Estudo da Bíblia Sagrada - Como Interpretar o texto bíblico

Publicado em: 05/08/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 45 |

Como interpretar o texto da Bíblia

Houve um tempo em que, quando alguém me dizia que Deus conversa conosco ao abrirmos a Bíblia numa página qualquer, eu não acreditava.

Não acreditava porque achava difícil crer que alguém nos diz algo através de umas frases escritas num livro de autores diferentes. A Bíblia foi escrita há muitos anos e, como muitas pessoas acreditam, eu também acreditava que papel aceita tudo e pode conter aquilo que as pessoas escrevem. Ou seja, suas ideias, opiniões e tendências.

Porém, descobri que estava errado!

Hoje essa dúvida não mais existe em mim, quer saber por quê?

Porque aprendi a prestar atenção nas palavras que leio. Aprendi a ler a Bíblia com respeito e a acreditar nas palavras que estão escritas nela. Afinal, por que tantas pessoas morreram afirmando sua crença em Deus? Será que a morte delas não representa nada para nós, hoje em dia?

Vejamos: João Batista, último profeta de Deus do Velho Testamento, teve a cabeça cortada porque aconselhou o rei Herodes a viver conforme os mandamentos da lei de Deus.

Saulo, um homem que perseguia os cristãos, no Novo Testamento, recebeu uma mensagem do Salvador do Mundo por meio de uma visão súbita dizendo: Saulo, por que me persegues?

Depois dessa visão estranha e até então inexplicável Saulo mudou radicalmente sua postura. Mudou de perseguidor para caçador de pessoas que seguem ao Salvador. Mudou de nome e tornou-se Paulo, escritor de diversos livros do Novo Testamento.

O apóstolo Paulo foi transformado em santo pela igreja católica e emprestou seu nome à maior cidade da América do Sul: São Paulo.

Depois disso tudo por que eu ficaria distante da Palavra de Deus?

A Bíblia é composta de vários livros, divididos em capítulos, que por sua vez estão subdivididos em versículos.

Os versículos são frases muitas vezes minúsculas, numeradas em sequência crescente, como estas que transcrevo do capítulo 10, escrito pelo apóstolo Paulo, 1 Coríntios, A guarda dos ídolos:

14. Por isso, amados, fugi da idolatria.

15. Falo como a entendidos; o que digo, julgai vós.

16. O cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do Sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?

Entendeu o que o autor nos quer transmitir? Se buscarmos no dicionário o significado de idolatria, encontraremos:

Idolatria – substantivo feminino. 1. Culto prestado a ídolos; 2. Amor ou paixão exagerada, excessiva.

Logo, o apóstolo nos diz que devemos fugir dos ídolos. E avisa que nos fala porque temos condição de compreender o significado desse ato.

E você tem discernimento de julgar se ele está certo ou não!

Fique com a Paz de Jesus.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/estudo-da-biblia-sagrada-como-interpretar-o-texto-biblico-6709186.html

    Palavras-chave do artigo:

    biblia sagrada

    ,

    deus

    ,

    jesus cristo

    Comentar sobre o artigo

    José de Souza Machado

    Há apens duas Igrejas que declaram serem portadoras do Sacerdócio, a procuração de Deus dada o hmem para agir em Nome de Deus aqui na Terra. Cristo impôs as suas mãos sobre a cabeça de cada homem que ele escolheu e chamou para o ministério e o ordenou no oficio de apóstolo. Ele disse, "eu vos escolhi, os chamei e os ordenei, vocês não me escolheram , e nem se escolheram.

    Por: José de Souza Machadol Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/09/2009 lAcessos: 2,841 lComentário: 2
    MONICA GAZZARRINI

    Qual é a real importância de Jesus Cristo para cada um de nós nos dias de hoje?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 02/06/2008 lAcessos: 39,142 lComentário: 4
    Darci Siqueira

    Cuidado, Jesus está voltando para arrebatar a sua igreja, não deixem que ninguém voz engane: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24.

    Por: Darci Siqueiral Religião & Esoterismo> Religiãol 29/04/2013 lAcessos: 45
    Cláudio Guimarães

    A BÍBLIA NOS ENSINA COMO VIVER DE ACORDO COM OS MANDAMENTOS DE DEUS POSSIBILITANDO QUE TANTO EM NOSSA EXISTÊNCIA CARNAL QUANTO ESPIRITUAL POSSAMOS TER CONDIÇÕES DE PASSAR DESTA VIDA TERRENA PARA A VERDADEIRA VIDA ETERNA.

    Por: Cláudio Guimarãesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/04/2014 lAcessos: 18
    FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTA

    Este artigo propõe uma releitura da história de vida de Cristo, a partir do livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", de José Saramago, e pretende promover uma reflexão sobre a figura assexuada de Jesus, e questionar essa imagem criada e difundida pela Igreja Católica com o objetivo de reprimir a consciência da corporeidade e, portanto, criar a repressão da sexualidade humana.

    Por: FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTAl Literatura> Ficçãol 14/05/2009 lAcessos: 950
    MONICA GAZZARRINI

    Você quer se descobrir para uma vida nova de realizações significativas? Conheça e faça o que as Escrituras Sagradas revelam sobre você.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/06/2008 lAcessos: 2,782 lComentário: 1

    "Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli;(...)" "E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna."

    Por: EVANGELISTAl Religião & Esoterismo> Evangelhol 17/09/2011 lAcessos: 112

    Poucos conhecem a história do Cristo planetário que a Igreja Católica Apostólica Romana, escondeu de seus fiéis. Deus, o Pai Todo Poderoso, seria o arquitetador do universo, mas a criação da Terra ficou sob a responsabilidade do Cristo, pois esse Espírito Puro, de escol já existia antes da criação do orbe em que vivemos. Ressalte-se que a definição de Espírito são seres inteligentes que povoam o universo e, Deus a inteligência Suprema Causa Primária (primeira) de Todas as coisas.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/12/2013 lAcessos: 22
    Odalberto Domingos Casonatto

    Em setembro os católicos se dedicam ao estudo de um livro Bíblico. O tema de 2014 é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus" observando como ponto de partida as prioridades do Projeto de Evangelização "O Brasil na missão continental" e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão são temas deste mês de setembro de 2014. O lema é: "Ide, fazei discípulos e ensinai" (Mt 28,19-20).

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/08/2014 lAcessos: 54

    AME, E NÃO DESPREZE A SIMPLICIDADE, JESUS CRISTO, NASCEU EM UMA MANJEDOURA, E SENDO ELE SENHOR E MESTRE, TAMBÉM LAVOU OS PÉS DOS DISCÍPULOS. * O ARREBATAMENTO DOS FILHOS DE DEUS, VAI SER ANTES OU DEPOIS DO APARECIMENTO DO ANTICRISTO NO MUNDO? TIRE SUA DÚVIDA.

    Por: EVANGELISTAl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/08/2010 lAcessos: 2,184

    o Senhor nos chamou para sermos sacerdotes e orar por esta nação corrompida e caida, Deus quer um povo que tenha compaixão pelos perdidos,que chora pela Igreja e quarda a noiva de Cristo através do cuidado e amor, Jesus em todo seu ministerio amou a todos e amou ate o fim,em todo tempo serviu e se entregou pela igreja mediante a graça de Deus.

    Por: Alberto Jr.l Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014

    Sendo o casamento uma aliança é preciso se perguntar: "O que posso dar sem me preocupar em ganhar"? Tenha em mente que o casamento há uma vida a perder e outra a ganhar, dar a sua vida para encontrar nela a uma nova vida.

    Por: Joscimar Oliveiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 18

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 16

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 17

    Jesus nos salva a partir do momento em que O aceitamos como nosso Senhor e Salvador. Quando convidamos o Senhor a entrar em nossas vidas, passamos a desfrutar do melhor de Deus. Os problemas, as dificuldades, as tribulações podem vir, não estamos sozinhos "Papai está conosco". .... "Eis que estareis convosco todos os dias, até o final dos tempos" (Mt.28:20)

    Por: Sandra Jassnikerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/08/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    Em setembro os católicos se dedicam ao estudo de um livro Bíblico. O tema de 2014 é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus" observando como ponto de partida as prioridades do Projeto de Evangelização "O Brasil na missão continental" e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão são temas deste mês de setembro de 2014. O lema é: "Ide, fazei discípulos e ensinai" (Mt 28,19-20).

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/08/2014 lAcessos: 54
    José Guimarães

    Artigo focado em comentários que deixam o blogueiro desanimado, triste, sem vontade até para escrever mais artigos. O que você acha de comentários escritos por pessoas do tipo fake, escritos para humilhar o dono do blog ou as pessoas que escrevem e publicam artigos em blogs?

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com foco em pesquisas de intenção de votos feitas por telefone. Pesquisas para saber em quem você vai votar para presidente e governador do seu Estado. Como é feita a pesquisa de intenção de votos. Quem paga para fazer pesquisa de intenção de votos?

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 18/09/2014 lAcessos: 11
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com o objetivo de te ensinar o significado de Opsigamia. Aprender mais palavras da Língua Portuguesa é certamente uma maneira de enriquecer seu vocabulário.

    Por: José Guimarãesl Educação> Línguasl 26/05/2014
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito para compartilhar com você algumas estratégias válidas e confirmadas para enviar visitas ao blog que você cria e administra. Técnicas de SEO são muito importantes para aumentar a audiência de seus blogs. Considere ler artigos de Search Engine Optimization para aprender formas de enviar mais visitas aos seus blogs.

    Por: José Guimarãesl Internet> SEO e SEMl 25/05/2014 lAcessos: 20
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito com base numa reportagem do jornalismo da televisão, sobre os trabalhadores de uma multinacional que sofrem muito com a dor. A dor realmente incomoda muito e quem a tem sabe como é difícil realizar atividades diárias, por mais simples que sejam.

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 08/11/2013 lAcessos: 26
    José Guimarães

    Artigo sobre o que é Marketing de Atração. Como criar estratégias para aparecer mais na internet e ganhar dinheiro usando blogs, perfil em redes sociais e websites de relacionamentos.

    Por: José Guimarãesl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 31/10/2013 lAcessos: 37
    José Guimarães

    Nossa opinião sobre empresas tipo pirâmides financeiras e empresas Marketing Multinível. A primeira paga por indicação de novos membros usando o dinheiro pago pelos primeiros participantes. A segunda paga pela venda dos produtos que seus afiliados vendem.

    Por: José Guimarãesl Internet> Marketing na Internetl 27/10/2013 lAcessos: 27
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast