O EVANGELHO E AS MULHERES - Curadas

Publicado em: 14/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 314 |

O papel da mulher nas Escrituras sempre foi motivo de crítica por parte daqueles que sempre procuram degredar o valor sobrenatural da Bíblia.
Desde sua primeira parte, o Antigo Testamento, e muito mais explicito na sua segunda parte, o Novo Testamento, a mulher sempre foi elevada ao seu valor e dignidade, pois em momento algum Deus a fez menor do que o homem.
Esta série de artigos que estamos iniciando visa destacar a importância da mulher no contexto dos evangelhos. Ela sempre se faz presente e torna-se tão proeminente quanto qualquer homem, pois jamais foi tratada apenas como figurante ou personagem secundário, mas em muitos e os mais diversos momentos tornou-se personagem central dos acontecimentos.
Escolhi iniciar por estas mulheres que foram curadas por Jesus, pois como sabemos os milagres de Jesus jamais foram ao acaso ou ocasionais, mas sempre tiveram o propósito de manifestar claramente sua divindade. Deste modo, ao curar estas mulheres, Jesus as coloca como instrumento de proclamação de que Ele era muito mais do que apenas um grande mestre, mas o Senhor e Cristo com toda autoridade e poder.
Mulheres Curadas por Jesus
- A sogra de Pedro (Mt 8.14,15; Mc 1.30,31; Lc 4.38-39). Esta foi a primeira mulher a ser curada por Jesus. É tão relevante este acontecimento que os três evangelistas sinóticos registraram e assim o preservaram para todos os seus leitores. Os textos evangélicos não indicam que ela tenha expressado pessoalmente sua fé em Cristo, mas a fé de seus familiares incluindo Pedro, seu genro, é evidenciada nos três textos. A reação de Jesus, diante do pedido é imediata: toca-lhe (na mão) e repreende a enfermidade e a febre desaparece imediatamente. Uma vez curada a mulher levanta-se e passou a fazer suas atividades caseiras, servindo ao Senhor e seus demais visitantes.
- A mulher com hemorragia (Mt 9.20-22; Mc 5.25-34; Lc 8.43-48). Uma vez mais temos um registro triplo, o que nem sempre acontece, e que demonstra a importância do acontecimento. Se no relato acima a protagonista não declara pessoalmente a sua fé, neste segundo relato a fé da mulher não somente é mencionada, mas destacada pelo próprio Senhor Jesus. Aquela mulher ainda que exprimida pela imensa multidão esforça-se por aproximar-se de Jesus o suficiente para apenas tocar-lhe as vestes, e este simples toque foi suficiente para curar sua enfermidade imediatamente e chamar a atenção de Jesus. A fé dela é destacada e Jesus declara que além da cura física ela também agora estava curada da doença derradeira do pecado e assim passou a fazer parte daquelas que foram salvas e passaram a gozar da paz que excede todo o entendimento.
- A mulher Cananéia (Mt 15.21-28; Mc 7.24-30) Lucas, chamado de evangelista do feminino, por destacar muito o papel das mulheres no ministério de Jesus, não acompanha Mateus e Marcos neste relato. A explicação é que a dupla esta muito preocupada em quebrar definitivamente o ranço nacionalista dos judeus de que a salvação e o Messias viriam apenas e tão somente para eles. O relato desta mãe, que é a maior e mais extraordinária manifestação de feminilidade, é talvez um dos mais dramáticos dos evangelhos. Jesus havia saído das fronteiras da Palestina, fato raríssimo, e aquela mulher estrangeira (contrastando com as anteriores que eram judias) aproximam-se de Jesus para interceder não por ela mesma, mas por sua filha que esta possessa de demônios. Mateus nos dá a entender de que desde quando Jesus chegou à região ela passou a segui-lo e clamar, enquanto que Marcos registra que o Mestre entra em uma casa e a mulher adentra as dependências e continua com seu insistente clamor. O dialogo de Jesus com esta mulher grega de origem sírio-fenícia é algo inédito em toda literatura bíblica. Inicialmente Jesus demonstra total falta de interesse pela causa dela, mas ela não desanima, pois tinha convicção que somente Ele poderia mudar a terrível situação de sua filha. A persistência desta mulher quebranta totalmente o coração misericordioso de Jesus e extrai da boca dele uma preciosa exclamação: "Ó mulher, grande é a tua fé!" Imediatamente a sua filhinha foi completamente liberta dos demônios que por tanto tempo lhe infligia os maiores horrores. A alegria daquela mulher certamente fez contraponto à vergonha que fez corar o rosto dos discípulos, pois o Mestre em momento algum lhes destaca a fé, ao contrário, em alguns momentos os exorta justamente por não demonstrarem fé suficiente.
- A mulher encurvada (Lc 13.10-13). Apenas Lucas registra esta cura. Como das vezes anterior o nome da mulher não é declarada e aqui também não se diz nada sobre a fé demonstrada por ela. Jesus esta em uma Sinagoga em pleno sábado, o dia mais concorrido para a reunião. Jesus se identifica e se compadece de uma mulher que tinha um problema sério de saúde há dezoito anos - era encurvada. Jesus a chama e declara que ela será curada e impõe sobre ela as suas mãos, imediatamente a mulher fica curada e começa a glorificar a Deus. Tudo maravilhoso, mas nem todos se alegraram. Os líderes da Sinagoga reagiram de forma extremamente negativa e sem qualquer sensibilidade para com a condição anterior daquela mulher. Jesus aproveita para desmascarar a hipocrisia com que a grande maioria dos religiosos manifestam entre o discurso e a prática.
Cada um destes relatos destaca o papel e a importância que Jesus sempre deu à mulher. E mais ainda, cada um destes relatos manifesta o poder divino de Jesus e contém ensinos preciosos que tem rasgado os séculos e continuam sendo instrumento do Espírito Santo para conversão e edificação dos cristãos em todo o mundo.

Rev. Ivan Pereira Guedes

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/o-evangelho-e-as-mulheres-curadas-3475220.html

    Palavras-chave do artigo:

    mulheres

    ,

    evangelhos

    ,

    jesus

    Comentar sobre o artigo

    Ivan Guedes

    Continuamos destacando algumas características peculiares deste terceiro evangelho escrito por Lucas.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 403
    Odalberto Domingos Casonatto

    No dia 22 de janeiro, a TV Record, iniciou a apresentação da minissérie "Os Milagres de Jesus" 18 capítulos. Academia Filmes se empenhou em filmar os episódios. Aceitou o desafio, utilizando a paisagem brasileira e artista brasileiro. Tive oportunidade, a convite da Academia Filmes, como biblista, reler os 18 episódios, me envolvendo em um trabalho que ocupou 7 meses. O relato abaixo mostra um pouco os bastidores do segundo episódio da série: A Mulher encurvada. Apostamos no sucesso da série.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/02/2014 lAcessos: 54
    Marcio dos Santos Rabelo

    PROCURA COMPRRENDER DE FORMA SIMPLES O PORQUE DA IGREJA CATOLICA ROMANA NAO ACEITAR A ORDENACAO DE MULHERES. MOSTRA O ROMPIMENTO DE JESUS COM A CULTURA ANDROCÊNTRICA. TERMINA VENDO ALGUNS DADOS IMPIRICOS DESTA SITUAÇAO NA AMERICA LATINA. SERVE COMO PROVOCAÇAO PARA AQUELES QUE NAO ACEITAM ESSA PERSPECTIVA.

    Por: Marcio dos Santos Rabelol Religião & Esoterismo> Evangelhol 01/08/2010 lAcessos: 2,122 lComentário: 1
    MONICA GAZZARRINI

    Quer ter uma vida abençoada? Seu contato com o Salvador é pessoal e intransferível.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 27/06/2008 lAcessos: 13,770 lComentário: 2

    Para entender a mensagem do Evangelho, é importante possuirmos chaves de leitura. Tentamos buscar estas chaves para facilitar a leitura do evangelho. Assim podemos afirmar que a Comunidade Joanina é chave importante para entendermos o Evangelho, ela tentou viver a experiência do evangelho e os textos retratam isto. A Comunidade viveu muitos conflitos entende-los é chegar mais perto da compreensão do texto. As mulheres e os pobres fazem parte também do texto.

    Por: 24hoursupplementsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/11/2009 lAcessos: 282
    JUNIOR OMNI

    Lembremo-nos das palavras do Senhor Jesus, quando Ele instruiu a Nicodemos, um mestre entre os Judeus: "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus..." João 3:5 Que você, caro leitor, possa beber da "ÁGUA VIVA" e saudável, que só mesmo o Senhor Jesus pode nos dar gratuitamente! O mundo representa o "poço fundo", porém, sua água jamais poderá saciar a sede de nossas almas. Por isso há tantos crimes e mortes bárbaras em nossos dias. Porque as pessoas vivem desesperada

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 25/06/2014 lAcessos: 34
    Ivan Guedes

    Como todos os demais evangelistas, Mateus também enfatiza alguns temas teológicos relacionados com o Senhor Jesus e sua mensagem evangélica.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 30/10/2010 lAcessos: 359
    Ivan Guedes

    Na época em que os evangelhos foram escritos a questão de autoria não tinha a importância e dimensão que tem em nossos dias. Era comum obras circularem sem a identificação do autor. O terceiro evangelho é identificado com Lucas e temos razões suficientes para crermos que de fato ele é o autor.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/10/2010 lAcessos: 245
    Ivan Guedes

    O papel relevante da mulher é mais uma vez destacado na narrativa evangélica, quando Mateus insere de forma revolucionária o nome delas na genealogia de Jesus.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/11/2010 lAcessos: 377

    o Senhor nos chamou para sermos sacerdotes e orar por esta nação corrompida e caida, Deus quer um povo que tenha compaixão pelos perdidos,que chora pela Igreja e quarda a noiva de Cristo através do cuidado e amor, Jesus em todo seu ministerio amou a todos e amou ate o fim,em todo tempo serviu e se entregou pela igreja mediante a graça de Deus.

    Por: Alberto Jr.l Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014

    Sendo o casamento uma aliança é preciso se perguntar: "O que posso dar sem me preocupar em ganhar"? Tenha em mente que o casamento há uma vida a perder e outra a ganhar, dar a sua vida para encontrar nela a uma nova vida.

    Por: Joscimar Oliveiral Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 18

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 16

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 17

    Jesus nos salva a partir do momento em que O aceitamos como nosso Senhor e Salvador. Quando convidamos o Senhor a entrar em nossas vidas, passamos a desfrutar do melhor de Deus. Os problemas, as dificuldades, as tribulações podem vir, não estamos sozinhos "Papai está conosco". .... "Eis que estareis convosco todos os dias, até o final dos tempos" (Mt.28:20)

    Por: Sandra Jassnikerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/08/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    Em setembro os católicos se dedicam ao estudo de um livro Bíblico. O tema de 2014 é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus" observando como ponto de partida as prioridades do Projeto de Evangelização "O Brasil na missão continental" e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão são temas deste mês de setembro de 2014. O lema é: "Ide, fazei discípulos e ensinai" (Mt 28,19-20).

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/08/2014 lAcessos: 54
    Ivan Guedes

    A nossa grande dificuldade em compreender a Bondade de Deus é porque nós não somos bons. A nossa natureza decaída perdeu a capacidade de sermos naturalmente bons. O nosso caráter, diferentemente de Deus, é mau e reproduz esta maldade em tudo que fazemos ou pensamos em fazer [quantos pensamentos maus você teve hoje e quantos pensamentos bons?]. A bondade não está em nosso caráter. Toda nossa bondade vem de Deus, é a bondade de Deus sendo manifestada em nós a razão pela qual ainda em alguns moment

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/08/2013 lAcessos: 15
    Ivan Guedes

    A Bíblia é sobre Deus e não sobre o ser humano; sua mensagem tem como único centro Deus e Seu Propósito eterno. Ela começa com Deus, na Criação, e conclui sua mensagem com Deus na Nova Criação. O ser humano entra como parte integrante da Criação, ainda que distintivamente, pois é o único ser na terra e no céu que recebeu a imagem e semelhança de Deus.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/08/2013 lAcessos: 24
    Ivan Guedes

    O fato de Deus optar por pessoas para comunicar Sua mensagem a outras pessoas é muito significativo. Eles foram pessoas comuns, que exerciam atividades comuns (ex. Amós era boiadeiro e agricultor) e que em determinado momento foram incumbidos por Deus para transmitirem uma mensagem especifica para uma ou mais pessoas. Usaram palavras comuns de maneira que todas as pessoas pudessem ouvir com toda clareza. Na grande maioria das vezes a mensagem foi proclamada sem qualquer ação sobrenatural.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2013 lAcessos: 18
    Ivan Guedes

    O caminho de sua casa até onde Ele estava hospedado não era longo, apenas algumas ruas, mas naquele momento cada passo seu parecia demorar um quilometro. Sua mente estava agitada como nunca antes. Havia tantas questões a serem debatidas, mas seleciona-las e organiza-las por ordem de importância tinha lhe tomado muito tempo nestes últimos dias, e cada vez que repensava a ordem das questões se alteravam. Por fim resolvera que o primeiro assunto que abordaria seria a respeito do Reino de Deus.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 26
    Ivan Guedes

    O Talmud é um conjunto de sessenta e três livros legais, éticos e históricos, escritos pelos antigos rabis. Foi publicado no ano de 499 d.C. nas academias religiosas na Babilônia, onde vivia a maior parte dos judeus daquela época.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Religiãol 03/04/2013 lAcessos: 40
    Ivan Guedes

    O livro de Josué é fundamental, para uma compreensão dos relatos contidos nos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco (Gn a Dt), e os demais livros que chamamos de históricos e que vai até o livro de Ester.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 39
    Ivan Guedes

    Uma das questões mais espinhentas do livro de Josué, e de toda a bíblica, é a ordem explicita que Deus deu a Moisés e posteriormente reiterada a Josué, de que ao entrarem na terra de Canaã eles deveriam exterminar todos os antigos moradores. Como conciliar esta ordem tão violenta e cruel, com a mensagem de "não matarás" e principalmente "ama o teu próximo"?

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 37
    Ivan Guedes

    A Páscoa, ainda que não tenha um apelo comercial tão forte, pois trata de um tema não muito apreciado e fácil de ser vendida, a morte, tendo como símbolo uma cruz cruenta, também vem sofrendo o mesmo processo de apropriação por parte das aves de rapina do Mercado.

    Por: Ivan Guedesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2013 lAcessos: 27
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast