EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - Autoria e Título

Publicado em: 18/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 162 |

O Evangelho segundo Marcos é realmente anônimo visto que não especifica seu autor (os títulos dos quatro evangelhos foram adicionados mais tarde). O título Grego, Kata Markon [Kata Markon "Segundo Marcos"] é um acréscimo posterior, mas há clara e forte evidência (externa e interna) que Marcos foi seu autor. "O testemunho unânime dos pais da igreja antiga é que aquele Marcos, o companheiro do apóstolo Pedro, foi o autor." Em 112 d.C., Papias cita Marcos como "o intérprete de Pedro". Dunnett aponta, "Uma comparação do sermão de  Pedro  em Atos 10:36-43 com o Evangelho de Marcos mostra que o primeiro é um esboço da vida de Jesus e que Marcos o amplia acrescentando muito mais detalhes e informações."

Embora Marcos não tenha sido um dos discípulos originais de Cristo, ele foi o filho de Maria, uma mulher de riqueza e posição em Jerusalém (Atos 12:12), um companheiro de Pedro (1 Pe. 5:13), e o primo de Barnabé (Col. 4:10). Essas associações, especialmente sua associação com o Pedro que se constituiu evidentemente na sua fonte de informação, deu autoridade apostólica para o Evangelho de Marcos. O fato de Pedro referir-se a ele como "Marcos, meu filho," (1 Pe. 5:13), pode indicar ter sido ele a leva-lo a Cristo ou ao menos tê-lo batizado.

Somando a isto, ele esteve também em associação com Paulo. Ryrie escreve:

Ele teve o privilégio raro de acompanhar Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária, mas fracassou em ficar com eles na viagem inteira. Por causa isto, Paulo recuso-se a levá-lo na segunda viagem, assim ele foi com o Barnabé para Chipre (Atos 15:38-40). Porém, alguns anos mais tarde ele esteve outra vez com o Paulo (Col. 4:10; Fl. 24), e antes da execução de Paulo ele foi solicitado pelo apóstolo (2 Tm. 4:11). Sua biografia prova que aquela sua falha não o incapacitou a se tornar um instrumento útil.

Alguns estudiosos têm questionado se este Marcos é o mesmo João Marcos mencionado no NT, mas tais questionamentos não estão bem fundamentados e o consenso é de que são a mesma pessoa. "Podemos assumir como praticamente certo que o Marcos que escreveu o Evangelho, aquele mencionado em 1 Pedro 5.13, o Marcos do livro de Atos e das cartas de Paulo são a mesma pessoa"

A conclusão de Sanner é muito oportuna:

"A implicação de tudo isto deve estar clara. Se o primeiro Evangelho surgiu da pena de um homem que tinha contato íntimo como os primeiros líderes da jovem igreja cristã, podemos ter certeza de que ele nos deu um relato preciso e historicamente confiável da vida e do ministério de Jesus. Mais do que isso, podemos ter certeza de que Marcos reflete as crenças e convicções teológicas da primeira geração dos cristãos, o que incluía o testemunho visual das poderosas obras de Jesus. Isto é de uma importância incomensurável. A única esperança do homem está em ‘Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós... ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte..." (At 2.22,24). Uma narrativa confiável dessas boas-novas tem um valor incalculável.

Dados Conhecidos Mediante o Próprio Evangelho

Não há nenhuma informa expressa. Alguns identificam Marcos com aquele jovem que foge nu depois da prisão de Jesus (14.51 ss), mas muitos questionam esta dedução; muitos deduzem que o jovem nu é uma figura simbólica.

É possível ver nas entrelinhas uma forte relação do autor com Pedro. Há detalhes realistas que exigem uma testemunha ocular (1.31,36). Acentuam-se detalhes que deixam Pedro constrangido: "afasta-te de mim..." (8.33); 9.5; 14.30 (anuncio das negações); 14.37 (sono no Getsêmani), 14.68,71 (negações e juramento). Outros se referem a ausência de dados que enalteçam Pedro: caminhar sobre as águas, referências elogiosas de Jesus.

Rev. Ivan Pereira Guedes

 

João F. Walvoord, Roy B. Zuck, editores, O Comentário De Conhecimento Da Bíblia, Livros do Victor, Wheaton, 1985, mídia eletrônica. "Assim é muito forte o testemunho Cristão antigo de que Marcos foi o autor deste evangelho que nós não necessitamos fazermos mais do que aceitarmos este atestado." Isto é citado por Papias, Ireneu, o Cânon de Moratório (mais provavelmente), Clemente de Alexandria, Tertuliano, Origines, e Jerônimo. Daniel B. Wallace, Ph.D. Marcos: Introdução, Argumento, e Esboço, Seminário Teológico de Dallas, mídia eletrônica. A questão aqui é muito simples, ou estes testemunhos são verdadeiros ou estas pessoas mentiram deliberadamente.

Talvez o mais antigo (e certamente o mais importante) dos testemunhos seja o de Papias (112 d.C.), que foi bispo de Hierápolis, na região da Frígia, na Ásia Menor, até cerca de 130 d.C.  Sua afirmação sobre o segundo evangelho encontra-se registrada na História da Igreja (História Ecclesiastica) deEusébio, escrita em 325 d.C.  "E o presbítero costumava dizer isto: ‘Marcos tornou-se intérprete [hermeneutes] de Pedro e escreveu com exatidão tudo aquilo que ele se lembrava, é verdade que não em ordem, das coisas ditas ou feitas pelo Senhor.  Pois ele não tinha ouvido o Senhor nem havia o seguido, mas mais tarde, de acordo como o que eu disse, seguiu Pedro, que costumava ministrar ensino conforme se tornava necessário, mas não organizado, por assim dizer, os pronunciamentos do Senhor, de sorte que Marcos nada fez de errado ao pôr por escrito fatos isolados à medida que se lembrava deles.  De uma coisa ele cuidou: não deixou de fora nada do que ouvira e não fazer nenhuma afirmação falsa'." Desta citação longa, Carson destaca três afirmações importantes: 1) Marcos escreveu o evangelho que, nos dias de Eusébio, era identificado com esse nome;  2) Marcos não foi uma testemunha ocular, mas obteve informações com Pedro;  3) Falta "ordem" ao evangelho de Marcos, o que reflete a natureza esporádica da pregação de Pedro.  Carson, op. cit., p.103. Bittencourt comenta o termo – intérprete: "Há quem o queira entender à luz da terminologia dos judeus. Em suas sinagogas estes recorriam a tradutores (intérpretes), que deviam transladar para a língua vulgar (aramaico ou grego) os textos da Sagrada Escritura previamente lidos em hebraico. Marcos, pois, em Roma, teria traduzido para o grego, língua comum do Império, a pregação aramaica de Pedro. Outros equiparam ‘intérprete' a ‘secretário', atribuindo a Marcos a função de consignar por escrito aquilo que Pedro pregava de viva voz em grego. É possível que o discípulo tenha exercido uma e outra dessas incumbências: a primeira, no inicio da estada de Pedro em Roma, quando o Apóstolo pouco conhecia o grego; a segunda, posteriormente." Estevão Bettencourt. Para Entender os Evangelhos, ed. Agir, Rio de Janeiro, 1960, p.121.

3. A relação de Marcos e Pedro merece atenção especial. A tradição testemunha abundantemente este fato. Papias, como já foi referido, diz que "Marcos era intérprete de Pedro e escreveu cuidadosamente tudo que ele recordou." Clemente de Alexandria diz também que ele escreveu os discursos de Pedro, como ele se lembrou deles. IrineuTertuliano e Jerônimo dizem que todo o estilo de Marcos é uma "interpretação de Pedro".Tertuliano até diz que "o Evangelho publicado por Marcos pode ser considerado o de Pedro, cujo intérprete ele era." E Orígenes é ainda mais enfático: "Marcos escreveu seu Evangelho de acordo com as ordens de Pedro." Todos estes testemunhos concordam em afirmar que Marcos foi dependente de Pedro ao escrever seu Evangelho; eles discordam, porém, sobre o grau de dependência, alguns reivindicam somente que Marcos registrou o que ele lembrou das palavras (sermões e ensinos) de Pedro, e outros, que ele escreveu o que Pedro ditou. Quem esta com a razão? O título do Evangelho contraria a teoria de ditado, pois se Pedro ditou o Evangelho, iria com toda probabilidade ser identificado por seu nome, da mesma maneira que as Epístolas ditadas por Paulo estão universalmente atribuídas a ele. A relação verdadeira do evangelista com o apóstolo é expressa nas palavras: "Marcos era o intérprete de Pedro." Isto não significa que ele acompanhou Pedro em suas jornadas missionárias como um tradutor, traduzindo discursos do Aramaico para o grego (Davidson), ou do grego para o latino (Bleek); mas que ele era estudioso de Pedro e em seu Evangelho interpreta parte da doutrina de Pedro para aqueles que não ouviram o apóstolo.

Sendo Barnabé um levita alguns deduzem que Marcos também seja da linhagem sacerdotal.

Leal desta alguns aspectos do segundo Evangelho que se relacionam diretamente com Pedro: "Lendo o segundo Evangelho, nota-se imediatamente que o autor se fixa duma maneira especial nos factos e pormenores que se relacionam com S. Pedro. O plano geral do Evangelho, é o mesmo que S. Pedro traçou nos seus sermões, conservados por S. Lucas no livro dos Actos, ‘principiando pelo batismo de João, até ao dia em que subiu aos céus' (At 1:21ss.; 10:34-43; cf. Mc 1:1-4; 16, 19ss.). O Senhor começa a sua atuação pública com a vocação de S. Pedro (Mc 1:16-18). Os fatos sucedidos na casa de S. Pedro, em Cafarnaum, estãomais pormenorizados no segundo Evangelho do que nos outros (Mc 1:29-34). Há também fatos indiferentes, que os outros Evangelhos calam, mas que se notam no segundo, porque se trata de fatos nos quais toma parte ativa o Príncipe dos Apostolos (Mc 1:35-38; 5:37-43). Em suma, a atuação de S. Pedro reflete-se muito melhor no segundo Evangelho do que nos outros." João Leal. Os Evangelhos e a Crítica Moderna, Livraria Apostolado da Imprensa, Porto, 1945, pp.171-172.

 Ryrie, op. cit., p. 1574.

C.E.B. Cranfield, Gospel de Mark, in The Interpreter's Dictionary of the Bible (Nova Iorque: Abingdon Press, 1962, v.3, p.268.

A. Elwood Sanner, Comentário Bíblico Beacon, v. 6, CPAD, 2006, p. 219.

"Não acompanhou o Senhor em suas viagens através da Palestina. Isto, porém, não exclui que, morando em Jerusalém, tenha assistido a um ou outro episódio da vida de Jesus;" Estevão Bettencourt, Para Entender os Evangelhos, Ed. Agir, 1960, PP. 119-120.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/evangelho-segundo-marcos-autoria-e-titulo-5038308.html

    Palavras-chave do artigo:

    evangelho

    ,

    marcos

    ,

    autoria

    Comentar sobre o artigo

    Ivan Guedes

    O próprio texto evangélico nos fornece amplas informações sobre seu autor. É preciso apenas procurar sem preconceito ou demagogia escolástica.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 04/11/2010 lAcessos: 179
    Ivan Guedes

    Muitos estudiosos tem dificuldade em aceitar a autoria do primeiro evangelho. Vejamos algumas das objeções.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 04/11/2010 lAcessos: 66
    Ivan Guedes

    O termo "Evangelho" tornou-se comum dentro da comunidade cristã para designar a sua mensagem de salvação. Somente nas cartas paulinas encontramos este termo mais de quarenta vezes, sem contar o termo "evangelizar" também muito utilizado pelo apóstolo.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/07/2011 lAcessos: 138
    Ivan Guedes

    Precisamos aprender com Jesus a forma correta de olharmos para as pessoas - sem ódio e sem complacência.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 21/09/2011 lAcessos: 123
    Ivan Guedes

    O caminho para encontrarmos o autor deste evangelho, como dos demais também, é o da pesquisa literária, evidência interna, e da pesquisa histórica, evidência esterna. Ao final desta estrada, às vezes árdua, poderemos descansar sobre os resultados obtidos.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 17/08/2011 lAcessos: 126
    Ivan Guedes

    Uma das questões mais debatidas em relação a este Evangelho é o que se denomina – Segredo Messiânico.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/07/2011 lAcessos: 183
    Ivan Guedes

    Há muita discussão acadêmica sobre o final do evangelho escrito por Marcos. As versões atuais optaram, acompanhando a tradição literária cristã, o final mais longo.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/07/2011 lAcessos: 62
    Ivan Guedes

    Quando identificamos as palavras importantes de um texto fica mais fácil compreendermos a mensagem central que o escritor esta comunicando.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/07/2011 lAcessos: 97
    Ivan Guedes

    Um dos temas mais fascinantes do Evangelho se relaciona com as duas naturezas de Jesus. Os evangelistas jamais tentaram explicar este mistério, apenas atestam em seus registros que Jesus era simultaneamente Humano e Divino.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/07/2011 lAcessos: 102
    Pr. Fabiano Carvalho

    É lamentável ver que muitas igrejas não tem ordem de Culto, as vezes em igrejas grandes e conhecidas, há conversas e cochichos sem fim nos cultos públicos

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/10/2014

    Nesta aula estudaremos a intervenção de Deus durante o reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia em 605 a.C, quando Daniel com a idade aproximadamente de 20 anos de idade, recebe a revelação de Deus sobre o conteúdo do sonho e interpretação que aquele rei havia sonhado. Se trata da cronologia dos acontecimentos mundiais, desde o seu reinado até o reino de Cristo sobre a Terra, que chamamos de Milênio.

    Por: alan fabianol Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/10/2014

    o Senhor nos chamou para sermos sacerdotes e orar por esta nação corrompida e caida, Deus quer um povo que tenha compaixão pelos perdidos,que chora pela Igreja e quarda a noiva de Cristo através do cuidado e amor, Jesus em todo seu ministerio amou a todos e amou ate o fim,em todo tempo serviu e se entregou pela igreja mediante a graça de Deus.

    Por: Alberto Jr.l Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014

    Sendo o casamento uma aliança é preciso se perguntar: "O que posso dar sem me preocupar em ganhar"? Tenha em mente que o casamento há uma vida a perder e outra a ganhar, dar a sua vida para encontrar nela a uma nova vida.

    Por: Joscimar Oliveiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 26

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 19

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 22
    Ivan Guedes

    A nossa grande dificuldade em compreender a Bondade de Deus é porque nós não somos bons. A nossa natureza decaída perdeu a capacidade de sermos naturalmente bons. O nosso caráter, diferentemente de Deus, é mau e reproduz esta maldade em tudo que fazemos ou pensamos em fazer [quantos pensamentos maus você teve hoje e quantos pensamentos bons?]. A bondade não está em nosso caráter. Toda nossa bondade vem de Deus, é a bondade de Deus sendo manifestada em nós a razão pela qual ainda em alguns moment

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/08/2013 lAcessos: 18
    Ivan Guedes

    A Bíblia é sobre Deus e não sobre o ser humano; sua mensagem tem como único centro Deus e Seu Propósito eterno. Ela começa com Deus, na Criação, e conclui sua mensagem com Deus na Nova Criação. O ser humano entra como parte integrante da Criação, ainda que distintivamente, pois é o único ser na terra e no céu que recebeu a imagem e semelhança de Deus.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/08/2013 lAcessos: 26
    Ivan Guedes

    O fato de Deus optar por pessoas para comunicar Sua mensagem a outras pessoas é muito significativo. Eles foram pessoas comuns, que exerciam atividades comuns (ex. Amós era boiadeiro e agricultor) e que em determinado momento foram incumbidos por Deus para transmitirem uma mensagem especifica para uma ou mais pessoas. Usaram palavras comuns de maneira que todas as pessoas pudessem ouvir com toda clareza. Na grande maioria das vezes a mensagem foi proclamada sem qualquer ação sobrenatural.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2013 lAcessos: 21
    Ivan Guedes

    O caminho de sua casa até onde Ele estava hospedado não era longo, apenas algumas ruas, mas naquele momento cada passo seu parecia demorar um quilometro. Sua mente estava agitada como nunca antes. Havia tantas questões a serem debatidas, mas seleciona-las e organiza-las por ordem de importância tinha lhe tomado muito tempo nestes últimos dias, e cada vez que repensava a ordem das questões se alteravam. Por fim resolvera que o primeiro assunto que abordaria seria a respeito do Reino de Deus.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 29
    Ivan Guedes

    O Talmud é um conjunto de sessenta e três livros legais, éticos e históricos, escritos pelos antigos rabis. Foi publicado no ano de 499 d.C. nas academias religiosas na Babilônia, onde vivia a maior parte dos judeus daquela época.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 03/04/2013 lAcessos: 40
    Ivan Guedes

    O livro de Josué é fundamental, para uma compreensão dos relatos contidos nos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco (Gn a Dt), e os demais livros que chamamos de históricos e que vai até o livro de Ester.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 39
    Ivan Guedes

    Uma das questões mais espinhentas do livro de Josué, e de toda a bíblica, é a ordem explicita que Deus deu a Moisés e posteriormente reiterada a Josué, de que ao entrarem na terra de Canaã eles deveriam exterminar todos os antigos moradores. Como conciliar esta ordem tão violenta e cruel, com a mensagem de "não matarás" e principalmente "ama o teu próximo"?

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 38
    Ivan Guedes

    A Páscoa, ainda que não tenha um apelo comercial tão forte, pois trata de um tema não muito apreciado e fácil de ser vendida, a morte, tendo como símbolo uma cruz cruenta, também vem sofrendo o mesmo processo de apropriação por parte das aves de rapina do Mercado.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 27
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast