O Planejamento De Manutenção

31/07/2009 • Por • 9,564 Acessos

O Planejamento de Manutenção

Ao logo destes últimos 15 anos, tenho trabalhado com empresas bem diversificadas, desde hospitais até empresas que manufaturam avião. A grande maioria delas tem em comum uma área de planejamento de produção estruturada e uma área de planejamento de manutenção inexistente ou mal estruturada. Por quê?

Ora, entendo que uma empresa, após definido a BOM (Bill of Material) dos seus produtos, estes produtos quase não sofre modificações, a função do PCP é seqüenciar corretamente as ordens de produção e acompanhar.

Agora, e para planejar um serviço? Quantas variáveis existem? Os serviços não são repetitivos e por isso a cada novo serviço, um planejamento diferenciado dever ser realizado. Espera-se do profissional que executa este trabalho um bom conhecimento técnico na área de atuação e claro, um preparo para elaborar um planejamento adequado?

Por vezes, encontrei profissionais em inicio de carreira na área de planejamento. Como este profissional pode contribuir para a rentabilidade da empresa, sabendo-se que tecnicamente ele nada conhece sobre o comportamento e modo de funcionamento dos equipamentos?

Ainda fico perplexo ao deparar com profissionais que “esperam” que as empresas façam algo por eles no sentido de aprendizado. Faça um paralelo com a moça que provavelmente você contratou para limpar sua casa. Imagine se ela pede para fazer um curso para limpar casa e quer que você pague. Você pagaria? Pois é, arregace as mangas se deseja sobressair na área de planejamento, não espere por ninguém, faça sua parte.

Tomas Marzullo Junior

www.man-it.com.br - Treinamentos EAD (Ensino a Distância) na área da Manutenção e Consultoria


Perfil do Autor

Vanessa

MAN-IT www.man-it.com.br - Treinamentos EAD (Ensino a Distância) e Consultoria na área da Manutenção Novos Cursos: PCM (Planejamento e Controle da Manutenção); SCM (Scorecard na Manutenção) e WCMM (Gerenciamento de Manutenção Classe Mundial)