Pombos e o seu significado espiritual

Publicado em: 08/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 2,900 |

"Se a sua oferta ao SENHOR for um holocausto de aves, traga uma rolinha ou um pombinho " Levítico 1:14 NVI (*)

Constatamos ao consultar o Velho Testamento, que são mencionadas três categorias de ofertas do povo judeu e que eram agradáveis ao Senhor:

1) GADO (Levítico 1:3-9);

2)REBANHOS (Levítico 1:10-13) e

 3) AVES (Levítico 1:14-17).

 "E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos." Lucas 2:24

Tratava-se de um sacrifício de purificação, feito pela mulher  40 dias depois de dar à luz um filho e antes de ir ao templo oferecia este sacrifício sagrado. Se não pudesse comprar um cordeiro e uma rolinha (ou pombinho), seriam aceitáveis duas rolinhas (ou pombinhos) conforme descrito em Levítico 12:2-8, cf. Levítico 5:11).

"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará." João 2:13-17

O Senhor Jesus, ao repreender as atitudes meramente comerciais que ocorriam à entrada da Casa de Deus, não teve a mesma atitude com aqueles que vendiam pombos: retirem-nos daqui, pois eles representavam a purificação espiritual. Jesus foi enfático: Não façam daqui, do Templo, uma casa de venda.

Pombo representa docilidade, bons sentimentos, busca da purificação para poder adorar a Deus.. Não deixar que o mal se apodere de você!

O zelo da tua casa me devorará:  cuidar prioritariamente dos sentimentos e atitudes, priorizando o amor sincero ao Criador! Não fazendo dela uma central comercial !!

Jesus achou o povo judeu fazendo exatamente o contrário e não dando a mínima importância ao culto a Deus e sim priorizando os negócios à frente do templo, local onde deveriam se preparar para louvar a Deus!.

Boi significa força, já ovelha quer dizer domínio, enquanto que o pombo representa docilidade, pureza de coração frente a Deus.

 "E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." Zacarias 4:6

Não é por força, nem por imposição de domínio, mas por docilidade que zelamos pela Casa de Deus dentro de nós!

Nem por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, em outras palavras, o poder do Espírito Santo dentro de nós.

Não façam do templo do Espírito Santo, vocês, um local onde habita o mal!

Jesus retira tudo o que não presta e não permite que volte em nossas vidas!

"Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito." João 2:22

Os discípulos passaram a crer nas Sagradas Escrituras após a ressurreição de Cristo.

Quando ocorrem feitos e citações que estão escritas na Palavra de Deus, o Espírito Santo nos lembra delas, percebemos que são verdade mesmo e cremos naquilo que Deus expressa através de Jesus Cristo.

"Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé." Atos 6:1-7

Diáconos são os administradores da igreja, cheios do Espírito Santo e de sabedoria em conduzir, eficientemente e com ética, a Obra de Deus.

"O SENHOR é o meu pastor..." Salmos 23:1a

Onde o Senhor não tem sido seu Pastor? Onde você ainda não está ouvindo a Deus?

Cheque hoje mesmo a sua conversão: ela foi completa mesmo? Ou ainda há pontos onde Ele ainda não teve chance de entrar?

Você tem tido o perfil semelhante ao dos comerciantes à frente do templo ou está se empenhando para ter as características espirituais dos diáconos? Pare, pense e reflita com toda a sua sinceridade perante Deus.

Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini

(*) Bíblia de Estudo NVI - Editora Vida

"Jesus Cristo é o Senhor"

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/pombos-e-o-seu-significado-espiritual-5890044.html

    Palavras-chave do artigo:

    pombos

    ,

    jesus

    ,

    comerciantes

    Comentar sobre o artigo

    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Por que o perdão de Deus é tão duro? Por que é tão exigente? Por que é tão condicional? Estas e outras perguntas estão enredadas na mecânica do perdão, e ninguém deveria morrer sem decifrá-las.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Religião & Esoterismo> Evangelhol 30/03/2011 lAcessos: 323
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014

    SALMO 23 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...

    Por: Andre Pinheirol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/09/2014 lAcessos: 14

    A palavra "paciência", com o sentido em que é empregada no Novo Testamento, na verdade, não possui um equivalente exato em nossa língua. Ela não significa absolutamente ter uma atitude sempre plácida e fleumática, como muitas pessoas pensam.

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 12

    Domínio próprio, temperança, moderação, autocontrole – todos estes termos são empregados para definir o ultimo dos nove frutos do Espírito Santo, listados em Gálatas 5.22,23. Para expressar isso na terminologia conduz inconvenientemente, ou então: "Não age de maneira inadequada ou imprópria

    Por: Jania Gasques bordonil Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/09/2014 lAcessos: 14

    Jesus nos salva a partir do momento em que O aceitamos como nosso Senhor e Salvador. Quando convidamos o Senhor a entrar em nossas vidas, passamos a desfrutar do melhor de Deus. Os problemas, as dificuldades, as tribulações podem vir, não estamos sozinhos "Papai está conosco". .... "Eis que estareis convosco todos os dias, até o final dos tempos" (Mt.28:20)

    Por: Sandra Jassnikerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/08/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    Em setembro os católicos se dedicam ao estudo de um livro Bíblico. O tema de 2014 é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus" observando como ponto de partida as prioridades do Projeto de Evangelização "O Brasil na missão continental" e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão são temas deste mês de setembro de 2014. O lema é: "Ide, fazei discípulos e ensinai" (Mt 28,19-20).

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/08/2014 lAcessos: 40
    Jurema de Souza Martins

    Por meio de Cristo estamos livres das cadeias espirituais que nos acorrentavam. Na condição de pecadores estávamos cegos e paralíticos e graças a pregação do evangelho passamos a enxergar e a andar. A nova vida em Cristo, não nos isenta de dificuldades, pelo contrário, é possível que um novo convertido tenha mais problemas do que tinha antes de receber a Cristo. Jesus Cristo disse que no mundo teríamos aflições mas deveríamos, tem ânimo, ou seja, fé e paciência. As aflições dessa vida não devem

    Por: Jurema de Souza Martinsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 21/08/2014
    José Luiz Cruz

    Se você quer manter um escravo cativo e totalmente em acordo com a escravidão, convença-o que ele não está preso. Dê a ele a falsa sensação de liberdade e ele vai continuar cativo, satisfeito e totalmente equivocado, mas satisfeito. O grande mal da RELIGIÃO é criar esta ilusão de liberdade nas mentes das pessoas.

    Por: José Luiz Cruzl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/08/2014 lAcessos: 17
    MONICA GAZZARRINI

    NÓS SOMOS DONOS SOMENTE DO SÁBADO ?? QUE SENTIDO PRÁTICO, PARA OS DIAS DE HOJE, ESTA PASSAGEM BÍBLICA CITADA ABAIXO TEM DE ÚTIL PARA CADA UM DE NÓS ??

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 01/08/2014
    MONICA GAZZARRINI

    É UM MISTÉRIO QUE NEM TODOS ACREDITAM, ACEITAM OU VIVEM. ACORDE: É UM MILAGRE QUE ESTÁ DISPONVEL HOJE PARA VOCÊ, NA PRÁTICA DA FÉ, USUFRUINDO DOS BENEFICIOS JÁ CONQUISTADOS PARA NÓS, HÁ MUITO TEMPO !! ENTENDA E USE HOJE ESTA RENOVAÇÃO COMPLETA QUE JESUS CRISTO JÁ NOS PROPORCIONOU.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/07/2014
    MONICA GAZZARRINI

    Tão pequeno, mas tão fértil: Grão de Mostarda Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Marcos 4:30-33

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/07/2014 lAcessos: 19
    MONICA GAZZARRINI

    Precisamos conhecer cada vez mais a Palavra de Deus para obter certeza, firmeza e confiança no poder de Deus agindo em nossas vidas e para resolver as questões que ainda permanecem pendentes.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/05/2012 lAcessos: 135
    MONICA GAZZARRINI

    A alegria que vem de Deus, prosperidade que vem de Deus, emprego que vem de Deus, amor que vem de Deus... Tudo aquilo que Deus nos proporciona é supremo!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/05/2012 lAcessos: 180
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! João: ""Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." João 17:9

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 96
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! Lucas: "E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:33-34

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 62
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! DEVEMOS ORAR SEMPRE, SEM DESANIMAR, NUNCA! MESMO QUE A SITUAÇÃO MOSTRE-SE PERICLITANTE E SEM SOLUÇÃO ALGUMA, POIS DEUS RESPONDE!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 72
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast