Futebol: A História Do Esporte Mais Praticado Do Mundo

Publicado em: 01/02/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 2,972 |

Muitas são as versões sobre como se originou o esporte mais praticado no mundo; o Futebol.

Uma delas data da China, em 2197 a.C., com o nome de Tsu-Chu. Os soldados chineses chutavam os crânios dos inimigos derrotados visando o espaço existente entre duas estacas.

Outra versão bastante comentada é o Harpastum criado durante o Império Romano e disputado em um campo retangular, com dimensões maiores do que as convencionais. O sucesso do exército romano fez com que o Harpastum fosse disseminado pela Europa.

Quatorze séculos dali, o esporte surge como Calcio, na região da Florença, na Itália. O esporte era disputado por dois times de vinte e sete jogadores, com duração de 50 minutos e restrito aos membros da aristocracia italiana.

Embora existam tais fatos, atribui-se o início do futebol com regras estabelecidas de maneira geral, no século XIX, em 1863, quando é criada a Football Association, com vinte e um clubes da Inglaterra, baseando-se nas regras da Universidade de Cambridge. Por isso, a Inglaterra é considerada a terra-mãe do futebol.

Daí em diante, a disseminação do esporte era questão de tempo e a prática ultrapassava a ilha britânica, alcançando diversos países do velho mundo.

Com a febre instalada, os países recém-chegados propuseram a criação de um órgão controlador de regras para o esporte. Como era de se esperar, a Inglaterra não acatara a decisão, ao entender que não havia necessidade de um órgão diferente da Football Association.

Em 1904, em reunião realizada pelas associações francesa, belga, dinamarquesa, holandesa, espanhola, suíça e sueca criou-se a Federação Internacional de Futebol e Associados (FIFA), a instituição que se responsabilizaria pelas regras e organizações do esporte.

Cinco anos depois, insere-se à FIFA, a primeira nação não européia, a África do sul, provando a expansão do futebol, já no início do século XX. Alguns anos depois, foi a vez da América do Sul, com Argentina e Chile englobando-se ao grupo.

No Brasil, o esporte chegou em 1894, trazido pelo paulista Charles Miller, depois de uma viagem à Inglaterra, na qual trouxe duas bolas e fundou um clube de futebol em São Paulo. A moda pegou e movimentou muitos brasileiros à prática que fazia sucesso pelo continente europeu.

Assim, o Brasil juntou-se à FIFA, na segunda década do mesmo século, já com muitos times criados, sobretudo, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Brasil, então, tornou-se terra fértil para esse esporte que exporta diversos jogadores e mexe com o sentimento de quem pratica e de quem acompanha, sobretudo, nos mundiais realizados a cada quatro anos.

Fonte: O Futebol e suas Origens

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/futebol-artigos/futebol-a-historia-do-esporte-mais-praticado-do-mundo-1807849.html

    Palavras-chave do artigo:

    futebol

    ,

    origem do futebol

    ,

    historia do futebol

    Comentar sobre o artigo

    O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.

    Por: raphael de souza santosl Esporte> Futeboll 21/04/2009 lAcessos: 2,684 lComentário: 1

    Fábio Marcelo Espíndula - Designer de Calçados. Graduado em Design de Calçados e Pós-Graduado em Criação e Gestão de Moda, conta a história dos calçados sportivos, desde a Antigüidade Clássica Greco-Romana até os dias de hoje, passando pela idade média e moderna. e chegando ao século XXI... www.fabiomarcelo.com

    Por: Fábio Marcelo Espíndulal Educação> Ensino Superiorl 10/02/2009 lAcessos: 2,727 lComentário: 13
    JOSE BRAGA GUIMARAES NETO

    Este artigo tem como objeto à prática da modalidade esportiva Handebol, na cidade de Uberlândia/MG, a partir do final da década de 1970, quando já consolidado no meio escolar e que passa a ser praticado por alunos no âmbito universitário. O porquê de estar fazendo este resgate histórico do handebol da cidade de Uberlândia tem como grande motivo à falta registros de como evoluiu o handebol na cidade de Uberlândia/MG, desta forma o problema se configura da seguinte forma: Como se construiu histori

    Por: JOSE BRAGA GUIMARAES NETOl Esportel 28/07/2010 lAcessos: 2,279 lComentário: 3
    Eduardo Henrique Gaspar

    O objetivo desta monografia foi trabalhar os conceitos geométricos no futebol. Mostrar que a Matemática, em particular, a Geometria, pode ser uma ferramenta para interpretar uma partida de futebol e suas características, ou seja, mostrar que a Geometria é o ponto de encontro entre a Matemática como teoria e a Matemática como um recurso. Através de uma análise detalhada de vários autores, mostraremos que a Matemática, em especial a Geometria é uma ciência muito interessante

    Por: Eduardo Henrique Gasparl Educação> Ciêncial 11/11/2011 lAcessos: 1,210

    O Rio Aricanduva é um importante afluente do Rio Tietê e serve para transportar a água da chuva e esgoto produzidos por milhares de casas da região. No passado, este rio como tantos outros, foi limpo com peixes e responsável pela fauna e flora existente naquela localidade. Hoje poluído e fonte de problemas como enchentes e alagamentos, se transformou em um problema grave para quem mora ou transita em suas marginais.

    Por: Carlos Humberto Biagolinil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/11/2012 lAcessos: 315
    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Narrativa que remonta aos idos 1400 entremeada de incursões atuais, procurando divulgar direito uma doutrina que procura apenas divertir quem quer se divertir

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Direito> Doutrinal 19/07/2010 lAcessos: 112
    Professor Esp. Rodrigo Froes

    Nos últimos anos nasceram 20.000 (vinte mil) seitas em todo mundo as pessoas por falta de formação religiosa, se deixam enganar facilmente por pregadores, e muitas vezes deixam a Igreja, onde Jesus depositou a "plenitude dos meios da Salvação" buscando uma solução fácil para seus males."

    Por: Professor Esp. Rodrigo Froesl Educação> Ensino Superiorl 09/11/2011 lAcessos: 147 lComentário: 1

    Este artigo aborda os seguintes temas: Marketing Esportivo e Ultimate Fighting Championship, com a finalidade de entender o processo de como essa ferramenta alavancou o crescimento e sucesso mundial de um campeonato que estava fadado ao fracasso e esquecido pelo seu público.

    Por: Débora Alvesl Esporte> Lutasl 17/04/2013 lAcessos: 29
    Marcelo Gomes González

    Como está expresso na fala de muitos autores, o Ensino Fundamental II é uma fase de transição, onde muitas culturas devem ser maturadas, e outras apresentadas. Nesse período o educando se encontra no momento da criação da sua identidade. Os PCNs defendem que a Educação Física deve utilizar, principalmente, da cultura corporal - a trazida pela criança e a apresentada para ela dentro do ambiente escolar - e da instigação à busca do conhecimento para que ela seja autônomo.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Educaçãol 17/10/2012 lAcessos: 358

    o recrudescimento dos atos de racismo no Brasil nos obriga a uma ampla reflexão sobre se somos ou não efetivamente racistas. Se somos o país do futebol e se a maioria dos nossos jogadores são negros ou pardos, por que ainda vemos xingamentos, ofensas e gestos racistas que ofendem não só os esportistas, mas o próprio Brasil.

    Por: Alfredo de Souzal Esporte> Futeboll 04/09/2014 lAcessos: 15

    Artigo escrito com base na Copa do Mundo que acontece no Brasil e nas guerras que acontecem em outros lugares. A Copa do Mundo devia servir de confraternização entre os povos, mas nem isso tem feito.

    Por: Boas Tardesl Esporte> Futeboll 11/07/2014
    JORGE FLOQUET

    O que a seleção alemã aprendeu aprendeu quando perdeu na semifinal para a seleção brasileira em 2006? Estamos vendo os resultados! O que seleção brasileira aprende com essa experiência negativa na semifinal no Brasil? Veremos em algumas à frente! Certamente que pensar que a seleção brasileira seria campeã, com toda certeza, é falta de inteligência. Saber aprender perder é uma vitória. Reconhecer que podemos evoluir com essa derrota é um indício de inteligência. Evoluímos muito desde de 1950!

    Por: JORGE FLOQUETl Esporte> Futeboll 10/07/2014
    JORGE FLOQUET

    O que podemos aprender com o futebol? O que aprendemos com a estratégia imposta pela seleção holandesa na partida contra a Costa Rica? Por que será que o goleiro titular da seleção holandesa não foi informado que seria substituído, caso a disputa fosse para os pênaltis? Faltou comunicação com as partes interessadas ou isso fazia parte da estratégia? Todos já sabiam que a disputa iria para os pênaltis? Claro que não! Mas, qual o impacto gerado nos seus adversários quando perceberam a mudança?

    Por: JORGE FLOQUETl Esporte> Futeboll 08/07/2014 lAcessos: 15
    José Flávio Santos de Carvalho

    Mais que um texto sobre futebol, o texto seguir é uma exaltação às belezas de nosso país.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esporte> Futeboll 05/07/2014 lAcessos: 16
    José Flávio Santos de Carvalho

    Lesão sofrida por Neymar e comentários sobre os jogos da semifinal da Copa.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esporte> Futeboll 05/07/2014 lAcessos: 12
    jonas nogueira

    Felipão literalmente sentou sobe o problema de meio de campo desta seleção ao não convocar um especialista de criação. O Brasil tem sérios problemas de ligação entre defesa e ataque mas não há peças de reposições. As peças que estão ai possuem os mesmos defeitos que as que estão já montadas no time.

    Por: jonas nogueiral Esporte> Futeboll 02/07/2014
    jonas nogueira

    "Felipão gosta é de garotos comportados aos quais ele terá que sair em defesa como todo pai zeloso o faria quando eles forem cobrados pelos resultados ruins que tendem a acontecer. Romário é boca dura e ficou de fora da copa, Ronaldinho e Robinho são "bandidos". "

    Por: jonas nogueiral Esporte> Futeboll 01/07/2014 lAcessos: 15

    Desenhos Animados dos Backyardigans são em 3D e foram criados para ajudar a incentivar a leitura para crianças. Conheça os Desenhos Animados dos Backyardigans.

    Por: Henrique Carvalhol Educação> Educação Infantill 21/05/2010 lAcessos: 2,992 lComentário: 1

    A Turma da Mônica já tem mais de 50 anos de existência mas suas historinhas estão estão sempre no imaginário da criançada. Conheça mais sobre a Turma da Mônica.

    Por: Henrique Carvalhol Arte& Entretenimentol 21/05/2010 lAcessos: 3,193 lComentário: 1

    A Novela Cama de Gato foi exibida no horário das 18h na Globo. Confira quais as principais tramas desta Novela da Globo que foi sucesso de audiência! Confira!

    Por: Henrique Carvalhol Arte& Entretenimentol 21/05/2010 lAcessos: 248

    Lojas de Esportes são um negócio em Pleno Crescimento! Cada vez mais gente pratica esportes para cuidar da saúde. Confira dicas para sua Loja de Esportes.

    Por: Henrique Carvalhol Esportel 24/03/2010 lAcessos: 10,998

    As Criançasprecisam se exercitar tanto pra desenvolvimento físico quanto para desenvolver sua disciplina, o instinto competitivo e o espírito esportivo.

    Por: Henrique Carvalhol Esportel 24/03/2010 lAcessos: 2,605

    A Nike é a grande lider do mercado mundial de roupas e equipamentos esportivos. Existem produtos Nike para todas as idades e modalidades esportivas. Confira.

    Por: Henrique Carvalhol Esportel 17/03/2010 lAcessos: 955

    Bolas de Futebol podem ser de vários tipos, variando no número de gomos, na presença ou não costura, etc. Veja mais informações sobre Bolas de Futebol de Campo.

    Por: Henrique Carvalhol Esporte> Futeboll 17/03/2010 lAcessos: 3,836

    A Rua 25 de Março é a Maior Rua de Comércio da América do Sul. Lá você encontra todos os tipos de produtos, desde Eletrônicos até Roupas e Artigos Esportivos.

    Por: Henrique Carvalhol Negóciosl 11/03/2010 lAcessos: 1,355

    Comments on this article

    0
    mirian 08/07/2010
    sou d++++++++++++++++++
    0
    larissa 21/06/2010
    a copa surgiu no ano de 1930 pelo francês Juslin rimet após ter assumido o controle do maior instiyuto do fultebol a FIFA!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast