Estudo da Bíblia Sagrada - Como Interpretar o texto bíblico

05/08/2013 • Por • 4,603 Acessos

Como interpretar o texto da Bíblia

Houve um tempo em que, quando alguém me dizia que Deus conversa conosco ao abrirmos a Bíblia numa página qualquer, eu não acreditava.

Não acreditava porque achava difícil crer que alguém nos diz algo através de umas frases escritas num livro de autores diferentes. A Bíblia foi escrita há muitos anos e, como muitas pessoas acreditam, eu também acreditava que papel aceita tudo e pode conter aquilo que as pessoas escrevem. Ou seja, suas ideias, opiniões e tendências.

Porém, descobri que estava errado!

Hoje essa dúvida não mais existe em mim, quer saber por quê?

Porque aprendi a prestar atenção nas palavras que leio. Aprendi a ler a Bíblia com respeito e a acreditar nas palavras que estão escritas nela. Afinal, por que tantas pessoas morreram afirmando sua crença em Deus? Será que a morte delas não representa nada para nós, hoje em dia?

Vejamos: João Batista, último profeta de Deus do Velho Testamento, teve a cabeça cortada porque aconselhou o rei Herodes a viver conforme os mandamentos da lei de Deus.

Saulo, um homem que perseguia os cristãos, no Novo Testamento, recebeu uma mensagem do Salvador do Mundo por meio de uma visão súbita dizendo: Saulo, por que me persegues?

Depois dessa visão estranha e até então inexplicável Saulo mudou radicalmente sua postura. Mudou de perseguidor para caçador de pessoas que seguem ao Salvador. Mudou de nome e tornou-se Paulo, escritor de diversos livros do Novo Testamento.

O apóstolo Paulo foi transformado em santo pela igreja católica e emprestou seu nome à maior cidade da América do Sul: São Paulo.

Depois disso tudo por que eu ficaria distante da Palavra de Deus?

A Bíblia é composta de vários livros, divididos em capítulos, que por sua vez estão subdivididos em versículos.

Os versículos são frases muitas vezes minúsculas, numeradas em sequência crescente, como estas que transcrevo do capítulo 10, escrito pelo apóstolo Paulo, 1 Coríntios, A guarda dos ídolos:

14. Por isso, amados, fugi da idolatria.

15. Falo como a entendidos; o que digo, julgai vós.

16. O cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do Sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?

Entendeu o que o autor nos quer transmitir? Se buscarmos no dicionário o significado de idolatria, encontraremos:

Idolatria – substantivo feminino. 1. Culto prestado a ídolos; 2. Amor ou paixão exagerada, excessiva.

Logo, o apóstolo nos diz que devemos fugir dos ídolos. E avisa que nos fala porque temos condição de compreender o significado desse ato.

E você tem discernimento de julgar se ele está certo ou não!

Fique com a Paz de Jesus.

Perfil do Autor

José Guimarães

Bacharel e Licenciatura em Matemática pela USJT-SP. Pós-Graduação em Matemática pela PUC-SP. Professor, escritor e blogueiro. Pagou seguro...