JOSUÉ, UM HOMEM ESCOLHIDO POR DEUS!

Publicado em: 19/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,109 |

A surpreendente história de um homem guiado por Deus.

 

Antes de ser chamado de Josué, que significa "o Senhor dá a vitória" seu nome era Oséias cujo significado era "salvação".  Moisés foi quem mudou o seu nome, o que já evidenciava o que Deus faria através dele para todo o povo de Israel..

"Da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num; "; "Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué." Números 13:8 e 16)

Depois da morte de Moisés, Josué, que era um dos assistentes dele, foi designado à liderança por Deus para providenciar o assentamento do povo de Israel na terra prometida.

Deus usou Josué para realizar os Seus milagres e quebrar a obstinação do povo de Israel, que por causa deste comportamento já havia ficado vagando pelo deserto por quarenta anos.

Josué, juntamente com Calebe e mais outros dez representantes de cada uma das tribos de Israel, foi escolhido para ir até Canaã, a fim de examinar a terra que seria morada do povo de Israel.

Somente Josué e Calebe, dentre os doze representantes, estavam dispostos a fazer a vontade de Deus e de seguir em frente para tomar posse imediata da terra prometida.  Josué, apesar das adversidades, nunca perdeu a fé em Deus e obteve honra e sucesso notáveis.

Josué era um excelente estrategista militar durante as batalhas e também se mostrou um eficiente estadista na administração, condução e governo das tribos, mas, acima de tudo, ele foi o escolhido de Deus para ocupar o lugar de Moisés, dando prosseguimento a sua obra para com o povo de Israel..

Em especial, dentre todos os excelentes movimentos que Josué teve, desde a sua adolescência, gostaria de destacar dois eventos que ocorreram com Josué e que demonstram a intensidade do poder de Deus agindo através dele.

A milagrosa queda das muralhas de Jericó. (Josué 5 e 6)

 1o. evento: A vitória de Jericó

 O movimento divino na queda das muralhas de Jericó, uma vez que eles marcharam à volta da cidade uma vez por dia durante seis dias. No sétimo dia marcharam à volta da cidade sete vezes e depois, ao sinal das trombetas, gritaram.

 Nesse momento, os muros da fronteira ruíram (Josué 6:8-21). Os israelitas entraram na cidade, destruíram os seus habitantes, com exceção de Raabe e da sua família e queimaram tudo, exceto determinados objetos que seriam usados no santuário (Josué 6:1-21, 24). Josué, então, pronunciou uma maldição sobre todo aquele que tentasse reconstruir Jericó no futuro (Josué 6:26). 

 

Para que Josué parou o sol e a lua ?

 2o. evento: Josué parou a rotação da terra, o sol e a lua.

No relato bíblico descrito em Josué 10:1-15, temos a narrativa de como os amorreus, em guerra com os comandados de Josué, recuavam para esperar o pôr do sol e, na escuridão da noite, ter vantagem sobre Israel, pois conheciam infinitamente melhor o campo de batalha.

Para obter de Deus a vantagem militar que era necessária para derrotar os opositores, Josué clamou para que o Senhor detivesse o sol e a lua para que o Seu povo pudesse vingar-se dos seus inimigos.

"Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro.E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel." Josué 10:12-14

Certamente, Josué é um exemplo de coragem, garra, atividades e confiança em Deus. Aleluia !

Em Nome de Jesus.

 

Mônica Gazzarrini

"Jesus Cristo é o Senhor"

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/josue-um-homem-escolhido-por-deus-3083084.html

    Palavras-chave do artigo:

    povo de deus

    ,

    israel

    ,

    coragem

    Comentar sobre o artigo

    MONICA GAZZARRINI

    Compreenda os pontos importantes da história desta mulher que é relatada em um livro das Sagradas Escrituras.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/11/2011 lAcessos: 35

    Na vida enfrentamos muitos problemas, mas com fe em Deus podemos vencer todas as dificuldades.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/05/2010 lAcessos: 3,249

    As lutas HUMANAS podemos vencer como HUMANOS , mas as LUTAS ESPIRITUAIS sao contra os ESPIRITOS DO MAL , estas somente pelo poder de JESUS podemos VENCER .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 04/09/2013 lAcessos: 34

    Tem pessoas que pensam que DEUS ama aqueles que ofertam MAIS dinheiro , DEUS ama ao que da com ALEGRIA , FE E AMOR .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/07/2013 lAcessos: 25

    Muitas pessoas se olham no espelho e se acham feias , mas quando se olharem no ESPELHO DE DEUS , a BIBLIA SAGRADA vao descobrir que sao lindas, obra das maos do criador.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 04/09/2010 lAcessos: 1,015
    MONICA GAZZARRINI

    Permita que Deus entre em sua vida, você só tem a ganhar com esta atitude sincera.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismol 28/09/2010 lAcessos: 210 lComentário: 1

    Este texto fala que Deus pode falar conosco atraves das coisas mais simples,como o sorriso de uma crianca,uma flor que desabrocha,o vento suave da praia.O criador do universo quer se comunicar com aqueles que aspiram encontra-lo.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/08/2008 lAcessos: 28,117

    SONHAR nao custa nada ? CUSTA e muito , SONHAR E VIVER E REALIZAR PROJETOS , E ALCANCAR A PLENITUDE DE NOSSA MISSAO NA TERRA .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/02/2013 lAcessos: 28

    A Psicologia poderá conduzir o homem ao caminho do autoconhecimento, mas somente o Evangelho lhe dará condições de superar-se. Será que os homens que estão inseridos no mal alguma vez já pensaram, ou pelo menos, sabem o que vem a ser Evangelho? Nós diríamos que não e sem medo de errar. De alguns anos para cá a nossa cidade, antes pacata, tem convivido com um oceano de violência sem proporções e que já causa medo e terror a sociedade alencarina

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/03/2012 lAcessos: 28
    MONICA GAZZARRINI

    Tão pequeno, mas tão fértil: Grão de Mostarda Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Marcos 4:30-33

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/07/2014
    JORGE FLOQUET

    O que faz uma pessoa está em trabalho e ser solicitado a escrever uma mensagem desconexa? O que faz ele escrever, sem pestanejar algo que só poderá ser lido por poucos que saberão compreender o verdadeiro significado? Não sei!mas esse servente do lápis que é incomodado sou eu e , posso afirmar, que nada sei sobre o assunto! Posso aconselhar a leitura? Talvez! Mas, poucos lerão ou compreenderão! Uma premonição? Sim! Mas, algo a respeito eu sei sobre o assunto? Não! Não sei! Mas, posso assegurar

    Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/07/2014
    JHALYSON BRITO LIRA

    Como aprendemos nas aulas de Ciências, o homem, nasce, cresce, reproduz-se, e morre. Porém, essa trajetória e marcada por experiências irrigadas de intermináveis oportunidades, em diversas áreas. Como podemos nos preparar para aproveitarmos algumas oportunidades importantes para vida? Esta presente orientação possui alguns elementos que nos ajudar a visualizar a oportunidade em em elemento otimizador. Contudo, não estão esgotados outras possibilidades dentro deste tema.

    Por: JHALYSON BRITO LIRAl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/07/2014 lAcessos: 11
    Rogério de Sousa

    Como a humanidade é apresentada no Apocalipse de João? Fala de sua origem? Sua natureza? Suas obras e seu destino? Este será o roteiro de nossa pesquisa. Ao nos virarmos para a Antropologia do Apocalipse, encontramos a primeira referência ao Filho do Homem. Ele está centrado entre os sete castiças, iluminado em plenitude pelo Espírito de Deus. Não há sombras! Nada a esconder ou se ocultar. É o ἀποκάλυψις ἰησοῦ χριστοῦ (revelação de Jesus Cristo).

    Por: Rogério de Sousal Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/07/2014
    Maqven

    Nós estamos muito acostumados a dizer e a ouvir este versículo, que é um dos dez mandamentos da Bíblia Sagrada; mas será que realmente sabemos o seu real significado? Para começar-mos a entender o seu significado prático, é preciso que conheçamos o que significa amar. O amor è o maior dom que existe, a maior e mais poderosa arma existente no universo. A maior prova de amor demonstrada neste mundo, foi quando Jesus Cristo entregou A Sua vida por todos nós lá na cruz do calvário sem pedir de nós

    Por: Maqvenl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/06/2014
    Francisco Eudes Rocha

    Ele continuava ouvindo intuitivamente a voz de Gabriel com aquela sua face iluminada que alternadamente produzia nele revelações que se repetiam como em diferentes matizes e como tentando gravar indelevelmente na sua memória aqueles novos conceitos e revelações que lhe assustavam e ao mesmo tempo o fortalecia. Nas primeiras visões, afirmara Gabriel: ´´... a queda do muro de Berlim está marcada com dia e hora para 1989, que conseqüentemente influenciará para que a ursa asiática...

    Por: Francisco Eudes Rochal Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/06/2014

    O presente artigo busca dentro de uma perspectiva cristã, uma reflexão crítica sobre as distorções do Evangelho de Cristo pregado pelo sistema perverso e economicamente poderoso de algumas lideranças de denominações evangélicas.

    Por: edson carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 23/06/2014 lAcessos: 23
    radimel alonso favacho

    Hodiernamente faz-se comum haver homens e mulheres que não são casados segundo o decreto 181 de 24 de janeiro de 1890 , que institui o casamento civil no país e que não têm intenção de o fazerem por não perceberem tal necessidade . Esse tipo de união passa então a ser enquadrada na lei no 8.971, de 29 de dezembro de 1994 , que trata inclusive sobre direito a alimentos demonstrando na prática que não é necessário aquele para que haja uma relação afetiva entre duas pessoas ...

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/06/2014 lAcessos: 21
    MONICA GAZZARRINI

    Tão pequeno, mas tão fértil: Grão de Mostarda Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Marcos 4:30-33

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/07/2014
    MONICA GAZZARRINI

    Precisamos conhecer cada vez mais a Palavra de Deus para obter certeza, firmeza e confiança no poder de Deus agindo em nossas vidas e para resolver as questões que ainda permanecem pendentes.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/05/2012 lAcessos: 133
    MONICA GAZZARRINI

    A alegria que vem de Deus, prosperidade que vem de Deus, emprego que vem de Deus, amor que vem de Deus... Tudo aquilo que Deus nos proporciona é supremo!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/05/2012 lAcessos: 179
    MONICA GAZZARRINI

    Qual é o significado espiritual atribuído às aves nas Sagradas Escrituras? Como a reflexão a respeito deste tema pode nos abrir ainda mais o entendimento?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/05/2012 lAcessos: 2,701
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! João: ""Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." João 17:9

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 91
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! Lucas: "E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:33-34

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 62
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! DEVEMOS ORAR SEMPRE, SEM DESANIMAR, NUNCA! MESMO QUE A SITUAÇÃO MOSTRE-SE PERICLITANTE E SEM SOLUÇÃO ALGUMA, POIS DEUS RESPONDE!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 69
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! Marcos: "E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum." Marcos 9:28-29

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 60
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast