Hora de investir - Poupança ou CDB?

Publicado em: 26/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,665 |

Na hora de investir aquele dinheiro que você deseja guadar para eventuais ocasiões como futuras viagens com a família, comprar um imóvel, investir no seu crescimento intelectual ou de seus filhos, comprar um carro novo e etc. Como saber qual a melhor opção de investimento para você? Poupança ou CDB?

Neste artigo vamos conhecer mais sobre as vantagens que cada uma oferece. Claro que o melhor investimento sempre depende dos objetivos de quem vai investir, o valor a ser investido e também o prazo do qual dispõe.

Certificado de depósito bancário ou CDB

O CDB são títulos de renda fixa nometiva que os bancos emitem e vendem como forma de captação de recursos, negociado a partir de taxas de juros anual sem levar em consideração inflação e carga tributária. Quanto mais tempo os valores permanecerem aplicados, menor será a alíquota de imposto cobrado.

Algumas coisas devem ser levadas em consideração para decidir se deve ou não investir em tal opção:

  • Levar em consideração a taxa Selic - quando a taxa está baixa, os rendimentos do CDB passam a ser baixos, às vezes menores que os rendimentos da poupança! Agora a taxa Selic subiu duas vezes seguidas, então provavelmente para quem espera manter dinheiro aplicado em CDB por um bom tempo, deve ser agora uma opção mais viável;
  • Levar em consideração o tempo de permanência da aplicação - caso você possa manter a aplicação por mais de dois anos, o CDB será uma boa opção, pois a alíquota de imposto será a mais baixa possível, entretanto, caso você precise resgatar o mesmo antes de completar os primeiros seis meses, você pagará o valor mais alto possível, o que tornará o mesmo menos rentável que a poupança em diversos casos;
  • Levar em consideração o montante a ser aplicado - quanto maior o montante, maior será a rentabilização que você conseguirá no CDB DI. Em CDB DI, sua aplicação será rentabilizada de acordo com um percentual do CDI, percentual este que é mais alto (até atingir 100%) de acordo com o montante aplicado.

Poupança

Poupança é simplesmente o acumulo de capital direcionado a algum investimento finaceiro, sem a incidência de imposto de renda e nem IOF. A caderneta de poupança é garantida pelo governo com o Fundo Garantidor de Crédito e é regulada pelo Banco Central.

 

Gostaram das dicas? Comentem, e até a próxima! ;)

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-artigos/hora-de-investir-poupanca-ou-cdb-2902955.html

    Palavras-chave do artigo:

    oupanca ou cdb no banco do brasil

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo trata de um assunto que todas as pessoas deveriam se preocupar. São as suas prórias finanças de suas casas. Existem algumas dicas de como é possível começar a se organizar financeiramente e evitar ter problemas com essas questões que, infelizmente, trazem muitas dores de cabeça para os envolvidos. Por isso, pode-se fazer uma planilha de gastos e acompanhar os gastos da família. Para qualquer caso, o importante é a organização financeira.

    Por: Silvial Finançasl 14/10/2014
    Gustavo Rocha

    ROI. Uma sigla, por isto tudo em maiúsculo. Não se trata de um nome próprio, nem de alguma bobagem, mas sim de uma sigla que cada vez mais importa a qualquer profissional: Retorno sobre o investimento. Antigamente, assunto restrito de quem atuava no financeiro. Hoje, um assunto normal quando o tema é gestão e cuidado com o seu negócio. O tema não é novo, data de antes de 1920… Contudo, até hoje muitos sequer sabem o que significa. Segundo a wikipedia:

    Por: Gustavo Rochal Finançasl 08/10/2014

    Aprenda a registrar tudo que acontece com o dinheiro. Faça uma planilha de gastos com toda a família.

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 23/09/2014

    Você sabe o que é o fluxo de caixa e por que ele é tão importante na gestão financeira e na sua empresa, em geral? O fluxo de caixa é uma ferramente utilizada no controle financeiro que mostra toda a movimentação financeira que ocorre no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo, isto é, mais especificamente, o dinheiro que sai da conta e o dinheiro que entra na conta.

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 17/09/2014

    Quem conhece quais são as contas que a empresa tem a pagar e a receber todo mês provavelmente consegue fazer seu negócio funcionar bem melhor do que quem deixa de ligar para tais contas. As contas a pagar e a receber têm extrema importância dentro da gestão financeira e do planejamento de uma empresa, principalmente pelo fato de estarem presente ali durante todos os meses no seu fluxo de caixa e movimentar grande parte do dinheiro da empresa, isto é, já que movimenta dinheiro entrando ou saindo

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 08/09/2014 lAcessos: 15

    O fluxo de caixa é uma ferramenta para fazer o controle financeiro de uma empresa que é extremamente importante e essencial para que se saiba o que está acontecendo nela e o que vai acontecer, podendo deixar as coisas já preparadas para o futuro e evitar furadas e sustos desnecessários, pois mexer com dinheiro é algo bem sério! Sendo assim, o fluxo de caixa é toda a movimentação financeira que ocorre na sua empresa em um certo período de tempo, mostrando o dinheiro que entra e sai de conta e ain

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 27/08/2014

    Muitas pessoas relutam pois acham que possuir alguma forma de controle financeiro é desespero ou que elas não precisam disso agora, pois sabem viver muito bem com seu dinheiro.

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 27/08/2014

    "É preciso um fluxo de caixa estruturado para crescer", diz a empresária Teresinha de Paula, dona do bufê Teras, de São Paulo, que atualiza diariamente seu fluxo de caixa com projeções para os 90 dias seguintes. Acha que parece exagero? Mas foi exatamente assim que a empresa dela saiu de sua cozinha e conseguiu obter uma sede própria!

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 26/08/2014

    Em tempos difíceis, pode ser bastante desafiador conseguir manter seu dinheiro em seu bolso, com todos os problemas e contas a pagar. Além disso, há um grande apelo ao consumismo que, se não tomar cuidado, pode levá-lo a problemas financeiros. Neste artigo, você aprenderá algumas dicas sobre como proceder a fim de evitar alguns gastos e assim manter seu dinheiro em seu bolso.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 33

    Você provavelmente já leu muitos bons conselhos que há por aí. Apesar de serem bons, muitas vezes os ignoramos ou até mesmo eles não são suficientes. E então, para complementar nosso conhecimentos, podemos nos valer também de dicas sobre o que não fazer. Essas dicas sobre o que não fazer podem, assim, ajudar-nos a evitar certas situações.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 28

    Há várias dicas pela web para quem quer saber como ser rico. O grande problema é que metade delas são de pessoas que somente querem vender-lhe seus produtos e serviços para "ficar rico rápido" ou "ganhar dinheiro dormindo". E quase a outra metade é, na verdade, somente um monte de pessoas a repetir aquilo que tantos outros já cansaram de falar pela web. Em outras palavras: é tanto conteúdo repetitivo que às vezes pode ser bem difícil encontrar informação realmente válida.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 17

    Este breve texto tem capacidade de ajudá-lo assim, apontando tentações a serem evitadas quando buscando-se a independência financeira. Isso auxiliará não por discursar sobre o que executar, e sim instruindo-o sobre o que poderá impedi-lo de conquistar seu objetivo de tornar-se rico ou pelo menos mais independente financeiramente falando.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 21

    Com certeza você também está interessado em aprender mais a fim de alcançar também o seu objetivo de tornar-se rico, ou pelo menos financeiramente independente - o que, em minha opinião, já é uma meta audaciosa e boa o bastante! Bem, já passei várias dicas em meu outro blog, Clube do dinheiro, mas vou apresentar aqui cinco delas, tal que você já possa saber um pouco do que pode encontrar por lá.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 23

    Quem quer ganhar dinheiro, precisa se diferenciar dos concorrentes no mercado que está tão acirrado nos dias de hoje. Para te ajudar nessa tarefa árdua, daremos dicas nesse artigo de soluções criativas para ganhar dinheiro.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Pequenas Empresasl 19/06/2013 lAcessos: 36

    Ter um blog não é nada fácil e até atingir a maturidade necessária para que o mesmo ganhe o suficiente para pagar por seu tempo de trabalho você pode estar interessado em escrever para terceiros, a fim de faturar uma renda extra no final do mês. Ou talvez você nem tenha interesse em ter o seu próprio blog e deseja que a tarefa de escritor de conteúdo para websites e blogs seja um "emprego extra" para você.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Negócios Onlinel 16/06/2013 lAcessos: 32

    Quem está à caça de novas oportunidades para ganhar dinheiro na Internet já deve, em algum momento, ter encontrado os famosos sistemas PTC - paid to click. Nesses websites, ao menos na teoria, você é pago para clicar em propagandas, mas será que você será realmente pago? Algumas pessoas na web dizem que sim, que estão a receber dinheiro por meio de tal sistema. Bem, até onde isso é verdade ou mentira? Hora de analisar tal sistema.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Negócio de Casal 16/06/2013 lAcessos: 24
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast