Como Educar Crianças A Economizar Dinheiro

18/05/2009 • Por • 1,434 Acessos

Ensinar crianças a economizar dinheiro não é fácil. Geralmente elas querem gastar o dinheiro que recebem imediatamente. É preciso mostrar a elas a vantagem de se economizar dinheiro e o que elas vão conseguir comprar ou fazer com o dinheiro economizado. Depois que conseguir conscientizar seu filho sobre as vantagens da economia, isto vai ficar pra sempre no subconsciente dele ate’ a vida adulta.

  1. Ensinar a guardar dinheiro. Já desde pequeno, mostrar que quanto mais guardar mais o valor vai aumentar. Enquanto pequeno, ela não tem necessidade de usar o dinheiro. Quando já estiver um pouco mais crescido, você deve ensinar que ela precisa poupar entre 25% a 50% do dinheiro que  tem.
  2. Abrir poupança no banco
    Isto ajuda a dificultar a retirada do dinheiro e com a vantagem de que, mesmo pouco, vai incidir juros. Ela vai perceber que quanto mais dinheiro tiver de saldo na conta, maior o valor que vai receber de juros todos os meses. É simples e óbvio, mas as crianças vão descobrindo que a poupança rende juros e que existe o lado positivo de se economizar e poupar cada vez mais.
  3. Incentivar e ajudar a estabelecer objetivos
    Após definir um objetivo, mesmo que seja um brinquedo desejado no momento, mostrar a ela como e quando ela vai atingir aquele brinquedo economizando e guardando na conta-poupanca. Isto vai valer para o futuro dela, quando precisar definir novos objetivos na vida, como por exemplo: carro, casa, viagens ou estudos.
  4. Premios que não sejam em dinheiro
    Para as crianças que conseguem poupar um determinado valor, o premio não precisa ser em dinheiro. Elas se contentam com outras coisas como, por exemplo: passeios, parques, liberar jogar game na TV, uma pipa pra empinar, um vídeo de desenho animado novo, etc.
  5. Fazer uma lista com as metas das crianças
    Ajude seu filho a escrever numa folha as metas que elea têm do que querem fazer com o dinheiro, seja comprar um brinquedo ou no caso das meninas: roupas, sapatos, maquiagens ou aparelhos e brinquedos eletrônicos.
  6. Pregar uma foto ou imagem da meta desejada
    Pesquise na internet ou em revistas e coloque uma foto do objetivo que seu filho tem, para que ele sempre se lembre do porque do esforço que ele está fazendo para economizar. Isto vai ajudar bastante.
  7. Seja exemplo para os seus filhos
    Crie ocasiões para mostrar a eles que você também está a guardar dinheiro e para que está a economizar. Leve seu filho junto ao banco para comprovar o depósito e mostre a caderneta. O exemplo dos pais é muito importante para ver que ele não é o único a economizar.
  8. Ajudar seus filhos como deve utilizar o dinheiro
    Existem casos em que as crianças ficam tão centradas em economizar que no final só ficam guardando e nem sequer pensam em usar o dinheiro ou comprar algo. É nestas horas que os pais, depois de um elogio nesta atitude, devem orientar para que aquele dinheiro poupado deve ser usado em metas que tragam benefícios e prazer para seus filhos.
  9. Tenha hábito de elogiar seu filho, pela poupança que ele está fazendo.
    Mesmo que seja em valor pequeno, o hábito de se economizar e de guardar dinheiro deve ser elogiado sempre. Pode acontecer até de que entre os filhos se crie uma pequena disputa para ver quem consegue economizar mais. Isto é um tipo de competição bastante saudável pensando-se no futuro das finanças pessoais dos nossos filhos.

Perfil do Autor

Arlindo Roberto Perez

Profissional da área, atua como consultor e palestrante na área de educação financeira familiar e pessoal. Veja outras dicas sobre o...