Romaneio

Publicado em: 05/10/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 12,650 |

Fonte: http://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/

Romaneio é o procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque.

Também podemos definir como: documento que informa como o produto está organizado (embalado) em relação aos volumes. Ou seja, diz em que volume encontra-se determinado produto, ou ainda, o conteúdo de determinado Volume.

Para definir um plano de corte em chapas metálicas, é preciso determinar a organização das peças de acordo com o seu tamanho e posição, este processo é chamado de "romaneio de chapas".

Algumas empresas utilizam o termo "romaneio" também para definir um carregamento de mercadorias para serem entregues em uma determinada rota a um ou mais receptores (clientes) dentro ou fora da cidade em que está estabelecida, fazendo um tipo de listagem detalhada dos produtos que serão aplicados a essa entrega. Nesse caso é gerado um documento em que constam todos os produtos com seus dados respectivos tais como como: quantidade, preço, peso entre outros. Com esse documento pode ser facilitada a prevenção contra erros na entrega das mercadorias ou até mesmo pode ajudar a previnir furtos ou roubos de cargas. Esse procedimento não é muito diferente de uma transferência entre matrizes e filiais e é caracterizado da mesma forma, mas na maioria das vezes e na prática as empresas de pequeno porte tratam o romaneio simplesmente como um documento ou procedimento de controle.

Para minimizar custos, o romaneio pode ser gerado através de técnicas de pesquisa operacional/ Programação Linear.

Na prestação de serviços as organizações utilizam o termo "romaneio" de nota fiscal de prestação de serviços para demonstrar a distribuição dos serviços prestados para mais de um município, prestação esta acobertada por uma determinada nota fiscal, muito útil para a fiscalização dos municípios quanto a determinação da base de cálculo do ISS e para se evitar a invasão de competências tributárias entre municípios.

1. Introdução
Hoje em dia, quem não quer ter a comodidade de receber em sua própria casa ou escritório alguma coisa que você necessite, porém, não pode ir até a loja comprar?

As delivery’s estão ai para ajudar-nos  a ter, a tempo e a hora o que precisamos, só que para isso, essas empresas precisam ser cada vez mais ágeis com baixo custo e com uma logística de entrega muito bem definida para que todos os clientes sejam atendidos com qualidade e rapidez.

O objetivo desse artigo é relatar passo a passo como que um projeto de automação comercial ajudou uma cadeia de drogarias, que tem uma forte atuação em delivery, a reduzir custos, ter agilidade e principalmente, encantar o cliente.

2. O cenário antes do projeto de automação
No ano de 2001, tínhamos uma equipe de 15 pessoas que trabalhavam na Farmácia (3 anos depois mudou o nome para Logística), setor onde são processados todos os pedidos capitados através do call Center. Esses pedidos, para iniciar o processo, eram impressos em duas impressoras a lazer de alto desempenho na ordem cronológica de gravação. Precisava de uma pessoa para pegar cada uma dessas folhas e analisar e priorizar cada um desses pedidos.

Logo em seguida, cada um desses pedidos eram digitados, novamente, para emitir o cupom fiscal, para só então passar para a equipe de separação. A equipe de separação por sua vez, fazia o trivial, separavam os medicamentos para depois passar para a equipe de conferência que se davam o trabalho de pedido a pedido, conferir o que a equipe de separação fez e colocar, conforme o endereço do cliente, nas rotas aos quais se destinavam.

Finalizado o processo de impressão, separação e conferência, passamos para a equipe de “rotas” que precisavam digitar pedido a pedido em “romaneios”, (agrupamento de pedidos em uma determinada rota de entrega) para só assim serem distribuídos entre os motoqueiros para realizarem as entregas aos clientes.

Para finalizar todo o processo, quando os motoqueiros voltavam das rotas, faziam os acertos com a equipe do financeiro que conferiam todas as entregas feitas a partir do “romaneio” do motoqueiro e tinham que novamente digitar, pedido a pedido, para poder realizar as baixas de pagamento.

3. A idéia
Vendo todo esse cenário imaginamos como melhorar esses processos para que pudéssemos ganhar em agilidade na separação, reduzir custos e até mesmo, diminuir o tempo gasto para se processar um único pedido. Foi quando surgiu a idéia de trabalhar com automação, mas como fazê-lo?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ger-de-projetos-artigos/romaneio-1304780.html

    Palavras-chave do artigo:

    romaneio

    ,

    cadeia de producao

    ,

    insumos

    Comentar sobre o artigo

    Utilizados nas mais diversas aplicações industriais para medição e controle de temperatura, os termopares são equipamentos comuns que apoiam a melhoria e otimização de processos de fabricação, análise e medição. Um termopar é um sensor de temperatura de dois fios de metal distintos unidos em uma ponta e conectados a um medidor ou outro dispositivo com entrada para termopar. Quando configurado adequadaente, os termpares podem fornecer medições de temperatura em um grande intervalo de temperatura

    Por: Murilo Favaril Negócios> Ger. de Projetosl 16/04/2014

    RESUMO Este artigo científico tem como tema: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa." O estudo teve como objetivo mostrar os principais elementos de um projeto de pesquisa, e para isso se baseou nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023, 2002; NBR 10520; NBR 14724, 2011). Conclui-se que, o projeto de pesquisa é uma forma de se planejar para poder investigar a delimitação do tema com resultado.

    Por: albapazl Negócios> Ger. de Projetosl 24/12/2013 lAcessos: 36
    Armando Terribili Filho

    A sigla "CHA" representa Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Na atualidade, as contratações de gerentes de projetos têm caminhado pela busca de profissionais certificados e/ou profissionais pós-graduados na área. Esses requisitos (conhecimento/habilidades) têm se mostrado necessários, mas não suficientes. Há necessidade de "atitude": criatividade, equilíbrio emocional, imparcialidade, trabalho em equipe, disponibilidade, empenho, agilidade, entusiasmo, colaboração e ética.

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 12/12/2013 lAcessos: 34

    Construindo por conta própria, você pode contratar uma empresa especializada para fazer o orçamento da construção. Porém, como o processo definitivo de escolhas de materiais a serem aplicados ocorre no decorrer da execução da obra, o custo final da sua obra chega em média a 60% a mais do que o orçado no início, prejudicando planejamento financeiro. O que acontece nesse caso são obras iniciadas e que param na fase de acabamento, ou recebem acabamentos inferiores aos desejados.

    Por: Evandro Rafaell Negócios> Ger. de Projetosl 09/09/2013 lAcessos: 107

    É fundamental que os executivos adotem uma postura mais pragmática com relação a erros, defeitos e não conformidades que costumam ocorrer nas organizações. Tanto para garantir o bem-estar e a segurança de clientes e colaboradores, quanto garantir bons resultados para a empresa. Infelizmente, pensamentos equivocados e que geram, por sua vez, resultados equivocados, ainda persistem. Mas, quando o assunto são erros e defeitos, não dá mais para ser condescendente.

    Por: Vítor Margatol Negócios> Ger. de Projetosl 31/07/2013 lAcessos: 15

    Como podemos perceber o mercado brasileiro está em pleno desenvolvimento, justamente por isso é muito comum nos depararmos com empresas que estão a procura de uma melhor forma de se desenvolver e consequentemente atender as necessidades que são impostas pelos consumidores brasileiros.

    Por: Sayuri Matsuol Negócios> Ger. de Projetosl 29/07/2013 lAcessos: 21
    Hugo Graffius Damasceno

    Quando você começa a pensar a sério sobre uma franquia, aqui vão umas dicas de pontos que devem ser observados atentamente antes de você comprar. Alguns detalhes do negócio podem ter efeitos significativos no sucesso do seu projeto de vida.

    Por: Hugo Graffius Damascenol Negócios> Ger. de Projetosl 16/07/2013 lAcessos: 35
    Hugo Graffius Damasceno

    O hábito de comer fora mudou radicalmete nos ultimos dez anos e tem mudado constantemente. Muitos Shopping Centers, especialmentes shoppings com mais de 10 anos poderiam se beneficiar muito mais com pequenas alterações no lay out de suas praças de alimentação e ao mesmo tempo se preparar e flexibilizar suas instalações para acomodar as novas tendências em alimentação e leasing.

    Por: Hugo Graffius Damascenol Negócios> Ger. de Projetosl 07/07/2013 lAcessos: 43

    Ser um líder não é simplesmente dar ordens de qualquer maneira. É aquele que sabe orientar a equipe para seguir a direção correta, aquele que sabe motivar as pessoas para alcançar o objetivo com planejamento, organização, disciplina e criatividade. Para ser um líder precisamos transformar conhecimento em ação. O verdadeiro líder não é alguém que nasce para ser líder, mas aquele que trabalha para que todos sejam líderes. Um líder deve ter capacidades especiais

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gerêncial 01/12/2009 lAcessos: 2,885

    Como um dos componentes mais antigos associados a computadores, o sistema de gerenciamento de banco de dados, ou SGBD, é um software que foi concebido como objetivo de gerenciar todos os bancos de dados. Existem diferentes tipos de sistemas de gerenciamento de banco de dados, sendo que alguns deles concebidos para a supervisão e controle adequado das bases de dados configurados para fins específicos.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Tecnologia> TIl 26/11/2009 lAcessos: 1,086

    A importância do planejamento estratégico objetivando adquir estabilidade no mercado. No Brasil não existe o habito de fazer planejamento estratégico desde a fundação da empresa. Nos paises de primeiro mundo tal pratica é um habito.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gestãol 25/11/2009 lAcessos: 1,961 lComentário: 9

    As respectivas responsabilidades de cada setor para o bom andamento do projeto

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Ger. de Projetosl 25/11/2009 lAcessos: 1,890

    os principais portos marítimos do Brasil e seus respectivos links.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negóciosl 23/11/2009 lAcessos: 3,536

    Os principais portos marítimos do mundo descritos por região geografica

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negóciosl 23/11/2009 lAcessos: 10,727 lComentário: 1

    * Local de entrega * Definição de preços * Termo de pagamento * Garantia * Suporte ao produto * Seguros * Incentivos * Penalidades * Papéis e responsabilidade * Declaração de trabalho da entregas * Linha base do cronograma * Limitação de responsabilidade * Relatórios de desempenho * Remunerações e retenções * Período de desempenho * Local de desempenho do Fornecedor * Aprovação de subcontratadas * Solicitações de mudanças

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Ger. de Projetosl 16/11/2009 lAcessos: 1,734

    Publico uma lista com regras básicas e essenciais, independentemente da carga transportada, e que devem ser recordadas ou observadas durante uma operação de transporte. Se uma carga não for acondicionada de forma adequada, configura-se perigo para as pessoas envolvidas nas operações de transporte e para terceiros. A carga mal acondicionada pode tombar do veículo, provocar congestionamento de tráfego e a morte ou lesões a terceiros, logo devemos ter em mente a grande responsabilidade.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 28/10/2009 lAcessos: 1,701 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast