Como Educar Crianças A Economizar Dinheiro

Publicado em: 18/05/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,421 |

Ensinar crianças a economizar dinheiro não é fácil. Geralmente elas querem gastar o dinheiro que recebem imediatamente. É preciso mostrar a elas a vantagem de se economizar dinheiro e o que elas vão conseguir comprar ou fazer com o dinheiro economizado. Depois que conseguir conscientizar seu filho sobre as vantagens da economia, isto vai ficar pra sempre no subconsciente dele ate’ a vida adulta.

  1. Ensinar a guardar dinheiro. Já desde pequeno, mostrar que quanto mais guardar mais o valor vai aumentar. Enquanto pequeno, ela não tem necessidade de usar o dinheiro. Quando já estiver um pouco mais crescido, você deve ensinar que ela precisa poupar entre 25% a 50% do dinheiro que  tem.
  2. Abrir poupança no banco
    Isto ajuda a dificultar a retirada do dinheiro e com a vantagem de que, mesmo pouco, vai incidir juros. Ela vai perceber que quanto mais dinheiro tiver de saldo na conta, maior o valor que vai receber de juros todos os meses. É simples e óbvio, mas as crianças vão descobrindo que a poupança rende juros e que existe o lado positivo de se economizar e poupar cada vez mais.
  3. Incentivar e ajudar a estabelecer objetivos
    Após definir um objetivo, mesmo que seja um brinquedo desejado no momento, mostrar a ela como e quando ela vai atingir aquele brinquedo economizando e guardando na conta-poupanca. Isto vai valer para o futuro dela, quando precisar definir novos objetivos na vida, como por exemplo: carro, casa, viagens ou estudos.
  4. Premios que não sejam em dinheiro
    Para as crianças que conseguem poupar um determinado valor, o premio não precisa ser em dinheiro. Elas se contentam com outras coisas como, por exemplo: passeios, parques, liberar jogar game na TV, uma pipa pra empinar, um vídeo de desenho animado novo, etc.
  5. Fazer uma lista com as metas das crianças
    Ajude seu filho a escrever numa folha as metas que elea têm do que querem fazer com o dinheiro, seja comprar um brinquedo ou no caso das meninas: roupas, sapatos, maquiagens ou aparelhos e brinquedos eletrônicos.
  6. Pregar uma foto ou imagem da meta desejada
    Pesquise na internet ou em revistas e coloque uma foto do objetivo que seu filho tem, para que ele sempre se lembre do porque do esforço que ele está fazendo para economizar. Isto vai ajudar bastante.
  7. Seja exemplo para os seus filhos
    Crie ocasiões para mostrar a eles que você também está a guardar dinheiro e para que está a economizar. Leve seu filho junto ao banco para comprovar o depósito e mostre a caderneta. O exemplo dos pais é muito importante para ver que ele não é o único a economizar.
  8. Ajudar seus filhos como deve utilizar o dinheiro
    Existem casos em que as crianças ficam tão centradas em economizar que no final só ficam guardando e nem sequer pensam em usar o dinheiro ou comprar algo. É nestas horas que os pais, depois de um elogio nesta atitude, devem orientar para que aquele dinheiro poupado deve ser usado em metas que tragam benefícios e prazer para seus filhos.
  9. Tenha hábito de elogiar seu filho, pela poupança que ele está fazendo.
    Mesmo que seja em valor pequeno, o hábito de se economizar e de guardar dinheiro deve ser elogiado sempre. Pode acontecer até de que entre os filhos se crie uma pequena disputa para ver quem consegue economizar mais. Isto é um tipo de competição bastante saudável pensando-se no futuro das finanças pessoais dos nossos filhos.
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-pessoais-artigos/como-educar-criancas-a-economizar-dinheiro-922037.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensinar criancas a economizar dinheiro

    Comentar sobre o artigo

    NILZETE SANTOS

    O maior investimento que você pode fazer para seu filho é a educação

    Por: NILZETE SANTOSl Negócios> Negócios Onlinel 10/05/2010 lAcessos: 358
    Edison Candido Gonçalves

    Pague o preço para ter uma vida mais confortável, próspera e abundante.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Finanças> Finanças Pessoaisl 02/03/2015
    izildinha renzo

    Aprender a gastar é investir em qualidade de vida,o dinheiro está para servir quem o administra bem,trazer conforto e segurança,proporcionar tranquilidade e paz

    Por: izildinha renzol Finanças> Finanças Pessoaisl 20/02/2015
    Edison Candido Gonçalves

    Dinheiro é solução e não problema e, a única maneira de fazer com o que o ele seja um companheiro fiel e sempre presente em sua vida, está na economia e nos investimentos. Esses são os dois pilares básicos para uma receita de sucesso em suas finanças.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Finanças> Finanças Pessoaisl 09/02/2015 lAcessos: 15

    Esse artigo traz dicas importantes sobre quais as vantagens o usuário do cartão ticket alimentação tem direito. Saiba como tirar melhor proveito desse incrível benefício.

    Por: Alex Peixotol Finanças> Finanças Pessoaisl 16/01/2015 lAcessos: 12
    Edison Candido Gonçalves

    O que você ganha mensalmente através do seu emprego formal é a sua renda ativa. Essa renda está atrelada ao número de horas que você trabalha diariamente e exige a sua presença física. Se você falta, esse dia é descontado do seu salário. Por mais que você se esforce, o aumento dessa renda dependerá da boa vontade do seu patrão. Dada a carga tributária que recai encima dos salários e o impacto que isso causa nos resultados da empresa os aumentos para os trabalhadores serão sempre mínimos.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Finanças> Finanças Pessoaisl 13/01/2015 lAcessos: 19
    Jair Pedro de Bem

    Fiz este relato na tentativa de alertar as pessoas de que a hora de pensar no futuro é agora, não importa a sua idade, quanto mais cedo pensar em seu futuro financeiro, na sua aposentadoria, melhor, pois terá mais tempo para se organizar e se livrar deste destino tão difícil para todos aqueles que não se preparam e que são nos dias de hoje ainda grande maioria.espero ter contribuído e se eu conseguir alertar uma pessoa que seja a mudar seus pensamentos já fico feliz.

    Por: Jair Pedro de Beml Finanças> Finanças Pessoaisl 03/01/2015 lAcessos: 13
    Jair Pedro de Bem

    A família pode ser comparada a uma empresa, pois entra e sai dinheiro diariamente, se mal administrada pode chegar a falência. Conhecendo as três fazes de nossa vida financeira e, qual as necessidades que estão em cada uma delas, através de explicações em linguagem bem simplificada, conseguimos deixar ela sempre no verde e com expectativas de crescimento futuro . O problema de nós brasileiros não é falta de dinheiro e sim de Educação Financeira.

    Por: Jair Pedro de Beml Finanças> Finanças Pessoaisl 26/12/2014
    Cleiton Oliveira

    Aprenda a economizar para viajar mais. Viajar é o maior sonho dos brasileiros e através de dicas práticas, você poderá alçar voos cada vez maiores

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 10/12/2014 lAcessos: 14

    Fazer um orçamento familiar não é tão difícil; a dificuldade está na execução. Normalmente todos iniciam com boas motivações mas no decorrer do tempo vemos que os resultados estão fora do planejado. O artigo traz três sugestões para que você consiga planejar e ao mesmo tempo por em prática um orçamento familiar.

    Por: Arlindo Roberto Perezl Finanças> Finanças Pessoaisl 17/04/2009 lAcessos: 6,984 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    lucas 17/10/2010
    .eu tenho uma casa mundo bonida mais eu quero eunha vida
    de rico poter der tudo e mundas coisas.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast