José De Arimatéia

Publicado em: 26/02/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 4,169 |

                 JOSÉ DE ARIMATÉIA

Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, rogou a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu. Foi, pois e tirou o corpo de Jesus. Acompanhou-o Nicodemos, (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com aromas, como os judeus costumam  sepultar. “

                                                                     João, 19 38-40

                                      José de Arimatéia nasceu em Rama, chamada pelos gregos de Arimatéia. Seu pai chamava-se José e era negociante de tecidos, profissão muito rentável naquela época, já que os judeus davam muita importância às vestes. Sua mãe chamava-se Ruth, era uma mulher bonita e de estatura mediana. Ela trabalhava com tecidos e moia grãos.

                                      José de Arimatéia se tornou tecelão, a profissão do pai.  As primeiras letras sagradas foram dadas pelo pai. Mais tarde tomou aulas com o mestre ou Hazzan. As mulheres aquele tempo ficavam impedidas de receberem as letras.

                                      O casamento era obrigatório naquele tempo. O rapaz, geralmente com 18 anos e a moça com 12 ou 13 anos. O pai do moço é quem escolhia a moça para o filho. Com José não houve problema já que seu pai escolheu a colega de infância de Arimatéia por nome Débora, filha de Ezequiel.

                                      Com a morte do pai, Arimatéia muda-se para Jerusalém onde seu pai possuía um pequeno empório. Jerusalém era considerada a capital do mundo judeu. Jerusalém está ligada a religião.  Havia o grande templo de Iahweh onde a autoridade máxima era o sumo sacerdote.

                                      Arimatéia freqüentava o templo construído por Herodes, o grande. O primeiro templo foi construído por Salomão e destruído por Nabucodonosor, o segundo foi construído pelo egresso do exílio da Babilônia e o terceiro foi construído por Herodes. Os romanos deixaram a administração religiosa e civil para os Judeus que criaram o grande Sinédrio composto de setenta e um líderes, incluindo o presidente que era o próprio sumo sacerdote. Havia também o pequeno Sinédrio composto de vinte e três juízes e que existia em quase todas as cidades da Judéia e da Galiléia. 

                                      Arimatéia era muito amigo de Nicodemos com quem tinha longas conversas. Débora também era muito amiga de Damaris, mulher de Nicodemos. Foi com Nicodemos que José ficou sabendo da existência de Jesus – o novo profesta, e se interessou muito pelo mestre. Também era amigo do velho Zebedeu, marido de Salomé com quem tinha dois filhos: João e Tiago.

                   Como Arimatéia era também membro do Sinédrio, foi convidado uma vez por Anãs para uma reunião em sua casa. Na reunião estava Anãs, o rabi Gamaliel, o amigo Nicodemos, o rabi Eliazar, Salatiel bar Eliakhim, um escriba e mais três ou quatro pessoas. Era para decidir sobre os destinos de Jesus, pois Caifás estava muito preocupado com a pregação de Jesus que estava angariando muitas ovelhas.

                   Arimatéia ficou muito preocupado com o que ouviu lá no Sidedrio e resolveu procurar a mãe de Jesus – Maria. Na casa dela encontrou o menino Tiago que chamou a mãe. Ele pediu que Maria aconselhasse Jesus sobre o perigo que estava passando, mas Maria disse que Jesus sabia o que estava fazendo e do perigo que estava passando. Que não se preocupasse com ele.

                   No grande Sinédrio, Arimatéia e Nicodemos procuram defender Jesus de todas as formas. Não conseguiram porque o sumo sacerdote Caifás estava mesmo disposto a matar Jesus. A causa principal é que o seu rebanho perdia força a cada dia e a de Jesus aumentava assustadoramente.

                   De longe Arimatéia acompanhou o drama de Jesus, tentando fazer alguma coisa, mas estava impotente diante da situação. Depois de enterrar Jesus, ele passou o que tinha a seu filho, pegou o Cálice da última ceia de Cristo que estava com ele e resolveu partir pelo mundo a pregar a boa nova do Cristo.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/jose-de-arimateia-1912650.html

    Palavras-chave do artigo:

    arimateia

    Comentar sobre o artigo

    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sabia se que seu nome denominado de José, entretanto, Arimateia referia-se a cidade na qual ele nasceu. O que se conhece pela antiga historiografia. Arimateia era uma cidade relativamente próspera para época da região da Judeia.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 10/04/2013 lAcessos: 57
    MONICA GAZZARRINI

    Qual o significado da crucificação, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo para cada um de nós, ainda nos dias de hoje?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2011 lAcessos: 69
    Escritorcampos

    Dedico esta obra a todos aqueles que se colo­cam no caminho da vida com a benigna coragem de lutar com singela sinceridade d'alma, sem arredar o pé da luta, sempre pautando pelo amor ao próximo.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 414
    frei fernancio

    O presente trabalho tem como objetivo discutir a participação popular na Lei Orgânica do Município de Lagoa de São Francisco. Teve como inspiração a prática política participativa com as lideranças comunitárias da cidade Lagoa de São Francisco desmembrada de Pedro II, em 1995. Neste artigo busca compreender os direitos que são necessários para aplicar o Cidadania com a necessidade de conhecer os direitos. O Estado significa poder tirado do povo com objetivo de criar leis e depois proibir atos qu

    Por: frei fernanciol Direitol 20/07/2009 lAcessos: 1,685

    Como era composto o sinédrio ao tempo de Jesus. O que queriam os seus chefes? Tinham medo de perder o poder? Por que condenaram Jesus?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 04/02/2010 lAcessos: 4,835
    Escritorcampos

    Dedicamos este livro, ao qual não podemos nem sequer chamá-lo de singelo, já que o dedicamos ao Maior, a Deus o grande Pai amorável, que nos enviou o seu Unigênito Filho Jesus, para nos dar a sua vida, para que tenhamos a maior de todas as riquezas o: Amor! "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei." - JESUS

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/05/2010 lAcessos: 1,100
    Escritorcampos

    Esta obra traz no âmago a força oculta do esoterismo, que dá exatamente o carisma pessoal ao seu seguidor, atente sobre isto! Este livro não enumera aquelas regras chatas e decorativas, apenas fala dos fatos práti­cos ocorri­dos com o vendedor e escritor de dezenas de obras motivacionais & extra-sensoriais. Sem a intenção jactanciosa de falar de si mesmo, e, de quem chegou à terceira idade, consciente de que já ultrapassou mais da metade do caminho de qualq

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 04/05/2010 lAcessos: 52
    Escritorcampos

    Aqui, amigo leitor, você irá encontrar os 15 manda­mentos que o elevarão ao pódio do sucesso, seja curi­oso ao menos, veja de que se trata. "BEST SELLER" (INTERNACIONAL)

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/03/2010 lAcessos: 794
    Odalberto Domingos Casonatto

    O nascimento de Jesus nas suas circunstâncias e simbolismos continuam a cegar a humanidade. Homem e mulheres de todas as nações, raças, denominações religiosas e incrédulos continuam cegos no indicativo da simplicidade da gruta de Belém e da manjedoura. As barreiras da aproximação que Jesus aboliu com seu nascimento, humilde, pobre e numa manjedoura são agora erguidas pelos homens e mulheres que não querer conhecer sua mensagem transformadora.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/11/2011 lAcessos: 1,330
    José Guimarães

    Artigo escrito com base nos livros do Evangelho de Jesus Cristo. Quando Jesus disse que não devemos julgar para não sermos julgados, Ele nos alertou para que não cometamos esse erro, tão comum nos dias de hoje.

    Por: José Guimarãesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/03/2015
    Florindo Paciência Buenda

    Jesus não nos aconselha a desistir mas sim precistir ainda que as coisas não vá bem.

    Por: Florindo Paciência Buendal Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/03/2015 lAcessos: 15
    JHALYSON BRITO LIRA

    O mundo está repleto de desafios. O homem neste contexto busca marcar a sua presença de alguma forma. Para aqueles que decidiram seguir a Jesus Cristo há necessidade de preparação com base em princípios e treinamento (prática das escrituras) munidos de estratégias. Somente mesmo os ensinamentos bíblicos para condução de todas as ações que o indivíduo necessita para ter um vida plena com Deus.

    Por: JHALYSON BRITO LIRAl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/03/2015 lAcessos: 27
    Alexandre

    Deus sustenta todos que estão abatidos e precisam de sua ajuda, e os levantam em prol do seu verdadeiro amor. Muitos estão fracos sem saída e precisam Dele.

    Por: Alexandrel Religião & Esoterismo> Evangelhol 23/02/2015 lAcessos: 13

    Uma proposição a respeito do assunto visando retirar o véu de misticismo que o envolve. O significado real para a citação Filho do Homem é a de uma alma com iluminação. Muitos são aqueles que estão encarnados hoje como Filhos do Homem, basta retirar o véu para poder enxergar sem medo o real sentido.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/01/2015 lAcessos: 15
    Pr. Fabiano Carvalho

    Como orar com imposição de mãos? Muitos acham que é uma atitude sem significado impor as mãos sobre alguém para orar, mas ao olharmos atentamente para os momentos em que isso foi feito na Bíblia iremos perceber que orar desta forma envolve grande importância, grande responsabilidade

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/01/2015 lAcessos: 35
    JUNIOR OMNI

    Porém, ao usarem o "ÂNUS" nas relações sexuais, Deus jamais poderia apoiá-los nessa prática sexual depravada. A qual os ATIVISTAS GAYS querem defender como se fosse NORMAL. . . ABRA OS OLHOS E NÃO USE TEXTOS BÍBLICOS SEM O SEU DEVIDO CONTEXTO, só para mostrar aos outros, o que você quer. . . QUALQUER EUNUCO QUE FIZESSE "Sexo Anal". ESTARIA PECANDO CONTRA DEUS. Pois a prática do sexo anal, chama-se "SODOMIA". E Deus destruiu com fogo e enxofre as cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra - Gêne 19

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/01/2015 lAcessos: 28

    Não é raro que olhamos para dentro de nós e deparamo-nos com situações escuras de pecados, desarmonias e de desencontros, de angustias e memorias retorcidas, de preocupações e ansiedades perfurantes... E nos perguntamos: como vamos vencer? Como vamos superar, como vamos atravessar tal vale profundo?

    Por: Fernando Martinsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/12/2014 lAcessos: 34

    O que é que os espíritos abnegados fazem no mundo espiritual? Quais são os tipos de trabalhos realizados em cima de cada centro? Aqui temos uma pequena noção do que os espíritos fazem.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 27/04/2014 lAcessos: 42

    As causas principais para as mortes prematuras dos bebês. Aqui temos algumas informações importantes e as causas principais.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 52

    Falta de estudos, falta de informações, analfabetismo, falta de força de vontade, a procura de um salvador da pátria faz com que a ingenuidade do povo brasileiro se torna alarmante a ponto de qualquer um tepeá-lo levando-o a sérios problemas.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 45

    Fé e crença não é a mesma coisa. Existem algumas diferenças. Elas estão interligadas e uma está em relação a outra. Veremos a diferença entre os dois conceitos.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 20/04/2014 lAcessos: 25

    Ele foi dar queixa à delegacia, mas os policiais não entenderam o que ele queria dizer, mas levaram uma ambulância para o socorro. Chegando lá a surpresa foi enorme.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Literatura> Ficçãol 18/04/2014 lAcessos: 36

    Quem era a mulher adúltera da Bíblia? O que realmente ela fez? Existia um culpado para que ela vives assim?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 16/04/2014 lAcessos: 23

    O nosso pobre Chico fez uma programação espiritual, mas aqui chegando fez tudo errado. O que vai acontecer com ele agora?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014 lAcessos: 27

    No começo a obsessão pode ter cura, mas se deixar muito tempo pode se tornar uma subjugação e a situação pode ficar muito mais difícil.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014 lAcessos: 29

    Comments on this article

    0
    gentil chini 26/03/2011
    Jose de Arimatéia tem tudo a ver com a "ressureição" de Jesus. Será que Ele morreu na cruz? ou apenas desmaiou pelos sofrimentos, e José percebendo isso pediu autorização para desce-Lo da Cruz ainda com vida, guardando-O em seu sepulcro?. É de se pensar bem.
    0
    Jorge 27/12/2010
    Uma grande montanha ardendo em chamas descerá do céu aliviando os sofrimentos que há entre aqueles que temem o que foi dito pelos profetas e, completará dizimando as mentiras, hipocrisias e, todos os motivos que levaram a guerra entre os povos, as dores para os inocentes serão revertidas em júbilo aos que acreditam na verdade a qual está estampada em nossos dias e insistimos em esconde-la através do individualismo possesivo!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast