Sermão de Pastor

Publicado em: 29/04/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 2,601 |

João 10.1-16

 

  1. Entre a mentira e a verdade existe a dúvida. A dúvida é a incerteza sobre as coisas e quem está em dúvidas não consegue tomar decisões e nem orientar outras pessoas;
  2. Cristo no início do evangelho enfatiza que ele vai dizer a verdade. Podemos descansar nas palavras de Jesus por que ele põe fim às dúvidas e nos ensina a verdade. Mas a verdade de Cristo não é para o cérebro e sim, para o coração, por que o cérebro entende, mas é o coração que acredita. Qual é a primeira verdade que Jesus nos ensina?

 

1 - NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

 

  1. Ensina que existem muitos perigos nesta vida. Que o curral não está em segurança, ou seja, o rebanho corre perigo. No mundo existem ladrões e salteadores, pessoas que se dedicam a roubar e assaltar propriedades alheias. Enquanto o rebanho está dentro do curral existe uma sensação de segurança. O ser humano, enquanto está saudável, jovem, alimentado, empregado, sorrindo e esbanjando alegria sente-se seguro na vida. Não julga qual seja o perigo que ronda sua existência e vive despreocupado. Mas estar despreocupado não significa que esteja seguro há perigos na vida.
  2. O ladrão e salteador representam os dilemas da existência, as dificuldades do dia a dia. E estas dificuldades podem se agravar e transformar em gigantescos transtornos e tragédias. É obvio que não devemos viver neuroticamente esperando o pior que está por vir, mas também não podemos nos abandonar ao acaso pensando que somos blindados e que nada de ruim nunca pode nos acontecer.
  3. Para se prevenir contra infortúnios pessoas mais prudentes compram pacotes de seguro contra roubo, incêndio e sinistros. Isto quer dizer que devemos nos precaver, o quanto nos for possível, dos assaltos da existência. Mas como? O ladrão não vem pela porta da frente, não pede permissões para entrar, vem de surpresa por lugares que não imaginamos. O que fazer?

 

2 - Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

 

  1. Devemos, no mínimo, cuidar das portas de nossa vida. Devemos saber quem está entrando em nossa vida, e se está entrando pelas portas ou saltando os muros. Aquilo que é certo, bom, verdadeiro, justo e correto mostra sua cara, se apresenta pelo nome, anda de dia. Mas o que é errado, ruim, falso, injusto e criminoso esconde o rosto, muda de nome e adora o escuro. Vamos entender de uma vez por todas que a vida da gente possui portas com fechaduras que se abrem por dentro. Somos nós que controlamos o acesso à nossa vida e ninguém pode entrar e fazer coisa alguma sem nosso consentimento, a menos que tenha nos enganado. Neste caso, devemos chamar a polícia! Se há um invasor em sua vida, alguém indesejado, algo de errado que precisa de concerto, peça ajuda!
  2. O que me impressiona é que as pessoas deixam coisas ruins entrarem em sua vida com uma grande facilidade. Abrem a porta e convivem com o mal tranquilamente, até o dia em que o mal as prejudica e não há mais como escapar. Mas estas mesmas pessoas não encontram facilidade em abrir a porta para o pastor das ovelhas, ou seja, para o que é bom. É tão mais simples fazer o mal do que o bem, gostar do errado do que do certo. Por quê? Por que não é um bom porteiro e não reconhece a diferença entre o pastor e o ladrão. Está tão acostumado com a mentira que e não consegue amar a verdade. Mas as coisas precisam mudar, antes que o ladrão mate, roube e destrua sua vida. Esta mudança deve começar imediatamente, mediante uma decisão correta e orientada pelo evangelho de Jesus Cristo.

 

 

3 - A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.  

 

  1. Como se dá esta mudança? Primeiro você deve abrir a porta da frente de sua vida. Não adianta querer mudar de vida por meios errados. Não deve ser a porta dos fundos, nem da lavanderia. Precisa ser de frente, à luz do dia, com sinceridade e verdade. Você precisa reconhecer a necessidade de mudanças. Ninguém aqui vai te forçar a ser alguém que você não quer ser nem a fazer o que não quiser. A mudança vem a convite.
  2. Segundo. Você precisa ouvir a voz do bom pastor chamando seu nome. A mudança de vida não é um fenômeno grupal e impessoal. Não é uma experiência coletiva como um banho na chuva. A mudança de vida envolve relacionamento pessoal com o Bom Pastor. Você deve sentir dentro do coração que "Deus está falando com você". Que esta voz se dirige em sua direção. Seu coração deve palpitar e acelerar, as mãos devem tremer e as pernas também. Esta voz está falando seu nome. Chegou o momento de mudar de vida!

10.  Mas esta mudança não vai se dar dentro deste seu mundo de erros. As ovelhas devem sair da casa de pecados e seguirem a voz do bom pastor. Por que muita gente abraça nossa religião e não muda de vida? Por que continua escondendo-se dentro de sua antiga casa, seu antigo modo de viver. Por que não conseguiram renunciar ás más companhias e aos maus comportamentos. Ainda se encontram nos mesmos vícios e tomam as mesmas atitudes erradas. É hora de sair da antiga casa e seguir a voz do Bom Pastor. Nem adianta tentar mudar de vida sem mudar de atitudes. O Bom Pastor quer te trazer para fora, não resista, não demore mais. Venha!

 

4 - E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

 

11.  A partir do momento em que as ovelhas seguem a voz do Bom pastor elas encontram uma novidade de vida. Algo inédito, nunca antes experimentado nem pensado. Elas encontram um bom exemplo à sua frente: o exemplo de Jesus. Todos nós, ovelhas de Cristo, seguimos sua voz por que reconhecemos nele a verdade que estamos procurando. Jesus vai à nossa frente sempre. Nenhum de nós precisa tomar decisões no escuro, nem arriscar nosso tudo numa loteria de campanhas de Israel, ou da fogueira santa ou do dia D, por que Jesus é nosso condutor certeiro e vai à nossa frente na peregrinação da vida. A única condição para continuarmos sendo guiados é esta: conhecermos sua voz! Sim! Devemos conhecer a Cristo por meio de seu Evangelho e de seu Espírito. Mais uma vez devemos lembrar que a salvação é um encontro pessoal entre o pecador e Jesus, e um relacionamento diário entre você e Deus. Não é uma prática de rituais vazios nem de cerimoniais espetaculares. É um seguir com Cristo na simplicidade da ovelha e do pastor. Sem floreios e invenções descabidas.

 

5 - Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

 

12.  Nosso nível de relacionamento com Jesus nos dará discernimento entre o certo e o errado, entre o bom e o ruim, entre o justo e o criminoso. Aprenderemos a controlar o acesso da nossa vida, não permitindo que ladrões e salteadores entrem pela porta da frente. Ainda mais, vamos instalar um sistema de segurança ao longo dos muros de nossa vida, qualquer coisa errada que estiver acontecendo vai ser detectada e poderemos buscar a proteção de nosso Salvador. Jesus nos dá segurança eterna. Ele diz que jamais seguiremos a voz dos estranhos. Ele não deixará que o enganador invada nossa vida e nos roube de seu aprisco de amor. Que bom é ter Jesus como pastor de nossas almas. Aleluia!

 

 

 

6 - Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia

 

13.  Tudo o que temos dito até aqui é uma parábola para quem tem facilidade em abrir o coração para Jesus. É hora de aceitar a Cristo com Salvador. De parar tudo o que está fazendo e dobrar os joelhos em oração. De convidar o Senhor para entrar em sua velha vida e te trazer para uma nova. Não demore mais! Não resista mais! Aceite a voz de Cristo em seu coração e se entregue aos cuidados do Senhor Jesus...

14.  [...]

15.  Mas nem todos entenderam a parábola! Que pena! Vamos explicar mais uma vez, quem sabe você se convence a deixar o bom pastor tomar conta de sua vida estragada!

 

7 - Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.  

 

16.  Jesus é a porta da sua vida, isto é, se você for uma ovelha. Muitas pessoas ao longo da existência perderam a natureza de ovelhas. Agora são lobos, são cães, são ratos de esgoto, são espertalhões, malandros, cachorras, e outros bichos e bichas. Deixaram de possuir a inocência da infância e adquiriram a malícia, a malvadeza, a ruindade. Tornaram-se pilantras, safados, traidores, adúlteros e homicidas. Estão no mundo enganando e sendo enganados, matando e sendo mortos, maltratando e sendo maltratados. Mas alguns já estão cansados desta vida bandida, horrível e descontrolada. Querem voltar aos tempos de infância e inocência em que eram apenas meninos correndo atrás de pipas e meninas brincando de bonecas. O evangelho tem uma boa noticia a você: Jesus é a porta para quem deseja se tornar ovelha!

 

8 - Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.

 

17.  Muita coisa já aconteceu na sua vida! Muita tentativa de destruir você e acabar com sua existência. Muito perigo já rondou sua casa, sua família, seu emprego, sua saúde, e até o dia hoje, muitos foram os livramentos. Isto é por que lá fundo você alimentou uma gota de esperança de que Deus poderia te ajudar a sair desta vida. Foi por isso que você não afundou de vez e não ouviu a voz do demônio te dizendo para acabar com sua vida de uma vez!

 

9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

 

18.  Jesus é a resposta de Deus para você que deseja ser salvo. A salvação é uma entrada para a mudança de vida. Sim, os que desejam mudar de vida precisam primeiro de salvação. Por que qualquer mudança que se fizer sem a salvação da alma é uma mudança superficial e exterior, por isso é necessário entrar para o rebanho de Cristo, para que a mudança seja profunda e verdadeira. Você entra para o rebanho, e quando sair para viver o mundo verá que você mudou, que sua vida mudou, que tudo está diferente, tudo por que você achou pastagem verdejante. Agora você passará a ser bem cuidado. Jesus ama você! Você encontrará respostas para suas dúvidas, cura para suas enfermidades, companhia para sua caminhada, luz na escuridão, perdão para as ofensas, saldo para as dívidas, prosperidade em suas finanças, e sobretudo, paz no vale, paz na alma, paz na mente e no coração.

 

 

 

 

10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

 

19.  Os tempos antigos em que sua vida estava destruída pelo pecado serão transformados em um novo tempo: o tempo de restauração de todas as coisas. Muito do que você perdeu será reconquistado, e com a promessa de Jesus que haverá abundância de vida em sua existência. A mudança de vida não pode ser paliativa e momentânea. Se é para mudar, tem que ser pra valer, até as últimas conseqüências.

 

11 - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

 

20.  Jesus foi até as últimas conseqüências. Ele deu a vida por você. Ele levou a sério o seu desejo de mudança. Em nenhum momento ele pensou que você estava brincando. Seu pedido de socorro chegou até Ele, por isso, ele se envolveu com sua vida perigosa, se tornou se amigo e salvador. Sabe o que aconteceu? Mataram ele em seu lugar. É amigo, sua vida é tão perigosa que qualquer que tentar te ajudar corre perigo de ser morto. Não pense que é tão simples assim ser teu amigo e te ajudar a mudar de vida. Todo erro tem uma conseqüência. E os teus muitos erros acabaram por matar seu bom pastor. Isto aconteceu para que valesse a pena ver você mudado em uma nova criatura. Ele morreu com prazer, pelo simples fato de saber que sua vida mudou para sempre e que nunca mais você voltará para o mundo de pecados.

 

12 - Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

 

21.  Tinha que ser assim e vai continuar sendo assim, por que sua vida corre perigos. E já que você aceitou ser ovelha de Jesus ele vai lutar por você contra o lobismo do mundo. Estes lobos selvagens e assassinos não vão desistir de você da noite para o dia. Eles ainda querem te destruir. O mal ainda está no mundo e se Jesus não te protegesse o tempo todo o mal venceria. O mal é tão perigoso que ele procura falhas na segurança de sua salvação. Se ele encontrar, ele avança e destrói as ovelhas.

 

13 - Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.  

 

22.  Esta salvação de Jesus é muito diferente da salvação que os religiosos e políticos oferecem. Tem muito sacerdote no mundo que faz política com sua alma e não se envolve com você para não correr riscos de sair perdendo. Amigo, me ouça: não arrisque o cuidado de sua vida nas mãos de quem você não confia - de quem não morreria por você. Cuidado!

 

14 - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

 

23.  Jesus é seu pastor. Ele te conhece pelo nome. E você, o conhece? Como você o conhece? Como uma figura esquelética pintada no retrato? Como uma estátua de plástico pendurada na parede? Com um semblante de derrotado que causa dó? Como você o conhece?

24.  Jesus é mais que se possa imaginar. Ele é o primeiro e o último, o A e o Z. É o supremo criador de todas as coisas, aquele que tem poder para salvar e perdoar, que possui as chaves do Reino de Deus e leva para o paraíso. Aquele que tem poder sobre a morte e os mortos, que dá vida e vida em abundância. Jesus Cristo é o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. Glória a Deus.

 

15 - Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/sermao-de-pastor-2264368.html

    Palavras-chave do artigo:

    mentira duvida cristo ovelha lobo perigos mundo rebanho ladrao dificuldades tragedias porta entrada vida jesus mudanca nome

    Comentar sobre o artigo

    "Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Lucas 15 versículo 8 e 9."

    Por: waldryanol Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/11/2014

    Devemos aprender como edificar nossas vidas na rocha. É através deste firmamento que poderemos ter uma vida plena.

    Por: waldryanol Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/11/2014

    Vamos lá, antes de responder irei postar alguns textos bem conhecidos. 1º Coríntios 3:16-17 "16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós." 1º Coríntios 6:12 "12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." Refletindo sobre estes versículo

    Por: Rodolfo Alvesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/11/2014

    Era uma vez um rei que, apesar de ser muito rico, era triste, pois não conseguia aumentar o seu tesouro. Ele estava sempre de mal humor e isto causava enormes problemas a todos, pois seus decretos, rudes e injustos, massacravam o povo com exigências descabidas.

    Por: Thiago Cazarinil Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/11/2014 lAcessos: 12
    Mariana Chaves

    Temos sido religiosos, crentes, ou cristãos? Diferenças indiscutíveis quando trata-se de um modo de vida.

    Por: Mariana Chavesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/11/2014 lAcessos: 18

    Uma abordagem sobre o que se esconde por detrás da letra morta dos textos. A existência de um outro significado além daquele que é mostrado pela fábula se torna inegável quando iniciamos o estudo da Letra viva.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/10/2014 lAcessos: 12

    A paz, estava pensando sobre as eleições, sobre como uma pessoa ganha a voz de uma nação, sobre como muitas pessoas se estranham por causa de partidos políticos, times de futebol ou até religiões. Nós temos o livre arbítrio, o direito de colocar quem ou que quisermos como centro de nossas vidas, e através deste post venho te perguntar, quem é o centro da sua vida? Quem você tem colocado, quem você tem escutado?

    Por: Rodolfo Alvesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/10/2014
    Pr. Fabiano Carvalho

    É lamentável ver que muitas igrejas não tem ordem de Culto, as vezes em igrejas grandes e conhecidas, há conversas e cochichos sem fim nos cultos públicos

    Por: Pr. Fabiano Carvalhol Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/10/2014 lAcessos: 16
    Rogério de Sousa

    Como a humanidade é apresentada no Apocalipse de João? Fala de sua origem? Sua natureza? Suas obras e seu destino? Este será o roteiro de nossa pesquisa. Ao nos virarmos para a Antropologia do Apocalipse, encontramos a primeira referência ao Filho do Homem. Ele está centrado entre os sete castiças, iluminado em plenitude pelo Espírito de Deus. Não há sombras! Nada a esconder ou se ocultar. É o ἀποκάλυψις ἰησοῦ χριστοῦ (revelação de Jesus Cristo).

    Por: Rogério de Sousal Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/07/2014 lAcessos: 25
    Rogério de Sousa

    O presente trabalho constitui-se de uma breve pesquisa bibliográfica sobre a concepção da ética em Schopenhauer e Nietzsche. Ambos considerados sob o prisma do irracionalismo, negando a primazia da razão para a compreensão do fenômeno humano e propondo o eixo vontade/potência como novo extrato ético. Sendo impossível aprofundar a questão do ético em Schopenhauer e Nietzche em um trabalho como este, optei por abordar o tema de forma sucinta. Extraí algumas citações de ambos os filósofos e as

    Por: Rogério de Sousal Educação> Ensino Superiorl 30/04/2012 lAcessos: 229
    Rogério de Sousa

    A filosofia no Brasil tem sido tratada como acessória. Está nos currículos universitários de quase todos os cursos, nas salas de aulas do ensino médio, nos sites de cursos à distância, nos programas de televisão, nas reportagens de domingo, nas revistarias e bancas de jornal, contudo, desde os dias de Gonçalves de Magalhães (1811-1882), os filósofos ecoam este pedido: "Convém que o Governo ao menos uma vez lance os olhos sobre a mocidade, que faça ensinar nas escolas uma Moral pura, uma filosofi

    Por: Rogério de Sousal Educação> Ensino Superiorl 11/04/2012 lAcessos: 5,838
    Rogério de Sousa

    O artigo em análise tem por título "Deus na Filosofia Existencial de Karl Jaspers". O autor – Natanael Gabriel da Silva – realizou sua pesquisa no livro Filosofia da Existência, publicado em português pela editora Imago em 1973 – Rio de Janeiro. A proposta de Natanael é "trazer à discussão a tentativa de Jaspers no dizer sobre Deus". Segundo o autor, Jaspers procura elaborar uma filosofia existencial em contraste direto com Heidegger, uma vez que este propunha uma filosofia existencial em torno

    Por: Rogério de Sousal Educação> Ensino Superiorl 11/04/2012 lAcessos: 217
    Rogério de Sousa

    Agostinho se propôs como modelo de moral para os homens, não por sua perfeição, mas por sua busca filosófica. Desde a infância até a senilidade mostrou-se uma pessoas aberta ao diálogo, e por isso, sempre polêmico. Conseguiu como poucos tocar as várias pontas dos extremos, ambicionando resolver racionalmente as demandas do cérebro e da alma, sem, no entanto, conseguir tamanho empreendimento.

    Por: Rogério de Sousal Educação> Ensino Superiorl 11/04/2012 lAcessos: 2,650
    Rogério de Sousa

    A pessoa humana e as conceituações no tocante ao seu significado. Síntese da proposta humanista. Considerações sobre o ser humano visto pelo viés de um sujeito Plurifacetado em vista de ser uma unidade e uma pluralidade simultaneamente. Quais atitudes tornam a pessoa mais humana, levando-a a viver as dimensões da consciência, do amor e da liberdade com ética e de forma cidadã.

    Por: Rogério de Sousal Educação> Ensino Superiorl 11/04/2012 lAcessos: 1,114
    Rogério de Sousa

    Ao longo de nossos debates me posicionei firmemente pelo Idealismo do Sócrates de Platão. Estes dois homens se tornaram divisores de águas no que diz respeito à Piadéia. Antes deles imperava a busca pela sabedoria. Após, reina o amor à sabedoria. Antes deles existia a Poesia e a Retórica. Após, nasce a Filosofia.

    Por: Rogério de Sousal Educação> Ensino Superiorl 25/04/2011 lAcessos: 1,221
    Rogério de Sousa

    A bendita esperança dos crentes está na consumação dos séculos, no momento em que Jesus Cristo retornar acompanhado de seus anjos. Por ocasião da parusia, a orquestra celeste executará o cântico do Cordeiro enquanto o arcanjo Miguel solta sua voz pelo universo. Cristo glorificado surge a olhos nus em pleno cenário mundial e a cegueira dos olhos de todos os seres será retida. À voz de seu comando, vivos e mortos formarão uma só multidão de ressuscitados. Não há lugar para as coisas passadas, nem

    Por: Rogério de Sousal Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/01/2011 lAcessos: 73

    Comments on this article

    1
    gesilan Alves Pereira 28/02/2011
    Eu sou como rios de Aguas vivas, quanto maus fal da Palavra de Deus eu quero aprender mais. Eu sou um jovem 15 anos de idade e creio que aminha fé é muito grande do Tamanho de um Grão de mostarda como disse o Senhor Jesus
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast