Processos Gerenciais

Publicado em: 31/05/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 18,666 |

PROCESSOS GERENCIAIS

Neste artigo trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: O pensamento sistêmico, fundamentos das organizações, a informação e a tomada de decisão, o planejamento, a organização, a direção, o controle e os fundamentos da estrutura organizacional.

As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para Gestão em diferentes áreas. Uma boa Gestão Empresarial está ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência.

1 -  O Pensamento Sistêmico

O pensamento ou visão sistêmica é uma ferramenta de gestão empresarial que busca integrar todos os subsistemas ou departamentos da empresa, buscando  a interação dos setores, fazendo com que a atividade fim ou missão da empresa sejam atingidos no menor espaço de tempo e com o menor custo possível.

Para que essa filosofia tenha resultados eficazes, é necessário que o chefe de setores tenha consciência de que os diferentes departamentos da empresa devem trabalhar de forma harmônica.

Para que isso aconteça deve haver um canal de comunicação, que permita essa interação, exemplo desses canais, poderiam ser reuniões periódicas de trabalho, para avaliação de desempenhos e apresentações de resultados.

2 - Fundamentos das Organizações

Cada Organização pode ter os mais variados fundamentos. Um exemplo clássico são as organizações militares, fundamentadas na hierarquia e disciplina. Podemos definir que a hierarquia é a divisão dos níveis funcionais de forma vertical, e a disciplina é o imediato cumprimento das ordens recebidas e da forma como foram repassadas

No mundo empresarial os fundamentos organizacionais são definidos pela própria organização, geralmente sendo fundamentados na característica social, missão e objetivos, funções e atividades, recursos e ambientes organizacional.

Na atualidade um dos fundamentos que mais esta sendo valorizado, são ações voltada para a defesa do meio ambiente, pois ressaltam a responsabilidade social da empresa perante o meio em que esta inserida, formando em fim consumidores fieis.

3 - A Informação e a Tomada de Decisão

As empresas modernas necessitam de um eficiente sistema de informação gerencial (SIG), informações estas que possibilitarão ao gestor a tomada de uma decisão correta frente a um determinado problema.

Deve constar impreterivelmente do SIG informações financeiras, logísticas, de produtividade, nível e giro dos estoques, capacidade de produção, venda e distribuição.

A analise das informações inferidas junto ao SIG permitirão uma analise pormenorizada do problema e a conseqüente formulação de alternativas que posteriormente analisadas levaram a escolha sob a melhor alternativa apresentada.

Como parâmetro para a escolha da alternativa mais apropriada, deve se levar em conta o risco e o momento, buscando-se uma decisão adequada, exeqüível e aceitável, sendo que a ausência de um ou mais desses pressupostos, por si só elimina a alternativa considerada.

 4 - O Planejamento

O planejamento é a definição de metas e diretrizes de ação, referentes a organização e funcionamento, envolvendo analise e estrutura, previsão e seleção de meios.

Existem diferentes níveis de planejamento, desde o estratégico, passando pelo tático, até o operacional.

Pode ser de curto, médio ou longo prazo, envolve diversas fazes, tais como implantação, observação de desvios, estudos de caso, ações interventivas\correcionais e busca constante de maior produtividade, por fim chega-se a um procedimento operacional padrão.

 5 - A Organização

Hoje com o mundo cada vez mais competitivo e globalizado e fundamental a organização administrativa, onde irá determinar a sobrevivência das organizações no mercado.

Tendo como funções agregar vários fatores e recursos necessários para a execução dos planos como: planejar, dirigir, controlar, ter flexibilidade, agregando valores ,se doando cada vez mais, ter bons colaboradores, gerando assim bons resultados e novas idéias, buscando interiormente e exteriormente inovações, quebrando paradigmas a organização estará cada dia mais fortalecida

Na organização o esforço conjunto utilizando suas idéias para bens comuns, o diálogo, o entrosamento, a criatividade, colocando mais integração das inovações tecnológicas, melhorando os processos gerenciais, a sua equipe alcançará um melhor rendimento, melhor qualidade dos produtos, com visão, os objetivos terão mais facilidade de serem concluídos.

 6 - A Direção

Dirigir significa interpretar os planos para os outros, dando instruções sob como executa-lo em direção do objetivo a atingir. Dentro da direção podemos ter níveis distintos, direção a nível global, a nível departamental e nível operacional, onde se for seguido com planejamento o sucesso será eminente.

 Na função administrativa a direção tem por finalidade operar a organização à medida que está, ativamente, onde executa os planos traçados. Contudo o planejamento e a organização estando seguido como planejado, temos as sub-fases direcional onde: traduzir os planos / objetivos dos superiores em planos / objetivos e ordens imediatas, emitir ordens especificas, supervisionar e avaliar os esforços e os motivar, sem esquecer das inovações do dia a dia, planejando para atingir um resultado claramente definido.

 7 - O Controle

 Controle é avaliar o desempenho real frente ao previsto no planejamento, possibilitando a ação corretiva, realimentando, alterando, atualizando o plano. em tempo útil e oportuno e seguido de imediato pelas ações necessárias constatadas. O controle pode assumir vários significados, como função restritiva e coercitiva, coibir ou limitar desvios indesejáveis, manipulação, controle social, como sistema automático de regulação, como função administrativa, tendo fases do controle, estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparando com o padrão estabelecido e ação corretiva.

Ter controle, mas também dar liberdade de trabalho, essa e a melhor forma de estabelecer o feedback,  fazendo reuniões de trabalho com objetivos e pautas pré-definidas.

Conforme comentado anteriormente se o SIG for bem estruturado não existiriam controles desnecessários, ou seja o sistema deve ser integrado.

 8 - Fundamentos da Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional e composto por todos os meios e recursos  utilizados pela organização. Dependendo da área de atuação da empresa as estrutura organizacionais serão diferenciadas, algumas poderão ser fundamentadas nos ativos imobilizados, como exemplo estrutura física, maquinas e equipamentos, outras podaram ser mais voltadas para o ativo circulante ex. como bancos, instituições financeiras.

As empresas prestadoras de serviços deveram também considerar em suas fundamentações organizacionais alguns ativos que são difíceis de serem mensurados, como exemplo: imagem perante o publico, satisfação do cliente e parceiros confiáveis.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gerencia-artigos/processos-gerenciais-946365.html

    Palavras-chave do artigo:

    pensamento sistemico fundamentos das organizacoes informacao e a tomada de decisao planejamento organizacao direcao

    ,

    controle fundamentos da estrutura organizacional

    Comentar sobre o artigo

    Darci Kops

    questionar o significado que os sistemas têm nos processos de gestão, e a importância decorrente da gestão dos sistemas organizacionais. Paralelamente, faz uma crítica aos processos de construção, e de definição, dos sistemas de gestão organizacional, especialmente, aqueles sistemas que excluem a participação dos usuários, e dos protagonistas, do próprio sistema. Sustenta a tese e o desafio da construção de sistemas organizacionais, e de gestão, saudáveis.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 13/07/2011 lAcessos: 485
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas. Analisa a incorporação das novas tecnologias ao processo de formação dos gestores escolares a partir do Progestão/SEDUC iniciado em 2005.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 778
    Darci Kops

    O presente artigo busca caracterizar gestão como um processo. Propõe-se apresentar o significado dessa ênfase e as implicações que isso traz para os processos de gestão, em especial, para os processos de gestão empresarial e/ou institucional. Busca salientar o gestor como o principal protagonista, e configura variantes que o processo de gestão pode tomar, apontando tendências, entre outros aspectos, de gestão como um processo compartilhado, e de gestão como um processo de co-gestão.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 551

    Muitas pessoas, por diversos motivos pode acabar por não ter conhecimento sobre qual seria a diferença entre uma cozinha industrial, e qual seria a cozinha convencional, ou seja, aquela que acaba por ser utilizada nas casas, assim como também que podem acabar por atender tanto a famílias, ou até mesmo a pequenas empresas que podem funcionar dentro de casas.

    Por: anamarial Negócios> Gerêncial 15/10/2014
    Robson

    Customer Relationship Management (CRM). Gestão de Relacionamento com o cliente. A maneira como tratamos nossos clientes e como coletamos dados relacionados ao porque ele vem ao nosso encontro é muito importante. E muitas empresas não valorizam este momento mágico que é QUANDO O CLIENTE ESTÁ NO SEU ESTABELECIMENTO.

    Por: Robsonl Negócios> Gerêncial 02/09/2014 lAcessos: 29
    Ricardo Mallet

    São os vendedores e os políticos que dominam efetivamente a arte da persuasão. E também uma grande variedade de trapaceiros profissionais, até porque suas vidas dependem diretamente disso. E se os líderes pudessem utilizar (de forma ética e responsável) as mesmas técnicas desses profissionais para aumentar o engajamento das suas equipes?

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 28/07/2014

    Em diferentes esferas de atuação profissional, percebe-se a propagação do mito de que ser profundo conhecedor de um tema basta para falar bem em público. Mas é comum assistir a discursos em público de profissionais experts – seja um diretor de uma área na empresa, um responsável por um importante projeto ou um professor renomado em uma área – e avaliar a mensagem falada como pouco clara ou o orador como pouco envolvido ou preparado.

    Por: Vívian Cristina Riol Negócios> Gerêncial 21/03/2014 lAcessos: 19
    Ricardo Mallet

    Mal administrado, um conflito que poderia ser oportunidade de melhoria e inovação, poderá ser o estopim que detonará atos de vingança e traição. Vamos estudar esse roteiro e entender por quê.

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 20/01/2014 lAcessos: 24

    FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO As franquias de alimentação apresentaram o segundo maior faturamento do franchising em 2012, registrando R$ 20 bilhões e um avanço de 17,6% em faturamento, em relação a 2011.

    Por: Thiago Franklinl Negócios> Gerêncial 13/01/2014 lAcessos: 21
    Noscilene Santos

    No início do século XXI, estudos realizados por Hersey & Blanchard, deram origem a liderança situacional, baseado em modelos já conhecidos como a teoria de Maslow, Hetzberg, Douglas Mcgregor e muitos outros. Para os autores, a ação do líder deve estar relacionada ao grau de maturidade do colaborador, que consiste na capacidade de estabelecer objetivos, aceitar responsabilidades e na habilidade em desempenhar tarefas, mantendo em foco as diretrizes estabelecidas pela empresa.

    Por: Noscilene Santosl Negócios> Gerêncial 30/11/2013 lAcessos: 28
    Bruna Azevedo

    Modelo é adotado por empresas que desejam focar em seus negócios e aumentar rentabilidade

    Por: Bruna Azevedol Negócios> Gerêncial 14/11/2013 lAcessos: 48

    Neste artigo procuramos despertar o leitor para a importância do planejamento financeiro pessoal, abordando aspectos como: Calculo do Valor da divida, como lidar com casos de despesa maior do que a receita, calculo de juros e despesa financeira, comprar parcelado de forma correta e aproveitando oportunidades, bem como a importância da formação da poupança.

    Por: Adilson Kochl Finanças> Finanças Pessoaisl 16/07/2010 lAcessos: 814

    O pop é uma ferramenta de gestão da qualidade que busca a excelência na prestação do serviço, procurando minimizar os erros nas ações rotineiras. É uma ferramenta dinâmica, passível de evolução que busca profundas transformações culturais na instituição, nos aspectos técnico e político-institucionais.

    Por: Adilson Kochl Negóciosl 03/11/2009 lAcessos: 18,997 lComentário: 1

    Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, como por exemplo, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa, pagar salários e tarifas publica. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.

    Por: Adilson Kochl Finançasl 23/06/2009 lAcessos: 41,972 lComentário: 4

    Trataremos de aspectos relacionados à Gestão de Pessoal nas Empresas, discorrendo sobre: A Interação do Homem com as Organizações, Comportamento, Cultura e Clima Organizacional; Recrutamento e Seleção; Cargos, Carreiras e Competências; Avaliação de Desempenho; Salários e Benefícios; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Trabalhistas; Treinamento & Desenvolvimento.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Gestãol 31/05/2009 lAcessos: 3,766

    Esta corporação tem sido alvo de inumeros estudos e publicações, que a reconhecem como um dos expoentes mundiais no uso da tecnologia da informação e da terceirização, conjungando dezenas de milhares de parceiros nas mais diferentes etapas de planejamento, produção e distribuição de produtos e serviços.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Ger. de Projetosl 10/12/2008 lAcessos: 3,300 lComentário: 1

    Neste ensaio vamos procurar trazer ao candidato a empreendedor vários aspectos que influenciarão significativamente sobre o futuro do negócio, sendo eles: o cenário econômico, o empreendedor e a burocracia, a necessidade de crédito, analise mercadológica, cadeia de suprimentos e modais de transporte, valor presente liquido do projeto, taxa interna de retorno do projeto, administração do capital de giro e o cliente e ações de marketing.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Ger. de Projetosl 09/12/2008 lAcessos: 1,199 lComentário: 1

    O sistema de liderança contingencial, foi desenvolvido ao longo da história, a partir de experiência de grandes lideres, os quais foram percebendo que um subordinado bem preparado e devidamente motivado, pode perfeitamente executar as tarefas que lhe forem confiadas a contento, chegando inclusive a superar as espectativas previstas inicialmente.

    Por: Adilson Kochl Carreiral 08/12/2008 lAcessos: 1,608

    Discorremos a respeito da importancia da atividade de armazenagem dentro da logistica, ferramentas de auxilio à correta gestão do estoque e estratégias para melhorar a eficiencia da armazenagen e distribuição de produtos, com o objetivo de dar ao leitor uma noção geral dos assuntos, importantissimos na busca de maior lucratividade e fixação de uma imagem de qualidade e eficiencia da empresa junto ao consumidor.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Administraçãol 07/12/2008 lAcessos: 69,631 lComentário: 10

    Comments on this article

    0
    Ivone 03/10/2011
    assunto gerência e supervião
    1
    joao 28/09/2010
    o nosso dia de trabalho tem um mistério muito grande por tras dos cartoes de ponto e das catracas é como na lavoura que preparamos o terreno com muito esforço e dedicaçao acreditando na colheita que só acontece na época certa
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast