Qual é o imposto de renda mais caro do mundo?

Publicado em: 07/12/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 72 |
No Brasil a taxa máxima está em 27,5%, um patamar baixo se comparado ao de nações desenvolvidas e, até mesmo, de países vizinhos como o Chile (45%). Mas isso não quer dizer que nós não temos o direito de reclamar do que pagamos de IR. É que os brasileiros contribuem excessivamente com outros tipos de impostos. "Há três bases para tributação: renda, patrimônio e consumo", afirma o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. O que deixamos de pagar sobre nossa renda pagamos sobre nosso patrimônio e, sobretudo, nosso consumo. A maioria das pessoas nem se dá conta disso, mas há impostos nos preços de todos os produtos que são comprados. São impostos cobrados das empresas e embutidos por elas em seus preços.

Por isso, a carga tributária total do Brasil já está entre as mais altas do mundo, no mesmo patamar de países como Alemanha e Canadá, onde o retorno para a população dos impostos pagos - por meio de investimentos em educação e saúde, por exemplo - é bem maior. Neste mês de abril, os 5 milhões de brasileiros que efetivamente pagam imposto de renda terão uma coisa em comum: ao fazerem seus cálculos, chegarão à conclusão de que estão contribuindo demais para o governo. Também, não é à toa: eles representam apenas 7% da população economicamente ativa do país. E aí não tem segredo: quanto menos pessoas existem para pagar a conta, mais cara ela fica...

A mordida do leão

Suécia tem a maior alíquota máxima do tributo

País - Suécia

Alíquota máxima do IR* - 58,2%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 53,2%

País - Alemanha

Alíquota máxima do IR* - 51,2%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 36,4%

País - Espanha

Alíquota máxima do IR* - 48,0%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 35,2%

País - EUA

Alíquota máxima do IR* - 46,1%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 29,6%

País - Japão

Alíquota máxima do IR* - 45,5%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 27,1%

País - Chile

Alíquota máxima do IR* - 45,0%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 17,3%

País - Canadá

Alíquota máxima do IR* - 43,2%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 35,2%

País - Coréia do Sul

Alíquota máxima do IR* - 41,8%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 26,1%

País - México

Alíquota máxima do IR* - 40,0%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 18,3%

País - Argentina

Alíquota máxima do IR* - 35,0%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 17,4%

País - Brasil

Alíquota máxima do IR* - 27,5%

Carga tributária total (em % do PIB**) - 36,4%

* Alíquota máxima combinada, que se refere à soma de alíquotas de todos os níveis de governo.

** PIB é o Produto Interno Bruto, ou seja, a soma de todas as riquezas produzidas no país.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-pessoais-artigos/qual-e-o-imposto-de-renda-mais-caro-do-mundo-5463721.html

    Palavras-chave do artigo:

    imposto cobrados no mundo e no brasil

    Comentar sobre o artigo

    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    REDUÇÃO DOS IMPOSTOS, DOS JUROS, FAVORECIMENTO DO CRÉDITO AO MICRO EMPRESÁRIO, CANCELAMENTO DO FUNDO SOBERANO, INCENTIVO AO MICRO EMPREGO, SALARIO E RENDA

    Por: ANTONIO GILSON DE OLIVEIRAl Finançasl 29/12/2009 lAcessos: 506 lComentário: 1
    Nagel & Ryzeweski Advogados

    Artigo sobre o aumento dos controles e da fiscalização em 2012, deixando clara a "tirania fiscal existente". E o retorno em serviços para sociedade e empresas, onde está? - questiona.

    Por: Nagel & Ryzeweski Advogadosl Direito> Direito Tributáriol 20/12/2011 lAcessos: 96
    Witer Brasil

    Ultimamente os especialistas têm falado muito em marketing de Varejo. Mas não falam com a mesma intensidade em problemas de natureza ambiental, que as embalagens dos produtos lançados no mercado proporcionam. Nesse artigo vamos abordar, mais especificamente, as sacolas de plásticos.

    Por: Witer Brasill Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/04/2010 lAcessos: 470
    Profª Bia Senday

    Os períodos da educação brasileira, desde o jesuítico até a atualidade., de forma resumida e direta.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014 lAcessos: 14
    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    SAIBA DE ONDE VEIO A IDÉIA DE BAIXAR JUROS, IMPOSTOS, PRIVILEGIAR A CLASSE BAIXA RENDA E MICROEMPREENDEDORES A CRISE FINANCEIRA JÁ ERA CONHECIDA EM OUTURBRO DE 2007 O SUBPRIME JÁ ESTAVA NA PAUTA DE BUSCH. QUE ESTAVA PROTELANDO PARA NAO COMPROMETER A CORTE AMERICA

    Por: ANTONIO GILSON DE OLIVEIRAl Notícias & Sociedade> Polítical 08/01/2010 lAcessos: 119
    paulo de aragão lins

    Uma doutrina sem qualquer fundamento neotestamentário é, hoje, muito usada, para o enriquecimento de alguns.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2009 lAcessos: 10,056 lComentário: 11

    Nesta segunda-feira, 13 de junho de 2011 o Jornal Nacional apresentou uma reportagem sobre a importação e as leis que a regem (vídeo da reportagem), apresentando uma critica em minha opinião no mínimo vulgar para uma emissora e telejornal de um grau tão alto de repercussão em todo o território brasileiro. Sou a favor da critica e que todos tem o direito igual de apresentar uma opinião bem formulada a cerca de um problema, mas apresentando os pros e contras do mesmo, não é de hoje que a rede Glob

    Por: Maurício Rodriguesl Internet> Comércio Eletrônicol 16/06/2011 lAcessos: 146
    Osmir Aparecido Cruz

    Em meados do século XVII, uma nova corrente de pensamento começou a tomar conta da Europa defendendo novas formas de conceber o mundo, a sociedade e as instituições. O chamado movimento iluminista aparece nesse período como um desdobramento de concepções desenvolvidas desde o período renascentista, quando os princípios de individualidade e razão ganharam espaço nos séculos iniciais da Idade Moderna.

    Por: Osmir Aparecido Cruzl Educação> Ensino Superiorl 14/09/2010 lAcessos: 2,980 lComentário: 3

    Neste texto vamos abordar a importância do acionamento do Poder Judiciário pelo cidadão contribuinte vítima de extorsão tributária contumaz praticada pelo Governo Federal contra os Contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física.

    Por: roberto rodrigues de moraisl Direito> Direito Tributáriol 11/09/2012 lAcessos: 137
    Cleiton Oliveira

    Muitos dos superendividados acreditam que possuem somente uma escolha: pagar uma conta em detrimento de outra, e passam meses com o orçamento fora do eixo, tentando somente sobreviver a mais um mês. A principal causa desse superendividamento é gastar mais do que ganha. Com isso, as dívidas vão se acumulando e se torna insustentável principalmente por contas das altas taxas de juros cobrados pelas instituições financeiras.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 08/10/2014
    Noivos de Fresco

    Descubra as melhores dicas para se manter dentro do seu orçamento limite para o casamento, assim como a distribuição de tarefas para o casal!

    Por: Noivos de Frescol Finanças> Finanças Pessoaisl 01/10/2014

    O Guia definitivo para você ter uma renda extra e complementar seu orçamento.

    Por: Izaú Limal Finanças> Finanças Pessoaisl 20/09/2014

    A Folha de Pagamento é o nome dado ao documento onde consta a remuneração dos trabalhadores, seja semanal, diária ou mensal que é paga pelos empregadores.

    Por: otmzl Finanças> Finanças Pessoaisl 16/09/2014 lAcessos: 11
    Cleiton Oliveira

    Hoje estou entrevistando uma das mais importantes referências sobre mudanças de hábitos financeiro. Estou aqui com o Professor Elisson de Andrade, mestre e doutor em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Atualmente é professor em cursos de administração, contabilidade e MBAs, além de proferir palestras sobre Educação Financeira em diversas instituições. É autor do eBook As 05 Etapas do planejamento Financeiro, do blog profelisson.com.br e é responsável pelo curso Mudanças de Hábitos Financeiros.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 09/09/2014 lAcessos: 17

    A Lei nº 71/2013 aprovou o regime de contabilidade de caixa em sede do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (regime de IVA de caixa). Este novo regime, resulta de uma luta de vários anos dos empresários. E isto porque, era uma injustiça para os Sujeitos Passivos do regime normal de IVA serem obrigados à entrega do imposto liquidado aos clientes, quando estes ainda não haviam pago.

    Por: Paulo Janelal Finanças> Finanças Pessoaisl 02/09/2014
    Cleiton Oliveira

    Nesta série de leituras de livros, indicamos a leitura de 5 livros de finanças pessoais para iniciantes, para que você seja capaz de organizar seu orçamento financeiro pessoal da melhor forma possível. Neste primeiro artigo, vamos indicar leituras de livros com uma linguagem simples e voltado para o planejamento financeiro pessoal e familiar. Você aprenderá como livrar-se do endividamento, montar sua reserva financeira, para posteriormente constituir sua carteira de investimentos.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 27/08/2014 lAcessos: 16
    Cleiton Oliveira

    O livro Filhos inteligentes enriquecem sozinhos do autor Gustavo Cerbasi, nos apresenta sobre a importância da educação financeira dos filhos desde os primórdios da vida. Abordando algumas atitudes simples que podem ser seguidas para que as crianças adquiram uma postura consciente em relação ao dinheiro.

    Por: Cleiton Oliveiral Finanças> Finanças Pessoaisl 26/08/2014
    Michael

    Saiba o que isso significa e como você poderá se beneficiar desta mudança nas regras da telefonia

    Por: Michaell Direito> Legislaçãol 08/12/2011 lAcessos: 1,328
    Michael

    E incomum isso pois enquanto a maioria das empresas estão funcionando a partir das 8:00 horas os bancos so abrem as 10:00 porque que motivo?.

    Por: Michaell Finanças> Finanças Pessoaisl 08/12/2011 lAcessos: 151
    Michael

    Pais educam, escolas ensinam: apregoa um velho provérbio. De fato, é um erro atribuir à escola a total responsabilidade pelo desempenho escolar das crianças. Inúmeras pesquisas demonstram que a família tem grande influência na qualidade da Educação dos filhos. Mas o trabalho dos pais precisa estar em sintonia com a escola. E, nada melhor, do que uma conversa (ou várias) com o professor da criança para descobrir como ajudar.

    Por: Michaell Educação> Educação Infantill 08/12/2011 lAcessos: 254
    Michael

    Esta chegando o Natal, festas,alegrias, dinheiro no bolso (13 salario), mais como funciona o sistema de Cartão neste caso o Cartão de Crédito, leia logo abaixo.

    Por: Michaell Finanças> Créditol 07/12/2011 lAcessos: 77
    Michael

    A popularização da banda larga e dos serviços de e-mail com grande capacidade de armazenamento está aumentando a circulação de vídeos na Internet. O problema é que a profusão de formatos de arquivos pode tornar a experiência decepcionante. Imagine aguardar o download de um e-mail com vídeo de 25 Mb e descobrir que ele não roda no seu micro?.

    Por: Michaell Tecnologia> Tecnologiasl 07/12/2011 lAcessos: 83
    Michael

    Infelizmente é muito fácil cair na rotina e esquecer-se de mostrar o quanto você ama as pessoas que são importantes em sua vida. Podem se passar anos até que você perceba. Se você sente que seu relacionamento com uma pessoa amada está estagnado, seguem algumas maneiras de mostrar seu amor. Algumas ações podem falar mais alto que palavras… Mostre seu amor…

    Por: Michaell Lar e Família> Casamentol 07/12/2011 lAcessos: 204
    Michael

    Bom muita gente não sabe mas qualquer celular com a tecnologia WAP pode acessar a internet de graça através dos provedores gratuitos de internet discada, como IG,Oi internet e etc, é so saber configurar o aparelho aqui estão as configurações! DICA: Se vc tiver um cabo p/ ligar seu celular no seu pc da pra acessar internet atravez dele!

    Por: Michaell Tecnologia> Telefonia e Celularl 07/12/2011 lAcessos: 105
    Michael

    PURA CRIATIVIDADE Inventor cria enxada que não se desgasta com o tempo Usuário não precisa montar ou desmontar o equipamento na hora de utilizar e ainda pode usá-lo para guardar objetos

    Por: Michaell Casa & Jardim> Móveisl 07/12/2011 lAcessos: 146
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast