Tema De Monografia De Gestão - Eficácia Eficiencia E Efetividade

05/12/2009 • Por • 4,070 Acessos

Definição de Eficácia.

Segundo o critério de diferentes autores:

A eficácia se define como a capacidade de conseguir os objetivos e metas programadas com os recursos disponíveis num tempo predeterminado. Capacidade para cumprir no lugar, tempo, qualidade e quantidade, as metas e objetivos estabelecidos. (Beas, 2007)

Entende-se por eficácia a relação que existe entre o bem ou serviço e o grau de satisfação do cliente e da empresa. De maneira que ao falar de qualidade, de satisfação do cliente, do lucro dos objetivos corporativos, fala-se de eficácia. A eficácia é o "Que". (Equipe de professores Monografia de Administracao).

Eficácia é (González, 2007):

•Virtude para fazer.

•Capacidade para fazer ou para conseguir um resultado determinado.

•Que tem a virtude de produzir o efeito desejado.

•Análise da correspondência entre resultados e objetivos.

•Vigor, virtude, firmeza e validez.

Princípio de eficácia: "A obtenção dos resultados deverá exigir a menor quantidade de eventos possíveis. O encontro e a fricção deverão minimizar-se, e só produzir-se como eventos encadeados integral e organicamente orientados para os resultados" (Kilian ,2004)

A eficácia é o grau em que se realizam as atividades planificadas e se atingem os resultados planificados. (NC ISO 9000-2005)

Definição de Eficiência.

Segundo o critério de diferentes autores: "Capacidade para conseguir um fim empregando os melhores meios possíveis". Aplicável preferivelmente, salvo contadas exceções a pessoas e de ali o termo eficiente.

A eficiência se utiliza para dar conta do uso dos recursos utilizados e a quantidade de recursos que se tinha estimado utilizar, e como grau no que se aproveitam os recursos utilizados transformando-os em produtos. Portanto, dá uma medida da relação entre os recursos e seu grau de aproveitamento nos processos. Estamos falando de eficiência quando mencionamos os custos operativos, os tempos de processo e os desperdícios.

A eficiência é o "Como". (Soler, 2001).

Eficiência segundo (González, 2007). É:

•Virtude e faculdade para obter um efeito determinado.

•Ação com que se consegue este efeito.

•Aptidão, concorrência, eficácia no cargo que se ocupa ou trabalho que se desempenha.

•Associar recursos e resultados.

•Produzir mais e melhor com menos recursos.

•Procurar a otimização do processo produtivo e/ou dos serviços.

•Capacidade para conseguir um fim empregando os melhores meios possíveis: nem sempre eficácia é sinônimo de eficiência. Aplicável preferivelmente, salvo contadas exceções a pessoas e de ali o termo eficiente. Este é um dos pilares da administração responsável empresarial

•Capacidade de dispor de alguém ou de algo para conseguir um efeito determinado.

A eficiência consiste em realizar um trabalho ou uma atividade ao menor custo possível e no menor tempo, sem desperdiçar recursos econômicos, materiais e humanos; mas ao mesmo tempo implica qualidade ao fazer bem o que se faz. (Fernández, 2007)

Princípio de eficiência: "O ator estratégico fará um uso dosado de seus recursos em cada evento do jogo interativo, o qual ocorrerá em função da aplicação de recursos por parte do outro.

"A eficiência é a relação entre o resultado atingido e os recursos utilizados. . (NC ISO 9000-2005)

Definição de Efetividade.

Segundo o critério de diferentes autores: A efetividade da administracao é a obtenção da maior satisfação do cliente e da empresa mediante os processos melhores e mais econômicos. Isto é, a efetividade é o ganho simultâneo da eficácia e a eficiência. Veja diversos artigos de monografia e administração

A efetividade é a relação entre os resultados conseguidos e os resultados propostos, e dá conta do grau de cumprimento dos objetivos que se planificaram: quantidades a produzir, clientes a ter, ordens de compras a colocar, etc. Quando se considera a efetividade como único critério se cai nos estilos efetivos, aqueles onde o importante é o resultado, não importa a que custo. Efetividade. (González, 2007)

Efetividade se define como a "capacidade de conseguir o efeito que se deseja ou se espera" e também como "realidade, validez". O balanço entre os efeitos positivos e os efeitos negativos dos resultados, deverá ser favorável para um ator e desfavorável para o outro. Isto é, dado que cada ator obtém resultados com efeitos positivos, mas também negativos, cada ator orientará sua estratégia para que os efeitos negativos do outro sejam maiores do que os efeitos negativos dele." (Kilian ,2004)

A efetividade é aprofundar em:

•O que é correto fazer para obter resultados e atingir os objetivos.

•A acertada direção dos recursos humanos e da realização dos esforços.

•O desenvolvimento de multi-habilidades.

•O trabalho em equipe.

•A busca de resultados extraordinários.

Perfil do Autor

Alessandro Silva

Alessandro Silva é professor da equipe de Monografia de base para monografias e TCC Monografia de qualidade Veja mais também em Monografias e artigos prontos Ou ainda em gestao em monografia e tcc