10 dicas para começar a escrever

Publicado em: 21/06/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 127 |

Deseja escrever uma história e não sabe por onde começar? Sempre que nos vem à mente uma ideia, situação ou cena e pensamos, daria uma boa história, temos vontade de colocar no papel ou computador. Porém quem já tentou sabe que, visualizar a cena é uma coisa; escrever, outra.

Escrever é saudável. Terapeutas indicam a seus pacientes, principalmente àqueles que ao se deitarem ficam "ruminando" os pensamentos, que escrevam durante o dia. Colocar os problemas no papel transmite ao cérebro a mensagem que o assunto já foi analisado, não precisam mais pensar sobre o assunto.

Quando se toma gosto pela atividade se deseja escrever mais e mais. É um exercício saudável e gostoso, mas, voltando à pergunta inicial, como começar? A resposta é simples, começando. Aí vão algumas dicas:

1- Tema central: antes de começar a digitar, defina qual o tema central. Ele dará rumo à história. Como ela começa, o que acontecerá no desenrolar e no final.

2- Cenas: onde se passará a trama. País, cidade, campo, dentro ou fora de casa...

3- Número de personagens: quantos personagens terão na história, lembrando que, quanto maior o número, mais complexa torna-se o desenrolar da trama e para quem está começando pode dificultar um pouco.

4- História do personagem: para que o leitor se identifique ou não com o personagem, o autor deve mostrar quem é o personagem. Assim como as pessoas, ele deve ter uma história, família, situações que o tornaram o "mocinho" ou o "vilão". Tornará a trama mais verídica.

5- Vícios de linguagem: cuidado com os vícios de linguagem, a não ser que seja uma característica do personagem que o autor queira mostrar ao leitor, devem ser evitados, pois são palavras e expressões que deturpam e dificultam a manifestação do pensamento.

6- Visualize a cena: ao escrever, feche os olhos e imagine a cena, onde ela se passa, o que os personagens fazem, os gestos...

7- Ortografia: não se preocupe a princípio com a ortografia, depois você fará isso. Se ficar parando e revisando o texto não sairá do lugar.

8- Leia: quanto mais ler, mais facilmente as ideias fluem. Observe como os autores colocam o texto.

9- Ambiente: observe o ambiente ao seu redor, ele é rico em cenas que podem ser utilizadas nos textos.

10- Anote as ideias: tenha sempre ao lado um caderninho e caneta. Anote as ideias, mesmo que pareçam absurdas.

Raphaela Mello

http://www.raphaelamello.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ficcao-artigos/10-dicas-para-comecar-a-escrever-4933584.html

    Palavras-chave do artigo:

    dicas

    ,

    escrever

    ,

    leitor

    Comentar sobre o artigo

    Raphaela Mello

    Você já pegou um livro e não terminou o primeiro capítulo? Sabe por que isso aconteceu? Claro que sim, o livro era chato. Quais as diferenças entre os livros que vendem e os que não vendem? Você pode listar muitas diferenças, mas eu prefiro falar sobre como incrementar o livro porque penso que é mais efetivo. Como manter o leitor preso à estória? Escolhi seis passos importantes que incrementarão o texto. Se você também é um leitor, reconhecerá as dicas nas cenas e verá como elas deixam a estória

    Por: Raphaela Mellol Literatura> Ficçãol 21/02/2013 lAcessos: 40
    Edivaldo Weller

    Escreva hoje mesmo, incríveis artigos... com conteudos irresistíveis, dicas de Sucesso!

    Por: Edivaldo Wellerl Negócios> Negócios Onlinel 01/06/2010 lAcessos: 310

    Com a concorrência de hoje na blogosfera, muitos blogueiros iniciantes ou avançados, sentem-se pressionados a melhorar a, aparência ou estilo do seu blog.

    Por: Luís Gonçalvesl Internet> Marketing na Internetl 22/11/2012 lAcessos: 34
    Thomas Milton

    Faça parte da comunidade Ser um blogueiro é fazer parte da comunidade blogueira, É essencial interagir em fóruns e comentar em outros blogs. Faça alguns amigos online e adicione outras comunidades que por sua vez também vão te adicionar.

    Por: Thomas Miltonl Internet> Blogsl 01/09/2011 lAcessos: 58
    Edivaldo Weller

    Conteúdo Incrível... Aumente suas Vendas com essas preciosas Dicas !

    Por: Edivaldo Wellerl Negócios> Negócios Onlinel 01/06/2010 lAcessos: 1,199
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá quando você precisa realizar alguma tarefa relacionada a escrita como por exemplo escrever um email para sua lista de contatos ou escrever um artigo para o seu blog você se sente a vontade? Resumidamente você se considera um bom escritor? Essas são perguntas muito relevantes visto que em meio a tantos artigos, mensagens e emails que nos deparamos por ai está cada vez mais difícil dizer que escrevemos bem.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Negócios> Negócios Onlinel 18/06/2014
    José Guimarães

    O objetivo deste artigo é expor 5 dicas para você começar a escrever suas memórias. Isto é, digitar no teclado do computador alguns fatos que você considera inesquecíveis de sua vida. Seja o nascimento de seus filhos, a compra do carro dos seus sonhos ou uma viagem bem legal, por mais perto de sua casa que seja. Ela com certeza te trouxe alegria e merece ser registrada.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Crônicasl 23/07/2013 lAcessos: 29

    Nos últimos dias muitas pessoas me pediram dicas de como escrever artigos, publicar e ter visibilidade na web. Bem, escrevo profissionalmente desde 2001 e confesso que foi uma enorme alegria quando comecei a ver meus escritos publicados, primeiramente em site e depois em jornais e revistas.

    Por: Débora Martinsl Carreiral 29/12/2009 lAcessos: 344 lComentário: 4
    the blog master

    Aqui estão algumas dicas que me ajudam quando vou escrever um post 1. Exponha suas opiniões com simplicidade 2. Use links no seu post como um louco 3. Escrever menos, 3x vezes por samana é perfeito 4. Use mais ou menos umas 250 palavras 5. Componha títulos cativantes 6. Como falei antes, escreva com paixão 7. Incluir listas no seu post facilita o acesso ao conteúdo 8. Edite seu post sempre que necessário 9. Encha o seu post com palavras-chave 10. Posicionamento ef

    Por: the blog masterl Internet> Blogsl 19/11/2009 lAcessos: 1,553 lComentário: 1

    Você sabe de onde CS Lewis tirou inspiração para escrever As Crônicas de Nárnia? Os Best Sellers que fizeram e ainda fazem tanto sucesso no mundo todo nasceram quando o autor leu "Phantates - A Terra das Fadas", de George MacDonald. Pela primeira vez, esse livro será lançado no Brasil.

    Por: Gabriele Dassil Literatura> Ficçãol 27/03/2015

    Livro de Anna Sewell traz a autobiografia de um cavalo. Beleza Negra trata do amor aos animais, em um apelo pelo abandono dos maus tratos e utilização de práticas humanitárias. O livro é emocionante e já comoveu milhares de pessoas em todo mundo.

    Por: Gabriele Dassil Literatura> Ficçãol 17/03/2015
    RONALDO VAZ

    Trágico e comovente! Dois jovens encontram-se no campo de batalha e experimentam o absurdo que representa esse tipo de conflito. Nesse conto, o escritor e psicólogo Ronaldo Vaz analise a questão da guerra, da violência.

    Por: RONALDO VAZl Literatura> Ficçãol 07/03/2015
    RONALDO VAZ

    Polêmico! Trágico! Intenso! Nesse conto o escritor Ronaldo Vaz faz uma análise psicológica da dúvida, que normalmente faz parte d condição humana. "Ser ou não ser?"

    Por: RONALDO VAZl Literatura> Ficçãol 07/03/2015
    RONALDO VAZ

    COMOVENTE... Em um linguagem sutil e poética, o autor Ronaldo Vaz faz uma análise psicológica do apego que muitas pessoas têm em relação à infância. Prepare-se par emociona-se .É poético, é triste, é profundo, é o ser humano...

    Por: RONALDO VAZl Literatura> Ficçãol 07/03/2015
    RONALDO VAZ

    Assustador! Kafkiano... Um feto toma consciência de si mesmo em pleno útero. Passa então a analisar se vale a pena prosseguir. É uma análise absurda, mas profunda, sobre a depressão e suas origens.

    Por: RONALDO VAZl Literatura> Ficçãol 07/03/2015
    RONALDO VAZ

    Trata-se de uma análise psicológica do grande poeta português FERNANDO PESSOA, uma análise poético-filosófica... É ficção, mas tem toda a lógica de uma "verdade"

    Por: RONALDO VAZl Literatura> Ficçãol 26/02/2015 lAcessos: 20
    Magdiel Dantas

    Para dar inicio aos bons ventos que estão passando pelo Vida Experimental, estamos começando uma série de post's nomeada de Literatura Nacional. O foco dessa série é mostrar um pouco sobre livros nacionais e apresentar aos jovens fãs de literatura estrangeira que aqui, no nosso país, também se escreve coisa muito boa! O primeiro livro a ser mostrado por nós, do V.E, é do jornalista carioca Jorge Lourenço. Se você ainda não conhece esse livro, caro leitor, saiba que deveria.

    Por: Magdiel Dantasl Literatura> Ficçãol 19/02/2015 lAcessos: 16
    Raphaela Mello

    Você já pegou um livro e não terminou o primeiro capítulo? Sabe por que isso aconteceu? Claro que sim, o livro era chato. Quais as diferenças entre os livros que vendem e os que não vendem? Você pode listar muitas diferenças, mas eu prefiro falar sobre como incrementar o livro porque penso que é mais efetivo. Como manter o leitor preso à estória? Escolhi seis passos importantes que incrementarão o texto. Se você também é um leitor, reconhecerá as dicas nas cenas e verá como elas deixam a estória

    Por: Raphaela Mellol Literatura> Ficçãol 21/02/2013 lAcessos: 40
    Raphaela Mello

    O mercado editorial brasileiro está aquecido, grandes editoras procuram autores nacionais, mas muitos escritores falham na busca por uma publicação. Porque isso ocorre se há o material e o interesse de editoras pelos escritores brasileiros? Em primeiro devemos levar em conta a quantidade de originais que as editoras recebem todos os dias para avaliação e ter em mente que nosso texto será mais um entre dezenas de outros textos.

    Por: Raphaela Mellol Literatura> Ficçãol 30/07/2012 lAcessos: 63
    Raphaela Mello

    A mini-sequência de Segredos de um Vampiro. A história de Marq Mello Monteiro até sua chegada à Cidade dos Anjos. Download completo grátis no site.

    Por: Raphaela Mellol Literatura> Ficçãol 12/03/2012 lAcessos: 55
    Raphaela Mello

    Solitário, frustrado e fugindo de um caçador de vampiros que o perseguia no Velho Continente, o enigmático Marq Melo Monteiro, depois de 245 anos, retorna ao antigo lar, Cidade dos Anjos, de onde escapou após o assassinato dos pais. O que Marq não esperava é que, logo ao chegar, conhece Carol Miranda, aficionada em ciências ocultas e bruxaria, mas que esconde dele a sua identidade. Marq, cuja intenção é reintegra-se à sociedade, também não revela à Carol a sua verdadeira história. Quando em Ci

    Por: Raphaela Mellol Literatura> Ficçãol 12/03/2012 lAcessos: 279
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast