Seguro Previdência Privada - Renda Extra Ao Se Aposentar É Com O Seguro Previdência

22/03/2010 • Por • 311 Acessos

Dentro da modalidade do seguro de vida, existem os chamados seguros de sobrevivência (que remuneram em vida o segurado depois de um tempo estipulado na emissão da apólice). O seguro previdência privada é uma previdência paralela a previdência social, aumentando o valor da aposentadoria (por invalidez senil, por exemplo). A seguir é apresentado o mecanismo e as características básicas desse tipo de seguro.

previdencia.jpg

O seguro, como dito anteriormente, é uma versão do seguro de vida cujo beneficiário é o segurado, ou cônjuge deste no caso de falecimento do primeiro. O mecanismo central desse seguro é a remuneração futura mediante um tempo de investimento, estipulado por um contrato com cláusulas normativo-especificativas. Quando é feita a liquidação do valor estipulado, a renda pode ser temporária ou vitalícia, dependendo do tempo de pagamento à seguradora e o interesse na ramificação do mesmo. Por exemplo, pode ser feito planos que confiram uma aposentadoria vitalícia por invalidez senil (paralela e complementar a previdência social). Pessoas entre 14 e 75 anos podem fazer esse seguro, entretanto muitas seguradoras oferecem planos para o infante ter uma renda (obviamente não vitalícia) em seus estudos vindouros. Sendo paralelo à previdência social, a previdência privada pode descontar o valor do imposto de renda (até no máximo, a um percentual de 12).

Além dos fatores levantados acima, ainda há a possibilidade de o beneficiário ser o cônjuge do segurado, uma vez que este morra antes de requisitar a liquidar a indenização. Em caso de invalidez total (que impossibilite o exercício das atividades laborais que ofereçam renda) há a remuneração por parte das seguradoras.

Pode-se concluir afirmando que essa modalidade de seguro é extremamente importante, agindo como um investimento e possuindo vantagens como desconto no imposto de renda. É importante lembrar que as características elementares e as especificações estão presentes nas cláusulas de cada contrato (apólice).

Fonte : Seguro Previdência - Saiba mais sobre o Seguro de Previdência Privada | Ancorador