Moisés Deixou Sua Esposa Zípora

Publicado em: 30/07/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 5,647 |

MOISÉS DEIXOU SUA ESPOSA ZÍPORA

“E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, circuncidou o prepúcio de seu filho, o lançou a seus pés e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E DESVIOU-SE DELE. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão”. (Êxodo 4:24-26).

Este curto relato parece ter sido algo tremendamente decisivo na vida de Moisés e Zípora, algo que mudou um bocado seus destinos. Depois deste incidente, não vemos mais Zípora seguindo com Moisés para a missão tão grande que ia ser realizada no Egito.

Moisés simplesmente mandou-a de volta para a casa do sogro. Muito tempo depois, já tendo tirado o povo do Egito, Moisés passa novamente por Midiã e ali encontra-se com o sogro. Vamos ver o que aconteceu então:

“Ora, Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as cousas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo. como o Senhor tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, DEPOIS QUE ELE LHA ENVIARA.

"Veio Jetro, sogro de Moisés, com os filhos e a mulher deste, a Moisés no deserto onde ele se achava acampado, junto ao monte de Deus, e mandou dizer a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com a tua mulher e seus dois filhos.” (Êxodo 18:1-6).

Vemos, pois, sem qualquer sombra de dúvidas, que Moisés tinha mandado Zípora de volta. Depois disto, Moisés fala com Deus no monte Sinai, segue adiante sua jornada e missão, e não vemos mais qualquer referência a Zípora.

Parece, então, que ele a deixou definitivamente. Em outra ocasião vemos que Moisés necessitou de uma companheira e ele simplesmente casou-se novamente. Eis o relato:

“E falaram Miriã e Aarão contra Moisés, por causa da mulher cusita que tomara, porquanto tinha tomado a mulher cusita.” (Números 12:1).

“Cusita”, refere-se ao povo da Etiópia, país da África, de pele negra como o azeviche. Não podemos afirmar que havia, implícita na revolta de Miriã e Aarão contra Moisés, qualquer preconceito racial ou étnico. Talvez estivessem querendo ser mais santos do que Moisés, o que demonstra o contexto.

Recente publicação evangélica, em sua seção de Perguntas e Respostas, respondendo a uma pergunta de certo leitor a respeito deste assunto, afirma que Zípora e a mulher cusita ERAM A MESMA PESSOA!!!

 

Observando um mapa das terras da antigüidade, descobrimos que Midiã estava muito distante da Etiópia, sendo totalmente impossível tal possibilidade.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/moises-deixou-sua-esposa-zipora-1081591.html

    Palavras-chave do artigo:

    casamento divorcio incompatibilidade

    Comentar sobre o artigo

    Lucileide Matos

    Nos últimos 25 anos, todo estado americano tem decretado leis de divórcio "sem culpa", tornando o processo de divórcio mais fácil, mais rápido e sem carregar consigo qualquer implicação moral. As taxas de divórcio nos EUA quebraram recordes sob o sistema "sem culpa". Pesquisas norte-americanas na área de Sociologia tem elencado 8 fatores responsáveis pelo divórcio. Conheçamos um pouco sobre isto:

    Por: Lucileide Matosl Psicologia&Auto-Ajudal 05/02/2010 lAcessos: 974 lComentário: 1
    Sergio Sebold

    O artigo faz uma referencia a um novo tipo de familia decorrentes diversas uniões, por efeito das separações, surgindo um modelo de familia planar, perdendo seu significado de sanquinidade tradicional.

    Por: Sergio Seboldl Lar e Família> Casamentol 07/01/2013 lAcessos: 27
    Pastor Wanderson da Silva

    MUITOS QUEREM DITAR REGRAS SEXUAIS PARA OS CASAIS QUE VERDADEIRAMENTE NAO ESTAO NA BIBLIA. QUAL A VERDADE O QUE E OU NAO E PECADO DE ACORDO COM DEUS? DESCUBRA AQUI...

    Por: Pastor Wanderson da Silval Lar e Família> Casamentol 24/07/2009 lAcessos: 6,911
    Pastor Wanderson da Silva

    O que fazer quando o sexo esta morto no matrimonio? Quando a tolerancia e comunicacao ja nao existe? Saiba como solucionar crises

    Por: Pastor Wanderson da Silval Lar e Família> Casamentol 05/03/2009 lAcessos: 10,600 lComentário: 11

    O artigo trata dos impedimentos matrimonias elencados pelo Código Civil de 2002, limitam-se ao número sete. São situações de fato e de direito que impossibilitam a realização de um casamento. São requisitos que comportam a validade e a regularidade do casamento, sob pena de nulidade do ato.

    Por: Ana Claudia Vicentel Direito> Doutrinal 13/12/2010 lAcessos: 482

    A usucapião familiar surgiu em 2011. Através dela, o cônjuge ou o companheiro, que deixa o imóvel da família, perde a sua fração em relação à propriedade do bem. O prazo é de apenas dois anos. A usucapião familiar não será concedida aos imóveis com tamanho superior a 250 m². As famílias que possuem outro imóvel urbano ou rural também não poderão obter a propriedade através dessa modalidade. O indivíduo só obterá a propriedade uma vez através da usucapião familiar.

    Por: Klency de Araujol Direito> Legislaçãol 05/06/2014 lAcessos: 15
    Pastor Wanderson da Silva

    Ha um grande debate no mundo evangélico sobre as formas e modalidades sexuais. Neste artigo tratamos de tais temas como uma forma de esclarecimento pela Biblia

    Por: Pastor Wanderson da Silval Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/05/2009 lAcessos: 22,879 lComentário: 28

    Este texto revela algumas características do relacionamento denominado namoro e seus desdobramentos para homens e mulheres do Terceiro Milênio

    Por: Thiago de Almeidal Relacionamentos> Relações Amorosasl 23/01/2009 lAcessos: 3,275
    Denis Farias

    Esclarece que mesmo a viúva estando casada com regime de comunhão total de bens, se estiver separada de fato do finado, não tem direito aos bens adquiridos a quando da separação de fato.

    Por: Denis Fariasl Direitol 29/05/2009 lAcessos: 4,669 lComentário: 1
    Ivan Guedes

    Uma das características distintivas da narrativa de Mateus e a composta por Lucas esta no fato de que ambos centralizam os acontecimentos em personagens diferentes. Mateus opta por destacar a pessoa de José, como veremos no artigo.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/01/2012 lAcessos: 38
    Pr. Fabiano Carvalho

    É lamentável ver que muitas igrejas não tem ordem de Culto, as vezes em igrejas grandes e conhecidas, há conversas e cochichos sem fim nos cultos públicos

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/10/2014

    Nesta aula estudaremos a intervenção de Deus durante o reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia em 605 a.C, quando Daniel com a idade aproximadamente de 20 anos de idade, recebe a revelação de Deus sobre o conteúdo do sonho e interpretação que aquele rei havia sonhado. Se trata da cronologia dos acontecimentos mundiais, desde o seu reinado até o reino de Cristo sobre a Terra, que chamamos de Milênio.

    Por: alan fabianol Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/10/2014

    o Senhor nos chamou para sermos sacerdotes e orar por esta nação corrompida e caida, Deus quer um povo que tenha compaixão pelos perdidos,que chora pela Igreja e quarda a noiva de Cristo através do cuidado e amor, Jesus em todo seu ministerio amou a todos e amou ate o fim,em todo tempo serviu e se entregou pela igreja mediante a graça de Deus.

    Por: Alberto Jr.l Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014

    Sendo o casamento uma aliança é preciso se perguntar: "O que posso dar sem me preocupar em ganhar"? Tenha em mente que o casamento há uma vida a perder e outra a ganhar, dar a sua vida para encontrar nela a uma nova vida.

    Por: Joscimar Oliveiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 26

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 20

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 23
    paulo de aragão lins

    O cristão tem que vigiar em tudo mas, principalmente em suas leituras para não entender ou concluir alguma coisa erradamente. A leitura da Bíblia é a mais esplendorosa que existe e o pressuposto é aprendermos dela tudo o que Deus nos ensina com exatidão.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 500
    paulo de aragão lins

    Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 743 lComentário: 2
    paulo de aragão lins

    A Bíblia tem sido para mim um verdadeiro bálsamo. Cada vez que a abro e leio, descubro coisas realmente primorosas, relatos interessantíssimos, revelações gloriosas. Os maiores homens que este mundo conheceu tiveram a Bíblia como seu livro de cabeceira, procurando seguir em suas variedades profissões e atividades os princípios nela contidos.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 244
    paulo de aragão lins

    Existem coisas maravilhosas a serem observadas e descobertas na Bíblia. Para isto temos que ler meticulosamente, minerando na Palavra seus tesouros incomensuráveis.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 184
    paulo de aragão lins

    Existem detalhes importantes que devem ser observado em suas leituras. Alguns tradutores cometem erros grosseiros quando vão colocar títulos nos assuntos escritos na Bíblia. Chegam a negar no título o que está dito no texto ou acrescentar no título o que não está no texto.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 509
    paulo de aragão lins

    É sempre bom ler e reler os texto sagrados, para não incorrermos em dubiedade em relação o que eles realmente estão dizendo. A Bíblia não é uma leitura comum e humana, é o recado de Deus para nós, por isto temos que ser criteriosos em sua leitura.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 172
    paulo de aragão lins

    Quando lermos a Bíblia precisamos analisar o que estamos lendo, para não chegarmos a conclusõs precipitadas ou a interpretações distorcida.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 526
    paulo de aragão lins

    Muitos pregadores tem uma série de chavões ou bordões que são bem interessantes, muito bonitos, que agradam os ouvintes, mas são expressões oriunas do folclore, do pragmatismo popular. Apesar de conterem verdades, mas é melhor que nos conformemos e nos limitemos o que diz a Bíblia, a nossa única regra de fé e de prática.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 3,016

    Comments on this article

    0
    oluapis 17/01/2010
    Pois é esse negócio acho que não de ser assim tão misterioso, afinal a história diz que Moisés ao fugir do egito já tinha 40 anos, todo mundo sabe que naquela época o homens tinham mulheres e concubinas, (amantes) eram sacanas mesmo,safados mesmo, e não se pode acreditar que um homem nessa idade e vivendo na elite egipcia nunca tenha tinha tido caso algum com mulheres no egito ou até filhos, tanto é que quando foi a Midiã primeira coisa que providenciou foi uma esposa conquistado a moça e o sogro através de um ato heróico,agora o que chama mesmo a atenção é esse negócio de idade, quando começou sua missão oficial diz a história que já tinha 80 anos, essa história da circuncisão que idade ele tinha 80 e ainda tinha menino pequeno,realmente é uma história muito esquisita e o ato foi realmente animalesco de sanguinário mesmo, Zipora tinha razão. O sogro de Moisés se refere aos filhos como dependentes e crianças, como assim?, um homens de 80 anos,na minhas contas por mais jovens que seriam os filhos no minimo deviam ter seu 35 anos. Deve ser uma raridade um homem de 80 anos ainda ter disposição sexual, todos que conheço por mais saúde que tenha estão no bagaço.Eu encontrei um comentário sobre a união ilegal de Moisés (já que suas próprias leis proibiam casamento com estranhos)
    que o nome dessa dita cuja era Buti, não sei ao certo porque perdí o comentário e não consegui encontrar mais, segundo eles nos textos originais tem esse nome mais os tradutores modernos omitiram isso e ninguém sabe porque,eu digo que é para não causar polêmica,assim como na lei está escrito: não faça para ti imagens de escultura nem do que há no céu nem na terra e nem embaixo da terra, no entanto na tal arca existia dois querubins, imagem do que se diz haver no céu, e o templo de Salomão, dois gigantescos querubins, (imagem do que se diz que existe no céu), seja qual for o argumento que se possa dar pra isso, não se pode negar que são imagens supostamente do que existe céu,e ainda pra agravar tinha também imagens de romãs, existe uma simbolagia mistica em torno de romãs, é complicado olhar muito né,pode-se dizer essa imagens é uma decoração e daí, estão transgredindo a lei e começou com o próprio Moisés, imagens são imagens, e quem garante que Moisés não tinha um harem no Egito. O certo é ter fé em Deus e em mais nada porque os homens gostam mesmo dos prazeres da carne e foi Deus que fez, mais devemos ter bom censo para não ter um desrespeito a Deus e a quem nós amamos.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast