Administração Do Capital De Giro

Publicado em: 23/06/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 42,041 |

 

 ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, como por exemplo, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa, pagar salários e tarifas publica. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.

O capital de giro precisa de acompanhamento permanente, pois está continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanças enfrentadas pela empresa. Já o capital fixo não exige atenção constante, uma vez que os fatos capazes de afetá-lo acontecem com uma freqüência bem menor. Boa parte dos esforços do administrador financeiro típico é canalizada para resolução de problemas de capital de giro constituídos por formação e financiamento de estoques, gerenciamento das contas a receber e administração de déficits de caixa. Nesta luta para sobreviver, a empresa acaba sendo arrastada pelos problemas de gestão do capital de giro e tende a sacrificar seus objetivos de longo prazo. Os empresários conhecem bem este fenômeno. Boa parte de seu tempo é consumido apagando incêndios, onde o foco mais perigoso reside no capital de giro.

O capital de giro é extremamente importante para as empresas, haja vista que é com estes recursos que a empresa manten-se em funcionamento no curto prazo. Caso a empresa não administre corretamente os itens que fazem parte do capital de giro, poderá levá-la a uma situação de insolvência.

Como acontece no trato de muitos outros problemas, a ação preventiva tem um papel importante para a solução dos problemas de capital de giro. A principal ação consiste na formação de reserva financeira para enfrentar as mudanças inesperadas no quadro financeiro da empresa. A determinação do volume dessa reserva financeira levará em conta o grau de proteção que se deseja para o capital de giro. Uma análise do tipo o que aconteceria ao capital de giro poderia ser bastante útil para se formular a estimativa do volume da reserva financeira. À primeira vista, poderia soar antieconômico a formação de uma reserva financeira, já que esta decisão tiraria recursos financeiros que de outra forma deveriam ser aplicados no investimento em ativos fixos de modo a permitir a expansão da empresa.

Freqüentemente, os problemas de capital de giro surgem como conseqüência de uma redução de vendas. Neste caso, o administrador financeiro se defronta com questões como manter o capital de giro sob controle diante de um quadro de redução das vendas e o que pode ser feito para evitar uma crise maior de capital de giro.

O efeito tesoura é o crescimento e o decréscimo continuo do capital de giro de uma empresa, uma má administração leva a esse efeito.

Uma empresa entra no efeito tesoura quando em uma série de exercícios sociais seguidos o Investimento operacional em giro é maior do que o capital permanente liquido, levando conseqüentemente a um saldo negativo de tesouraria.

É de suma importância acompanhar a evolução do saldo de tesouraria, a fim de evitar que permaneça constantemente negativo e crescente. Caso o autofinanciamento (lucros) de uma empresa não seja suficiente para financiar o aumento de sua necessidade de capital de giro, seus dirigentes serão forçados a recorrer a fundos externos, que podem ser empréstimos de curto ou longo prazos e/ou aumento de capital social em dinheiro. Caso esses fundos não possam ser obtidos, essa empresa terá sua própria sobrevivência ameaçada

A necessidade de capital de giro é função do nível de atividade de uma empresa. Seu aumento tanto pode ocorrer em períodos de rápido crescimento como também em períodos de queda nas vendas. O saldo de tesouraria se tornará cada vez mais negativo com o crescimento das vendas, caso a empresa não consiga que seu autofinanciamento cresça nas mesmas proporções do seu crescimento da necessidade de capital de giro. Esse crescimento negativo do saldo de tesouraria é que denominado efeito tesoura.

O efeito tesoura ocorre quando a empresa financia a maior parte da necessidade de capital de giro através de créditos de curto prazo. Nesse caso, o saldo de tesouraria se apresenta negativo e crescendo, em valor absoluto, proporcionalmente mais do que a necessidade de capital de giro. O acompanhamento cuidadoso do Saldo de Tesouraria, observado sob o prisma do grau de alavancagem operacional e financeira, dará ao empresário uma medida adequada de como e quanto se endividar. Nem sempre o crescimento das vendas é um movimento sadio, nem sempre a queda nas vendas é um movimento pernicioso. Tudo depende da relação entre a variação da necessidade de capital de giro sobre as vendas, bem como do autofinanciamento sobre as vendas.

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-artigos/administracao-do-capital-de-giro-987773.html

    Palavras-chave do artigo:

    capital de giro

    Comentar sobre o artigo

    Valdelício Menezes

    Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, como por exemplo, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa, pagar salários e tarifas publicas. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.

    Por: Valdelício Menezesl Negócios> Administraçãol 07/09/2010 lAcessos: 2,209

    O presente trabalho se propõe a realizar uma análise sobre o instituto jurídico da penhora realizado através da rede mundial de computadores à luz de princípios constitucionais e infraconstitucionais, visando uma perspectiva diferenciada a respeito do enfrentamento deste fenômeno no que se refere ao capital de giro das empresas.

    Por: Renilton Emanoel Cerqueira Pereira Filhol Direitol 18/05/2009 lAcessos: 2,554
    Marco Batalha

    Micros e pequenos empresarios, ou ainda empreendedores individuais, para gerir seus negócios necessitam como todas as empresas de caixa, estoques, contas a receber e investimentos. O controle harmonioso desses fatos faz com que os recursos recebidos sejam suficientes para cobrir as obrigações à curto prazo e que haja sobre para novos investimentos. Administrar o capital de giro de uma empresa é exatamente saber captar os recursos.

    Por: Marco Batalhal Negócios> Pequenas Empresasl 19/01/2012 lAcessos: 309
    Antonio Jorge

    A estrutura do capital de giro é o reflexo das decisões da Organização. O controle do capital de giro é tão relevante que deve ser rigorosamente planejado, administrado e acompanhado pelo Presidente e sua Equipe de Gestão. Toda decisão ou movimento na Organização atinge o Capital de Giro. Portanto devem-se fortalecer os controles internos das operações. A boa governança na administração do capital de giro terá como resultado o equilíbrio financeiro da Organização, que viabilizará a continuidade

    Por: Antonio Jorgel Negócios> Gestãol 24/09/2012 lAcessos: 140

    O objetivo de traduzir os dados em informações aos usuários da contabilidade. Expõem-se aqui as principais Demonstrações Contábeis. Este pode ser atingido por meio da tomada de decisões de investimentos e financiamentos, pressupostos que são a base e sustentação do analista. Bem como se descreveu algumas técnicas de análise e também alguns procedimentos, constatou-se que não é preciso apenas saber calcular os índices, mas também saber como interpretá-los, e adequá-los a cada Empresa.

    Por: jose carlos olivil Negócios> Administraçãol 26/11/2010 lAcessos: 5,495

    Qualquer empresa em fase de crescimento necessita de recursos financeiros para financiar as suas operações no sentido de aumentar a produção, melhorar faturamento, reduzir custos marginais, melhorar margem líquida, atender a novos mercados, enfim, melhorar a sua lucratividade, disponibilidade de caixa e sua rentabilidade, e com isto melhorar o retorno sobre o capital investido.

    Por: MANOEL QUINTINO JUNIORl Finanças> Investimentosl 19/01/2010 lAcessos: 5,416

    Para você, que esta endividado, com nome restrito, ou precisa de valores para investir em sua empresa, podendo ser média,pequena ou grande empresa, www.capitalbanking.com.br

    Por: Silvio Medeirosl Finanças> Créditol 03/02/2010 lAcessos: 700
    Prof. Thiago Flores

    Consultoria Administrativa, Estratégica & Financeira A consultoria é destinada a empresas com determinadas necessidades que passam por renegociar dívidas com bancos e fornecedores, pedir ou avaliar uma recuperação judicial, buscar novas linhas de crédito no mercado financeiro, fazer uma nova gestão administrativa-financeira empresarial, buscar alternativas de soluções para negócios, outras necessidades jurídicas voltadas ao campo empresarial.

    Por: Prof. Thiago Floresl Negócios> Administraçãol 08/03/2012 lAcessos: 137
    Jose A. J. Oliveira

    Conheça as diferenças entre o sistema de trabalho através do marketing Multinivel e os sistemas de trabalho e métodos de negócios tradicionais. O que poderá influenciar muitas pessoas a desistir dos métodos antigos, apesar da resistência ainda no Brasil pela falta de confiança e dificuldade em se saber qual é a melhor empresa para se cadastrar.

    Por: Jose A. J. Oliveiral Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 03/08/2011 lAcessos: 122
    Noivos de Fresco

    Neste artigo irá encontrar algumas das melhores dicas para ajudar a reduzir os custos do seu casamento. Para conseguir ter um casamento low cost!

    Por: Noivos de Frescol Finançasl 22/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância da gestão tributária dentro das organizações e a como fazer para o planejamento tributário adequado refletir na sobrevivência de uma empresa. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, a consequência do grande número de empresas fracassadas se dá pela falta de planejamento adequado.

    Por: sagianyl Finançasl 19/12/2014

    Este artigo trata de um assunto que todas as pessoas deveriam se preocupar. São as suas prórias finanças de suas casas. Existem algumas dicas de como é possível começar a se organizar financeiramente e evitar ter problemas com essas questões que, infelizmente, trazem muitas dores de cabeça para os envolvidos. Por isso, pode-se fazer uma planilha de gastos e acompanhar os gastos da família. Para qualquer caso, o importante é a organização financeira.

    Por: Silvial Finançasl 14/10/2014 lAcessos: 16
    Gustavo Rocha

    ROI. Uma sigla, por isto tudo em maiúsculo. Não se trata de um nome próprio, nem de alguma bobagem, mas sim de uma sigla que cada vez mais importa a qualquer profissional: Retorno sobre o investimento. Antigamente, assunto restrito de quem atuava no financeiro. Hoje, um assunto normal quando o tema é gestão e cuidado com o seu negócio. O tema não é novo, data de antes de 1920… Contudo, até hoje muitos sequer sabem o que significa. Segundo a wikipedia:

    Por: Gustavo Rochal Finançasl 08/10/2014

    Aprenda a registrar tudo que acontece com o dinheiro. Faça uma planilha de gastos com toda a família.

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 23/09/2014 lAcessos: 12

    Você sabe o que é o fluxo de caixa e por que ele é tão importante na gestão financeira e na sua empresa, em geral? O fluxo de caixa é uma ferramente utilizada no controle financeiro que mostra toda a movimentação financeira que ocorre no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo, isto é, mais especificamente, o dinheiro que sai da conta e o dinheiro que entra na conta.

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 17/09/2014 lAcessos: 18

    Quem conhece quais são as contas que a empresa tem a pagar e a receber todo mês provavelmente consegue fazer seu negócio funcionar bem melhor do que quem deixa de ligar para tais contas. As contas a pagar e a receber têm extrema importância dentro da gestão financeira e do planejamento de uma empresa, principalmente pelo fato de estarem presente ali durante todos os meses no seu fluxo de caixa e movimentar grande parte do dinheiro da empresa, isto é, já que movimenta dinheiro entrando ou saindo

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 08/09/2014 lAcessos: 24

    O fluxo de caixa é uma ferramenta para fazer o controle financeiro de uma empresa que é extremamente importante e essencial para que se saiba o que está acontecendo nela e o que vai acontecer, podendo deixar as coisas já preparadas para o futuro e evitar furadas e sustos desnecessários, pois mexer com dinheiro é algo bem sério! Sendo assim, o fluxo de caixa é toda a movimentação financeira que ocorre na sua empresa em um certo período de tempo, mostrando o dinheiro que entra e sai de conta e ain

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 27/08/2014 lAcessos: 12

    Neste artigo procuramos despertar o leitor para a importância do planejamento financeiro pessoal, abordando aspectos como: Calculo do Valor da divida, como lidar com casos de despesa maior do que a receita, calculo de juros e despesa financeira, comprar parcelado de forma correta e aproveitando oportunidades, bem como a importância da formação da poupança.

    Por: Adilson Kochl Finanças> Finanças Pessoaisl 16/07/2010 lAcessos: 822

    O pop é uma ferramenta de gestão da qualidade que busca a excelência na prestação do serviço, procurando minimizar os erros nas ações rotineiras. É uma ferramenta dinâmica, passível de evolução que busca profundas transformações culturais na instituição, nos aspectos técnico e político-institucionais.

    Por: Adilson Kochl Negóciosl 03/11/2009 lAcessos: 19,170 lComentário: 1

    Trataremos de aspectos relacionados à Gestão de Pessoal nas Empresas, discorrendo sobre: A Interação do Homem com as Organizações, Comportamento, Cultura e Clima Organizacional; Recrutamento e Seleção; Cargos, Carreiras e Competências; Avaliação de Desempenho; Salários e Benefícios; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Trabalhistas; Treinamento & Desenvolvimento.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Gestãol 31/05/2009 lAcessos: 3,773

    Neste artigo trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: O pensamento sistêmico, fundamentos das organizações, a informação e a tomada de decisão, o planejamento, a organização, a direção, o controle e os fundamentos da estrutura organizacional.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Gerêncial 31/05/2009 lAcessos: 18,761 lComentário: 2

    Esta corporação tem sido alvo de inumeros estudos e publicações, que a reconhecem como um dos expoentes mundiais no uso da tecnologia da informação e da terceirização, conjungando dezenas de milhares de parceiros nas mais diferentes etapas de planejamento, produção e distribuição de produtos e serviços.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Ger. de Projetosl 10/12/2008 lAcessos: 3,321 lComentário: 1

    Neste ensaio vamos procurar trazer ao candidato a empreendedor vários aspectos que influenciarão significativamente sobre o futuro do negócio, sendo eles: o cenário econômico, o empreendedor e a burocracia, a necessidade de crédito, analise mercadológica, cadeia de suprimentos e modais de transporte, valor presente liquido do projeto, taxa interna de retorno do projeto, administração do capital de giro e o cliente e ações de marketing.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Ger. de Projetosl 09/12/2008 lAcessos: 1,204 lComentário: 1

    O sistema de liderança contingencial, foi desenvolvido ao longo da história, a partir de experiência de grandes lideres, os quais foram percebendo que um subordinado bem preparado e devidamente motivado, pode perfeitamente executar as tarefas que lhe forem confiadas a contento, chegando inclusive a superar as espectativas previstas inicialmente.

    Por: Adilson Kochl Carreiral 08/12/2008 lAcessos: 1,619

    Discorremos a respeito da importancia da atividade de armazenagem dentro da logistica, ferramentas de auxilio à correta gestão do estoque e estratégias para melhorar a eficiencia da armazenagen e distribuição de produtos, com o objetivo de dar ao leitor uma noção geral dos assuntos, importantissimos na busca de maior lucratividade e fixação de uma imagem de qualidade e eficiencia da empresa junto ao consumidor.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Administraçãol 07/12/2008 lAcessos: 69,828 lComentário: 10

    Comments on this article

    0
    darlete 04/04/2011
    Sou estudante ADM.
    Este site é otimo, como fonte de pesquisa.
    5
    LUIS ANTONIO CANDIDO 11/01/2011
    gostaria de saber
    capital de giro eu devocomprar tudo avista ou devo deixar o acpiatl de giro aplicado e comprar a prazo
    2
    raquel 14/09/2010
    Agora deu pra entender melhor como funciona o capital de giro.
    Obrigada
    Raquel Soares
    3
    Rafael Junqueira 22/08/2010
    Prezado Adilson K.,

    Seu artigo é preciso em definir e analisar a importância do capital de giro e o destaque de seus efeitos em uma boa ou péssima administração.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast