O Dinheiro E Você

Publicado em: 16/11/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 282 |

$O DINHEIRO E VOCÊ$ COMO SÃO AS SUAS RELAÇÕES COM O DINHEIRO?algumas pessoas perguntadas,me disseram:-amo-o mas,não consigo controlá-lo;já outras,respondem:-preferia não ter que me preocupar com ele. Mas,nós sabemos que é uma utopia;todos temos de conviver com gastos,débitos,compra,venda,sobrevivência,enfim;temos que ter cuidado redobrado para esticá-lo para dar até o fim do mês.Toda dona de casa tem a função de controlar os gastos para que o salário do marido(parco,na maioria das vezes)dê para manter a família com dignidade,correndo dos débitos que extrapolam o orçamento,dos imprevistos e das necessidades que aparecem ser serem esperadas. Desde cedo,adolescente ainda,aprendi com meu pai a manter um livro caixa;nele,escrevia meus gastos e recebimentos,diariamente.Levei muito tempo para entender o que ele me ensinava:quando o caixa recebe,deve,quando paga é que tem haver.E,entre deves e haveres ,aprendi a lidar com o dinheiro. Por isso,fujo do crédito fácil,que é a moda hoje em dia;claro,as pessoas querem ter suas coisinhas,afinal,o supérfluo é que alegra a vida,e,os mais humildes agora têm acesso a cartões de crédito e débito,podem comprar bens e pagar em “suaves prestações mensais” que não pesam no bolso,mas-e,sempre tem um porém,no meio do prazer-e se perdem o emprego!?,Como ficará a vida dessa pessoa? Andei espiando os juros do Itaú,por exemplo;550%ao ano!Você não leu errado,não.é isso aí,mesmo.Isso,nos cartões de crédito;no cheque especial 660%ao ano.Nunca tive nenhuma familiaridade com drogas,mas,acho que nem vender cocaína dá tanto lucro. Quer ter tranqüilidade?Comece a pôr num papel todas as suas contas.Acrescente eventualidades,gastos menores,como o cafezinho diário que ninguém contabiliza,consertos fora de hora,essas coisinhas que nos tiram do sério e comprometem o programado.Aí,entra-se no cheque especial;e, ,o cara ta lenhado;vai demorar para ter sossego financeiro novamente.Alguns nunca conseguem.Já vi muitos casos assim,principalmente entre funcionários públicos que eram meus clientes e me mostravam o “contra-choque”.onde não havia nada a receber.;o banco tinha ficado com tudo.Isso me destruía.eu pensava:como alguém pode viver assim!É um circulo vicioso cruel,uma escravidão sem Lei Áurea,pois a pessoa ia de novo ao banco para ter dinheiro e atravessar o mês,e ficava nessa dança macabra,deve,paga,toma,deve,paga novamente,um sabá financeiro doloroso e sangrento. Tenho muito medo desse crédito fácil na mão de pessoas que não sabem nada sobre finanças.Sempre achei que a matéria Finanças devia fazer parte do currículo escolar.Meus filhos sempre tiveram mesadas que tinham que dar até o fim do mês;se acabassem tudo numa semana,ficariam roendo imbira,como se diz na roça,até o novo pagamento.Com a crise que se desenha no horizonte,o fantasma do desemprego,como ficará a sociedade?Espero que o desastre americano não cruze o oceano.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-pessoais-artigos/o-dinheiro-e-voce-644520.html

    Palavras-chave do artigo:

    dinheiro

    ,

    credito

    ,

    controle

    Comentar sobre o artigo

    Cartões de crédito são simples, convenientes e uma ótima forma de pagar despesas com um prazinho maior.

    Por: Tiago Vicentel Finanças> Finanças Pessoaisl 20/09/2010 lAcessos: 158

    O presente artigo aponta um estudo de caso sobre os procedimentos adotados por um banco para análise da viabilidade de conceder crédito a uma empresa correntista deste intermediário financeiro. As etapas da avaliação são realizadas de acordo com a política de crédito da instituição define como meio correto de se avaliar a credibilidade, idoneidade e autenticidade de seus clientes. O analista de crédito deve obedecer a Instrução Normativa da Instiuição para realizar a avaliação.

    Por: Luis Felipe Weber de Azevedol Finanças> Créditol 08/12/2011 lAcessos: 2,017

    Quase todos os que possuem contas bancárias, têm uma linha de crédito disponível chamado de "limite do cheque especial". Isso em si não constitui problema algum. O ponto em questão são as reclamações de aumento de limite. Muitos pensam que ter "cheque especial" siggnifica ter status social ou mesmo uma premiação por parte dos bancos. Mas, aí é que está o perigo, pois essa é uma das primeiras etapas para o endividamento e logo depois a inadimplência.

    Por: Carlosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/10/2012 lAcessos: 65

    Numa era de consumo ascendente,onde o lucro se traduz na máxima de mercado,o desenvolvimento de mecanismos que favoreçam a manutenção deste cenário configura-se tendência consolidada. Neste sentido têm-se os cartões de crédito,amplamente disseminado e utilizado,que apesar de freqüente na vida econômica de milhares de pessoas,não detém regulamentação legal específica,o que acarreta inúmeras decisões controvertidas.Assim o artigo presta-se a apresentar dissonâncias atuais e perspectivas futuras.

    Por: Marília Ferreira da Silval Direitol 19/11/2008 lAcessos: 4,954 lComentário: 1
    Meio News RJ

    Dinheiro é problema ou solução? A resposta é: depende da relação que se tem com ele. Para quem tem disciplina e evita contrair dívidas, dinheiro pode significar a realização de um sonho. Por outro lado, se for mal gerenciado, só traz dor de cabeça.

    Por: Meio News RJl Finanças> Finanças Pessoaisl 28/03/2012 lAcessos: 114

    Trabalho apresentado pelos alunos Dílson Barbosa Nunes, Fernando Antonio da silva, José Edilson e pelas alunas Flávia Geralda Oliveira do Vale e Linalva Maria Barros do 5º período do curso Bacharelado em Ciências Sociais, em nível de graduação do DLCH/UFRPE, à disciplina Economia Rural sob a orientação da professora Elayne Mikely.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 10/12/2011 lAcessos: 379
    Egidio Miguel Ely

    A economia atual gira basicamente em torno do crédito, e ele quem da condições das pessoas gastarem e movimentarem esse enorme conjunto chamado economia, que com certeza seria totalmente diferente, caso não houvesse o crédito...

    Por: Egidio Miguel Elyl Finançasl 17/10/2012 lAcessos: 43
    Ivanilson Ribeiro

    Neste artigo ensinarei 8 maneira de controlar melhor suas finanças, nele colocarei 8 passos para efetuar o controle.

    Por: Ivanilson Ribeirol Finanças> Finanças Pessoaisl 13/06/2011 lAcessos: 234

    Anda á procura de um credito pessoal? Se está a ler artigo, naturalmente está. Como quase tudo na vida, um credito pessoal pode ser um auxilio ou pode-se transformar numa armadilha num curto espaço de tempo. Tudo depende da forma como é calculado e usado. Tenha calma, antes de se precipitar tem que analisar algumas questões.

    Por: João Carvalhol Finanças> Créditol 06/06/2011 lAcessos: 119
    Cleiton Oliveira

    Muitos dos superendividados acreditam que possuem somente uma escolha: pagar uma conta em detrimento de outra, e passam meses com o orçamento fora do eixo, tentando somente sobreviver a mais um mês. A principal causa desse superendividamento é gastar mais do que ganha. Com isso, as dívidas vão se acumulando e se torna insustentável principalmente por contas das altas taxas de juros cobrados pelas instituições financeiras.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 08/10/2014
    Noivos de Fresco

    Descubra as melhores dicas para se manter dentro do seu orçamento limite para o casamento, assim como a distribuição de tarefas para o casal!

    Por: Noivos de Frescol Finanças> Finanças Pessoaisl 01/10/2014

    O Guia definitivo para você ter uma renda extra e complementar seu orçamento.

    Por: Izaú Limal Finanças> Finanças Pessoaisl 20/09/2014

    A Folha de Pagamento é o nome dado ao documento onde consta a remuneração dos trabalhadores, seja semanal, diária ou mensal que é paga pelos empregadores.

    Por: otmzl Finanças> Finanças Pessoaisl 16/09/2014 lAcessos: 11
    Cleiton Oliveira

    Hoje estou entrevistando uma das mais importantes referências sobre mudanças de hábitos financeiro. Estou aqui com o Professor Elisson de Andrade, mestre e doutor em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Atualmente é professor em cursos de administração, contabilidade e MBAs, além de proferir palestras sobre Educação Financeira em diversas instituições. É autor do eBook As 05 Etapas do planejamento Financeiro, do blog profelisson.com.br e é responsável pelo curso Mudanças de Hábitos Financeiros.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 09/09/2014 lAcessos: 17

    A Lei nº 71/2013 aprovou o regime de contabilidade de caixa em sede do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (regime de IVA de caixa). Este novo regime, resulta de uma luta de vários anos dos empresários. E isto porque, era uma injustiça para os Sujeitos Passivos do regime normal de IVA serem obrigados à entrega do imposto liquidado aos clientes, quando estes ainda não haviam pago.

    Por: Paulo Janelal Finanças> Finanças Pessoaisl 02/09/2014
    Cleiton Oliveira

    Nesta série de leituras de livros, indicamos a leitura de 5 livros de finanças pessoais para iniciantes, para que você seja capaz de organizar seu orçamento financeiro pessoal da melhor forma possível. Neste primeiro artigo, vamos indicar leituras de livros com uma linguagem simples e voltado para o planejamento financeiro pessoal e familiar. Você aprenderá como livrar-se do endividamento, montar sua reserva financeira, para posteriormente constituir sua carteira de investimentos.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 27/08/2014 lAcessos: 16
    Cleiton Oliveira

    O livro Filhos inteligentes enriquecem sozinhos do autor Gustavo Cerbasi, nos apresenta sobre a importância da educação financeira dos filhos desde os primórdios da vida. Abordando algumas atitudes simples que podem ser seguidas para que as crianças adquiram uma postura consciente em relação ao dinheiro.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 26/08/2014
    Miriam de Sales

    QUAL SERÁ O PERFIL DO POVO BRASILEIRO?Será que somos cúmplices das coisas desagradáveis que acontecem na nossa sociedade a começar pela escolha dos nossos políticos? Se não estamos satisfeitos só nós podemos mudar tudo isto,mas,estaremos preparados?É disto que trata este artigo já lido e aplaudido por dezenas de leitores.Faça v´cê ,também a sua reflexão ,principalmente agora ás portas do segundo turno desta disputadíssima eleição.

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014
    Miriam de Sales

    COMO VOCÊ,CARO LEITOR,VÊ OS PRESIDENCIÁVEIS?VAMOS ANALISAR JUNTOS?AFINAL,ESTA É A MAIS IMPORTANTE DAS ESCOLHAS,POIS ,DEFINIRÁ O NOSSO FUTURO COMO PAÍS.RETROCEDEREMOS PARA OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO?AVANÇAREMOS NA ECONOMIA?E OS PROGRAMAS SOCIAIS,QUE FUTURO TERÃO? COMO VOCÊS VEEM,MUITOS QUESTIONAMENTOS E POUCAS CERTEZAS.O TAMANHO DA NOSSA RESPONSABILIDAFDE ASSUSTA UM POUCO NÃO É?

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 03/09/2014
    Miriam de Sales

    O premiado filme brasileiro faz jus ao sucesso,pois,trata de um assunto polêmico,quase um tabú,sobre as consequências das relações extra - conjugais e o custo emocional,principalmente para as mulheres.É um filme denso,chocante,baseadoo numa história real,a de Neide,"A Fera da Penha",que matou ,por vingança,a filinha do amante.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 22/06/2014 lAcessos: 12
    Miriam de Sales

    Visitando,como escritora convidada,o salão internacional do livro,em Turim,Itália/2014 pude perceber o avanço da nossa literatura ,na Europa,a importância da nossa presença neste evento,um dos mais importantes da Europa e ,dado ao número de visitantes,a comprar livros e participar de mesas literárias,compreender que a Literatura escrita e impressa continua tendo um público muito fiel e compartilhante.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 28/05/2014 lAcessos: 12
    Miriam de Sales

    Uma avaliação criteriosa sobre as festas literárias no Brasil e no mundo.Como escolher,porque participar.Divulgação,vantagens,investimentos.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 27/03/2014 lAcessos: 25
    Miriam de Sales

    O título,disse alguém,é como uma mulher bonita atravessando a rua;o trânsito para quando ela passa.Você a vê ,de relance,mas,quer saber tudo sobre ela,descobrir seus mistérios. Com o livro e os blogs é assim,também ;e,desde que o conteúdo seja tão bom quanto o continente,o livro corre o risco de virar Best – seller. Se o autor acerta com o título tem muitas chances de vender seu livro.Leia essas dicas.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/03/2014
    Miriam de Sales

    Crônica de uma escritora - editora tentando desmistificar o mercado editorial e,numa conversa informal com candidatos a escritores,mostrar-lhe um pouco desta nossa realidade,ás vezes muito dolorosa para o bolso e para o ego. Uma boa oportunidade de leitura e conhecimento para quem ainda não sabe o que fazer com seus sonhos.A autora já tem livros publicados ,alguns já na 4ª edição e dirige uma editora que já publicou 30 títulos impressos e 15 digitais.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 09/03/2014
    Miriam de Sales

    Uma visita a velhos sebos é muito importante para o leitor;lá podemos descobrir até edições raras e livros perfeitos a custo baixo.Uma ideia jocosa sobre como livros vão parar nos sebos vvai diverti-lo,amigo leitor.

    Por: Miriam de Salesl Literatural 26/01/2014 lAcessos: 19
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast