Lucas 5: 1-11

Publicado em: 02/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,753 |

Lucas 5: 1-11

 " Aconteceu que, ao apertá-LO a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava Ele junto ao lago de Genesaré;

 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes.

 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.

 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.

 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a Tua palavra lançarei as redes.

 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.

 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.

 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-Te de mim, porque sou pecador.

 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros,

 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.

 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, O seguiram."

 Amado(a),

 Deus é um Deus de MULTIPLICAÇÃO!!! Deus é um Deus de ABUNDÂNCIA!!!

 Há diversas passagens na Bíblia em que os discípulos foram testemunhas dos milagres de multiplicação que Jesus realizou, como por ex., a multiplicação de 5 pães e 2 peixes para uma multidão de 5000 pessoas famintas. Além de comerem e se fartarem, ainda restaram 12 cestos. ( Lucas 9: 10-17)

 Todos nós queremos viver milagres. Não apenas queremos como necessitamos. E a notícia boa é que temos um Deus Todo Poderoso, cuja especialidade é fazer milagres!!! Glória ao Senhor!

 Em que área da sua vida você está precisando que Jesus interfira para superabundar Seus milagres? Na saúde? Em seus recursos financeiros? Nas oportunidades profissionais?  Está esperando uma promoção, um cargo melhor depois de tanta dedicação à Empresa? Precisa de fartura de recursos para saldar dívidas porque, simplesmente, já esgotou todas as possibilidades? Quer alguém especial para compartilhar sua vida, suas conquistas e já perdeu a esperança de encontrar? Tem necessitado de muuuuuuuuuita coragem, muuuuuuuita disposição, ânimo, vitalidade, fé, paciência para continuar vivendo, pois está perto de entregar os pontos...? tem buscado alegria e no lugar tem derramado lágrimas??? Necessita de mais colaboradores, de  criatividade, de estratégias ou oportunidades e elas têm estado escassas...? Onde você está olhando agora e não está enxergando qualquer saída... nada... possibilidade zero? Quais são os "peixes" que você  precisa recolher em sua rede?

 Vamos entender melhor o que foi apresentado por Lucas no texto base que culminou num milagre poderoso de multiplicação de peixes.

 Jesus estava na praia, rodeado por uma multidão de pessoas que tinha ido até ali ouvir Sua pregação. Próximos a Ele, estavam Pedro e seus companheiros em seus barcos.  Os pescadores eram homens do mar, bastante experientes em sua profissão. Tinham passado a noite inteira pescando e, quando Jesus os viu, já estavam lavando as redes porque não tinham conseguido pegar um único peixe.

Jesus entra em um dos barcos, pede a Simão (Pedro) que afaste-o um pouco da beirada e continua a falar com a multidão. Terminando de pregar, Ele dá uma ordem a Pedro: manda que ele e os seus companheiros lancem suas redes novamente ao mar. Pedro dá uma contestada mas, imediatamente, concorda em fazer o que Jesus ordena. Ele (Pedro) diz que, apesar de terem trabalhado a noite toda e não terem tido sucesso, ainda assim iriam fazê-lo debaixo da palavra de Jesus.

 Dá para imaginar o quanto estavam cansados, desanimados, sem enxergar a menor possibilidade de êxito já que tinham experência em pescaria? Viviam disso. Contudo, também podemos perceber o quanto eles estavam necessitados, pois, considerando as circunstâncias, o mais óbvio era deixarem "prá lá", e, no entanto, concordaram em lançar as suas redes.

O relato de Lucas é entusiasmado no ponto em que eles recolhem uma grande quantidade de peixes. Ele narra uma abundância tão grande, mas tão grande a ponto de a rede estar cedendo de tão pesada, de terem que pedir ajuda ao outro barco, de encheram ambos os barcos e de quase irem a pique, tamanha a quantidade de peixes!!!

O que ocorreu após esse milagre foi o sentimento de admiração que tomou conta dos pescadores e a maneira humilde de Pedro diante do Poder e do amor de Jesus pelas suas vidas. A partir desse evento, Pedro foi constituído "pescador de almas", servo de Jesus para conquistar vidas para o Reino de Deus!

 Amado(a), Jesus está sempre pronto para entrar em nossas vidas. Nós é que nem sempre estamos prontos para recebê-LO.

  Veja, a seguir, os passos que foram dados pelos pescadores para viverem seu milagre:

 1-     Pedro, proprietário de um dos barcos, aceitou, permitiu que Jesus entrasse em seu barco. Ele mostrou ter um coração aberto para Jesus. Ele demonstrou ter um coração aberto para a Palavra entrar em seu ambiente. Ele não sabia, mas no momento em que Jesus entrou com a Palavra, aquele espaço do trabalho deles foi santificado pela Presença de Jesus. Aquele trabalho foi consagrado ao Senhor.

 Quantas pessoas passam uma vida inteira negando Jesus, fechados para a espiritualidade...Foram convidados, várias vezes, para irem à igreja receber o Evangelho mas possuem um coração blindado para admitir que precisam de Deus, que dependem do Senhor. Acham que Jesus é para os pobres, fracos e incapazes. Acham que elas são totalmente auto-suficientes para não precisarem do Senhor. Preferem buscar outras alternativas, até folha de arruda, dólar na carteira, sal grosso, tempero completo na bolsa do que buscarem o Criador, o Único que detém TODO o Poder em Suas mãos!

 2-     Pedro teve disposição de espírito, apesar do desânimo e do cansaço, para atender a solicitação de Jesus quando Ele mandou-o que afastasse o barco um pouco da beirada. Este foi um passo importante, pois demonstrou obediência, receptividade em atender a solicitação do Senhor. Pense. Ele estava trabalhando, lavando as redes e parou para atender Jesus.

 3-     Ao dirigir-se a Jesus, Pedro usou a palavra "Mestre". Isso demonstrou que ele admitia a autoridade de Jesus. Admitia a Supremacia de Jesus sobre ele.

 4-      Apesar de não ver a menor perspectiva de mudança, Pedro obedeceu a Jesus e creu, pois, se não houvesse qualquer vestígio de fé, ele não teria lançado a rede.

 5-     Pedro operacionalizou a fé: lançou a rede! Pedro agiu, não ficou estático. Ele fez o natural e Jesus fez o sobrenatural!

 6-     O milagre na vida de Pedro não parou nele. Ele foi levar a benção do Evangelho para tantas outras criaturas na terra. Ele tornou-se servo fiel do Senhor e uma benção para o próximo!

 Amado(a), "oração" é a junção de 2 vocábulos: ORAR+AÇÃO. Temos que ter atitude de fé. Temos que fazer a nossa parte. Devemos orar e agir! Perceba o seguinte: Jesus poderia ter enchido a rede independentemente de Pedro ter lançado-a novamente no mar. Jesus tinha Poder para isso, contudo, Pedro teve que colocar sua fé em AÇÃO!

 Observe a definição de fé que está em Hebreus 11: 1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem."

 Jesus tem um "mar" de milagres para realizar na sua vida. Permita que Jesus entre em sua vida, em sua casa, em sua família, em seu trabalho, em seus relacionamentos. Aceite a Palavra de Deus como fonte de Sabedoria, obedecendo-a  porque ela vem do coração de Deus. Coloque sua fé em ação! Ainda que você não enxergue a menor perspectiva de mudança, tenha humildade diante de Deus, reconheça que precisa DELE, ore, trabalhe, não esmoreça, não pare de caminhar, vá para a igreja aprender o Evangelho,  jejue, leia a Palavra, submeta-se a ela, busque crescimento, consagre seus bens, consagre sua família, consagre-se ao Senhor e abandone o pecado.

Você recolherá a sua rede repleta de bençãos do Senhor e as dividirá com as vidas que ainda não conhecem Jesus Cristo!

 Fique na esperança e no amor do Pai!

 Bjos no coração!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/lucas-5-1-11-1532430.html

    Palavras-chave do artigo:

    lucas 5 1 11

    Comentar sobre o artigo

    Ivan Guedes

    Os evangelistas não são apenas cópias repetidas uns dos outros, mas narrativas muito bem estruturadas onde cada um coloca ou não as informações de que dispõe visando comunicar com toda clareza a mensagem cristã.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 134
    Ivan Guedes

    Na época em que os evangelhos foram escritos a questão de autoria não tinha a importância e dimensão que tem em nossos dias. Era comum obras circularem sem a identificação do autor. O terceiro evangelho é identificado com Lucas e temos razões suficientes para crermos que de fato ele é o autor.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 242
    Ivan Guedes

    Os titulos encontrados em nossas bíblias identificam os escritores destes evangelhos? Veja as discussões quanto a estes aspectos literários.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 358
    Ivan Guedes

    Concluirmos com este terceiro artigo o destaque das diversas e maravilhosas características peculiares deste evangelho escrito por Lucas.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 223
    Fabiano Carvalho

    Nós gastamos tempo com Deus na oração e na comunhão, porque nós o amamos. Assim como um homem e uma mulher no amor desejo de estar juntos e se comunicar, de modo que - se amamos a Deus - o desejo vontade de estar com Ele e à comunhão com Ele, ....

    Por: Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/01/2011 lAcessos: 4,152 lComentário: 1
    Ivan Guedes

    Os três primeiros evangelhos recebem a denominação de "sinóticos" pois compartilham muito material em comum e muitas vezes acompanham a mesma "ordem" deste material. O quarto evangelho, escrito por João, trás muito material não encontrado nos três primeiros o que enriquece muito as narrativas bíblicas e preenche muitas lacunas deixadas pelos três primeiros.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 17/08/2011 lAcessos: 204
    Odalberto Domingos Casonatto

    O mês de setembro é dedicado ao estudo de um tema Bíblico pelos católicos. Para este ano o livro de estudo é o evangelho de Lucas. Tem como tema de abordagem: o Brasil na Missão continental. O lema: "Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido" (Lc 15). O estudo apresenta elementos introdutórios decisivos para entender o evangelho de Lucas, assim como chaves de leitura. No final resumidamente é apresentado os quatro encontros para serem feitos em círculos bíblicos

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/08/2013 lAcessos: 388
    Ivan Guedes

    Venha apreciar este primeiro quadro da Galeria Natalina pintado pelo evangelista Lucas!!!

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/12/2010 lAcessos: 71
    Ivan Guedes

    Apesar dos evangelistas narrarem sobre os mesmos acontecimentos envolvendo a pessoa e obra de Jesus, cada um deles implementa características peculiares.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 438
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 12

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 12

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 12

    Jesus nos salva a partir do momento em que O aceitamos como nosso Senhor e Salvador. Quando convidamos o Senhor a entrar em nossas vidas, passamos a desfrutar do melhor de Deus. Os problemas, as dificuldades, as tribulações podem vir, não estamos sozinhos "Papai está conosco". .... "Eis que estareis convosco todos os dias, até o final dos tempos" (Mt.28:20)

    Por: Sandra Jassnikerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/08/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    Em setembro os católicos se dedicam ao estudo de um livro Bíblico. O tema de 2014 é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus" observando como ponto de partida as prioridades do Projeto de Evangelização "O Brasil na missão continental" e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão são temas deste mês de setembro de 2014. O lema é: "Ide, fazei discípulos e ensinai" (Mt 28,19-20).

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/08/2014 lAcessos: 34
    Jurema de Souza Martins

    Por meio de Cristo estamos livres das cadeias espirituais que nos acorrentavam. Na condição de pecadores estávamos cegos e paralíticos e graças a pregação do evangelho passamos a enxergar e a andar. A nova vida em Cristo, não nos isenta de dificuldades, pelo contrário, é possível que um novo convertido tenha mais problemas do que tinha antes de receber a Cristo. Jesus Cristo disse que no mundo teríamos aflições mas deveríamos, tem ânimo, ou seja, fé e paciência. As aflições dessa vida não devem

    Por: Jurema de Souza Martinsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 21/08/2014
    José Luiz Cruz

    Se você quer manter um escravo cativo e totalmente em acordo com a escravidão, convença-o que ele não está preso. Dê a ele a falsa sensação de liberdade e ele vai continuar cativo, satisfeito e totalmente equivocado, mas satisfeito. O grande mal da RELIGIÃO é criar esta ilusão de liberdade nas mentes das pessoas.

    Por: José Luiz Cruzl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/08/2014 lAcessos: 16
    Cláudia Meyer

    Deuteronômio 28: 1-7 "Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:"

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 17/10/2012 lAcessos: 88
    Cláudia Meyer

    "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a Minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e EU serei o seu Deus e eles serão o Meu povo."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/10/2012 lAcessos: 54
    Cláudia Meyer

    "Ao descambar o dia, os seus discípulos desceram para o mar. E, tomando um barco, passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já se fazia escuro, e Jesus ainda não viera ter com eles. E o mar começava a empolar-se, agitado por vento rijo que soprava. Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor. Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais!"

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/10/2012 lAcessos: 27
    Cláudia Meyer

    "Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/01/2012 lAcessos: 1,103
    Cláudia Meyer

    "Respondeu o SENHOR: Porque deixaram a MINHA lei, que pus perante eles, e não deram ouvidos ao que EU disse, nem andaram nela. Antes, andaram na dureza do seu coração e seguiram os baalins, como lhes ensinaram os seus pais."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/01/2012 lAcessos: 73
    Cláudia Meyer

    "Como a cidade derrubada que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/01/2012 lAcessos: 847
    Cláudia Meyer

    "Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; EU as conheço, e elas ME seguem."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/01/2012 lAcessos: 91
    Cláudia Meyer

    Salmos 30: 4-5 "Salmodiai ao SENHOR, vós que sois Seus santos, e dai graças ao Seu Santo Nome. Porque não passa de um momento a Sua ira; o Seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/01/2012 lAcessos: 106
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast