Vantagens na implantação de estrutura pré-moldada

Publicado em: 14/12/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 553 |
  1.     INTRODUÇÃO

As estruturas pré-moldadas vêm ganhando espaço na construção civil, devido ao seu ganho de tempo na execução, e também pela falta de mão de obra. O seu planejamento deve ser feito dentro dos padrões convencionais, garantindo uma boa qualidade na sua utilização em obra.

A estrutura é feita com concreto pré-moldado, cujos elementos são vigas, pilares, lajes podendo ser aplicadas em todos os tipos de construção desde as mais simples, como casas de pequeno porte, até as construções mais complexas, como por exemplo, grandes empresas, aeroportos, fábricas, escolas, entre outros.
As vedações das estruturas podem ser feitos de várias maneiras, com elementos pré-fabricados de concreto ou alvenaria, ou com elementos que seriam usados em construções convencionais.

Aqui no Brasil com a vinda de empresas do ramo da construção de pré-moldados esse mercado vem crescendo aos poucos e hoje está sendo mais valorizado. A competitividade e a sociedade estão forçando a indústria da construção a se atualizar constantemente, assim consideramos a produção dos pré-moldados bem sucessíveis na implementação construtiva.

Durante o projeto de uma edificação, focamos em uma padronização e repetição de soluções no sentido de se conseguir uma maior economia na construção, contudo podendo atender as expectativas do cliente, arquiteto, engenheiro responsável e aos demais projetistas e técnicos envolvidos.

O desenvolvimento do projeto possui o envolvimento de estudos preliminares, respeitando ao cronograma de entrega e montagem do sistema pré-fabricado, contudo permitindo requisitos qualificados sem custos extras.
A utilização dos pré- moldados no país ainda é consideravelmente pequena se compararmos com o método construtivo convencional.

Uma das tecnologias de pré- fabricados que está crescendo na construção civil é a chamada "Viga Fácil". No seu processo de fabricação são utilizados cimento, brita zero, aço, vibrador, formas e são seguidas as normas da ABNT.

O uso da "Viga Fácil" na construção civil está trazendo muitos benefícios para os seus usuários e fabricantes. É uma tecnologia barata e de fácil fabricação, e para os clientes que aderem o uso da viga em seus projetos, no término da obra acabam percebendo várias vantagens como a redução de custos nos matérias-primas, mão de obra e tempo de execução de cada fase do projeto.

Com o passar dos anos a proporção da utilização dos pré- moldados deve crescer, considerando que cada vez mais as pessoas estão procurando formas de diminuir o tempo de termino das construções e o aumento da qualidade.

O setor da construção civil cada vez mais está apostando na proposta do uso dos pré- moldados, pois acredita que traz muitas vantagens e economia para a construção civil, assim deixando clientes e fabricantes mais satisfeitos, assim ajudando a crescer o uso e a confiança dos pré- moldados.

  1. 2.      OBJETIVOS

2.1 Objetivos gerais

Nesta pesquisa buscamos verificar a importância do uso de pré-moldados e suas tecnologias em obras de pequeno porte, conforme as suas atribuições nela envolvidas. Consideramos que com a utilização dos pré- moldados, estabeleceremos um novo padrão construtivo para as edificações de pequeno porte, sendo assim viáveis nas práticas construtivas.
Pretendeu-se analisar e mostrar as práticas usuais das vigas pré-moldadas e vigas moldadas in loco.

2.2  Objetivos específicos

  • Mostrar que a prática da tecnologia dos pré-moldados facilita a execução, o aumento da produtividade e reduz os custos da obra de pequeno porte.
  • Mostrar o sistema de fabricação, os seus materiais utilizados, as normas e técnicas aplicadas.
  • Comparações entre o sistema utilizado na obra convencional com o uso de pré-moldados, especificando-se suas vantagens e desvantagens para fins de execução.
  • Exigências e competências necessárias a um profissional aperfeiçoando a sua formação técnica. 
  1. 3.      JUSTIFICATIVA

O trabalho foi uma ideia elaborada em conjunto pelo grupo para mostrar as principais vantagens e desvantagens sobre o tema das da implantação de estrutura pré-moldada em obras de pequeno porte.

Busca como justificativa também informar para as pessoas a importância da inovação dos elementos pré-moldados que podem ser empregados em obras de pequeno porte na construção civil.

  • Mostrar os benefícios dos pré-moldados em obras de pequeno porte, destacando os custos e o tempo, onde será comparado com obras convencionais;
  • Empregar nos métodos antigos as novas tecnologias, adaptando-as conforme as novas normas que estão sendo exigidas atualmente, colocando em pratica o uso de materiais pré-moldados;
  • Beneficiamento da obra com menos desperdícios em relação ao tempo de execução e a perda de materiais, consequentemente aumentando a produtividade;
  • Levando opções alternativas para as pessoas, pois atualmente a busca de melhor qualidade e custos reduzidos é o principal alvo da construção civil;
  • Também buscando a viabilidade do pré-moldado, o que é muito importante.  
  1. 4.      MÉTODO DO TRABALHO

O trabalho será em torno de um método comparativo, ou seja, iremos mostrar o modo usado para construção convencional de uma casa e outra situação construtiva, na qual serão empregadas as estruturas pré-moldadas.

As informações serão obtidas em sites e também com visitas à empresas do ramo, nas quais serão feitas as coletas de informações através de entrevistas com os responsáveis pela área.

Serão feitas tabelas de orçamentos, gráficos comparativos entre outros métodos para mostrar graficamente as principais diferenças das duas obras e suas etapas.

Os textos terão como objetivo esclarecer as principais dúvidas que venham a ocorrer durante a apresentação.

2  Racionalização

Nas edificações os processos construtivos com o uso dos pré-fabricados proporcionam uma elevada produção e redução de custos, e consequentemente um maior controle de qualidade.

A racionalização da construção pressupõe de planejamento e gerenciamento, assim evitando desperdícios de materiais e mão-de-obra, na qual certamente as empresas adaptariam seus recursos em questão às exigências do consumidor.
Esta definição descreve um processo dinâmico possível a aperfeiçoar o uso de recursos humanos e a qualidade de um produto final, com o objetivo específico de diminuir os desperdícios na execução de detalhes da obra e atingir os planos de desenvolvimento de cada país e de cada realidade sócio-econômica.

O processo administrativo e controle no canteiro de obra juntamente com a ação de terceiros tem de estar sobre controle rígido para que esta metodologia siga fielmente ao projeto e proporcione todas as vantagens esperadas. Com novas práticas da construção civil e com a adoção dos pré-moldados a industrialização ainda não está completa, mas vem melhorando decisivamente as obras, auxiliando no controle de cronogramas e na produtividade, uma vez que a produção é feita fora da obra e não conta com os contratempos normalmente vistos nos canteiros.

O conceito final sobre a difusão do pré-fabricado no Brasil sai do ponto de vista que além da superação tecnológica o país deve ter uma demonstração da validade das estruturas, para que a partir deste ponto consiga superar também as demandas já existentes, assim como aconteceu em outros países desenvolvidos. Estas construções devem demonstrar que nos dias atuais ela tem grande qualidade na parte arquitetônica, no acabamento e no conforto do proprietário, conforme afirmou Diniz (2008), "dentro da era do desenvolvimento tecnológico, foram aprimoradas várias técnicas de utilização do concreto pré-moldado, sendo usada então como uma inovação tecnológica."

3  Tecnologias dos Materiais

A construção pré-moldada apresenta maior desempenho e durabilidade do que as construções feitas no local, isso se deve a modernização dos equipamentos e materiais. Também se aplica na utilização dos mais modernos equipamentos e da fabricação cuidadosamente acompanhada e inspecionada por profissionais para garantir uma boa qualidade.

4     CONCLUSÃO

Por meio deste trabalho visamos mostrar as vantagens da utilização do pré-moldado, optando pela "viga fácil", uma vez que a obra é considerada de pequeno porte. A peça em si da viga fácil é formada de dois blocos de concreto já estribado evitando assim boa parte da utilização de materiais que iriam ser utilizados e outros que seriam também descartados após seu uso na obra, assim evitando desperdícios que são desnecessários.

Concluímos que com sua utilização em comparação a obras executadas em métodos convencionais, se mostrou mais rápida e econômica em todos os aspectos, sendo os fatores que envolvem a, economia, trabalhabilidade, agilidade e viabilidade.

Conforme a entrevista desenvolvida para a execução do nosso trabalho a "viga fácil" apresenta-se 90 % mais rápida, segundo o fabricante, e também apresenta uma boa trabalhabilidade.

Com base nos cálculos orçamentais, onde comparamos o custo de cada método podemos afirmar que a viga fácil perante as obras convencionais se mostrou mais viável economicamente se tornou 8 % mais econômica (foi o resultado final dos cálculos de orçamento).

Outro fator alcançado com nosso estudo foi à redução do uso de madeira na obra, já que as formas que são usadas e depois reutilizadas também apresentam gastos excessivos em questão à mão de obra e materiais. Mostrando-se uma tecnologia mais vantajosa e prática que vem sendo empregada na nossa região.

A diferença entre estes dois métodos de construção é sem dúvida a redução do custo da mão de obra e a racionalização de matérias-primas. Assim as peças se mostram que são vantajosas, pois são fabricadas fora do canteiro de obra, garantindo sua padronização e com isso proporcionando o alinhamento e esquadro desejado e exigido em cada obra, desde a fundação ate o seu final.

Nosso grupo considera que esta pesquisa foi de suma importância, pois comprovamos um método diferenciado de obra, adquirimos conhecimento, e com isso temos o privilégio de propagar estes dados à comunidade escolar e também à população em geral.

5       REFERÊNCIAS

BRUMATTI, Dioni O. ; Uso de Pré-Moldados: estudo e Viabilidade. Orientador: Prof. Dalmo Lúcio M. Figueiredo Universidade Federal De Minas Gerais, 2008. Disponível em http://www.cecc.eng.ufmg.br/trabalhos/pg1/Monografia Dioni O. Brumatti.pdf . Acesso em: 30 de agosto de 2011.

DINIZ, Maria Luiza de Alvarenga.  Racionalização da construção. Orientador: Professora Valéria Nunes Santos Caiado, Universidade gama filho, 2008. Disponível em: http://nova.fau.ufrj.br/material_didatico/FAT240-4.pdf. Acesso em: 07 de setembro de 2011.

http://www.leonardi.com.br/aspectos-pre-moldado.html. Acessado em 06 de setembro de 2011.

PINI, Editora; TCPO 13ª Edição Tabelas de Composições de preços Para Orçamentos – junho, 2008: Pesquisa em: 19 de Outubro de 2011.

Este é um produto patenteado pela empresa Jeremias & Bernardo ltda.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ger-de-projetos-artigos/vantagens-na-implantacao-de-estrutura-pre-moldada-5484298.html

    Palavras-chave do artigo:

    pre moldados viga facil industrializacao da construcao

    Comentar sobre o artigo

    Durante algumas atividades industriais, é uma consequência que alguns trabalhadores acabem ficando expostos a riscos em relação a sua integridade física. Para evitar danos à saúde, existem os EPIs. Tratam-se dos equipamentos de proteção individual. Consistem em equipamentos como capacetes, botas, luvas, cinturão de segurança, cadeira suspensa, entre outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Ger. de Projetosl 20/10/2014
    Beatriz Cristina Gernhardt

    Entenda como melhorar o desempenho e eficiência no gerenciamento de projetos da sua empresa para satisfazer seus clientes e aumentar sua competitividade. Veja as estratégias que recomendamos para que seus projetos sejam entregues dentro do prazo e orçamento previsto e se torne um gerente preparado para reagir às mudanças rapidamente e tomar melhores decisões.

    Por: Beatriz Cristina Gernhardtl Negócios> Ger. de Projetosl 26/09/2014 lAcessos: 45

    Veja como a locação de box, disponibilizada por empresas de self storage, podem ajudar o setor de estoque de sua empresa.

    Por: Carlosl Negócios> Ger. de Projetosl 10/08/2014

    Utilizados nas mais diversas aplicações industriais para medição e controle de temperatura, os termopares são equipamentos comuns que apoiam a melhoria e otimização de processos de fabricação, análise e medição. Um termopar é um sensor de temperatura de dois fios de metal distintos unidos em uma ponta e conectados a um medidor ou outro dispositivo com entrada para termopar. Quando configurado adequadaente, os termpares podem fornecer medições de temperatura em um grande intervalo de temperatura

    Por: Murilo Favaril Negócios> Ger. de Projetosl 16/04/2014 lAcessos: 12

    RESUMO Este artigo científico tem como tema: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa." O estudo teve como objetivo mostrar os principais elementos de um projeto de pesquisa, e para isso se baseou nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023, 2002; NBR 10520; NBR 14724, 2011). Conclui-se que, o projeto de pesquisa é uma forma de se planejar para poder investigar a delimitação do tema com resultado.

    Por: albapazl Negócios> Ger. de Projetosl 24/12/2013 lAcessos: 49
    Armando Terribili Filho

    A sigla "CHA" representa Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Na atualidade, as contratações de gerentes de projetos têm caminhado pela busca de profissionais certificados e/ou profissionais pós-graduados na área. Esses requisitos (conhecimento/habilidades) têm se mostrado necessários, mas não suficientes. Há necessidade de "atitude": criatividade, equilíbrio emocional, imparcialidade, trabalho em equipe, disponibilidade, empenho, agilidade, entusiasmo, colaboração e ética.

    Por: Armando Terribili Filhol Negócios> Ger. de Projetosl 12/12/2013 lAcessos: 46

    Construindo por conta própria, você pode contratar uma empresa especializada para fazer o orçamento da construção. Porém, como o processo definitivo de escolhas de materiais a serem aplicados ocorre no decorrer da execução da obra, o custo final da sua obra chega em média a 60% a mais do que o orçado no início, prejudicando planejamento financeiro. O que acontece nesse caso são obras iniciadas e que param na fase de acabamento, ou recebem acabamentos inferiores aos desejados.

    Por: Evandro Rafaell Negócios> Ger. de Projetosl 09/09/2013 lAcessos: 144

    É fundamental que os executivos adotem uma postura mais pragmática com relação a erros, defeitos e não conformidades que costumam ocorrer nas organizações. Tanto para garantir o bem-estar e a segurança de clientes e colaboradores, quanto garantir bons resultados para a empresa. Infelizmente, pensamentos equivocados e que geram, por sua vez, resultados equivocados, ainda persistem. Mas, quando o assunto são erros e defeitos, não dá mais para ser condescendente.

    Por: Vítor Margatol Negócios> Ger. de Projetosl 31/07/2013 lAcessos: 15
    Eliane Cristina Gallo Aquino

    O presente trabalho tem como foco a sustentabilidade nas construções. O tema despertou esse interesse por parte dos autores, uma vez que estes pretendem adotar procedimentos sustentáveis em seus empreendimentos. Foi apresentado uma breve história das sustentabilidade aplicada à construção civil. O uso de materiais com baixo impacto ambiental e com aproveitamento das construções gera o que podemos nomear de cosntrução sustentável - lean house.

    Por: Eliane Cristina Gallo Aquinol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 14/08/2012 lAcessos: 85
    Eliane Cristina Gallo Aquino

    A Escola técnica de Amparo comemora nesse ano seu centenário, pensando nisso nosso grupo de TCC espera por meio desse trabalho trazer um benefício para todos os alunos e professores, desenvolvendo um novo laboratório Pedagógico de estudo voltado para o conhecimento técnico em Edificações.

    Por: Eliane Cristina Gallo Aquinol Negócios> Ger. de Projetosl 14/08/2012 lAcessos: 32
    Eliane Cristina Gallo Aquino

    Este trabalho mostra como reutilizar entulhos provenientes das obras da construção civil brasileira, de modo a diminuirmos os depósitos inadequados gerados nas cidades e com isso acabando com parte dos danos ambientais ocasionados por esses depósitos. Nossa proposta neste trabalho é a de apresentar um projeto de bloquete sextavado derivado de um concreto de entulhos, utilizando como matéria prima, agregados graúdos vindos da própria obra, como restos de tijolo, blocos de concreto e argamassas.

    Por: Eliane Cristina Gallo Aquinol Negócios> Ger. de Projetosl 09/12/2011 lAcessos: 924
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast