A História das Copas (1974-1986)

Publicado em: 01/06/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 226 |

A Copa de 1974 foi a décima Copa do Mundo disputada, e teve como país sede a Alemanha Ocidental. O Brasil, sem Pelé, Gérson, Carlos Alberto Torres, Tostão e Clodoaldo, não era sombra do super time de 1970. Mesmo assim, a seleção do técnico Zagallo terminou em 4º lugar na Copa, que teve como final a Alemanha contra a Holanda, apelidada naquela copa de "A Laranja Mecânica". Esta copa do mundo teve também as primeiras e únicas participações das seleções da Alemanha Oriental e do Haiti em mundiais. 

O Mundial de 1978, na Argentina, viu novamente os holandeses chegarem a uma final de Copa do Mundo, e serem derrotados pelos donos da casa. O Brasil terminou a Copa invicto, mas viu a Argentina se classificar em seu lugar para a final, sagrando-se campeã do mundo pela primeira vez. 

Espanha 1982 foi a primeira Copa com 24 seleções (antes disso eram 16). O Brasil, liderado por Telê Santana, chegou à Europa com um conjunto de talentos que conquistou a Espanha e encantou o mundo. Invicta até o quarto jogo, a seleção Brasileira sucumbiu diante da Itália por 2 a 1, naquela que provavelmente foi a pior derrota do Brasil em copas, depois da final de 1950 contra o Uruguai. Itália e Alemanha disputaram a final de 1982, com o tricampeonato para os italianos. 

A Copa de 1986 teve o México, que tinha recebido a Copa de 70, como país sede. A Copa seria disputada na Colômbia, porém os graves problemas econômicos do país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para o Brasil, mas o Governo de José Sarney recusou. Nesta Copa, seis seleções voltaram a disputar um mundial após um longo período: Coréia do Sul (32 anos depois), Paraguai (28 anos depois), Portugal (20 anos depois), Marrocos (16 anos depois), Bulgária e Uruguai (12 anos depois).  A Copa teve também a participação inédita da seleção do Iraque. A seleção brasileira jogou bem até as Quartas-de-final, quando acabou eliminada pela França nos pênaltis. Na final, a Argentina de Diego Maradona sagrou-se bicampeã, vencendo a seleção da Alemanha.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/futebol-artigos/a-historia-das-copas-1974-1986-2514350.html

    Palavras-chave do artigo:

    copa do mundo

    ,

    brasil

    ,

    festa

    Comentar sobre o artigo

    Uma breve resenha sobre a importância da Copa do Mundo para o brasileiro.

    Por: Miltonl Esporte> Futeboll 18/03/2010 lAcessos: 525

    Breve resenha sobre a relação histórica do brasileiro com o futebol e a Copa do Mundo.

    Por: José Milton Cândidol Esporte> Futeboll 18/03/2010 lAcessos: 468 lComentário: 1
    Imoveis Bahia

    A Copa do Mundo 2014 é quase um ano de distância, mas a disputa por ingressos já está em andamento . Dos cerca de 3,3 milhões de bilhetes disponíveis, 2,3 milhões de ingressos foram solicitados nas primeiras 24 horas, quando a venda iniciou em 20 de agosto de 2013

    Por: Imoveis Bahial Finanças> Investimentosl 16/10/2013 lAcessos: 43

    Qual é o propósito da copa do mundo no Brasil? Seria legal vencer mais uma vez, colocar mais uma taça na estante, mas esse é o propósito maior do anfitrião no torneio? To achando que vamos ficar com a ressaca e a conta para pagar. É melhor pensar um pouco sobre esse projeto e encontrar razões mais interessantes. Será que realmente sabemos a importância de um evento dessa magnitude em nosso país?

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 22/06/2011 lAcessos: 23
    Meio News RJ

    Começou a contagem regressiva para a abertura dos mais importantes eventos do futebol mundial: a Copa do Mundo acontecerá pela segunda vez no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 julho de 2014, e a Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho de 2013. Os calendários dos torneios foram anunciados nesta quarta-feira (27/7) pela Fifa, na Marina da Glória. E o palco da final do Mundial, o Maracanã, já está sendo preparado para se tornar um dos mais modernos do mundo.

    Por: Meio News RJl Notícias & Sociedade> Cotidianol 28/07/2011 lAcessos: 23
    Welinton dos Santos

    Nas bandeirolas, nas ruas do Brasil, a pintura verde-amarelo coincidentemente é também a cor dos Sul-africanos.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/06/2010 lAcessos: 177
    Reginaldo Rodrigues

    A Skin, que venceu na semifinal a Alemã "Beck's Gold", na final não tomou conhecimento da Uruguaia "Pilsen" que é fabricada pela Inbev. A decisão aconteceu através de um teste cego. Só esperamos que assim como a mídia da Nova Skin, nesta copa seja diferente a sorte da nossa seleção... ÃO!

    Por: Reginaldo Rodriguesl Negócios> Vendasl 05/06/2010 lAcessos: 132
    JORGE FLOQUET

    Que a luz esteja presente àqueles que assim necessitem. O nosso Pai de amor e misericórdia atende aos verdadeiros chamados e solicita aos seus auxiliares que alcancem os mais necessitados e ofereçam-lhes os preciosos momentos de misericórdia. Assim me faço presente neste dia de tantas alegrias, para este servo que ora transcreve a minha mensagem

    Por: JORGE FLOQUETl Esporte> Futeboll 20/05/2014

    O parque contará com telão e TVs para os visitantes assistirem os jogos e, além das crianças se divertirem na maior piscina de bolinhas da América Latina, ainda ganharão rodada grátis de refrigerante ou suco sempre no primeiro gol de cada partida

    Por: Suggestival Press Releasel 30/05/2014 lAcessos: 17

    A Copa do mundo de 1950 foi realizada em território nacional. Milhões de conterrâneos contavam como garantida a vitória da seleção canarinho, porém o povo brasileiro não foi muito feliz, visto que a celeste olímpica (Uruguai) estragou a festa dos brasileiros. Foi um dilema, uma tristeza que ainda é lembrada nos dias atuais. Agora estamos presenciando mais uma Copa do Mundo de futebol, onde várias nações se congregam para mais uma disputa futebolística, onde somente uma seleção sairá campeã.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 15/06/2014

    o recrudescimento dos atos de racismo no Brasil nos obriga a uma ampla reflexão sobre se somos ou não efetivamente racistas. Se somos o país do futebol e se a maioria dos nossos jogadores são negros ou pardos, por que ainda vemos xingamentos, ofensas e gestos racistas que ofendem não só os esportistas, mas o próprio Brasil.

    Por: Alfredo de Souzal Esporte> Futeboll 04/09/2014 lAcessos: 15

    Artigo escrito com base na Copa do Mundo que acontece no Brasil e nas guerras que acontecem em outros lugares. A Copa do Mundo devia servir de confraternização entre os povos, mas nem isso tem feito.

    Por: Boas Tardesl Esporte> Futeboll 11/07/2014
    JORGE FLOQUET

    O que a seleção alemã aprendeu aprendeu quando perdeu na semifinal para a seleção brasileira em 2006? Estamos vendo os resultados! O que seleção brasileira aprende com essa experiência negativa na semifinal no Brasil? Veremos em algumas à frente! Certamente que pensar que a seleção brasileira seria campeã, com toda certeza, é falta de inteligência. Saber aprender perder é uma vitória. Reconhecer que podemos evoluir com essa derrota é um indício de inteligência. Evoluímos muito desde de 1950!

    Por: JORGE FLOQUETl Esporte> Futeboll 10/07/2014
    JORGE FLOQUET

    O que podemos aprender com o futebol? O que aprendemos com a estratégia imposta pela seleção holandesa na partida contra a Costa Rica? Por que será que o goleiro titular da seleção holandesa não foi informado que seria substituído, caso a disputa fosse para os pênaltis? Faltou comunicação com as partes interessadas ou isso fazia parte da estratégia? Todos já sabiam que a disputa iria para os pênaltis? Claro que não! Mas, qual o impacto gerado nos seus adversários quando perceberam a mudança?

    Por: JORGE FLOQUETl Esporte> Futeboll 08/07/2014 lAcessos: 15
    José Flávio Santos de Carvalho

    Mais que um texto sobre futebol, o texto seguir é uma exaltação às belezas de nosso país.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esporte> Futeboll 05/07/2014 lAcessos: 16
    José Flávio Santos de Carvalho

    Lesão sofrida por Neymar e comentários sobre os jogos da semifinal da Copa.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esporte> Futeboll 05/07/2014 lAcessos: 12
    jonas nogueira

    Felipão literalmente sentou sobe o problema de meio de campo desta seleção ao não convocar um especialista de criação. O Brasil tem sérios problemas de ligação entre defesa e ataque mas não há peças de reposições. As peças que estão ai possuem os mesmos defeitos que as que estão já montadas no time.

    Por: jonas nogueiral Esporte> Futeboll 02/07/2014
    jonas nogueira

    "Felipão gosta é de garotos comportados aos quais ele terá que sair em defesa como todo pai zeloso o faria quando eles forem cobrados pelos resultados ruins que tendem a acontecer. Romário é boca dura e ficou de fora da copa, Ronaldinho e Robinho são "bandidos". "

    Por: jonas nogueiral Esporte> Futeboll 01/07/2014 lAcessos: 13

    Cada vez é mais comum as crianças quererem comemorar o seu aniversário com uma festa do tipo balada. Como os pais devem refletir sobre a vontade dos seus filhos?

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 21/01/2011 lAcessos: 301

    O Natal remonta a uma antiga festividade romana que foi cristianizada, marcando o nascimento do Cristo.

    Por: José Milton Cândidol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/11/2010 lAcessos: 300

    Dicas para você preparar a festa de aniversário infantil do seu filhote ou filhota sem complicação nem dores de cabeça.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Bebêsl 27/10/2010 lAcessos: 373

    Dicas de como preparar as lembrancinhas da festa do seu filho(a).

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 26/10/2010 lAcessos: 3,250 lComentário: 1

    A Árvore de Natal é uma das tradições mais importantes desta época, além de ser um dos símbolos do Natal e um dos principais itens da decoração natalina.

    Por: José Milton Cândidol Casa & Jardim> Decoraçãol 14/10/2010 lAcessos: 496

    O diretor de "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton, fez em 1993 um filme que é considerado um clássico da década de 90 e do cinema de animação: "O Estranho Mundo de Jack", que é sempre lembrado na época de Halloween e de Natal. O filme fez tanto sucesso que, em 2006, a Disney lançou uma versão remasterizada digital da animação, com tecnologia 3D. Junto com ela, diversos produtos licenciados do filme foram lançados, incluindo o tema para decoração de festa infantil.

    Por: José Milton Cândidol Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 07/10/2010 lAcessos: 277

    Troque a louça por artigos de acrílico e economize.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Família> Casamentol 24/09/2010 lAcessos: 698

    Preparar uma boa festa exige planejamento, investimento e dedicação.

    Por: José Milton Cândidol Lar e Famílial 17/09/2010 lAcessos: 655

    Comments on this article

    0
    João Eurico 29/06/2010
    O placar do jogo do Brasil na copa de 1982 contra a Itália não foi 2 a 1 e sim 3 a 2 para a Itália. Três gols de Baggio
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast