EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - Destinatários

Publicado em: 27/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 143 |

Destinatários: Marcos escreve para cristãos provenientes do mundo gentílico, pois não se prende em demasia nas questões da Lei mosaica, que não interessam aos seus leitores e tem o cuidado de explicar os costumes judaicos, que seus leitores desconhecem e por isso necessitam de uma explicação. Outro aspecto interessante é que neste evangelho os pagãos não são mencionados de forma negativa e em muitos casos são colocados como exemplos positivos (comparar MT 15.21-28 com Mc 7.24-30). Também indica com mais clareza a abrangência mundial do evangelho (Mc 11.17; 13.10).

Fontes: Marcos escreve a partir das memórias de Pedro e com base em relatos dos demais testemunhos apostólicos. Com toda probabilidade também se apoio nas tradições orais e nos agora famosos "logia" que são extratos de registros isolados de ditos de Jesus (um ensino, uma parábola, um milagre...). Assim também conclui Sanner: "Portanto, as fontes de Marcos foram principalmente a pregação e o ministério de ensino de Pedro, combinados com elementos da tradição oral e das suas próprias lembranças pessoais, e possivelmente com alguns documentos escritos".

 

Lugar: Ireneu, Clemente de Alexandria e Epifânio situam o lugar da composição emRoma. Em relação à tradição mais antiga surge apenas o Egito, mencionado por Crisóstomo (440 d.C.). Existe também a possibilidade de que houvera sido escrito na em Antioquia, que está próximo da Palestina e dada a relação de Pedro com esta cidade e por se tratar de um centro da cultura romana naquela época; ainda outra possibilidade é Cesaréia (Kümmel) que por ser uma cidade localizada na Palestina, mas que tinha seu ambiente totalmente romanizado por ser o centro administrativo do império, explicando os latinismos contidos no evangelho.

Idioma: Marcos escreve em grego, que a esta altura já estava amplamente inserida na cultura judaica, principalmente daqueles que viviam fora da região da palestina. Se seus leitores são de origem gentílica torna-se natural a opção da língua grega. Seu evangelho é o menos sistemático e o mais pobre em estilo literário sendo redigido em estilo coloquial. Utiliza muito o presente histórico e seu vocabulário é reduzido e muito espontâneo.

                                                                                                 Rev. Ivan Pereira Guedes

"De acordo com Papias, bispo de Hioerápolis (aproximadamente em 140 d.C.), Marcos foi o intérprete de Pedro, e escreveu um relato preciso de todas as coisas de que ele se lembrava da pregação e dos ensinos de Simão. Esta opinião é confirmada por vários escritores do século II.

Segundo a crítica da forma houve um longo período, antes do evangelho segundo Marcos, em que a mensagem do evangelho circulava apenas na forma oral (kerigma-pregação)

Sanner, A. Elwood. Comentário Bíblico Beacon, v.6, Ed. CPAD, 2006, p.221.

"O prólogo antimarcionista de Marcos (final do século II) afirma que Marcos escreveu o evangelho ‘nas regiões da Itália' E Carson coloca tanto os argumentos que defende esta tese, como também os argumentos contrários. Carson, D. A. Introdução ao Novo Testamento, Ed. Vida Nova, 2001, p.107.

Esta opnião de Crisóstomo pode ter sido induzida por inferência equivocada de Eusébio (H.E. 2.16.1) "Afirma-se que Marcos foi a primeira pessoa a dirigir-se ao Egito e a ali pregar o evangelho que ele próprio escreveu". Carson, D. A. op.cit., p.108.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/evangelho-segundo-marcos-destinatarios-5071229.html

    Palavras-chave do artigo:

    evangelho

    ,

    marcos

    ,

    destinatarios

    Comentar sobre o artigo

    Ivan Guedes

    Cada evangelista tinha o seu público alvo e por isso ainda que tenham uma narrativa comum elaboram seus escritos visando comunicar da melhor maneira possível sua mensagem aos seus primeiros leitores.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 04/11/2010 lAcessos: 213
    Ivan Guedes

    Uma das questões comum ao leitor da Bíblia é: Por que quatro Evangelhos? Não seria suficiente apenas um? E quando comparados há uma tendência de menosprezar o evangelho escrito por Marcos, pois é o menor e o material nele contido praticamente pode ser encontrado nos outros dois sinóticos (Mt e Lc).

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/07/2011 lAcessos: 180
    Ivan Guedes

    O evangelista Marcos registra diversos acontecimentos e ensinos de Jesus aleatoriamente ou os organiza de forma estrutural? Uma simples leitura revela que o escritor tem um padrão e uma estrutura literária, e quando se percebe qual é sua mensagem fica muito mais clara.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/07/2011 lAcessos: 161
    Ivan Guedes

    Os titulos encontrados em nossas bíblias identificam os escritores destes evangelhos? Veja as discussões quanto a estes aspectos literários.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 358
    Pr. Fabiano Carvalho

    É lamentável ver que muitas igrejas não tem ordem de Culto, as vezes em igrejas grandes e conhecidas, há conversas e cochichos sem fim nos cultos públicos

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/10/2014

    Nesta aula estudaremos a intervenção de Deus durante o reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia em 605 a.C, quando Daniel com a idade aproximadamente de 20 anos de idade, recebe a revelação de Deus sobre o conteúdo do sonho e interpretação que aquele rei havia sonhado. Se trata da cronologia dos acontecimentos mundiais, desde o seu reinado até o reino de Cristo sobre a Terra, que chamamos de Milênio.

    Por: alan fabianol Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/10/2014

    o Senhor nos chamou para sermos sacerdotes e orar por esta nação corrompida e caida, Deus quer um povo que tenha compaixão pelos perdidos,que chora pela Igreja e quarda a noiva de Cristo através do cuidado e amor, Jesus em todo seu ministerio amou a todos e amou ate o fim,em todo tempo serviu e se entregou pela igreja mediante a graça de Deus.

    Por: Alberto Jr.l Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014

    Sendo o casamento uma aliança é preciso se perguntar: "O que posso dar sem me preocupar em ganhar"? Tenha em mente que o casamento há uma vida a perder e outra a ganhar, dar a sua vida para encontrar nela a uma nova vida.

    Por: Joscimar Oliveiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 26

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 20

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 23
    Ivan Guedes

    A nossa grande dificuldade em compreender a Bondade de Deus é porque nós não somos bons. A nossa natureza decaída perdeu a capacidade de sermos naturalmente bons. O nosso caráter, diferentemente de Deus, é mau e reproduz esta maldade em tudo que fazemos ou pensamos em fazer [quantos pensamentos maus você teve hoje e quantos pensamentos bons?]. A bondade não está em nosso caráter. Toda nossa bondade vem de Deus, é a bondade de Deus sendo manifestada em nós a razão pela qual ainda em alguns moment

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/08/2013 lAcessos: 18
    Ivan Guedes

    A Bíblia é sobre Deus e não sobre o ser humano; sua mensagem tem como único centro Deus e Seu Propósito eterno. Ela começa com Deus, na Criação, e conclui sua mensagem com Deus na Nova Criação. O ser humano entra como parte integrante da Criação, ainda que distintivamente, pois é o único ser na terra e no céu que recebeu a imagem e semelhança de Deus.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/08/2013 lAcessos: 26
    Ivan Guedes

    O fato de Deus optar por pessoas para comunicar Sua mensagem a outras pessoas é muito significativo. Eles foram pessoas comuns, que exerciam atividades comuns (ex. Amós era boiadeiro e agricultor) e que em determinado momento foram incumbidos por Deus para transmitirem uma mensagem especifica para uma ou mais pessoas. Usaram palavras comuns de maneira que todas as pessoas pudessem ouvir com toda clareza. Na grande maioria das vezes a mensagem foi proclamada sem qualquer ação sobrenatural.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2013 lAcessos: 21
    Ivan Guedes

    O caminho de sua casa até onde Ele estava hospedado não era longo, apenas algumas ruas, mas naquele momento cada passo seu parecia demorar um quilometro. Sua mente estava agitada como nunca antes. Havia tantas questões a serem debatidas, mas seleciona-las e organiza-las por ordem de importância tinha lhe tomado muito tempo nestes últimos dias, e cada vez que repensava a ordem das questões se alteravam. Por fim resolvera que o primeiro assunto que abordaria seria a respeito do Reino de Deus.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 29
    Ivan Guedes

    O Talmud é um conjunto de sessenta e três livros legais, éticos e históricos, escritos pelos antigos rabis. Foi publicado no ano de 499 d.C. nas academias religiosas na Babilônia, onde vivia a maior parte dos judeus daquela época.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 03/04/2013 lAcessos: 40
    Ivan Guedes

    O livro de Josué é fundamental, para uma compreensão dos relatos contidos nos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco (Gn a Dt), e os demais livros que chamamos de históricos e que vai até o livro de Ester.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 39
    Ivan Guedes

    Uma das questões mais espinhentas do livro de Josué, e de toda a bíblica, é a ordem explicita que Deus deu a Moisés e posteriormente reiterada a Josué, de que ao entrarem na terra de Canaã eles deveriam exterminar todos os antigos moradores. Como conciliar esta ordem tão violenta e cruel, com a mensagem de "não matarás" e principalmente "ama o teu próximo"?

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 38
    Ivan Guedes

    A Páscoa, ainda que não tenha um apelo comercial tão forte, pois trata de um tema não muito apreciado e fácil de ser vendida, a morte, tendo como símbolo uma cruz cruenta, também vem sofrendo o mesmo processo de apropriação por parte das aves de rapina do Mercado.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 27
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast