Hora de investir - Poupança ou CDB?

26/07/2010 • Por • 4,603 Acessos

Na hora de investir aquele dinheiro que você deseja guadar para eventuais ocasiões como futuras viagens com a família, comprar um imóvel, investir no seu crescimento intelectual ou de seus filhos, comprar um carro novo e etc. Como saber qual a melhor opção de investimento para você? Poupança ou CDB?

Neste artigo vamos conhecer mais sobre as vantagens que cada uma oferece. Claro que o melhor investimento sempre depende dos objetivos de quem vai investir, o valor a ser investido e também o prazo do qual dispõe.

Certificado de depósito bancário ou CDB

O CDB são títulos de renda fixa nometiva que os bancos emitem e vendem como forma de captação de recursos, negociado a partir de taxas de juros anual sem levar em consideração inflação e carga tributária. Quanto mais tempo os valores permanecerem aplicados, menor será a alíquota de imposto cobrado.

Algumas coisas devem ser levadas em consideração para decidir se deve ou não investir em tal opção:

  • Levar em consideração a taxa Selic - quando a taxa está baixa, os rendimentos do CDB passam a ser baixos, às vezes menores que os rendimentos da poupança! Agora a taxa Selic subiu duas vezes seguidas, então provavelmente para quem espera manter dinheiro aplicado em CDB por um bom tempo, deve ser agora uma opção mais viável;
  • Levar em consideração o tempo de permanência da aplicação - caso você possa manter a aplicação por mais de dois anos, o CDB será uma boa opção, pois a alíquota de imposto será a mais baixa possível, entretanto, caso você precise resgatar o mesmo antes de completar os primeiros seis meses, você pagará o valor mais alto possível, o que tornará o mesmo menos rentável que a poupança em diversos casos;
  • Levar em consideração o montante a ser aplicado - quanto maior o montante, maior será a rentabilização que você conseguirá no CDB DI. Em CDB DI, sua aplicação será rentabilizada de acordo com um percentual do CDI, percentual este que é mais alto (até atingir 100%) de acordo com o montante aplicado.

Poupança

Poupança é simplesmente o acumulo de capital direcionado a algum investimento finaceiro, sem a incidência de imposto de renda e nem IOF. A caderneta de poupança é garantida pelo governo com o Fundo Garantidor de Crédito e é regulada pelo Banco Central.

 

Gostaram das dicas? Comentem, e até a próxima! ;)

 

Perfil do Autor

Christiano Lima Santos

Você pode conhecer mais lendo este artigo A caderneta de poupança.