Seleção Brasileira

22/07/2010 • Por • 51 Acessos

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

SELEÇÃO BRASILEIRA:

Um Time de Futebol

Um Orgulho Nacional

 

A Seleção Brasileira de Futebol é time de futebol, que representa o Brasil nas competições deste esporte. Mas para nós brasileiros ela é mais que uma equipe esportiva haja vista que quando nosso escrete perde, leva-nos a uma verdadeira comoção nacional. Pela história vencedora dessa seleção nos acostumamos com a ideia de vencermos sempre e de sermos referência mundial no esporte Bretão.

Nosso país é carente de heróis, nossos vultos históricos são sempre questionados por suas obras, atos e atitudes, em muito, consideradas duvidosas. Tiradentes: a menor das personagens que compunham a Inconfidência Mineira foi forjado nas hostes do Império que buscava um símbolo para dar "Cara" a nação, com aparência física igual a de Jesus Cristo e com uma história bem criada tornou-se então o esperado Herói Nacional. Dom Pedro I, nosso libertador, que com seus devaneios criou um império, outorgou uma constituição e, contava os dias para voltar a Portugal. Marechal Deodoro que fundou a república sem acreditar na forma de governo que ajudara a implantar no país. Getulio Vargas que levou o país a uma longa ditadura com todas as suas consequências nefastas para a pátria. Em meio a essa carência heroística, surge a Seleção Brasileira de Futebol. Um orgulho nacional.

Ao compararmos o Brasil com as grandes potências mundias, estas nos superam em quase tudo: educação, civilidade, cultura, riqueza econômica, influência política. Mas não nos superam na prática esportiva do Futebol. A grande Alemanha é uma velha freguesa de quem ganhamos quase sempre. Os Estados Unidos nos invejam pelo "soccer" que praticamos. Os ingleses, outrora soberanos, nesse esporte por ele criados, hoje nos reverenciam pela nossa supremacia nas disputas futebolísticas. Os argentinos que nos fustigam com comentários de uma suposta superioridade econômico-social por terem Prêmios Nobel, que nós não temos, por terem também uma melhor relação carros per capta que nossa além de outras alegações de mesma natureza; tremem quando nos enfrentam nos gramados. O Chile que sempre é surrado pelos usuários da Camisa Canarinho. Para todos nosso Futebol é superior e para nós é também supremo. O que nos enche de brasilidade.

Quando a Seleção Brasileira de Futebol entra em campo, leva consigo a espectativa de toda uma nação. Leva a certeza da vitória. A certeza de que os adversários nos temem mais do que nos temem mais do que nos respeitam nas contendas do futebol. O talento do jogador brasileiro é visto e admirado em todo o mundo. A condição de favoritos nas competições é automática. A Nação vai junta com o time para o campo, orgulhosa vibra com as vitórias. Cabisbaixa, comove-se de morte com as derrotas.

 

Ripardo

Perfil do Autor

SEBASTIÃO DE CALDAS RIPARDO

Residência: Rua 3, 21 - Unidade 201 - São Luís-MA