Futebol: A História Do Esporte Mais Praticado Do Mundo

01/02/2010 • Por • 3,025 Acessos

Muitas são as versões sobre como se originou o esporte mais praticado no mundo; o Futebol.

Uma delas data da China, em 2197 a.C., com o nome de Tsu-Chu. Os soldados chineses chutavam os crânios dos inimigos derrotados visando o espaço existente entre duas estacas.

Outra versão bastante comentada é o Harpastum criado durante o Império Romano e disputado em um campo retangular, com dimensões maiores do que as convencionais. O sucesso do exército romano fez com que o Harpastum fosse disseminado pela Europa.

Quatorze séculos dali, o esporte surge como Calcio, na região da Florença, na Itália. O esporte era disputado por dois times de vinte e sete jogadores, com duração de 50 minutos e restrito aos membros da aristocracia italiana.

Embora existam tais fatos, atribui-se o início do futebol com regras estabelecidas de maneira geral, no século XIX, em 1863, quando é criada a Football Association, com vinte e um clubes da Inglaterra, baseando-se nas regras da Universidade de Cambridge. Por isso, a Inglaterra é considerada a terra-mãe do futebol.

Daí em diante, a disseminação do esporte era questão de tempo e a prática ultrapassava a ilha britânica, alcançando diversos países do velho mundo.

Com a febre instalada, os países recém-chegados propuseram a criação de um órgão controlador de regras para o esporte. Como era de se esperar, a Inglaterra não acatara a decisão, ao entender que não havia necessidade de um órgão diferente da Football Association.

Em 1904, em reunião realizada pelas associações francesa, belga, dinamarquesa, holandesa, espanhola, suíça e sueca criou-se a Federação Internacional de Futebol e Associados (FIFA), a instituição que se responsabilizaria pelas regras e organizações do esporte.

Cinco anos depois, insere-se à FIFA, a primeira nação não européia, a África do sul, provando a expansão do futebol, já no início do século XX. Alguns anos depois, foi a vez da América do Sul, com Argentina e Chile englobando-se ao grupo.

No Brasil, o esporte chegou em 1894, trazido pelo paulista Charles Miller, depois de uma viagem à Inglaterra, na qual trouxe duas bolas e fundou um clube de futebol em São Paulo. A moda pegou e movimentou muitos brasileiros à prática que fazia sucesso pelo continente europeu.

Assim, o Brasil juntou-se à FIFA, na segunda década do mesmo século, já com muitos times criados, sobretudo, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Brasil, então, tornou-se terra fértil para esse esporte que exporta diversos jogadores e mexe com o sentimento de quem pratica e de quem acompanha, sobretudo, nos mundiais realizados a cada quatro anos.

Fonte: O Futebol e suas Origens