Romaneio

Publicado em: 05/10/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 12,810 |

Fonte: http://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/

Romaneio é o procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque.

Também podemos definir como: documento que informa como o produto está organizado (embalado) em relação aos volumes. Ou seja, diz em que volume encontra-se determinado produto, ou ainda, o conteúdo de determinado Volume.

Para definir um plano de corte em chapas metálicas, é preciso determinar a organização das peças de acordo com o seu tamanho e posição, este processo é chamado de "romaneio de chapas".

Algumas empresas utilizam o termo "romaneio" também para definir um carregamento de mercadorias para serem entregues em uma determinada rota a um ou mais receptores (clientes) dentro ou fora da cidade em que está estabelecida, fazendo um tipo de listagem detalhada dos produtos que serão aplicados a essa entrega. Nesse caso é gerado um documento em que constam todos os produtos com seus dados respectivos tais como como: quantidade, preço, peso entre outros. Com esse documento pode ser facilitada a prevenção contra erros na entrega das mercadorias ou até mesmo pode ajudar a previnir furtos ou roubos de cargas. Esse procedimento não é muito diferente de uma transferência entre matrizes e filiais e é caracterizado da mesma forma, mas na maioria das vezes e na prática as empresas de pequeno porte tratam o romaneio simplesmente como um documento ou procedimento de controle.

Para minimizar custos, o romaneio pode ser gerado através de técnicas de pesquisa operacional/ Programação Linear.

Na prestação de serviços as organizações utilizam o termo "romaneio" de nota fiscal de prestação de serviços para demonstrar a distribuição dos serviços prestados para mais de um município, prestação esta acobertada por uma determinada nota fiscal, muito útil para a fiscalização dos municípios quanto a determinação da base de cálculo do ISS e para se evitar a invasão de competências tributárias entre municípios.

1. Introdução
Hoje em dia, quem não quer ter a comodidade de receber em sua própria casa ou escritório alguma coisa que você necessite, porém, não pode ir até a loja comprar?

As delivery’s estão ai para ajudar-nos  a ter, a tempo e a hora o que precisamos, só que para isso, essas empresas precisam ser cada vez mais ágeis com baixo custo e com uma logística de entrega muito bem definida para que todos os clientes sejam atendidos com qualidade e rapidez.

O objetivo desse artigo é relatar passo a passo como que um projeto de automação comercial ajudou uma cadeia de drogarias, que tem uma forte atuação em delivery, a reduzir custos, ter agilidade e principalmente, encantar o cliente.

2. O cenário antes do projeto de automação
No ano de 2001, tínhamos uma equipe de 15 pessoas que trabalhavam na Farmácia (3 anos depois mudou o nome para Logística), setor onde são processados todos os pedidos capitados através do call Center. Esses pedidos, para iniciar o processo, eram impressos em duas impressoras a lazer de alto desempenho na ordem cronológica de gravação. Precisava de uma pessoa para pegar cada uma dessas folhas e analisar e priorizar cada um desses pedidos.

Logo em seguida, cada um desses pedidos eram digitados, novamente, para emitir o cupom fiscal, para só então passar para a equipe de separação. A equipe de separação por sua vez, fazia o trivial, separavam os medicamentos para depois passar para a equipe de conferência que se davam o trabalho de pedido a pedido, conferir o que a equipe de separação fez e colocar, conforme o endereço do cliente, nas rotas aos quais se destinavam.

Finalizado o processo de impressão, separação e conferência, passamos para a equipe de “rotas” que precisavam digitar pedido a pedido em “romaneios”, (agrupamento de pedidos em uma determinada rota de entrega) para só assim serem distribuídos entre os motoqueiros para realizarem as entregas aos clientes.

Para finalizar todo o processo, quando os motoqueiros voltavam das rotas, faziam os acertos com a equipe do financeiro que conferiam todas as entregas feitas a partir do “romaneio” do motoqueiro e tinham que novamente digitar, pedido a pedido, para poder realizar as baixas de pagamento.

3. A idéia
Vendo todo esse cenário imaginamos como melhorar esses processos para que pudéssemos ganhar em agilidade na separação, reduzir custos e até mesmo, diminuir o tempo gasto para se processar um único pedido. Foi quando surgiu a idéia de trabalhar com automação, mas como fazê-lo?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ger-de-projetos-artigos/romaneio-1304780.html

    Palavras-chave do artigo:

    romaneio

    ,

    cadeia de producao

    ,

    insumos

    Comentar sobre o artigo

    O objetivo deste trabalho é o estudo dos princípios e finalidades dos edifícios Verdes e a sua implementação na cidade de Fortaleza-CE. A elaboração deste artigo foi baseada em dissertações, revistas, artigos, jornais e livros buscando um maior conhecimento a cerca da construção de edifícios Verdes e do incentivo a implementação desses na cidade de Fortaleza- CE.

    Por: Marcela Oliveira Martinsl Negócios> Ger. de Projetosl 12/11/2014

    Fabricantes devem sempre se preocupar com os dados técnicos de um produto. Muitas vezes, clientes mais exigentes perguntam por essas informações e querem respostas imediatas. Para especialistas, os dados técnicos acabam sendo os diferenciais para a escolha de determinado material, pois assim é possível constatar a superioridade ou inferioridade em relação a um concorrente.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Ger. de Projetosl 07/11/2014

    Ajudar o cliente saber como ele pode usar de uma forma mais produtiva o que você vende sempre é um bom negócio. Quanto mais complexo é um produto, mais a ajuda da fabricante e de especialistas será necessária para ensinar ao consumidor tudo que aquela ferramenta ou serviço pode oferecer.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Ger. de Projetosl 24/10/2014

    Durante algumas atividades industriais, é uma consequência que alguns trabalhadores acabem ficando expostos a riscos em relação a sua integridade física. Para evitar danos à saúde, existem os EPIs. Tratam-se dos equipamentos de proteção individual. Consistem em equipamentos como capacetes, botas, luvas, cinturão de segurança, cadeira suspensa, entre outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Ger. de Projetosl 20/10/2014
    Beatriz Cristina Gernhardt

    Entenda como melhorar o desempenho e eficiência no gerenciamento de projetos da sua empresa para satisfazer seus clientes e aumentar sua competitividade. Veja as estratégias que recomendamos para que seus projetos sejam entregues dentro do prazo e orçamento previsto e se torne um gerente preparado para reagir às mudanças rapidamente e tomar melhores decisões.

    Por: Beatriz Cristina Gernhardtl Negócios> Ger. de Projetosl 26/09/2014 lAcessos: 58

    Veja como a locação de box, disponibilizada por empresas de self storage, podem ajudar o setor de estoque de sua empresa.

    Por: Carlosl Negócios> Ger. de Projetosl 10/08/2014 lAcessos: 11

    Utilizados nas mais diversas aplicações industriais para medição e controle de temperatura, os termopares são equipamentos comuns que apoiam a melhoria e otimização de processos de fabricação, análise e medição. Um termopar é um sensor de temperatura de dois fios de metal distintos unidos em uma ponta e conectados a um medidor ou outro dispositivo com entrada para termopar. Quando configurado adequadaente, os termpares podem fornecer medições de temperatura em um grande intervalo de temperatura

    Por: Murilo Favaril Negócios> Ger. de Projetosl 16/04/2014 lAcessos: 15

    RESUMO Este artigo científico tem como tema: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa." O estudo teve como objetivo mostrar os principais elementos de um projeto de pesquisa, e para isso se baseou nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023, 2002; NBR 10520; NBR 14724, 2011). Conclui-se que, o projeto de pesquisa é uma forma de se planejar para poder investigar a delimitação do tema com resultado.

    Por: albapazl Negócios> Ger. de Projetosl 24/12/2013 lAcessos: 56

    Ser um líder não é simplesmente dar ordens de qualquer maneira. É aquele que sabe orientar a equipe para seguir a direção correta, aquele que sabe motivar as pessoas para alcançar o objetivo com planejamento, organização, disciplina e criatividade. Para ser um líder precisamos transformar conhecimento em ação. O verdadeiro líder não é alguém que nasce para ser líder, mas aquele que trabalha para que todos sejam líderes. Um líder deve ter capacidades especiais

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gerêncial 01/12/2009 lAcessos: 3,005

    Como um dos componentes mais antigos associados a computadores, o sistema de gerenciamento de banco de dados, ou SGBD, é um software que foi concebido como objetivo de gerenciar todos os bancos de dados. Existem diferentes tipos de sistemas de gerenciamento de banco de dados, sendo que alguns deles concebidos para a supervisão e controle adequado das bases de dados configurados para fins específicos.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Tecnologia> TIl 26/11/2009 lAcessos: 1,121

    A importância do planejamento estratégico objetivando adquir estabilidade no mercado. No Brasil não existe o habito de fazer planejamento estratégico desde a fundação da empresa. Nos paises de primeiro mundo tal pratica é um habito.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gestãol 25/11/2009 lAcessos: 1,985 lComentário: 9

    As respectivas responsabilidades de cada setor para o bom andamento do projeto

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Ger. de Projetosl 25/11/2009 lAcessos: 1,914

    os principais portos marítimos do Brasil e seus respectivos links.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negóciosl 23/11/2009 lAcessos: 3,583

    Os principais portos marítimos do mundo descritos por região geografica

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negóciosl 23/11/2009 lAcessos: 11,181 lComentário: 1

    * Local de entrega * Definição de preços * Termo de pagamento * Garantia * Suporte ao produto * Seguros * Incentivos * Penalidades * Papéis e responsabilidade * Declaração de trabalho da entregas * Linha base do cronograma * Limitação de responsabilidade * Relatórios de desempenho * Remunerações e retenções * Período de desempenho * Local de desempenho do Fornecedor * Aprovação de subcontratadas * Solicitações de mudanças

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Ger. de Projetosl 16/11/2009 lAcessos: 1,754

    Publico uma lista com regras básicas e essenciais, independentemente da carga transportada, e que devem ser recordadas ou observadas durante uma operação de transporte. Se uma carga não for acondicionada de forma adequada, configura-se perigo para as pessoas envolvidas nas operações de transporte e para terceiros. A carga mal acondicionada pode tombar do veículo, provocar congestionamento de tráfego e a morte ou lesões a terceiros, logo devemos ter em mente a grande responsabilidade.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 28/10/2009 lAcessos: 1,763 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast