Seleção Brasileira

Publicado em: 22/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 44 |

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

SELEÇÃO BRASILEIRA:

Um Time de Futebol

Um Orgulho Nacional

 

A Seleção Brasileira de Futebol é time de futebol, que representa o Brasil nas competições deste esporte. Mas para nós brasileiros ela é mais que uma equipe esportiva haja vista que quando nosso escrete perde, leva-nos a uma verdadeira comoção nacional. Pela história vencedora dessa seleção nos acostumamos com a ideia de vencermos sempre e de sermos referência mundial no esporte Bretão.

Nosso país é carente de heróis, nossos vultos históricos são sempre questionados por suas obras, atos e atitudes, em muito, consideradas duvidosas. Tiradentes: a menor das personagens que compunham a Inconfidência Mineira foi forjado nas hostes do Império que buscava um símbolo para dar "Cara" a nação, com aparência física igual a de Jesus Cristo e com uma história bem criada tornou-se então o esperado Herói Nacional. Dom Pedro I, nosso libertador, que com seus devaneios criou um império, outorgou uma constituição e, contava os dias para voltar a Portugal. Marechal Deodoro que fundou a república sem acreditar na forma de governo que ajudara a implantar no país. Getulio Vargas que levou o país a uma longa ditadura com todas as suas consequências nefastas para a pátria. Em meio a essa carência heroística, surge a Seleção Brasileira de Futebol. Um orgulho nacional.

Ao compararmos o Brasil com as grandes potências mundias, estas nos superam em quase tudo: educação, civilidade, cultura, riqueza econômica, influência política. Mas não nos superam na prática esportiva do Futebol. A grande Alemanha é uma velha freguesa de quem ganhamos quase sempre. Os Estados Unidos nos invejam pelo "soccer" que praticamos. Os ingleses, outrora soberanos, nesse esporte por ele criados, hoje nos reverenciam pela nossa supremacia nas disputas futebolísticas. Os argentinos que nos fustigam com comentários de uma suposta superioridade econômico-social por terem Prêmios Nobel, que nós não temos, por terem também uma melhor relação carros per capta que nossa além de outras alegações de mesma natureza; tremem quando nos enfrentam nos gramados. O Chile que sempre é surrado pelos usuários da Camisa Canarinho. Para todos nosso Futebol é superior e para nós é também supremo. O que nos enche de brasilidade.

Quando a Seleção Brasileira de Futebol entra em campo, leva consigo a espectativa de toda uma nação. Leva a certeza da vitória. A certeza de que os adversários nos temem mais do que nos temem mais do que nos respeitam nas contendas do futebol. O talento do jogador brasileiro é visto e admirado em todo o mundo. A condição de favoritos nas competições é automática. A Nação vai junta com o time para o campo, orgulhosa vibra com as vitórias. Cabisbaixa, comove-se de morte com as derrotas.

 

Ripardo

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/futebol-artigos/selecao-brasileira-2879496.html

    Palavras-chave do artigo:

    herois

    ,

    sociedade

    ,

    competicao

    Comentar sobre o artigo

    Natanael Gomes Filho

    Este assunto polêmico certamente já fez parte de alguma conversa com seus amigos. Neste artigo vamos nos dedicar a entender um pouco mais o motivo pelo qual somos tentados a tomar ações que favoreçam outras pessoas em detrimento às regras, leis ou ordens. Certamente (e Graças a Deus!) este fato não se aplica a toda a nossa sociedade.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 30/09/2010 lAcessos: 943

    o artigo apresenta um tributo a Amy Winihouse, com uma importante reflexão sobre idolos e heróis construídos e mantidos pela mídia moderna.

    Por: josé carlos de sindolfo silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 25/07/2011 lAcessos: 109
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Este título lembra o livro "Os Dragões do Éden", do conhecido escritor de ficção, o americano Carl Sagan, autor da série "Cosmos". Além de consagrado escritor, Sagan foi, também, físico e biólogo. O seu Best seller "Os Dragões do Éden", foi lançado há alguns anos no Brasil e traduz uma perfeita analogia dos processos cerebrais e mentais do homem, com a conduta instintiva dos animais que nos precederam durante a evolução das espécies, de acordo com a teoria evolucionista.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Ciências> Biologial 30/12/2010 lAcessos: 146

    Este texto tem por objetivo ajudar o professos uma forma mais recreativa para ensinar a Disciplina de Educação Fisica.

    Por: João do Rozario Limal Educaçãol 13/04/2008 lAcessos: 241,435 lComentário: 61
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Grande número de pessoas quando recorrem ao tratamento psicoterápico, fazem-no em busca da cura de seus filhos mentalmente enfermos. Como o organismo funciona como um todo; podemos dizer que eles estão psico e fisicamente enfermos.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 26/03/2011 lAcessos: 221
    Maria Aparecida Franco Maganha

    O texto aborda as principais concepções e modelos de educação fazendo uma análise comparativa dos modelo da Educação Homérica, Platônico-Socrático e Sofistico.

    Por: Maria Aparecida Franco Maganhal Educação> Ensino Superiorl 04/11/2012 lAcessos: 93
    Danielly Pereira

    A iniciação esportiva de crianças e adolescentes pode trazer inúmeros benefícios aos indivíduos, entretanto as imposições feitas pelos pais a seus filhos e a falta de compreensão de como o esporte deve fazer parte das aulas de Educação Física tem constituído problemas para muitas crianças e adolescentes que passam a ter na prática esportiva uma obrigação e, por conseqüência tem seu desenvolvimento global comprometido

    Por: Danielly Pereiral Esportel 23/05/2009 lAcessos: 10,417
    Escritorcampos

    Aqui vai uma síntese da cultura organizacional ao estudante, que necessite de descre­ver sobre o assunto tão em voga no momento.

    Por: Escritorcamposl Educação> Ensino Superiorl 05/05/2010 lAcessos: 2,698 lComentário: 1

    O presente artigo tem como objetivo apresentar, evidenciar e explicar o empreendedorismo e o perfil empreendedor. Primeiramente são expostos conceitos sobre o tema, sendo feita um apanhado de conceitos de vários autores, a fim de trazer uma definição sólida sobre o tema. Posteriormente é apresentado o perfil empreendedor, em sua forma literal. Com base no referencial teórico, várias ponderações são feitas, como uma comparação ao “empreendedor ideal” e o “empreendedor real”, e o desacoplamento do conceito empreendedorismo e lucro, o artigo é encerrado com um estudo de caso.

    Por: MARCOS PAULO DINIZl Negóciosl 27/11/2009 lAcessos: 1,568

    Análise sobre a atual situação do Borussia Dortmund, time o qual nos últimos anos vinha impressionando a Europa, mas de um tempo para cá tem sucumbido ao grande rival Bayern de Munique e sofrendo com várias lesões e vendas de seus principais jogadores.

    Por: Gustavol Esporte> Futeboll 05/10/2014

    o recrudescimento dos atos de racismo no Brasil nos obriga a uma ampla reflexão sobre se somos ou não efetivamente racistas. Se somos o país do futebol e se a maioria dos nossos jogadores são negros ou pardos, por que ainda vemos xingamentos, ofensas e gestos racistas que ofendem não só os esportistas, mas o próprio Brasil.

    Por: Alfredo de Souzal Esporte> Futeboll 04/09/2014 lAcessos: 20
    Boas Tardes

    Artigo escrito com base na Copa do Mundo que acontece no Brasil e nas guerras que acontecem em outros lugares. A Copa do Mundo devia servir de confraternização entre os povos, mas nem isso tem feito.

    Por: Boas Tardesl Esporte> Futeboll 11/07/2014
    JORGE FLOQUET

    O que a seleção alemã aprendeu aprendeu quando perdeu na semifinal para a seleção brasileira em 2006? Estamos vendo os resultados! O que seleção brasileira aprende com essa experiência negativa na semifinal no Brasil? Veremos em algumas à frente! Certamente que pensar que a seleção brasileira seria campeã, com toda certeza, é falta de inteligência. Saber aprender perder é uma vitória. Reconhecer que podemos evoluir com essa derrota é um indício de inteligência. Evoluímos muito desde de 1950!

    Por: JORGE FLOQUETl Esporte> Futeboll 10/07/2014 lAcessos: 13
    JORGE FLOQUET

    O que podemos aprender com o futebol? O que aprendemos com a estratégia imposta pela seleção holandesa na partida contra a Costa Rica? Por que será que o goleiro titular da seleção holandesa não foi informado que seria substituído, caso a disputa fosse para os pênaltis? Faltou comunicação com as partes interessadas ou isso fazia parte da estratégia? Todos já sabiam que a disputa iria para os pênaltis? Claro que não! Mas, qual o impacto gerado nos seus adversários quando perceberam a mudança?

    Por: JORGE FLOQUETl Esporte> Futeboll 08/07/2014 lAcessos: 18
    José Flávio Santos de Carvalho

    Mais que um texto sobre futebol, o texto seguir é uma exaltação às belezas de nosso país.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esporte> Futeboll 05/07/2014 lAcessos: 17
    José Flávio Santos de Carvalho

    Lesão sofrida por Neymar e comentários sobre os jogos da semifinal da Copa.

    Por: José Flávio Santos de Carvalhol Esporte> Futeboll 05/07/2014 lAcessos: 14
    jonas nogueira

    Felipão literalmente sentou sobe o problema de meio de campo desta seleção ao não convocar um especialista de criação. O Brasil tem sérios problemas de ligação entre defesa e ataque mas não há peças de reposições. As peças que estão ai possuem os mesmos defeitos que as que estão já montadas no time.

    Por: jonas nogueiral Esporte> Futeboll 02/07/2014
    SEBASTIÃO DE CALDAS RIPARDO

    Neste artigo pomho em discussão a tão propalada Impunidade e algumas de suas nuances. Todos dizem rejeitá-la. Mas todos, quando precisam, dela tentam se beneficiar.

    Por: SEBASTIÃO DE CALDAS RIPARDOl Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/07/2010 lAcessos: 323
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast