O QUE É REALMENTE A FÉ?

Publicado em: 05/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 401 |

                                   

                                             O QUE É REALMENTE A FÉ?

Para responder a esta pergunta, vamos começar dizendo o que não é fé.

1º) Fé não é simplesmente crença ou crendice – A crença é irracional, infantil, influenciada.

2º) Fé não é esperança – Esperança é algo que a pessoa pode ter, mas sem absoluta certeza se vai acontecer ou não.

3º) Fé não é religiosidade – É possível ser religioso, dedicado a uma crença ou igreja, sem ter fé.

Vamos, então, citar a linda definição que a Bíblia dá: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hb 11.1.

É algo definido, determinado, resolvido. É algo firme, abalizado, fundamentado, estável, inabalável, inalterado, sólido. É algo comprovado, evidenciado, confirmado.

A fé é a arma segura para resistir ao diabo, como diz a Palavra: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pe 5.8,9.

Jesus comparou nossa fé com um grão de mostarda (Mt 17.20). Isto porque a mostarda não se mistura, não é hibridada. Significa que nossa fé é pura, sem mistura, sem mácula, sem confusão.

A fé é proteção para a vida do filho de Deus: "Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação". 1 Ts 5.8.

A fé é uma couraça que nos protege dos dardos inflamados do maligno. É interessante que ela só é uma couraça, se vier acompanhada do amor. Porque sem amor nada é válido.

Jesus alertou para algo muito sério – que a fé pode desfalecer. Ela é linda, poderosa, mas ao mesmo tempo é frágil. Precisa de cuidados, precisa de perseverança, precisa do alimento constante da Palavra. Ele disse: "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo.Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. Lc 22.31,32.

Para que a nossa fé jamais desfaleça, jamais tenha qualquer jaça, temos que possuir uma fé humilde, não jactanciosa.

"Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé". Lc 17.5.

Esta foi uma grande demonstração de humildade. Os apóstolos do Senhor reconheceram que ainda não possuíam uma fé completa, perfeita, integral, então pediram ao Senhor que aumentassem sua fé, que potenciassem este fundamento especial que lhes poderia fazer vitoriosos em tudo.

A fé é a vitória que vence o mundo: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé". 1 Jo 5.4. todos sabemos como o mundo está. Todos sabemos quantas solicitações o mundo coloca diante de cada um de nós. Mas Deus nos dá a fórmula da defesa em sua santa Palavra – a vitória que vence o mundo é a fé.

A guerra espiritual hoje é tão renhida que é possível alguns até apostatarem da fé. Paulo deixou isto claro em 1 Tm 4.1: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios".

Nunca houve na terra tantos adeptos da bruxaria, do satanismo, do vampirismo, da feitiçaria, da macumba, do espiritismo, do ocultismo, do esoterismo, das artes das trevas em geral.

Estas são as doutrinas dos demônios. Mas existe algo mais perigoso, porque é sutil, porque tem aparência de piedade, porque se esconde debaixo da capa da religião. São os espíritos enganadores.

São aqueles que estão ensinando que não precisamos ser santos, nos consagrarmos, nos dedicarmos, lermos a Bíblia constantemente, participarmos de reuniões de adoração e crescimento espiritual, evitarmos tudo o que é ilícito.

Junto com este grande problema vem outro que é praticamente o mesmo – o desvio da fé. "Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, a qual professando-a alguns, se desviaram da fé". 1 Tm 6.20,21.

Hoje, Paulo, não são alguns, são muitíssimos que professam a falsamente chamada ciência. Querem explicar tudo o que é espiritual, tudo o que é sobrenatural, com teoremas, teorias, postulados, hipóteses, conjecturas e suposições. Com isto tem se desviado da fé.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/o-que-e-realmente-a-fe-2552825.html

    Palavras-chave do artigo:

    fe em deus

    ,

    confianca

    ,

    crenca

    Comentar sobre o artigo

    Fé e crença não é a mesma coisa. Existem algumas diferenças. Elas estão interligadas e uma está em relação a outra. Veremos a diferença entre os dois conceitos.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 20/04/2014 lAcessos: 13

    Falar de fé requer sensibilidade, sentimentos de paz, amor, fraternidade e caridade. A juventude atual está muito diversificada, podemos até mensurá-la de várias formas, dependendo da classe social, o meio em que vive e participa seus hábitos e seu comportamento, perante a sociedade a que pertence. Normalmente, se afigura que o homem é produto do meio, mas não esqueçam que o meio é fruto do homem. Ele é responsável pelo meio em que habita e convive. Ele constrói o próprio meio em que vive. Uma reportagem muito interessante está implícita nas páginas da revista “Isto É”, nº. 2.016; ano 31 de 25 de junho de 2008. A fonte fala sobre ‘comportamento’ e insere o título: “A FÉ da juventude”.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 25/06/2008 lAcessos: 10,428
    Douglas Moraes

    O poder da fé não tem limites, prova disso são milhares de pessoas que todos os dias cultuam um "deus", milhares de pessoas que buscam através da religião ou de uma crença algo que tanto almejam. São muitos os resultados de curas e de milagres obtidos através da fé.

    Por: Douglas Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/04/2011 lAcessos: 206
    Welinton dos Santos

    No cotidiano de nossas emoções, na vida agitada das cidades, ou mesmo em nossos lares, o cultivo da fé ainda é um dos desafios da Humanidade.

    Por: Welinton dos Santosl Religião & Esoterismo> Religiãol 14/07/2010 lAcessos: 810

    A Fé raciocinada é um fenômeno psicológico e emocional construído a partir do desejo autêntico e perseverante de compreender o que nos cerca; conquista somente possível através da renovação do entendimento e da forma de sentir a vida. Na realidade, no perpassar da vida, será que sabemos realmente o significado da fé. Quando afirmo: eu tenho fé! O que quero realmente repassar? Confiança, esperança, amor, fraternidade, caridade e amor ao próximo. Esses atributos que fortalecem qualquer ser poderão ser qualificações de fé? Quando deixamos de reciclar nosso mundo intimo, é comum, fixarmo-nos em idéias e comportamentos, que criam estilos invariáveis no modo de ser.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 02/07/2008 lAcessos: 371
    Francisco Alex de Sousa Lima

    Propõe-se neste trabalho um estudo em torno do texto "A loira do carro dos vidros pretos", procurando identificar se tal texto refere-se a um mito ou se pode ser considerada literatura. A história envolve-se em conto popular, uma mulher loira que circulava em um carro preto dos vidros pretos pelas ruas de Manaus (AM), a procura de crianças para roubá-las os órgãos e vender ao "mercado negro" 1. Pelo conteúdo do presente artigo pode-se observar que, confrontando a definição de mito e a definição

    Por: Francisco Alex de Sousa Limal Literatura> Ficçãol 10/06/2011 lAcessos: 135

    O homem, ao exercitar a confiança, ainda que possa se mostrar muitas vezes irracional, não pode abusar da própria ingenuidade para que possa alcançar a excelência nas suas relações.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 14/12/2010 lAcessos: 17
    CHARLES ANDERSON RAMOS LORETI

    Apresento aos leitores a síntese doutrinária que as Igrejas Evangélica Congregacionais do Brasil fruto da 43ª Assembléia Geral que foi realizada em Águas de Lindóia - SP em 1995. Sei que o texto é longo, mas fica aí uma forma de você poder consultar os assuntos como Dom de Línguas, Quebra de Maldição; Jejum; Revelação; Exorcismo; Cura interior e Cura Divina entre outros:

    Por: CHARLES ANDERSON RAMOS LORETIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/05/2010 lAcessos: 766
    Olírio Amaro Rocha Neto

    Aparentemente a homilética não tem uma relação direta com o ato de orar ou fazer preces, mas certamente a oração tem um papel fundamental na evolução do ser humano, especialmente porque ela nos ajuda a amadurecer as emoções e a desenvolver em praticamente todos os campos da vida.

    Por: Olírio Amaro Rocha Netol Religião & Esoterismo> Religiãol 29/01/2014 lAcessos: 136

    Será que Deus aprova o divórcio? A palavra de Deus vai nos mostrar o que precisamos saber sobre esse assunto tão polêmico.

    Por: Edilson Rodriguesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/12/2014

    "Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Lucas 15 versículo 8 e 9."

    Por: waldryanol Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/11/2014 lAcessos: 16

    Devemos aprender como edificar nossas vidas na rocha. É através deste firmamento que poderemos ter uma vida plena.

    Por: waldryanol Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/11/2014

    Vamos lá, antes de responder irei postar alguns textos bem conhecidos. 1º Coríntios 3:16-17 "16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós." 1º Coríntios 6:12 "12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." Refletindo sobre estes versículo

    Por: Rodolfo Alvesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/11/2014 lAcessos: 13

    Era uma vez um rei que, apesar de ser muito rico, era triste, pois não conseguia aumentar o seu tesouro. Ele estava sempre de mal humor e isto causava enormes problemas a todos, pois seus decretos, rudes e injustos, massacravam o povo com exigências descabidas.

    Por: Thiago Cazarinil Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/11/2014 lAcessos: 18
    Mariana Chaves

    Temos sido religiosos, crentes, ou cristãos? Diferenças indiscutíveis quando trata-se de um modo de vida.

    Por: Mariana Chavesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/11/2014 lAcessos: 21

    Uma abordagem sobre o que se esconde por detrás da letra morta dos textos. A existência de um outro significado além daquele que é mostrado pela fábula se torna inegável quando iniciamos o estudo da Letra viva.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/10/2014 lAcessos: 17

    A paz, estava pensando sobre as eleições, sobre como uma pessoa ganha a voz de uma nação, sobre como muitas pessoas se estranham por causa de partidos políticos, times de futebol ou até religiões. Nós temos o livre arbítrio, o direito de colocar quem ou que quisermos como centro de nossas vidas, e através deste post venho te perguntar, quem é o centro da sua vida? Quem você tem colocado, quem você tem escutado?

    Por: Rodolfo Alvesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/10/2014 lAcessos: 11
    Paulo de Aragão Lins

    "Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré". Jd 11. Caim, Balaão e Coré. Três marcos. Três ameaças. Três perigos. Três espíritos terríveis.

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/11/2010 lAcessos: 69
    Paulo de Aragão Lins

    É difícil esperar com paciência no Senhor. Aliás, a paciência é uma das virtudes mais difíceis, de se encontrar no meio do povo de Deus. Mas, existe uma maneira de se obter paciência, uma fórmula bíblica infalível, embora não desejada. Ela se encontra em Romanos 5.3. Paulo diz: "Nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência."

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/11/2010 lAcessos: 153
    Paulo de Aragão Lins

    Muita gente não gosta de disciplina, de ordem, de limitações. Detestam obedecer. Não gostam de se submeter à vontade do Senhor, por isso chegam ao desplante de chamar os mandamentos divinos de ataduras e suas orientações de cordas.

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/11/2010 lAcessos: 38
    Paulo de Aragão Lins

    Na vida espiritual a produção temporã é prejudicial. O que vem antes do tempo geralmente prejudica. É comum vermos hoje muitas criações antecipadas, muitos nascimentos prematuros forçados, no mundo espiritual.

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/11/2010 lAcessos: 52
    Paulo de Aragão Lins

    O ser humano nunca para de pensar. Bem aventurado é aquele que ocupa seus pensamentos, meditações e conclusões com a bendita lei do Senhor.

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/11/2010 lAcessos: 36
    Paulo de Aragão Lins

    Pode crer que Jesus sempre olha para você, sempre o vê, esteja onde você estiver. E o que é melhor – ele quer pousar em nossa casa, em nosso coração. Não olhe para suas limitações nem para seus pecados, porque Zaqueu era campeão destas duas modalidades mas, mesmo assim, o meigo Jesus mandou-o descer depressa daquela situação.

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/11/2010 lAcessos: 67
    Paulo de Aragão Lins

    Vemos também que é um lugar onde habitam os espíritos que vivem com Deus, um estado de existência de descanso dos percalços da vida, de triunfo que conquista a batalha, de glória que sobrepuja os sofrimentos, de vida que derrota a morte, de honra, prazer, alegria, imortalidade, paz, segurança e eterno gozo.

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/11/2010 lAcessos: 34
    Paulo de Aragão Lins

    A história do rei Amazias de Judá poderia ter sido uma das mais gloriosas da Bíblia. Ele teve todas as oportunidades para ter sucesso e vencer em tudo. A Bíblia até diz que ele fez o que era reto aos olhos do Senhor. Mas acrescenta: "porém não com coração inteiro"

    Por: Paulo de Aragão Linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/11/2010 lAcessos: 127
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast