam em profunda reverência, enquanto esta parte do culto era realizada.

Terminada a oferta o dirigente anunciava a mensagem. O pregador aparecia de um gabinete onde estivera meditando na Palavra, orando e se preparando para aquele momento.

Durante uma hora, uns dez minutos mais ou uns dez minutos menos, ouvíamos uma mensagem bem elaborada, madura, sem afetação, cheia de poder, realmente abençoada.

Ao término do culto, as pessoas dos bancos da frente saíam enquanto todas as demais esperavam e olhe que não era uma igreja pequena.

Daí iam saindo pouco a pouco, ordenadamente, até sair o último. Do lado de fora formavam duas filas e os que iam saindo depois, cumprimentavam todos.

Gostei muito daquela demonstração de reverência. Se em fábricas, escritórios, lojas e outros ambientes a ordem é exigida por que não fazer o mesmo na casa de Deus?

A ênfase do culto verdadeiro é na Palavra e não em apresentações artísticas. É claro que todos os que se apresentam na frente, em uma espécie de culto antropocêntrico, ou seja, voltado para agradar aos homens, voltado para atrair as pessoas, dizem que estão servindo ao Senhor, que estão adorando a Deus.

Não podemos questionar isto, mas podemos orientar aqueles que demonstram mais um interesse artístico do que de adoradores. Pode ser um sucedâneo aos espetáculos mundanos para sublimar a questão para muitos. Contudo, para o verdadeiro cristão, sua atração maior é a própria palavra, ministrada por verdadeiros ministros.

Mas, tudo isto não se transforma hoje em uma utopia? Talvez, porque os valores eternos, espirituais tem sido substituídos flagrantemente. Quer dizer que isto é um motivo para desistência ou motivo para recrudescer a luta e alcançar os objetivos maiores da vida cristã? É claro que a segunda resposta é a verdadeira.

Estive em uma inauguração de uma grande igreja e não havia lugar nem para se deslocar, porque convidaram dois grandes cantores evangélicos. A primeira apresentação foi a deles. Logo depois, eles foram embora e o pregador da noite foi anunciado. Era também alguém com um bom renome nos meios evangélicos. Quando ele se levantou para ler a Bíblia, havia muitos lugares sobrando, porque um quarto dos “fiéis” havia se retirado.

Conheci outra igreja onde as caixas de som, bateria e outros instrumentos foram empurrando pouco a pouco o púlpito para um lado, até que o púlpito ficou em um cantinho escondido da plataforma de onde o pregador, após o show, enviava uns quinze minutos palavras triunfalistas para tentar captar um pouco a atenção dos ouvintes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/comportamento-na-igreja-1089417.html

    Palavras-chave do artigo:

    reverencia

    ,

    ordem

    ,

    disciplina

    Comentar sobre o artigo

    Após a promulgação da atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) lei 9394/96 a educação passou por inúmeras mudanças, novos parâmetros surgiram e nortearam a educação. O mesmo processo também aconteceu com a disciplina de Ensino Religioso, que passou a ser orientada pelo artigo 33 da LDB e desenhada como área de conhecimento, passando a ser um novo foco de pesquisa, reflexão e também como componente curricular.

    Por: Robson Stigarl Educaçãol 04/01/2009 lAcessos: 72,454 lComentário: 15
    Francisco Amado

    A história inspiradora de como um povo se rebelou e impediu os comunistas de tomarem conta de seu país. Raramente uma grande nação esteve mais perto do desastre e se recuperou do que o Brasil em seu triunfo sobre a subversão vermelha. Os elementos da campanha comunista para a dominação – propaganda, infiltração, terror – estavam em plena ação. A rendição total parecia iminente.... e então o povo disse: NÃO.

    Por: Francisco Amadol Educaçãol 01/09/2012 lAcessos: 1,001
    Telma Lobo

    É inegável a transcendência do trabalho do Orientador Educacional, e cada dia cobra se mais força, nos marcos da comunidade educativa, a necessidade de acrescentar o atendimento a instrumentação na pratica profissional pedagógica, de modo que conduza a obtenção de resultados desejados. Nesse sentido propomos por através deste trabalho, investigar sobre o trabalho do Orientador Educacional na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Por meio

    Por: Telma Lobol Educação> Ensino Superiorl 04/01/2011 lAcessos: 15,503
    Wilson Lemos Júnior

    Durante as décadas de 30 e 40 do século XX, foi ministrado na escola primária, normal e ginasial brasileira o ensino de Música Canto Orfeônico, tendo o maestro Heitor Villa-Lobos como defensor e percussor dessa disciplina no Brasil. O presente artigo visa analisar o discurso de Villa-Lobos, assim como fazer uma análise do discurso contido em matérias de jornais a respeito de festas escolares envolvendo apresentações orfeônicas em Curitiba.

    Por: Wilson Lemos Júniorl Educaçãol 26/12/2010 lAcessos: 248

    O objetivo deste trabalho é buscar compreender o cliente acerca de sua religiosidade dentro do setting terapêutico na visão existencial fenomenológica, esclarecendo ao profissional em treinamento, a postura ética e como é a sua posição de intervenção diante das crenças, espiritualidade que emergem do próprio individuo nas chamadas práticas contemporâneas.

    Por: Liliane Zorzaml Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 15/07/2013 lAcessos: 94
    Felora Daliri Sherafat

    Levando em consideração que a realidade humana é composta de três entidades (Corpo, Mente e Espirito) , cada qual deve ter suas próprias necessidades. De acordo com esta teoria, a autora apresenta a hierarquia das necessidades das três entidades de acordo com as próprias exigências e inerentes a suas essências.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Negócios> Gestãol 30/03/2012 lAcessos: 121
    Pr. Fabiano Carvalho

    É lamentável ver que muitas igrejas não tem ordem de Culto, as vezes em igrejas grandes e conhecidas, há conversas e cochichos sem fim nos cultos públicos

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/10/2014

    Nesta aula estudaremos a intervenção de Deus durante o reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia em 605 a.C, quando Daniel com a idade aproximadamente de 20 anos de idade, recebe a revelação de Deus sobre o conteúdo do sonho e interpretação que aquele rei havia sonhado. Se trata da cronologia dos acontecimentos mundiais, desde o seu reinado até o reino de Cristo sobre a Terra, que chamamos de Milênio.

    Por: alan fabianol Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/10/2014

    o Senhor nos chamou para sermos sacerdotes e orar por esta nação corrompida e caida, Deus quer um povo que tenha compaixão pelos perdidos,que chora pela Igreja e quarda a noiva de Cristo através do cuidado e amor, Jesus em todo seu ministerio amou a todos e amou ate o fim,em todo tempo serviu e se entregou pela igreja mediante a graça de Deus.

    Por: Alberto Jr.l Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014

    Sendo o casamento uma aliança é preciso se perguntar: "O que posso dar sem me preocupar em ganhar"? Tenha em mente que o casamento há uma vida a perder e outra a ganhar, dar a sua vida para encontrar nela a uma nova vida.

    Por: Joscimar Oliveiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 26

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 19

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 22
    paulo de aragão lins

    O cristão tem que vigiar em tudo mas, principalmente em suas leituras para não entender ou concluir alguma coisa erradamente. A leitura da Bíblia é a mais esplendorosa que existe e o pressuposto é aprendermos dela tudo o que Deus nos ensina com exatidão.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 500
    paulo de aragão lins

    Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 742 lComentário: 2
    paulo de aragão lins

    A Bíblia tem sido para mim um verdadeiro bálsamo. Cada vez que a abro e leio, descubro coisas realmente primorosas, relatos interessantíssimos, revelações gloriosas. Os maiores homens que este mundo conheceu tiveram a Bíblia como seu livro de cabeceira, procurando seguir em suas variedades profissões e atividades os princípios nela contidos.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 244
    paulo de aragão lins

    Existem coisas maravilhosas a serem observadas e descobertas na Bíblia. Para isto temos que ler meticulosamente, minerando na Palavra seus tesouros incomensuráveis.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 184
    paulo de aragão lins

    Existem detalhes importantes que devem ser observado em suas leituras. Alguns tradutores cometem erros grosseiros quando vão colocar títulos nos assuntos escritos na Bíblia. Chegam a negar no título o que está dito no texto ou acrescentar no título o que não está no texto.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 509
    paulo de aragão lins

    É sempre bom ler e reler os texto sagrados, para não incorrermos em dubiedade em relação o que eles realmente estão dizendo. A Bíblia não é uma leitura comum e humana, é o recado de Deus para nós, por isto temos que ser criteriosos em sua leitura.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 172
    paulo de aragão lins

    Quando lermos a Bíblia precisamos analisar o que estamos lendo, para não chegarmos a conclusõs precipitadas ou a interpretações distorcida.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 526
    paulo de aragão lins

    Muitos pregadores tem uma série de chavões ou bordões que são bem interessantes, muito bonitos, que agradam os ouvintes, mas são expressões oriunas do folclore, do pragmatismo popular. Apesar de conterem verdades, mas é melhor que nos conformemos e nos limitemos o que diz a Bíblia, a nossa única regra de fé e de prática.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 3,016
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast