10 dicas para começar a escrever

21/06/2011 • Por • 133 Acessos

Deseja escrever uma história e não sabe por onde começar? Sempre que nos vem à mente uma ideia, situação ou cena e pensamos, daria uma boa história, temos vontade de colocar no papel ou computador. Porém quem já tentou sabe que, visualizar a cena é uma coisa; escrever, outra.

Escrever é saudável. Terapeutas indicam a seus pacientes, principalmente àqueles que ao se deitarem ficam "ruminando" os pensamentos, que escrevam durante o dia. Colocar os problemas no papel transmite ao cérebro a mensagem que o assunto já foi analisado, não precisam mais pensar sobre o assunto.

Quando se toma gosto pela atividade se deseja escrever mais e mais. É um exercício saudável e gostoso, mas, voltando à pergunta inicial, como começar? A resposta é simples, começando. Aí vão algumas dicas:

1- Tema central: antes de começar a digitar, defina qual o tema central. Ele dará rumo à história. Como ela começa, o que acontecerá no desenrolar e no final.

2- Cenas: onde se passará a trama. País, cidade, campo, dentro ou fora de casa...

3- Número de personagens: quantos personagens terão na história, lembrando que, quanto maior o número, mais complexa torna-se o desenrolar da trama e para quem está começando pode dificultar um pouco.

4- História do personagem: para que o leitor se identifique ou não com o personagem, o autor deve mostrar quem é o personagem. Assim como as pessoas, ele deve ter uma história, família, situações que o tornaram o "mocinho" ou o "vilão". Tornará a trama mais verídica.

5- Vícios de linguagem: cuidado com os vícios de linguagem, a não ser que seja uma característica do personagem que o autor queira mostrar ao leitor, devem ser evitados, pois são palavras e expressões que deturpam e dificultam a manifestação do pensamento.

6- Visualize a cena: ao escrever, feche os olhos e imagine a cena, onde ela se passa, o que os personagens fazem, os gestos...

7- Ortografia: não se preocupe a princípio com a ortografia, depois você fará isso. Se ficar parando e revisando o texto não sairá do lugar.

8- Leia: quanto mais ler, mais facilmente as ideias fluem. Observe como os autores colocam o texto.

9- Ambiente: observe o ambiente ao seu redor, ele é rico em cenas que podem ser utilizadas nos textos.

10- Anote as ideias: tenha sempre ao lado um caderninho e caneta. Anote as ideias, mesmo que pareçam absurdas.

Raphaela Mello

http://www.raphaelamello.com.br

Perfil do Autor

Raphaela Mello

Escritora de literatura fantástica