José De Arimatéia

Publicado em: 26/02/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 4,073 |

                 JOSÉ DE ARIMATÉIA

Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, rogou a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu. Foi, pois e tirou o corpo de Jesus. Acompanhou-o Nicodemos, (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com aromas, como os judeus costumam  sepultar. “

                                                                     João, 19 38-40

                                      José de Arimatéia nasceu em Rama, chamada pelos gregos de Arimatéia. Seu pai chamava-se José e era negociante de tecidos, profissão muito rentável naquela época, já que os judeus davam muita importância às vestes. Sua mãe chamava-se Ruth, era uma mulher bonita e de estatura mediana. Ela trabalhava com tecidos e moia grãos.

                                      José de Arimatéia se tornou tecelão, a profissão do pai.  As primeiras letras sagradas foram dadas pelo pai. Mais tarde tomou aulas com o mestre ou Hazzan. As mulheres aquele tempo ficavam impedidas de receberem as letras.

                                      O casamento era obrigatório naquele tempo. O rapaz, geralmente com 18 anos e a moça com 12 ou 13 anos. O pai do moço é quem escolhia a moça para o filho. Com José não houve problema já que seu pai escolheu a colega de infância de Arimatéia por nome Débora, filha de Ezequiel.

                                      Com a morte do pai, Arimatéia muda-se para Jerusalém onde seu pai possuía um pequeno empório. Jerusalém era considerada a capital do mundo judeu. Jerusalém está ligada a religião.  Havia o grande templo de Iahweh onde a autoridade máxima era o sumo sacerdote.

                                      Arimatéia freqüentava o templo construído por Herodes, o grande. O primeiro templo foi construído por Salomão e destruído por Nabucodonosor, o segundo foi construído pelo egresso do exílio da Babilônia e o terceiro foi construído por Herodes. Os romanos deixaram a administração religiosa e civil para os Judeus que criaram o grande Sinédrio composto de setenta e um líderes, incluindo o presidente que era o próprio sumo sacerdote. Havia também o pequeno Sinédrio composto de vinte e três juízes e que existia em quase todas as cidades da Judéia e da Galiléia. 

                                      Arimatéia era muito amigo de Nicodemos com quem tinha longas conversas. Débora também era muito amiga de Damaris, mulher de Nicodemos. Foi com Nicodemos que José ficou sabendo da existência de Jesus – o novo profesta, e se interessou muito pelo mestre. Também era amigo do velho Zebedeu, marido de Salomé com quem tinha dois filhos: João e Tiago.

                   Como Arimatéia era também membro do Sinédrio, foi convidado uma vez por Anãs para uma reunião em sua casa. Na reunião estava Anãs, o rabi Gamaliel, o amigo Nicodemos, o rabi Eliazar, Salatiel bar Eliakhim, um escriba e mais três ou quatro pessoas. Era para decidir sobre os destinos de Jesus, pois Caifás estava muito preocupado com a pregação de Jesus que estava angariando muitas ovelhas.

                   Arimatéia ficou muito preocupado com o que ouviu lá no Sidedrio e resolveu procurar a mãe de Jesus – Maria. Na casa dela encontrou o menino Tiago que chamou a mãe. Ele pediu que Maria aconselhasse Jesus sobre o perigo que estava passando, mas Maria disse que Jesus sabia o que estava fazendo e do perigo que estava passando. Que não se preocupasse com ele.

                   No grande Sinédrio, Arimatéia e Nicodemos procuram defender Jesus de todas as formas. Não conseguiram porque o sumo sacerdote Caifás estava mesmo disposto a matar Jesus. A causa principal é que o seu rebanho perdia força a cada dia e a de Jesus aumentava assustadoramente.

                   De longe Arimatéia acompanhou o drama de Jesus, tentando fazer alguma coisa, mas estava impotente diante da situação. Depois de enterrar Jesus, ele passou o que tinha a seu filho, pegou o Cálice da última ceia de Cristo que estava com ele e resolveu partir pelo mundo a pregar a boa nova do Cristo.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/jose-de-arimateia-1912650.html

    Palavras-chave do artigo:

    arimateia

    Comentar sobre o artigo

    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sabia se que seu nome denominado de José, entretanto, Arimateia referia-se a cidade na qual ele nasceu. O que se conhece pela antiga historiografia. Arimateia era uma cidade relativamente próspera para época da região da Judeia.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 10/04/2013 lAcessos: 35
    MONICA GAZZARRINI

    Qual o significado da crucificação, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo para cada um de nós, ainda nos dias de hoje?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2011 lAcessos: 58
    Escritorcampos

    Dedico esta obra a todos aqueles que se colo­cam no caminho da vida com a benigna coragem de lutar com singela sinceridade d'alma, sem arredar o pé da luta, sempre pautando pelo amor ao próximo.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 408
    frei fernancio

    O presente trabalho tem como objetivo discutir a participação popular na Lei Orgânica do Município de Lagoa de São Francisco. Teve como inspiração a prática política participativa com as lideranças comunitárias da cidade Lagoa de São Francisco desmembrada de Pedro II, em 1995. Neste artigo busca compreender os direitos que são necessários para aplicar o Cidadania com a necessidade de conhecer os direitos. O Estado significa poder tirado do povo com objetivo de criar leis e depois proibir atos qu

    Por: frei fernanciol Direitol 20/07/2009 lAcessos: 1,671

    Como era composto o sinédrio ao tempo de Jesus. O que queriam os seus chefes? Tinham medo de perder o poder? Por que condenaram Jesus?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 04/02/2010 lAcessos: 4,755
    Escritorcampos

    Dedicamos este livro, ao qual não podemos nem sequer chamá-lo de singelo, já que o dedicamos ao Maior, a Deus o grande Pai amorável, que nos enviou o seu Unigênito Filho Jesus, para nos dar a sua vida, para que tenhamos a maior de todas as riquezas o: Amor! "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei." - JESUS

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/05/2010 lAcessos: 1,081
    Escritorcampos

    Esta obra traz no âmago a força oculta do esoterismo, que dá exatamente o carisma pessoal ao seu seguidor, atente sobre isto! Este livro não enumera aquelas regras chatas e decorativas, apenas fala dos fatos práti­cos ocorri­dos com o vendedor e escritor de dezenas de obras motivacionais & extra-sensoriais. Sem a intenção jactanciosa de falar de si mesmo, e, de quem chegou à terceira idade, consciente de que já ultrapassou mais da metade do caminho de qualq

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 04/05/2010 lAcessos: 38
    Escritorcampos

    Aqui, amigo leitor, você irá encontrar os 15 manda­mentos que o elevarão ao pódio do sucesso, seja curi­oso ao menos, veja de que se trata. "BEST SELLER" (INTERNACIONAL)

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/03/2010 lAcessos: 778
    Odalberto Domingos Casonatto

    O nascimento de Jesus nas suas circunstâncias e simbolismos continuam a cegar a humanidade. Homem e mulheres de todas as nações, raças, denominações religiosas e incrédulos continuam cegos no indicativo da simplicidade da gruta de Belém e da manjedoura. As barreiras da aproximação que Jesus aboliu com seu nascimento, humilde, pobre e numa manjedoura são agora erguidas pelos homens e mulheres que não querer conhecer sua mensagem transformadora.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/11/2011 lAcessos: 1,231
    Pr. Fabiano Carvalho

    É lamentável ver que muitas igrejas não tem ordem de Culto, as vezes em igrejas grandes e conhecidas, há conversas e cochichos sem fim nos cultos públicos

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/10/2014

    Nesta aula estudaremos a intervenção de Deus durante o reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia em 605 a.C, quando Daniel com a idade aproximadamente de 20 anos de idade, recebe a revelação de Deus sobre o conteúdo do sonho e interpretação que aquele rei havia sonhado. Se trata da cronologia dos acontecimentos mundiais, desde o seu reinado até o reino de Cristo sobre a Terra, que chamamos de Milênio.

    Por: alan fabianol Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/10/2014

    o Senhor nos chamou para sermos sacerdotes e orar por esta nação corrompida e caida, Deus quer um povo que tenha compaixão pelos perdidos,que chora pela Igreja e quarda a noiva de Cristo através do cuidado e amor, Jesus em todo seu ministerio amou a todos e amou ate o fim,em todo tempo serviu e se entregou pela igreja mediante a graça de Deus.

    Por: Alberto Jr.l Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014

    Sendo o casamento uma aliança é preciso se perguntar: "O que posso dar sem me preocupar em ganhar"? Tenha em mente que o casamento há uma vida a perder e outra a ganhar, dar a sua vida para encontrar nela a uma nova vida.

    Por: Joscimar Oliveiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 26

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 20

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 23

    O que é que os espíritos abnegados fazem no mundo espiritual? Quais são os tipos de trabalhos realizados em cima de cada centro? Aqui temos uma pequena noção do que os espíritos fazem.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 27/04/2014 lAcessos: 26

    As causas principais para as mortes prematuras dos bebês. Aqui temos algumas informações importantes e as causas principais.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 29

    Falta de estudos, falta de informações, analfabetismo, falta de força de vontade, a procura de um salvador da pátria faz com que a ingenuidade do povo brasileiro se torna alarmante a ponto de qualquer um tepeá-lo levando-o a sérios problemas.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 25

    Fé e crença não é a mesma coisa. Existem algumas diferenças. Elas estão interligadas e uma está em relação a outra. Veremos a diferença entre os dois conceitos.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 20/04/2014

    Ele foi dar queixa à delegacia, mas os policiais não entenderam o que ele queria dizer, mas levaram uma ambulância para o socorro. Chegando lá a surpresa foi enorme.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Literatura> Ficçãol 18/04/2014 lAcessos: 21

    Quem era a mulher adúltera da Bíblia? O que realmente ela fez? Existia um culpado para que ela vives assim?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 16/04/2014

    O nosso pobre Chico fez uma programação espiritual, mas aqui chegando fez tudo errado. O que vai acontecer com ele agora?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014 lAcessos: 14

    No começo a obsessão pode ter cura, mas se deixar muito tempo pode se tornar uma subjugação e a situação pode ficar muito mais difícil.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014 lAcessos: 20

    Comments on this article

    0
    gentil chini 26/03/2011
    Jose de Arimatéia tem tudo a ver com a "ressureição" de Jesus. Será que Ele morreu na cruz? ou apenas desmaiou pelos sofrimentos, e José percebendo isso pediu autorização para desce-Lo da Cruz ainda com vida, guardando-O em seu sepulcro?. É de se pensar bem.
    0
    Jorge 27/12/2010
    Uma grande montanha ardendo em chamas descerá do céu aliviando os sofrimentos que há entre aqueles que temem o que foi dito pelos profetas e, completará dizimando as mentiras, hipocrisias e, todos os motivos que levaram a guerra entre os povos, as dores para os inocentes serão revertidas em júbilo aos que acreditam na verdade a qual está estampada em nossos dias e insistimos em esconde-la através do individualismo possesivo!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast