34-ATRIBUIÇÕES DE UM GERENTE DE VENDAS OU COMERCIAL

Publicado em: 04/05/2010 |Comentário: 7 | Acessos: 43,376 |

vendedor-vg.jpgPara vocês que gostam de ler e obter algumas informações que possam vir a utilizar no seu dia a dia, vou comentar um pouco sobre o cargo de GERENTE DE VENDAS ou em algumas empresas GERENTE COMERCIAL.

Tenho visto muitos anúncios publicados na internet em sites de R H a procura de profissionais para exercerem esse cargo. Pelo que tenho visto, ouvido e lido ultimamente, a maioria das reclamações das empresas está em, encontrar o profissional certo para esta função, com o perfil desejado.

Talvez o erro seja das próprias empresas quando anunciam as vagas. Muitas exigências para definir o perfil do profissional, sem levar em conta sua experiência também pode ser um dos fatores que dificultam essa procura. Se a maioria delas procurasse dentro da sua própria equipe, talvez pudessem encontrar entre seus vendedores, um que tenha capacidade e competência para exercer este cargo e suas atribuições.

Também não custa lembrar, que normalmente algumas empresas, não têm por hábito promover vendedores a cargos superiores por pensarem da seguinte forma: "Ele é muito bom vendedor, talvez não seja tão bom como gerente." Isso às vezes não deixa de ser verdade; não é porque o profissional é um excelente vendedor que dará um excelente gerente de vendas.

É claro que para haver promoção de vendedores a cargos como supervisão, gerencia e coordenação comercial/vendas é necessário avaliar sua história dentro da empresa. Isso seria de competência do R H com base nas informações adquiridas durante a vida profissional dos prováveis candidatos ao cargo. Analisar seu comportamento em equipe com seus colegas, seu comportamento junto aos seus superiores, sua determinação, sua postura em reuniões, seu desempenho quando se trata de cumprir metas e principalmente o relacionamento que mantém junto aos seus clientes.

Mas ainda acredito que um bom gerente comercial/vendas é aquele que exerceu outras funções como, vendedor, supervisor de vendas e mesmo supervisor de merchandising. Possui conhecimento do mercado, empresa e produtos que são oferecidos. Não podemos esquecer também que está sempre a procura de informações sobre atividades e produtos de seus concorrentes.

As empresas que obtém um bom desenvolvimento, crescimento no seu faturamento em virtude de suas vendas possui um gerente de vendas que põe a mão na massa, ou seja, é o profissional que vai a campo acompanhar o desenvolvimento de seus produtos, de sua equipe e empresa. O profissional burocrático atuando na função de gerenciamento, aquele que fica sentado só recebendo informações, e dando ordens não tem mais espaço no mercado altamente competitivo e dinâmico.

Vou descrever algumas atribuições de um Gerente de Vendas. Vamos a elas.

ATRIBUIÇÕES DO GERENTE DE VENDAS.

1- Avaliar e planejar estratégias de vendas e atuação;

2- Dividir com os demais setores envolvidos as estratégias elaboradas para o desenvolvimento dos negócios da empresa, olhando esta com um todo e não apenas um setor;

3- Analisar, caso já exista, os processos e estratégias existentes com o intuito de aprimorá-los ou ajustá-los a realidade do mercado e da empresa visando determinar assim um padrão de atuação;

4- Estruturar, organizar e distribuir sua equipe de vendas;

5- Assegurar o cumprimento dos objetivos e metas de vendas estabelecidas;

6- Avaliar as melhores práticas do mercado e implementá-las;

7- Avaliar o mix de produtos, níveis de estoque e margens de lucro;

8- Promover constante treinamento técnico e de produtos com a sua equipe;

9- Avaliar e gerenciar as despesas do departamento visando cumprir orçamento determinado evitando desperdícios e gastos desnecessários;

10- Estabelecer rotinas de reuniões com sua equipe promovendo o trabalho em grupo;

11- Apoiar idéias de cada unidade de negócios, visando aumento de negócios;

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS QUANTO:

A- Quanto a Unidades de Negócios:

1- Desenvolver e alinhar o planejamento estratégico da unidade com o da empresa;

2- Analisar e definir o publico alvo para cada produto ou serviço;

3- Estabelecer um Plano de Vendas com metas e resultados desejados;

4- Desenvolver as atividades comerciais, na prospecção, atendimento, continuidade visando o aumento da cobertura do mercado, desenvolvendo ações pró-ativas junto ao seus clientes, Vendedores e Representantes Comerciais;

5- Analisar o desempenho de vendas e resultados por unidade, e equipe;

6- Desenvolver um plano de ações comerciais para cada unidade ou equipe;

7- Analisar a liberação de crédito, limites de créditos e os indicadores de inadimplência dos clientes;

B - Quanto a Equipe de Vendedores e Representantes de Vendas:

1- Definir metas e objetivos para cada integrante de sua equipe;

2- Coordenar a equipe comercial,

3- Cobrar a equipe sobre os resultados previstos e os alcançados;

4- Analisar o desempenho de cada indivíduo e da equipe;

5- Saber ouvir cada integrante de sua equipe;

6- Saber motivar a equipe;

7- Estar aberto a novas idéias e propostas que possam vir a melhorar as atividades e consequentemente o aumento dos negócios;

8- Saber dar e receber feedback;

9- Contratar ou Substituir componentes de sua equipe;

10- Treinar novos integrantes;

C-Quanto a Administração de Vendas:

1- Avaliação de todos os pedidos que são lançados, faturados e entregues;

2- Cadastrar todos os pedidos em um PIPELINE – mapeamento de vendas;

3- Acompanhamento do atendimento e o retorno destes pedidos;

4- Analisar junto com a equipe cotação de preços para licitações de pequenos, médios e grandes negócios com vendedores e representantes;

5- Estruturar os processos internos da área comercial, assim como o atendimento pela equipe interna;

6- Saber estruturar e elaborar gráficos e relatórios com informações precisas para facilitar a visualização do desempenho de sua equipe;

7- Possuir conhecimento das leis que regem os Representantes Comerciais, evitando ações que criem vínculo empregatício podendo levar a empresa a ações trabalhistas

nova_p7.jpgO conjunto de responsabilidades e tarefas do cargo poderá variar conforme a empresa, negócio ou tamanho, mas matem uma estrutura básica de atribuições que são exercidas com a necessária competência aliada ao domínio técnico.

As principais atribuições do gerente de vendas são:

1- Estrutura da Força de Vendas – Cabe ao gerente avaliar e definir qual o melhor formato para a força de vendas cumprirem os objetivos determinados. Reavaliar estas estruturas ao longo do tempo. A manutenção dessas estruturas produz equipes acomodadas e sem desafios. Manter apenas um tipo de profissional de vendas, é um dos sinais que a área de vendas parou no tempo. Atualmente contamos com inúmeros canais de vendas para alcançar seus clientes ou consumidores. Utilizam-se vendedores ou representantes especialistas para cada canal de vendas.

2 - Motivação da equipe - Sabemos que a equipe de vendas tem que ser motivada (incentivada) para enfrentar a dura competição pelos seus clientes. Ter um bom produto ou serviços com preços e prazos competitivos para que sua equipe de o máximo de si, só isso não basta. Lembre-se que vendedores são seres humanos e precisão de motivação para melhorarem constantemente seu desempenho. Não se esqueça que, motivação é algo intrínseco no ser humano e cada indivíduo reage diferente. Assim o que motiva um indivíduo pode não motivar o outro. Logo uma estratégia de premiação atrelada ao cumprimento das metas estabelecidas poderá ser um fator decisivo para motivar a equipe como um todo em busca dos resultados almejados.

3 - Remuneração – Sabemos que a alta remuneração por si só não basta. Não é um fator de motivação, mas a baixa remuneração é um forte fator de desmotivação. Quando se pensar em planos de remuneração deve levar em conta quais os resultados que são esperados da equipe. Quando o único fator levado em conta é o volume de vendas, teremos vendedores que buscarão apenas vender cada vez mais sem observar as necessidades de seus clientes e sem realizar outras tarefas fundamentais em vendas. A empresa que remunera com base apenas nesse critério tem constante pressão para baixar seus preços e elevar seu prazo médio de pagamento. Por isso adotar meios de remuneração onde leve em conta prazo médio de pagamentos, elevação de vendas mês a mês, mix de produtos, queda de inadimplência, quantidade de clientes novos conquistados gera um novo tipo de atitude do vendedor perante o mercado e empresa.

4- Avaliar o desempenho da equipe; (saber criar meios para essa avaliação) – Cabe ao gerente de vendas criar métodos de avaliação com indicadores de desempenho claros e objetivos para monitorar sua equipe de vendas. Avaliar a equipe baseando-se em resultados apenas de curto prazo induz a erros e omissões. Avaliar uma equipe somente pelo volume de vendas é administrar o passado, o que não pode ser medido não pode ser melhorado. Avaliação permanente permite que os desvios de rotas sejam corrigidos assim que são detectadas quedas no desempenho, regiões com problemas, vendedores desmotivados devem ser observados diariamente pelo Gerente.

5 - Política Comercial – Políticas comerciais uniformes geram resultados desastroso em um pais como Brasil. Existem diferenças significativas entre regiões e até mesmo entre cidades na maneira de fazer negócios, produtos e serviços adquiridos e na relação com fornecedores. Formas únicas de relacionamento com nossa realidade tão diferente produzem desempenho abaixo do esperado.

Por isso o gerente precisa conhecer e entender pessoalmente as necessidades de cada região.

Acredito que estas informações básicas acima descritas encaixam-se dentro do perfil de um profissional apto a exercer o cargo de Gerente de Vendas ou Gerente Comercial.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 56 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gerencia-artigos/34-atribuicoes-de-um-gerente-de-vendas-ou-comercial-2296882.html

    Palavras-chave do artigo:

    administracao

    ,

    consultoria

    ,

    gerenciamento

    Comentar sobre o artigo

    Case, espetacular, Qual empresário, administrador ou empreendedor já não sentiu isso? Que as rédeas estão escapando às mãos? Ou mesmo que a empresa está indo a falência por não saber como administrar melhor?

    Por: Artur Saraiva Alvesl Negócios> Administraçãol 23/07/2014 lAcessos: 23
    Laine Reis Araújo

    O Controle Interno, também denominado de controladoria foi instituído com a Lei Complementar nº. 4. 320, promulgada em 1964 com a função de proteger o patrimônio público, seguindo normas voltadas para a fiscalização e o acompanhamento dos controles, registros, e aplicação dos recursos públicos, zelando e protegendo dessa forma, o Gestor Público, de penalidades e ações futuras, dos órgãos de fiscalização do Poder Público.

    Por: Laine Reis Araújol Direitol 13/11/2010 lAcessos: 2,900 lComentário: 1

    O mercado está repleto de opções para software de gestão. São tantas, que as vezes fica mais difícil decidir qual é o melhor software do que qual é a melhor empresa.

    Por: Gabriel Randfishl Negócios> Ger. de Projetosl 11/02/2010 lAcessos: 489
    Mary Menezes

    Você sabe o que é GRD, Gerenciamento da Rotina do dia-a-dia? Hoje, certamente você já pratica o Gerenciamento da Rotina em sua organização, mas certamente existe espaço para melhorá-lo.

    Por: Mary Menezesl Negócios> Gestãol 16/01/2012 lAcessos: 691
    Gustavo Rocha

    Muitos escritórios de advocacia cresceram com fundamentos de foco no cliente, solução dos dilemas difíceis que outros escritórios já haviam tentado e não conseguido, em suma, cresceram com muito esforço, garra, competência e vontade. Não são simples adjetivos. São verdadeiras marcas de escritórios campeões. Esta marca lhes proporcionou uma garantia de mercado, gerando-lhes um nome reconhecido, sendo procurado cada vez mais por clientes com vistas a obter o sucesso e conseqüentemente, o crescim

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 06/06/2011 lAcessos: 69
    Gustavo Rocha

    Muitas vezes o que é feito no exterior não serve ao mercado brasileiro. Algumas até que sim, mas sempre há muitas adaptações para serem feitas. Contudo, dentro das realidades mundiais, uma premissa é sempre verdadeira: Administrar o seu negócio é fundamental. Não importa se é na China, Japão, Holanda, EUA ou Brasil. As dicas colacionadas abaixo são dos EUA, contudo, são aplicáveis ao mercado brasileiro em quase a sua totalidade. Leia com atenção cada uma e pense em como o seu negócio as aplic

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/03/2013 lAcessos: 176

    O sucesso na gestão de uma empresa se obtém harmonizando todas as áreas , financeira , produtiva e comercial, contudo a acirrada concorrência neste mundo globalizado nos leva a olhar a área comercial com uma atenção redobrada . O gerenciamento da área comercial das empresas que sempre foi uma das tarefas mais importantes de uma organização, hoje dita sua continuidade. A gerência de vendas é a área onde se concentram as maiores tensões, pois o sucesso da empresa está atrelado ao seu sucesso.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Vendasl 19/09/2009 lAcessos: 4,838 lComentário: 1

    São três na área do franchising encerrando o calendário de cursos 2012, do tradicional Como Gerenciar uma Rede de Franquias ao novo Como Encontrar seu Franqueado e Selecionar Pontos Comerciais

    Por: Flávia Gaviolil Press Releasel 12/11/2012 lAcessos: 27

    No próximo dia 31 de maio, a Faculdade promove palestra gratuita sobre Tecnologias e Desafios para Projetar e Gerenciar um Data Center e Tendências de Mercado

    Por: Ana Paula Candill Press Releasel 25/05/2012 lAcessos: 44

    A tecnologia de informação e comunicação impulsiona o mundo dos negócios ao agregar novas maneiras de interação e resolução de problemas organizacionais. Normalmente, empresas de médio e pequeno porte não estão preparadas para esse universo online. A consultoria online chega com uma nova proposta.

    Por: Elisabeth Maria Moselel Negócios> Negócios Onlinel 01/02/2012 lAcessos: 101

    Muitas pessoas, por diversos motivos pode acabar por não ter conhecimento sobre qual seria a diferença entre uma cozinha industrial, e qual seria a cozinha convencional, ou seja, aquela que acaba por ser utilizada nas casas, assim como também que podem acabar por atender tanto a famílias, ou até mesmo a pequenas empresas que podem funcionar dentro de casas.

    Por: anamarial Negócios> Gerêncial 15/10/2014
    Robson

    Customer Relationship Management (CRM). Gestão de Relacionamento com o cliente. A maneira como tratamos nossos clientes e como coletamos dados relacionados ao porque ele vem ao nosso encontro é muito importante. E muitas empresas não valorizam este momento mágico que é QUANDO O CLIENTE ESTÁ NO SEU ESTABELECIMENTO.

    Por: Robsonl Negócios> Gerêncial 02/09/2014 lAcessos: 35
    Ricardo Mallet

    São os vendedores e os políticos que dominam efetivamente a arte da persuasão. E também uma grande variedade de trapaceiros profissionais, até porque suas vidas dependem diretamente disso. E se os líderes pudessem utilizar (de forma ética e responsável) as mesmas técnicas desses profissionais para aumentar o engajamento das suas equipes?

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 28/07/2014

    Em diferentes esferas de atuação profissional, percebe-se a propagação do mito de que ser profundo conhecedor de um tema basta para falar bem em público. Mas é comum assistir a discursos em público de profissionais experts – seja um diretor de uma área na empresa, um responsável por um importante projeto ou um professor renomado em uma área – e avaliar a mensagem falada como pouco clara ou o orador como pouco envolvido ou preparado.

    Por: Vívian Cristina Riol Negócios> Gerêncial 21/03/2014 lAcessos: 26
    Ricardo Mallet

    Mal administrado, um conflito que poderia ser oportunidade de melhoria e inovação, poderá ser o estopim que detonará atos de vingança e traição. Vamos estudar esse roteiro e entender por quê.

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 20/01/2014 lAcessos: 26

    FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO As franquias de alimentação apresentaram o segundo maior faturamento do franchising em 2012, registrando R$ 20 bilhões e um avanço de 17,6% em faturamento, em relação a 2011.

    Por: Thiago Franklinl Negócios> Gerêncial 13/01/2014 lAcessos: 21
    Noscilene Santos

    No início do século XXI, estudos realizados por Hersey & Blanchard, deram origem a liderança situacional, baseado em modelos já conhecidos como a teoria de Maslow, Hetzberg, Douglas Mcgregor e muitos outros. Para os autores, a ação do líder deve estar relacionada ao grau de maturidade do colaborador, que consiste na capacidade de estabelecer objetivos, aceitar responsabilidades e na habilidade em desempenhar tarefas, mantendo em foco as diretrizes estabelecidas pela empresa.

    Por: Noscilene Santosl Negócios> Gerêncial 30/11/2013 lAcessos: 35
    Bruna Azevedo

    Modelo é adotado por empresas que desejam focar em seus negócios e aumentar rentabilidade

    Por: Bruna Azevedol Negócios> Gerêncial 14/11/2013 lAcessos: 57
    Nelson B. Sousa

    Muitas empresas ao longo do tempo adotam algumas estratégias para tentar melhorar seu desempenho. Todos, uma vez na vida, já ouviram este termo: "a empresa esta passando por uma reestruturação". No mundo globalizado como estamos vivenciando não poderia ser diferente.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 21/03/2013 lAcessos: 33
    Nelson B. Sousa

    Não é desconhecido de ninguém que as empresas de posse de todas as informações dos candidatos às vagas abertas, estão efetuando consultas ao SPC-SERASA para saber a situação financeira em que se encontram, se estão com restrições e negativados. Também não é desconhecido que mesmo os funcionários estão sendo monitorados pelas suas empresas através desse sistema.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 23/04/2012 lAcessos: 116
    Nelson B. Sousa

    Devido aos emails que tenho recebido de leitores questionando-me sobre a diferença entre Gerente de Vendas e Gerente Comercial, vou procurar descrever de maneira simples e objetiva as atribuições do cargo Gerente Comercial. Mas antes temos que esclarecer que o Departamento Comercial de uma empresa não está somente ligado a área de vendas.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 06/05/2011 lAcessos: 2,738
    Nelson B. Sousa

    Caros amigos e leitores, tenho recebido vários emails de profissionais que estão me consultando sobre propostas de trabalho como Pessoa Jurídica; o chamado "PJ" e CLT-FLEX.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/04/2011 lAcessos: 864
    Nelson B. Sousa

    Caros amigos: Estava lendo uma matéria publicada na Folha de SP do dia 03.04.2011, onde o tema da matéria é o seguinte: EMPRESAS SE DESPEDEM DA GERAÇÃO "BABY BOOMER". Primeiro vamos definir e elucidar o que significa o termo "baby boomer"

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/04/2011 lAcessos: 618
    Nelson B. Sousa

    Há poucos anos, possuir um diploma de curso superior era um diferencial competitivo quer tornava o candidato muito atraente e disputado pelos contratantes. Uma época em que apenas alguns tinham acesso a uma educação de nível superior e poucos ainda à uma Pós Graduação ou MBA.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 21/10/2010 lAcessos: 1,473
    Nelson B. Sousa

    Tenho recebido várias consultas de empresas, há maioria pequena e média, que se encontram com dificuldades em aumentar seu faturamento, ou seja, aumentar suas vendas, contratar representantes e não sabem o que, nem como elaborar um plano de ação para que esse problema seja corrigido.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/10/2010 lAcessos: 703
    Nelson B. Sousa

    Tenho ouvido, lido e visto, acredito que vcs também, comentários de empresários que dizem que não encontram profissionais qualificados e acabam contratando profissionais de fora para trabalhar no Brasil. Será que não encontram ou não querem pagar o que estes profissionais realmente valem?

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 05/10/2010 lAcessos: 383

    Comments on this article

    12
    alessandro 11/10/2011
    Vejamos se há algum profissional que possa me ajudar com essa pergunta que me foi feita recentemente:
    Desenhe uma estrutura genérica que você considera adequada para o setor de vendas. Imagine uma empresa de revestimentos especiais de alto padrão que fatura R$ 80.000.000,00/ano, distribui seus produtos nos canais revenda, engenharia e lojas próprias. Especifique os cargos, as principais funções de cada cargo, as remunerações e esboce o organograma.
    0
    alessandro 08/10/2011
    Gostaria de fazer uma pergunta que me foi feita, saber se podem ajudar-me com uma resposta adequada.
    Desenhando uma estrutura genérica que você considera adequada para o setor de vendas. Imagine uma empresa que fatura em média R$ 60.000.000,00/ano, distribui seus produtos nos canais revenda, engenharia e lojas próprias. Especifique os cargos, as principais funções de cada cargo, as remunerações e esboce o organograma.
    7
    hugo aparecido santos da silva 09/04/2011
    Gostaria de fazer uma pergunta , o gerente por saber que o seu vendedor já pode assumir
    uma responsabilidade maior .
    Voces acham que o gerente daria essa promoção, para o vendedor
    Indenpendente de qualquer situação.
    Por favor gostaria que um gestor de comercio respondesse
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO
    -2
    hugo aparecido santos da silva 06/04/2011
    para pomover o vendedor gerente primeiro de tudo avaliar se ele tem copetencia para exer cargo
    e depois o seu desenho durante oseu tempo de empresa
    0
    hugo aparecido santos da silva 02/04/2011
    temos o que fazer o que gostamos acima de tudo
    e o que gosto de fazer é ser um bom profissional
    hoje sou liderado mas no futuro serei lider
    sem prejudicar ninguem confio muito em deus
    e eu sei que ele vai me capacitar cada vez a onde quero chegar
    obrigado pela atenção.
    5
    hugo aperecido santos da silva 01/04/2011
    continuo sendo atendente de uma loja brinquedo alguns dias atras fiz um teste na loja de um amigo que foi promovido sub gerente e ele me perguntou o que fazer
    e lhe respondi primeiro passo espirito de equipe; e espirito de liderança
    pedi a ele que fizesse uma reunião com a equipe
    fazendo que todos trabalhassem em equipe
    0
    hugo aparecido santos silva 24/02/2011
    sou atendente de uma loja de brinquedos estou em busca de uma oportunidade porisso me esforço cada dia passa estou disputando a vaga de gerente mas uma coisa eu aprendi seja profissional naquilo faz e que voce goste de fazer nunca desita,dos seus ideais porque eu nunca desisti dos meus fiquem todos com deus. e muito obrigado pela oprtunidade ass;hugo
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast