O Dinheiro E Você

Publicado em: 16/11/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 292 |

$O DINHEIRO E VOCÊ$ COMO SÃO AS SUAS RELAÇÕES COM O DINHEIRO?algumas pessoas perguntadas,me disseram:-amo-o mas,não consigo controlá-lo;já outras,respondem:-preferia não ter que me preocupar com ele. Mas,nós sabemos que é uma utopia;todos temos de conviver com gastos,débitos,compra,venda,sobrevivência,enfim;temos que ter cuidado redobrado para esticá-lo para dar até o fim do mês.Toda dona de casa tem a função de controlar os gastos para que o salário do marido(parco,na maioria das vezes)dê para manter a família com dignidade,correndo dos débitos que extrapolam o orçamento,dos imprevistos e das necessidades que aparecem ser serem esperadas. Desde cedo,adolescente ainda,aprendi com meu pai a manter um livro caixa;nele,escrevia meus gastos e recebimentos,diariamente.Levei muito tempo para entender o que ele me ensinava:quando o caixa recebe,deve,quando paga é que tem haver.E,entre deves e haveres ,aprendi a lidar com o dinheiro. Por isso,fujo do crédito fácil,que é a moda hoje em dia;claro,as pessoas querem ter suas coisinhas,afinal,o supérfluo é que alegra a vida,e,os mais humildes agora têm acesso a cartões de crédito e débito,podem comprar bens e pagar em “suaves prestações mensais” que não pesam no bolso,mas-e,sempre tem um porém,no meio do prazer-e se perdem o emprego!?,Como ficará a vida dessa pessoa? Andei espiando os juros do Itaú,por exemplo;550%ao ano!Você não leu errado,não.é isso aí,mesmo.Isso,nos cartões de crédito;no cheque especial 660%ao ano.Nunca tive nenhuma familiaridade com drogas,mas,acho que nem vender cocaína dá tanto lucro. Quer ter tranqüilidade?Comece a pôr num papel todas as suas contas.Acrescente eventualidades,gastos menores,como o cafezinho diário que ninguém contabiliza,consertos fora de hora,essas coisinhas que nos tiram do sério e comprometem o programado.Aí,entra-se no cheque especial;e, ,o cara ta lenhado;vai demorar para ter sossego financeiro novamente.Alguns nunca conseguem.Já vi muitos casos assim,principalmente entre funcionários públicos que eram meus clientes e me mostravam o “contra-choque”.onde não havia nada a receber.;o banco tinha ficado com tudo.Isso me destruía.eu pensava:como alguém pode viver assim!É um circulo vicioso cruel,uma escravidão sem Lei Áurea,pois a pessoa ia de novo ao banco para ter dinheiro e atravessar o mês,e ficava nessa dança macabra,deve,paga,toma,deve,paga novamente,um sabá financeiro doloroso e sangrento. Tenho muito medo desse crédito fácil na mão de pessoas que não sabem nada sobre finanças.Sempre achei que a matéria Finanças devia fazer parte do currículo escolar.Meus filhos sempre tiveram mesadas que tinham que dar até o fim do mês;se acabassem tudo numa semana,ficariam roendo imbira,como se diz na roça,até o novo pagamento.Com a crise que se desenha no horizonte,o fantasma do desemprego,como ficará a sociedade?Espero que o desastre americano não cruze o oceano.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-pessoais-artigos/o-dinheiro-e-voce-644520.html

    Palavras-chave do artigo:

    dinheiro

    ,

    credito

    ,

    controle

    Comentar sobre o artigo

    Cartões de crédito são simples, convenientes e uma ótima forma de pagar despesas com um prazinho maior.

    Por: Tiago Vicentel Finanças> Finanças Pessoaisl 20/09/2010 lAcessos: 163

    O presente artigo aponta um estudo de caso sobre os procedimentos adotados por um banco para análise da viabilidade de conceder crédito a uma empresa correntista deste intermediário financeiro. As etapas da avaliação são realizadas de acordo com a política de crédito da instituição define como meio correto de se avaliar a credibilidade, idoneidade e autenticidade de seus clientes. O analista de crédito deve obedecer a Instrução Normativa da Instiuição para realizar a avaliação.

    Por: Luis Felipe Weber de Azevedol Finanças> Créditol 08/12/2011 lAcessos: 2,265

    Quase todos os que possuem contas bancárias, têm uma linha de crédito disponível chamado de "limite do cheque especial". Isso em si não constitui problema algum. O ponto em questão são as reclamações de aumento de limite. Muitos pensam que ter "cheque especial" siggnifica ter status social ou mesmo uma premiação por parte dos bancos. Mas, aí é que está o perigo, pois essa é uma das primeiras etapas para o endividamento e logo depois a inadimplência.

    Por: Carlosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/10/2012 lAcessos: 77

    Numa era de consumo ascendente,onde o lucro se traduz na máxima de mercado,o desenvolvimento de mecanismos que favoreçam a manutenção deste cenário configura-se tendência consolidada. Neste sentido têm-se os cartões de crédito,amplamente disseminado e utilizado,que apesar de freqüente na vida econômica de milhares de pessoas,não detém regulamentação legal específica,o que acarreta inúmeras decisões controvertidas.Assim o artigo presta-se a apresentar dissonâncias atuais e perspectivas futuras.

    Por: Marília Ferreira da Silval Direitol 19/11/2008 lAcessos: 4,997 lComentário: 1

    Objetivando-se um melhor entendimento da possibilidade de ocorrência deste fenômeno no meio comercial mundial, buscou-se realizar um estudo detalhado sobre a origem do crédito, sua evolução histórica e conceito, as principais espécies de títulos de crédito, características, e princípios fundamentais. Evidenciou-se ainda um foco nos estudos sobre o art. 889 do CC 2002 que instituiu a possibilidade de emissão de títulos de crédito a partir de caracteres criados em computador ou meio equivalente.

    Por: Francisco José Jácome de Melol Direitol 19/02/2015 lAcessos: 28
    Meio News RJ

    Dinheiro é problema ou solução? A resposta é: depende da relação que se tem com ele. Para quem tem disciplina e evita contrair dívidas, dinheiro pode significar a realização de um sonho. Por outro lado, se for mal gerenciado, só traz dor de cabeça.

    Por: Meio News RJl Finanças> Finanças Pessoaisl 28/03/2012 lAcessos: 121

    Trabalho apresentado pelos alunos Dílson Barbosa Nunes, Fernando Antonio da silva, José Edilson e pelas alunas Flávia Geralda Oliveira do Vale e Linalva Maria Barros do 5º período do curso Bacharelado em Ciências Sociais, em nível de graduação do DLCH/UFRPE, à disciplina Economia Rural sob a orientação da professora Elayne Mikely.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 10/12/2011 lAcessos: 432
    Egidio Miguel Ely

    A economia atual gira basicamente em torno do crédito, e ele quem da condições das pessoas gastarem e movimentarem esse enorme conjunto chamado economia, que com certeza seria totalmente diferente, caso não houvesse o crédito...

    Por: Egidio Miguel Elyl Finançasl 17/10/2012 lAcessos: 52
    Ivanilson Ribeiro

    Neste artigo ensinarei 8 maneira de controlar melhor suas finanças, nele colocarei 8 passos para efetuar o controle.

    Por: Ivanilson Ribeirol Finanças> Finanças Pessoaisl 13/06/2011 lAcessos: 250
    Jair Pedro de Bem

    O problema de nos brasileiros não é a falta de dinheiro e sim de educação financeira e por este motivo quanto mais informações sobre este tipo de assunto melhor, por este motivo escrevi este artigo que é pouco, mais já é um começo, um aperitivo pra você criar vontade de buscar mais informações nesta área, que pode fazer a diferença em sua vida se colocadas em prática. Vamos dar mais valor a nosso dinheiro, parar de jogar fora com tanta facilidade se passamos tanta dificuldade para adiquiri-lo!!!

    Por: Jair Pedro de Beml Finanças> Finanças Pessoaisl 22/03/2015

    Onde encontrar informações sobre o DETRAN de MG, como consulta a Multas e consulta de Infrações de Veículos

    Por: Info Detran MGl Finanças> Finanças Pessoaisl 18/03/2015 lAcessos: 13
    Consulta CPF

    O nome sujo acarreta restrições de compras e de crédito. Se por um lado dá pra sobreviver com o nome sujo, por outro é muito melhor resolver a situação e voltar a crescer.

    Por: Consulta CPFl Finanças> Finanças Pessoaisl 18/03/2015
    Edison Candido Gonçalves

    Os cartões de créditos em certos momentos podem lhe safar de algum apuro entretanto para a grande maioria, eles se transformam num grande pesadelo quando saem do controle.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Finanças> Finanças Pessoaisl 17/03/2015

    Já teve início a 1ª fase para entrega das declarações de IRS, para trabalhadores por conta de outrem e para pensionistas, que o quiserem fazer em papel. Posto isto, confira algumas dicas para melhor rentabilizar o dinheiro que gastou durante o ano de 2014.

    Por: Inforestilol Finanças> Finanças Pessoaisl 13/03/2015

    A conversão de uma moeda para outra deve ser fácil quando se tem ferramentas certas. Nesse artigo aprenderá a converter real para euros de maneira muito simples e rápida.

    Por: carlos zinl Finanças> Finanças Pessoaisl 07/03/2015
    Edison Candido Gonçalves

    Ou você investe seu dinheiro e consegue multiplicá-lo ou gasta em coisas que você não em necessidade.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Finanças> Finanças Pessoaisl 02/03/2015 lAcessos: 17
    Edison Candido Gonçalves

    Pague o preço para ter uma vida mais confortável, próspera e abundante.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Finanças> Finanças Pessoaisl 02/03/2015 lAcessos: 12
    Miriam de Sales

    A literatura nordestina é uma das mais importantes do país e deve ser mais estudada e divulgada.Com características peculiares,um rico folclore e com uma plêiade de escritores reconhecidos universalmente,como Jorge Amado,Graciliano Ramos,Manoel Bandeira,Clarice Lispector,Ariano Suassuna,Gilberto Freyre etc não pode ser considerada uma literatura regionalista ,já que apresenta mestres da literatura universal.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Artel 08/12/2014
    Miriam de Sales

    Uma breve reflexão sobre a corrupção no mundo e,especialmente, no nosso país.A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um "reich de mil anos",ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas....

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2014 lAcessos: 21
    Miriam de Sales

    QUAL SERÁ O PERFIL DO POVO BRASILEIRO?Será que somos cúmplices das coisas desagradáveis que acontecem na nossa sociedade a começar pela escolha dos nossos políticos? Se não estamos satisfeitos só nós podemos mudar tudo isto,mas,estaremos preparados?É disto que trata este artigo já lido e aplaudido por dezenas de leitores.Faça v´cê ,também a sua reflexão ,principalmente agora ás portas do segundo turno desta disputadíssima eleição.

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014 lAcessos: 17
    Miriam de Sales

    COMO VOCÊ,CARO LEITOR,VÊ OS PRESIDENCIÁVEIS?VAMOS ANALISAR JUNTOS?AFINAL,ESTA É A MAIS IMPORTANTE DAS ESCOLHAS,POIS ,DEFINIRÁ O NOSSO FUTURO COMO PAÍS.RETROCEDEREMOS PARA OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO?AVANÇAREMOS NA ECONOMIA?E OS PROGRAMAS SOCIAIS,QUE FUTURO TERÃO? COMO VOCÊS VEEM,MUITOS QUESTIONAMENTOS E POUCAS CERTEZAS.O TAMANHO DA NOSSA RESPONSABILIDAFDE ASSUSTA UM POUCO NÃO É?

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 03/09/2014 lAcessos: 13
    Miriam de Sales

    O premiado filme brasileiro faz jus ao sucesso,pois,trata de um assunto polêmico,quase um tabú,sobre as consequências das relações extra - conjugais e o custo emocional,principalmente para as mulheres.É um filme denso,chocante,baseadoo numa história real,a de Neide,"A Fera da Penha",que matou ,por vingança,a filinha do amante.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 22/06/2014 lAcessos: 21
    Miriam de Sales

    Visitando,como escritora convidada,o salão internacional do livro,em Turim,Itália/2014 pude perceber o avanço da nossa literatura ,na Europa,a importância da nossa presença neste evento,um dos mais importantes da Europa e ,dado ao número de visitantes,a comprar livros e participar de mesas literárias,compreender que a Literatura escrita e impressa continua tendo um público muito fiel e compartilhante.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 28/05/2014 lAcessos: 24
    Miriam de Sales

    Uma avaliação criteriosa sobre as festas literárias no Brasil e no mundo.Como escolher,porque participar.Divulgação,vantagens,investimentos.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 27/03/2014 lAcessos: 40
    Miriam de Sales

    O título,disse alguém,é como uma mulher bonita atravessando a rua;o trânsito para quando ela passa.Você a vê ,de relance,mas,quer saber tudo sobre ela,descobrir seus mistérios. Com o livro e os blogs é assim,também ;e,desde que o conteúdo seja tão bom quanto o continente,o livro corre o risco de virar Best – seller. Se o autor acerta com o título tem muitas chances de vender seu livro.Leia essas dicas.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/03/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast