Os Desafios De Um Líder

Publicado em: 03/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 832 |

Esta semana enquanto conversava com um amigo fui surpreendido pela seguinte afirmação: - um dia até pensei em ser supervisor ou gerente (líder) mas hoje vejo que a melhor escolha foi me aprimorar na minha profissão e esquecer esta pretensão. Num primeiro momento pode até parecer algo contraditório às teorias atuais de crescimento profissional e pessoal mas se olharmos com carinho para a essência desta afirmação iremos facilmente concluir que esta auto análise tem um valor revelador de um profissional que entende que nem só de líderes vive uma empresa. Nos dias atuais quando paramos por alguns instantes dentro de uma livraria observamos claramente a busca pelos livros de auto-ajuda e desenvolvimento de líderes nas empresas e em outras atividades. Não quero com estas palavras aplaudir ou destacar aquele que não quer ser líder, apenas devemos entender o valor da promoção lateral para aqueles que por qualquer razão optaram por não buscar a vaga de liderança. Muitas vezes um excelente profissional torna-se um líder medíocre pelo simples fato de que não lhe perguntaram se ele queria ser ou se estava disposto a ser um líder preparando-se para esta nova, difícil e desafiante posição.

Desde pequenos somos avaliados pelas nossas posições dentro da nossa turminha de amigos e ainda nesta fase somo desafiados a ter respostas ou atitudes que já indiquem algum potencial para chefiar ou direcionar os colegas da classe escolar. Seja pela nossa força ou pela sagacidade somos alvos certos das expressões dos nossos pais quando, de alguma forma ou de outra, lideramos uma determinada situação. É bem verdade que alguns já trazem algo diferente que ora chamamos carisma, ora simpatia e ora liderança mas estas características estão ainda muito longe do que realmente se faz necessário para ser um bom líder. Liderar exige muito tempo de estudo e dedicação para o desenvolvimento ou aprimoramento das características de liderança. Exige uma mudança radical de comportamento e confrontam os conceitos que outrora se tinha de chefia, conceitos estes amplamente disseminados na nossa sociedade. Abdicar da posição de que se "sabe tudo" ou se dá apenas ordens para ser um facilitador ou servidor não é para qualquer um!

Para ser um verdadeiro líder é necessário buscar os caminhos da servidão, é fazer aquilo que os outros precisam (não o que eles querem), é criar limites e padrões de trabalho, é gerar relacionamentos de confiança mútua, é fazer a escolha certa e conduzir as pessoas a fazerem o que você quer por causa da sua influência pessoal e não pela sua autoridade ou poder hierárquico, é saber ouvir respeitosamente, é caminhar junto sem necessariamente executar pelos outros colaboradores, é delegar tarefas, é abrir caminhos para o crescimento pessoal e profissional dos outros. É servir o tempo todo!

Liderar bem uma equipe não é uma tarefa fácil e para isso precisamos nos transformar em verdadeiros líderes. Liderar vai exigir de você ser humilde e retidão para reconhecer seus próprios erros, vai exigir que você dê autonomia (empowerment) aos seus colaboradores, você deverá administrar muito bem o seu tempo (time management) pois parte dele será dedicado aos seus colaboradores, ser justo, estar atento aos detalhes (um líder deve caminhar pelos postos de trabalho), ser exigente (Qualidade) e humanizado (RH e Meio Ambiente) ao mesmo tempo.

         Mais do que uma arte, liderar é uma questão de mudança de comportamento pessoal e de atitudes. Até para aqueles que já carregam em seu currículo características naturais de liderança devem ter em mente que existirão situações divergentes onde técnicas de gestão e resolução de conflitos precisam ser aprendidas e empregadas e o desafio de estar posicionado entre as obrigações e metas da empresa e os deveres e objetivos dos colaboradores é árduo e constante.

Lembre-se que liderar é usar o maior número possível das características de um líder no momento mais acertado de uma determinada situação objetivando uma solução. Pode até parecer simples mas não é.

 Liderar é servir sempre!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gerencia-artigos/os-desafios-de-um-lider-1931305.html

    Palavras-chave do artigo:

    lideranca

    ,

    servidao

    ,

    lider

    Comentar sobre o artigo

    Hamilton Felix Nobrega

    Existem muitos estudos e conceitos acerca do tema liderança, mas todos sempre envoltos dos mesmos modelos existentes que já não estão mais obtendo resultados satisfatórios como antes. Um novo conceito veio para mudar e está ganhando força nas organizações, pois seus resultados estão se tornando cada vez mais visíveis, a liderança servidora. Esse estilo baseia-se no exemplo do maior líder que já existiu: Jesus. James Hunter trouxe uma essa nova tendência de liderança que abordaremos neste artigo.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Negócios> Administraçãol 03/05/2010 lAcessos: 2,962
    Carlos Santiago

    Depois de muito conversar com várias pessoas, tanto profissional quanto pessoalmente, volto ao tema do Mito do Líder Servidor para tentar esclarecer algumas questões que me foram colocadas e para revisitar e ampliar ideias que antes não havia exposto na minha primeira versão do texto.

    Por: Carlos Santiagol Carreira> Recursos Humanosl 08/01/2013 lAcessos: 59
    Julio Cesar S. Santos

    Por Que o Líder deve Interessar-se Pelos Seus Colaboradores? O Bom Líder Deve Servir ou Ser Servido? O Que Dizia Aristóteles Sobre os Hábitos Humanos?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 01/12/2010 lAcessos: 257

    O objeto do presente estudo são as possíveis comparações entre o regime escravocrata e a linha administrativa adotada pelas empresas contemporâneas. A pesquisa teve o cunho de apontar indícios de uma forma de escravidão tácita no ambiente interno das organizações. Analisou-se o período escravocrata, até a chegada das empresas estruturadas de forma administrativa e burocrática. As duas fases foram pesquisadas para que se pudesse verificar a hipótese de que as organizações precisam melhorar...

    Por: Jose Evaristo de Souza Netol Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/06/2008 lAcessos: 3,764
    Elizeu Vieira Moreira

    O filósofo hispano-mexicano Adolfo Sánchez Vázquez (1915* 2011†) chegou à conclusão que os obstáculos da práxis revolucionária estão consubstanciados a dialética que ocorre entre o senhor e o escravo.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/12/2012 lAcessos: 33
    Erick e Conceição

    Vamos conhecer algumas pessoas que fizeram parte do movimento protestante mas ressalto que não foram somente eles tiveram muitos outros que ajudaram!

    Por: Erick e Conceiçãol Religião & Esoterismo> Evangelhol 30/10/2009 lAcessos: 1,165

    Muitas pessoas, por diversos motivos pode acabar por não ter conhecimento sobre qual seria a diferença entre uma cozinha industrial, e qual seria a cozinha convencional, ou seja, aquela que acaba por ser utilizada nas casas, assim como também que podem acabar por atender tanto a famílias, ou até mesmo a pequenas empresas que podem funcionar dentro de casas.

    Por: anamarial Negócios> Gerêncial 15/10/2014
    Robson

    Customer Relationship Management (CRM). Gestão de Relacionamento com o cliente. A maneira como tratamos nossos clientes e como coletamos dados relacionados ao porque ele vem ao nosso encontro é muito importante. E muitas empresas não valorizam este momento mágico que é QUANDO O CLIENTE ESTÁ NO SEU ESTABELECIMENTO.

    Por: Robsonl Negócios> Gerêncial 02/09/2014 lAcessos: 29
    Ricardo Mallet

    São os vendedores e os políticos que dominam efetivamente a arte da persuasão. E também uma grande variedade de trapaceiros profissionais, até porque suas vidas dependem diretamente disso. E se os líderes pudessem utilizar (de forma ética e responsável) as mesmas técnicas desses profissionais para aumentar o engajamento das suas equipes?

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 28/07/2014

    Em diferentes esferas de atuação profissional, percebe-se a propagação do mito de que ser profundo conhecedor de um tema basta para falar bem em público. Mas é comum assistir a discursos em público de profissionais experts – seja um diretor de uma área na empresa, um responsável por um importante projeto ou um professor renomado em uma área – e avaliar a mensagem falada como pouco clara ou o orador como pouco envolvido ou preparado.

    Por: Vívian Cristina Riol Negócios> Gerêncial 21/03/2014 lAcessos: 19
    Ricardo Mallet

    Mal administrado, um conflito que poderia ser oportunidade de melhoria e inovação, poderá ser o estopim que detonará atos de vingança e traição. Vamos estudar esse roteiro e entender por quê.

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 20/01/2014 lAcessos: 24

    FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO As franquias de alimentação apresentaram o segundo maior faturamento do franchising em 2012, registrando R$ 20 bilhões e um avanço de 17,6% em faturamento, em relação a 2011.

    Por: Thiago Franklinl Negócios> Gerêncial 13/01/2014 lAcessos: 19
    Noscilene Santos

    No início do século XXI, estudos realizados por Hersey & Blanchard, deram origem a liderança situacional, baseado em modelos já conhecidos como a teoria de Maslow, Hetzberg, Douglas Mcgregor e muitos outros. Para os autores, a ação do líder deve estar relacionada ao grau de maturidade do colaborador, que consiste na capacidade de estabelecer objetivos, aceitar responsabilidades e na habilidade em desempenhar tarefas, mantendo em foco as diretrizes estabelecidas pela empresa.

    Por: Noscilene Santosl Negócios> Gerêncial 30/11/2013 lAcessos: 28
    Bruna Azevedo

    Modelo é adotado por empresas que desejam focar em seus negócios e aumentar rentabilidade

    Por: Bruna Azevedol Negócios> Gerêncial 14/11/2013 lAcessos: 48
    Natanael Gomes Filho

    A vida moderna nos imprime um ritmo acelerado demais e que por muitas vezes chega a ser desnecessário. Queremos tudo para ontem e se não somos atendidos mudamos rapidamente o nosso conceito de qualidade e de atendimento. Muita calma nessa hora.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 61
    Natanael Gomes Filho

    Sua empresa tem Qualidade? Você tem certeza? Dê uma olhada ao redor e veja o que está acontecendo antes de responder a estas perguntas.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 53
    Natanael Gomes Filho

    Estas lições acima são parte de minha carreira e das minhas observações no trato com as pessoas com quem trabalhei e trabalho. Se colocadas em prática certamente te levarão ao sucesso.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 81
    Natanael Gomes Filho

    Um pouco de história e curiosidades não faz mal a ninguém e gera assunto para o próximo bate papo. Então vamos lá.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Gestãol 24/09/2011 lAcessos: 56
    Natanael Gomes Filho

    Na hora do "vamos ver" é importante ter atitude e sair na frente para não chorar a oportunidade perdida.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 24/09/2011 lAcessos: 106
    Natanael Gomes Filho

    Toda prática esportiva tem um conteúdo que está diretamente relacionado com algumas das características exigidas no trabalho. No surf no poderia ser diferente.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 24/09/2011 lAcessos: 66
    Natanael Gomes Filho

    Não basta fazer parte de uma equipe ou tarefa, para ser bem sucedido você deve estar comprometido. As empresas atualmente buscam profissionais que demonstrem na teoria e na prática a sua capacidade de ser parte das soluções e não dos problemas.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Gestãol 24/09/2011 lAcessos: 92
    Natanael Gomes Filho

    Está no vermelho? Então pinte a cara, amarre uma faixa na testa e encare a situação como se estivesse em uma guerra.

    Por: Natanael Gomes Filhol Finanças> Finanças Pessoaisl 23/06/2011 lAcessos: 118
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast