Como Educar Crianças A Economizar Dinheiro

Publicado em: 18/05/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,408 |

Ensinar crianças a economizar dinheiro não é fácil. Geralmente elas querem gastar o dinheiro que recebem imediatamente. É preciso mostrar a elas a vantagem de se economizar dinheiro e o que elas vão conseguir comprar ou fazer com o dinheiro economizado. Depois que conseguir conscientizar seu filho sobre as vantagens da economia, isto vai ficar pra sempre no subconsciente dele ate’ a vida adulta.

  1. Ensinar a guardar dinheiro. Já desde pequeno, mostrar que quanto mais guardar mais o valor vai aumentar. Enquanto pequeno, ela não tem necessidade de usar o dinheiro. Quando já estiver um pouco mais crescido, você deve ensinar que ela precisa poupar entre 25% a 50% do dinheiro que  tem.
  2. Abrir poupança no banco
    Isto ajuda a dificultar a retirada do dinheiro e com a vantagem de que, mesmo pouco, vai incidir juros. Ela vai perceber que quanto mais dinheiro tiver de saldo na conta, maior o valor que vai receber de juros todos os meses. É simples e óbvio, mas as crianças vão descobrindo que a poupança rende juros e que existe o lado positivo de se economizar e poupar cada vez mais.
  3. Incentivar e ajudar a estabelecer objetivos
    Após definir um objetivo, mesmo que seja um brinquedo desejado no momento, mostrar a ela como e quando ela vai atingir aquele brinquedo economizando e guardando na conta-poupanca. Isto vai valer para o futuro dela, quando precisar definir novos objetivos na vida, como por exemplo: carro, casa, viagens ou estudos.
  4. Premios que não sejam em dinheiro
    Para as crianças que conseguem poupar um determinado valor, o premio não precisa ser em dinheiro. Elas se contentam com outras coisas como, por exemplo: passeios, parques, liberar jogar game na TV, uma pipa pra empinar, um vídeo de desenho animado novo, etc.
  5. Fazer uma lista com as metas das crianças
    Ajude seu filho a escrever numa folha as metas que elea têm do que querem fazer com o dinheiro, seja comprar um brinquedo ou no caso das meninas: roupas, sapatos, maquiagens ou aparelhos e brinquedos eletrônicos.
  6. Pregar uma foto ou imagem da meta desejada
    Pesquise na internet ou em revistas e coloque uma foto do objetivo que seu filho tem, para que ele sempre se lembre do porque do esforço que ele está fazendo para economizar. Isto vai ajudar bastante.
  7. Seja exemplo para os seus filhos
    Crie ocasiões para mostrar a eles que você também está a guardar dinheiro e para que está a economizar. Leve seu filho junto ao banco para comprovar o depósito e mostre a caderneta. O exemplo dos pais é muito importante para ver que ele não é o único a economizar.
  8. Ajudar seus filhos como deve utilizar o dinheiro
    Existem casos em que as crianças ficam tão centradas em economizar que no final só ficam guardando e nem sequer pensam em usar o dinheiro ou comprar algo. É nestas horas que os pais, depois de um elogio nesta atitude, devem orientar para que aquele dinheiro poupado deve ser usado em metas que tragam benefícios e prazer para seus filhos.
  9. Tenha hábito de elogiar seu filho, pela poupança que ele está fazendo.
    Mesmo que seja em valor pequeno, o hábito de se economizar e de guardar dinheiro deve ser elogiado sempre. Pode acontecer até de que entre os filhos se crie uma pequena disputa para ver quem consegue economizar mais. Isto é um tipo de competição bastante saudável pensando-se no futuro das finanças pessoais dos nossos filhos.
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-pessoais-artigos/como-educar-criancas-a-economizar-dinheiro-922037.html

    Palavras-chave do artigo:

    ensinar criancas a economizar dinheiro

    Comentar sobre o artigo

    NILZETE SANTOS

    O maior investimento que você pode fazer para seu filho é a educação

    Por: NILZETE SANTOSl Negócios> Negócios Onlinel 10/05/2010 lAcessos: 355
    Cleiton Oliveira

    Muitos dos superendividados acreditam que possuem somente uma escolha: pagar uma conta em detrimento de outra, e passam meses com o orçamento fora do eixo, tentando somente sobreviver a mais um mês. A principal causa desse superendividamento é gastar mais do que ganha. Com isso, as dívidas vão se acumulando e se torna insustentável principalmente por contas das altas taxas de juros cobrados pelas instituições financeiras.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 08/10/2014
    Noivos de Fresco

    Descubra as melhores dicas para se manter dentro do seu orçamento limite para o casamento, assim como a distribuição de tarefas para o casal!

    Por: Noivos de Frescol Finanças> Finanças Pessoaisl 01/10/2014

    O Guia definitivo para você ter uma renda extra e complementar seu orçamento.

    Por: Izaú Limal Finanças> Finanças Pessoaisl 20/09/2014

    A Folha de Pagamento é o nome dado ao documento onde consta a remuneração dos trabalhadores, seja semanal, diária ou mensal que é paga pelos empregadores.

    Por: otmzl Finanças> Finanças Pessoaisl 16/09/2014 lAcessos: 11
    Cleiton Oliveira

    Hoje estou entrevistando uma das mais importantes referências sobre mudanças de hábitos financeiro. Estou aqui com o Professor Elisson de Andrade, mestre e doutor em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Atualmente é professor em cursos de administração, contabilidade e MBAs, além de proferir palestras sobre Educação Financeira em diversas instituições. É autor do eBook As 05 Etapas do planejamento Financeiro, do blog profelisson.com.br e é responsável pelo curso Mudanças de Hábitos Financeiros.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 09/09/2014 lAcessos: 18

    A Lei nº 71/2013 aprovou o regime de contabilidade de caixa em sede do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (regime de IVA de caixa). Este novo regime, resulta de uma luta de vários anos dos empresários. E isto porque, era uma injustiça para os Sujeitos Passivos do regime normal de IVA serem obrigados à entrega do imposto liquidado aos clientes, quando estes ainda não haviam pago.

    Por: Paulo Janelal Finanças> Finanças Pessoaisl 02/09/2014
    Cleiton Oliveira

    Nesta série de leituras de livros, indicamos a leitura de 5 livros de finanças pessoais para iniciantes, para que você seja capaz de organizar seu orçamento financeiro pessoal da melhor forma possível. Neste primeiro artigo, vamos indicar leituras de livros com uma linguagem simples e voltado para o planejamento financeiro pessoal e familiar. Você aprenderá como livrar-se do endividamento, montar sua reserva financeira, para posteriormente constituir sua carteira de investimentos.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 27/08/2014 lAcessos: 17
    Cleiton Oliveira

    O livro Filhos inteligentes enriquecem sozinhos do autor Gustavo Cerbasi, nos apresenta sobre a importância da educação financeira dos filhos desde os primórdios da vida. Abordando algumas atitudes simples que podem ser seguidas para que as crianças adquiram uma postura consciente em relação ao dinheiro.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 26/08/2014

    Fazer um orçamento familiar não é tão difícil; a dificuldade está na execução. Normalmente todos iniciam com boas motivações mas no decorrer do tempo vemos que os resultados estão fora do planejado. O artigo traz três sugestões para que você consiga planejar e ao mesmo tempo por em prática um orçamento familiar.

    Por: Arlindo Roberto Perezl Finanças> Finanças Pessoaisl 17/04/2009 lAcessos: 6,973 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    lucas 17/10/2010
    .eu tenho uma casa mundo bonida mais eu quero eunha vida
    de rico poter der tudo e mundas coisas.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast