Lucas 5: 1-11

02/12/2009 • Por • 4,603 Acessos

Lucas 5: 1-11

 " Aconteceu que, ao apertá-LO a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava Ele junto ao lago de Genesaré;

 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes.

 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.

 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.

 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a Tua palavra lançarei as redes.

 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.

 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.

 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-Te de mim, porque sou pecador.

 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros,

 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.

 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, O seguiram."

 Amado(a),

 Deus é um Deus de MULTIPLICAÇÃO!!! Deus é um Deus de ABUNDÂNCIA!!!

 Há diversas passagens na Bíblia em que os discípulos foram testemunhas dos milagres de multiplicação que Jesus realizou, como por ex., a multiplicação de 5 pães e 2 peixes para uma multidão de 5000 pessoas famintas. Além de comerem e se fartarem, ainda restaram 12 cestos. ( Lucas 9: 10-17)

 Todos nós queremos viver milagres. Não apenas queremos como necessitamos. E a notícia boa é que temos um Deus Todo Poderoso, cuja especialidade é fazer milagres!!! Glória ao Senhor!

 Em que área da sua vida você está precisando que Jesus interfira para superabundar Seus milagres? Na saúde? Em seus recursos financeiros? Nas oportunidades profissionais?  Está esperando uma promoção, um cargo melhor depois de tanta dedicação à Empresa? Precisa de fartura de recursos para saldar dívidas porque, simplesmente, já esgotou todas as possibilidades? Quer alguém especial para compartilhar sua vida, suas conquistas e já perdeu a esperança de encontrar? Tem necessitado de muuuuuuuuuita coragem, muuuuuuuita disposição, ânimo, vitalidade, fé, paciência para continuar vivendo, pois está perto de entregar os pontos...? tem buscado alegria e no lugar tem derramado lágrimas??? Necessita de mais colaboradores, de  criatividade, de estratégias ou oportunidades e elas têm estado escassas...? Onde você está olhando agora e não está enxergando qualquer saída... nada... possibilidade zero? Quais são os "peixes" que você  precisa recolher em sua rede?

 Vamos entender melhor o que foi apresentado por Lucas no texto base que culminou num milagre poderoso de multiplicação de peixes.

 Jesus estava na praia, rodeado por uma multidão de pessoas que tinha ido até ali ouvir Sua pregação. Próximos a Ele, estavam Pedro e seus companheiros em seus barcos.  Os pescadores eram homens do mar, bastante experientes em sua profissão. Tinham passado a noite inteira pescando e, quando Jesus os viu, já estavam lavando as redes porque não tinham conseguido pegar um único peixe.

Jesus entra em um dos barcos, pede a Simão (Pedro) que afaste-o um pouco da beirada e continua a falar com a multidão. Terminando de pregar, Ele dá uma ordem a Pedro: manda que ele e os seus companheiros lancem suas redes novamente ao mar. Pedro dá uma contestada mas, imediatamente, concorda em fazer o que Jesus ordena. Ele (Pedro) diz que, apesar de terem trabalhado a noite toda e não terem tido sucesso, ainda assim iriam fazê-lo debaixo da palavra de Jesus.

 Dá para imaginar o quanto estavam cansados, desanimados, sem enxergar a menor possibilidade de êxito já que tinham experência em pescaria? Viviam disso. Contudo, também podemos perceber o quanto eles estavam necessitados, pois, considerando as circunstâncias, o mais óbvio era deixarem "prá lá", e, no entanto, concordaram em lançar as suas redes.

O relato de Lucas é entusiasmado no ponto em que eles recolhem uma grande quantidade de peixes. Ele narra uma abundância tão grande, mas tão grande a ponto de a rede estar cedendo de tão pesada, de terem que pedir ajuda ao outro barco, de encheram ambos os barcos e de quase irem a pique, tamanha a quantidade de peixes!!!

O que ocorreu após esse milagre foi o sentimento de admiração que tomou conta dos pescadores e a maneira humilde de Pedro diante do Poder e do amor de Jesus pelas suas vidas. A partir desse evento, Pedro foi constituído "pescador de almas", servo de Jesus para conquistar vidas para o Reino de Deus!

 Amado(a), Jesus está sempre pronto para entrar em nossas vidas. Nós é que nem sempre estamos prontos para recebê-LO.

  Veja, a seguir, os passos que foram dados pelos pescadores para viverem seu milagre:

 1-     Pedro, proprietário de um dos barcos, aceitou, permitiu que Jesus entrasse em seu barco. Ele mostrou ter um coração aberto para Jesus. Ele demonstrou ter um coração aberto para a Palavra entrar em seu ambiente. Ele não sabia, mas no momento em que Jesus entrou com a Palavra, aquele espaço do trabalho deles foi santificado pela Presença de Jesus. Aquele trabalho foi consagrado ao Senhor.

 Quantas pessoas passam uma vida inteira negando Jesus, fechados para a espiritualidade...Foram convidados, várias vezes, para irem à igreja receber o Evangelho mas possuem um coração blindado para admitir que precisam de Deus, que dependem do Senhor. Acham que Jesus é para os pobres, fracos e incapazes. Acham que elas são totalmente auto-suficientes para não precisarem do Senhor. Preferem buscar outras alternativas, até folha de arruda, dólar na carteira, sal grosso, tempero completo na bolsa do que buscarem o Criador, o Único que detém TODO o Poder em Suas mãos!

 2-     Pedro teve disposição de espírito, apesar do desânimo e do cansaço, para atender a solicitação de Jesus quando Ele mandou-o que afastasse o barco um pouco da beirada. Este foi um passo importante, pois demonstrou obediência, receptividade em atender a solicitação do Senhor. Pense. Ele estava trabalhando, lavando as redes e parou para atender Jesus.

 3-     Ao dirigir-se a Jesus, Pedro usou a palavra "Mestre". Isso demonstrou que ele admitia a autoridade de Jesus. Admitia a Supremacia de Jesus sobre ele.

 4-      Apesar de não ver a menor perspectiva de mudança, Pedro obedeceu a Jesus e creu, pois, se não houvesse qualquer vestígio de fé, ele não teria lançado a rede.

 5-     Pedro operacionalizou a fé: lançou a rede! Pedro agiu, não ficou estático. Ele fez o natural e Jesus fez o sobrenatural!

 6-     O milagre na vida de Pedro não parou nele. Ele foi levar a benção do Evangelho para tantas outras criaturas na terra. Ele tornou-se servo fiel do Senhor e uma benção para o próximo!

 Amado(a), "oração" é a junção de 2 vocábulos: ORAR+AÇÃO. Temos que ter atitude de fé. Temos que fazer a nossa parte. Devemos orar e agir! Perceba o seguinte: Jesus poderia ter enchido a rede independentemente de Pedro ter lançado-a novamente no mar. Jesus tinha Poder para isso, contudo, Pedro teve que colocar sua fé em AÇÃO!

 Observe a definição de fé que está em Hebreus 11: 1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem."

 Jesus tem um "mar" de milagres para realizar na sua vida. Permita que Jesus entre em sua vida, em sua casa, em sua família, em seu trabalho, em seus relacionamentos. Aceite a Palavra de Deus como fonte de Sabedoria, obedecendo-a  porque ela vem do coração de Deus. Coloque sua fé em ação! Ainda que você não enxergue a menor perspectiva de mudança, tenha humildade diante de Deus, reconheça que precisa DELE, ore, trabalhe, não esmoreça, não pare de caminhar, vá para a igreja aprender o Evangelho,  jejue, leia a Palavra, submeta-se a ela, busque crescimento, consagre seus bens, consagre sua família, consagre-se ao Senhor e abandone o pecado.

Você recolherá a sua rede repleta de bençãos do Senhor e as dividirá com as vidas que ainda não conhecem Jesus Cristo!

 Fique na esperança e no amor do Pai!

 Bjos no coração!

Perfil do Autor

Cláudia Meyer

Casada, 2 filhas, membro da igreja Sara Nossa Terra - Augusta, São Paulo-SP.