O cristão deve exalar o bom perfume de Cristo

21/10/2010 • Por • 2,247 Acessos

2Coríntios 2: 15-16-17

"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.

Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus."

Amado(a),

Nós estamos sendo preparados, dia a dia, pelo Senhor, para "exalarmos o bom perfume de Cristo"! Sabe aquele aroma delicioso que deixa rasto quando alguém passa por nós? Pois é. Ao passarmos por qualquer pessoa, seja ela  da família de Cristo ou não, devemos deixar o rasto do aroma de Jesus que sair de nós, penetrar em seu coração, em seus sentidos, para que ela, ao ser envolvida por esse aroma, deseje permanecer nos caminhos do Senhor, se já for convertida, ou deseje conhecer ao nosso Pai de amor, caso ainda não seja.

Nós devemos fazer a diferença nesta terra! Nós, você e eu que cremos na ação resgatadora de Cristo, que recebemos o penhor do Espírito Santo dentro de nós, que buscamos ser imitadores de Jesus Cristo, que temos recebido graça, paz e a Unção da parte do Senhor, precisamos anunciar para o mundo a nossa filiação em Deus:

" Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes DAQUELE que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;..." (1Pedro 2: 9)

Mas, como proclamar essas virtudes? Como fazer essa diferença? Através de palavras, apenas? Obviamente que não.

Vidas são alcançadas e transformadas através do nosso comportamento, das nossas atitudes, dos nossos gestos, das nossas ações e reações, dos nossos sentimentos, do nosso caráter! Através destes elementos, outras pessoas que ainda não conhecem ao nosso Deus Maravilhoso conseguirão, verdadeiramente, chegar ao Pai, desenvolver a fé e serem salvas. O nosso apostolado está exatamente nas nossas atitudes de amor, mansidão, alegria, fidelidade, integridade, bondade, generosidade, otimismo, transparência, domínio próprio, discernimento e sabedoria. Estas manifestações são o bom perfume de Cristo que deve sair das nossas vidas para envolver outras vidas ainda carentes do conhecimento e do afeto do Pai. A paz que o mundo está buscando reside não apenas na visão mas, efetivamente, na prática do Evangelho de Cristo.

Não devemos jamais ser pedra de tropeço para ninguém, pois Deus nos constituiu embaixadores, "porta-vozes", representantes do Reino de Deus nesta terra! Sim, amado(a), a você e a mim! Isso não é uma função específica de pastores e líderes da igreja. É nossa função, de filhos de Deus. É o objetivo de Deus para nossas vidas, é o sentido de estarmos aqui na terra: ser redimidos e levar outras pessoas à Redenção. Deus chama a cada um de nós para sermos colaboradores DELE para que Seu Reino seja reimplantado dentro de cada ser humano. E, enquanto trabalhamos para o Senhor, Ele cuida dos nossos amados e de nós. E isso é tremendo porque recebemos a excelência do Pai em nossas vidas!!!

Há muitos cristãos que são cristãos de "fachada". Falam uma coisa e fazem outra. Desmoralizam com seu chamado, envergonham o nome de Deus, a igreja e o Evangelho de Cristo; são péssimos exemplos de conduta diante da sociedade. Não precisamos buscar extremos de má índole, não. Bastam pequenos e simples exemplos dos maus procedimentos desse tipo de "cristão": ele(a) assiste ao Culto no Domingo; mal  sai da igreja e já está buzinando enlouquecido no trânsito, fazendo gestos indecorosos, xingando, quase atropelando o pedestre que está passando...há o que reclama o tempo todo de tudo e de todos, o pessimista, o rabugento, o fofoqueiro, o mentiroso, o confuso, o ansioso, o desesperado, ou tudo isso junto...o que chega todos os dias atrasado no trabalho, não gosta de trabalhar, faz o serviço de qualquer jeito apenas para se livrar do encargo, o que começa mil coisas e não conclui nenhuma delas, que trata esposa (marido) e filhos na base do autoritarismo, sempre estressado(a), briguento, explosivo, não ora com a família, não se esforça em ser simpático(a) com pessoas de fora (nem com as de dentro de casa...), que se comporta com arrogância e hostilidade diante dos outros, que se diz cristão e no trabalho apropria-se, indevidamente, das canetinhas, dos lápis, dos objetos da empresa, utiliza-se das facilidades da empresa para correr atrás de interesses pessoais, e tantas outras atitudes que descredibilizam-no como servo de Deus perante colegas de trabalho, perante filhos, família, amigos...é o referencial invertido...Ambigüidade moral. Característica do anti-cristão. Ao invés de exalar o bom perfume de Cristo, exala, perdoe a linguagem, amado(a), o mal cheiro da impiedade, da mentira, da hipocrisia, da morte! Este tipo de pessoa não conquista vidas para Cristo, ele perde vidas para Cristo!

Ficamos muito indignados quando um policial, por ex., preparado para defender os cidadãos de uma cidade é pego acobertando traficantes, sequestrando pessoas, praticando crimes, não é? Muito maior ainda a responsabilidade de um servo de Deus diante de Deus e dos homens, pois o Senhor o designou para falar em Seu nome, para evangelizar, pregar as boas novas, levar cura, libertação e salvação a todas as criaturas...É o nome de Deus que está sendo honrado ou envergonhado, segundo nossas atitudes...

Não são belos discursos, bandeiras, passeatas que vão impactar o mundo para uma virada radical a favor do BEM e da PAZ. São as "atitudes nossas de cada dia" que, verdadeiramente, vão fazer a diferença! Então, vamos orar para que o Espírito Santo de Deus derrame os mesmos sentimentos de Jesus dentro de nós, que Ele aprimore nossas atitudes, lapide nosso comportamento, nos dê sabedoria. Vamos nos empenhar em ser imitadores de Cristo em todo o tempo, em todos os lugares e com todas as pessoas, sejam elas cristãs ou não. Vamos nos empenhar para agir em coerência com a Palavra de Deus a fim de que possamos propagar o bom perfume de Cristo, sermos "vasos de honra", intrumentos preciosos nas mãos do Senhor, Amém?

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus," (Filipenses 2: 5)

"Fazei tudo sem murmurações nem contendas,

para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo..." (Filipenses 2: 14-15)

Fique na paz e no amor do Pai!

Excelente dia!

Bjos com carinho!

 

 

 

Perfil do Autor

Cláudia Meyer

Casada, 2 filhas, membro da igreja Sara Nossa Terra - Augusta, São Paulo-SP.