Tema De Monografia De Gestão - Eficácia Eficiencia E Efetividade

Publicado em: 05/12/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 3,962 |

Definição de Eficácia.

Segundo o critério de diferentes autores:

A eficácia se define como a capacidade de conseguir os objetivos e metas programadas com os recursos disponíveis num tempo predeterminado. Capacidade para cumprir no lugar, tempo, qualidade e quantidade, as metas e objetivos estabelecidos. (Beas, 2007)

Entende-se por eficácia a relação que existe entre o bem ou serviço e o grau de satisfação do cliente e da empresa. De maneira que ao falar de qualidade, de satisfação do cliente, do lucro dos objetivos corporativos, fala-se de eficácia. A eficácia é o "Que". (Equipe de professores Monografia de Administracao).

Eficácia é (González, 2007):

•Virtude para fazer.

•Capacidade para fazer ou para conseguir um resultado determinado.

•Que tem a virtude de produzir o efeito desejado.

•Análise da correspondência entre resultados e objetivos.

•Vigor, virtude, firmeza e validez.

Princípio de eficácia: "A obtenção dos resultados deverá exigir a menor quantidade de eventos possíveis. O encontro e a fricção deverão minimizar-se, e só produzir-se como eventos encadeados integral e organicamente orientados para os resultados" (Kilian ,2004)

A eficácia é o grau em que se realizam as atividades planificadas e se atingem os resultados planificados. (NC ISO 9000-2005)

Definição de Eficiência.

Segundo o critério de diferentes autores: "Capacidade para conseguir um fim empregando os melhores meios possíveis". Aplicável preferivelmente, salvo contadas exceções a pessoas e de ali o termo eficiente.

A eficiência se utiliza para dar conta do uso dos recursos utilizados e a quantidade de recursos que se tinha estimado utilizar, e como grau no que se aproveitam os recursos utilizados transformando-os em produtos. Portanto, dá uma medida da relação entre os recursos e seu grau de aproveitamento nos processos. Estamos falando de eficiência quando mencionamos os custos operativos, os tempos de processo e os desperdícios.

A eficiência é o "Como". (Soler, 2001).

Eficiência segundo (González, 2007). É:

•Virtude e faculdade para obter um efeito determinado.

•Ação com que se consegue este efeito.

•Aptidão, concorrência, eficácia no cargo que se ocupa ou trabalho que se desempenha.

•Associar recursos e resultados.

•Produzir mais e melhor com menos recursos.

•Procurar a otimização do processo produtivo e/ou dos serviços.

•Capacidade para conseguir um fim empregando os melhores meios possíveis: nem sempre eficácia é sinônimo de eficiência. Aplicável preferivelmente, salvo contadas exceções a pessoas e de ali o termo eficiente. Este é um dos pilares da administração responsável empresarial

•Capacidade de dispor de alguém ou de algo para conseguir um efeito determinado.

A eficiência consiste em realizar um trabalho ou uma atividade ao menor custo possível e no menor tempo, sem desperdiçar recursos econômicos, materiais e humanos; mas ao mesmo tempo implica qualidade ao fazer bem o que se faz. (Fernández, 2007)

Princípio de eficiência: "O ator estratégico fará um uso dosado de seus recursos em cada evento do jogo interativo, o qual ocorrerá em função da aplicação de recursos por parte do outro.

"A eficiência é a relação entre o resultado atingido e os recursos utilizados. . (NC ISO 9000-2005)

Definição de Efetividade.

Segundo o critério de diferentes autores: A efetividade da administracao é a obtenção da maior satisfação do cliente e da empresa mediante os processos melhores e mais econômicos. Isto é, a efetividade é o ganho simultâneo da eficácia e a eficiência. Veja diversos artigos de monografia e administração

A efetividade é a relação entre os resultados conseguidos e os resultados propostos, e dá conta do grau de cumprimento dos objetivos que se planificaram: quantidades a produzir, clientes a ter, ordens de compras a colocar, etc. Quando se considera a efetividade como único critério se cai nos estilos efetivos, aqueles onde o importante é o resultado, não importa a que custo. Efetividade. (González, 2007)

Efetividade se define como a "capacidade de conseguir o efeito que se deseja ou se espera" e também como "realidade, validez". O balanço entre os efeitos positivos e os efeitos negativos dos resultados, deverá ser favorável para um ator e desfavorável para o outro. Isto é, dado que cada ator obtém resultados com efeitos positivos, mas também negativos, cada ator orientará sua estratégia para que os efeitos negativos do outro sejam maiores do que os efeitos negativos dele." (Kilian ,2004)

A efetividade é aprofundar em:

•O que é correto fazer para obter resultados e atingir os objetivos.

•A acertada direção dos recursos humanos e da realização dos esforços.

•O desenvolvimento de multi-habilidades.

•O trabalho em equipe.

•A busca de resultados extraordinários.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gerencia-artigos/tema-de-monografia-de-gestao-eficacia-eficiencia-e-efetividade-1543700.html

    Palavras-chave do artigo:

    monografia

    ,

    monografias

    ,

    tcc

    Comentar sobre o artigo

    O tema da responsabilidade internacional dos Estados para uma monografia ou um TCC constitui um dos mais polêmicos do Direito Internacional Público. No Direito Internacional atual se experimenta uma ampliação dos supostos que geram responsabilidade e os sujeitos aos que esta é exigível

    Por: Alessandro Silval Direitol 26/01/2010 lAcessos: 2,192

    O objetivo do PMK é registrar a atividade motora propioceptiva que se manifesta à medida que a conduta deixa de estar controlada pela visão da realidade exterior e o controle do esquema motor (Serratrice e Habib, 1993) que com a resposta guiada pela visão se havia construído, debilita-se por falta de feedback.

    Por: Alessandro Silval Psicologia&Auto-Ajudal 05/10/2009 lAcessos: 4,983

    O controle constitucional, pode-se levar a cabo de muitas maneiras. Mas o conceito de controle constitucional pode-se envolver dentro de um conceito mais amplo, que é o de defesa da Constituição. Há muitas maneiras de fazer um controle. Por exemplo, o Presidente da República ao vetar uma lei pode alegar inconstitucionalidade e está usando um mecanismo de controle constitucional. E isto é evidente.

    Por: Claudio Nogueiral Direitol 06/01/2010 lAcessos: 893

    Primeiro estudaremos as origens da responsabilidade civil, para posteriormente comentar sobre este tema, o qual até estes tempos deu lugar a que se estude tal assunto dentro de uma nova disciplina jurídica à qual se a conhece como "direito da responsabilidade civil", a que deve motivar a publicação de abundantes tratados não só em sede brasileira, nem só em sede do direito civil, senão em todos os âmbitos por que o tema estudado.

    Por: Alessandro Silval Direito> Doutrinal 22/12/2009 lAcessos: 2,470

    As pequenas e médias empresas desempenham uma função crucial na concorrência mundial. Conquanto se pensava que esta requereria grandes unidades de produção, a história industrial dos últimos decênios demonstrou com clareza que estas empresas não são agentes marginais da dinâmica competitiva; o palco não está plenamente dominado por uns quantos gigantes

    Por: Alessandro Silval Negócios> Pequenas Empresasl 01/11/2009 lAcessos: 2,443

    Contrariamente ao que se espera, a educação rural /indígena produziu principalmente pobreza cultural ao romper os mecanismos e redes de transmissão de saberes locais; a escola, mais que se somar aos esforços das comunidades por consolidar sua identidade cultural e oferecer formas de atendimento a seus problemas mais urgentes, produziu um mecanismo de aculturação e imposição cultural.

    Por: Alessandro Silval Educaçãol 03/09/2009 lAcessos: 1,907

    Para que o aluno seja aprovado em um curso superior, é preciso que ele faça uma. Mas muitos alunos tem dificuldade e não sabe nem por onde começar sua monografia. Muitos tem duvidas como fazer monografia, as normas abnt, quais as metodologias para uma monografia, tipos de pesquisa, etc.

    Por: forcoml Educação> Ensino Superiorl 19/04/2012 lAcessos: 382

    Enquanto sugestão para estudos acadêmicos, as redes sociais prometem excelentes Monografias, Tccs, Artigos Científicos e demais produções para cursos superiores, agradando não somente a banca examinadora, mas o interesse geral atualmente.

    Por: Luciane Machado Sarmentol Educação> Ensino Superiorl 26/05/2011 lAcessos: 2,229

    O barateamento dos bens importados e a recuperação econômica, acompanhada de uma mais acentuada distribuição regressiva do rendimento, reduziram consideravelmente o preço dos automóveis, o que facilitou seu compra por parte da faixa economicamente mais favorecida da população que viu reduzido o impacto do preço do automóvel sobre seus orçamentos familiares.

    Por: Luis Carlos Silval Automóveis> Indústria automotival 15/09/2009 lAcessos: 923

    A exposição da doutrina internacionalista de Kelsen propõe algumas dificuldades derivadas não só do volume da obra kelseniana senão da própria atitude intelectual do jurista austríaco que submete suas teses a uma permanente atualização e as confronta constantemente com teorias rivais. Por isso uma exposição de suas idéias, ainda que circunscrita ao âmbito do Direito Internacional, exige um contínuo vaivém entre as diferentes etapas do pensamento do jurista.

    Por: Claudio Nogueiral Direito> Doutrinal 29/01/2010 lAcessos: 1,309
    Robson

    Customer Relationship Management (CRM). Gestão de Relacionamento com o cliente. A maneira como tratamos nossos clientes e como coletamos dados relacionados ao porque ele vem ao nosso encontro é muito importante. E muitas empresas não valorizam este momento mágico que é QUANDO O CLIENTE ESTÁ NO SEU ESTABELECIMENTO.

    Por: Robsonl Negócios> Gerêncial 02/09/2014 lAcessos: 27
    Ricardo Mallet

    São os vendedores e os políticos que dominam efetivamente a arte da persuasão. E também uma grande variedade de trapaceiros profissionais, até porque suas vidas dependem diretamente disso. E se os líderes pudessem utilizar (de forma ética e responsável) as mesmas técnicas desses profissionais para aumentar o engajamento das suas equipes?

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 28/07/2014

    Em diferentes esferas de atuação profissional, percebe-se a propagação do mito de que ser profundo conhecedor de um tema basta para falar bem em público. Mas é comum assistir a discursos em público de profissionais experts – seja um diretor de uma área na empresa, um responsável por um importante projeto ou um professor renomado em uma área – e avaliar a mensagem falada como pouco clara ou o orador como pouco envolvido ou preparado.

    Por: Vívian Cristina Riol Negócios> Gerêncial 21/03/2014 lAcessos: 18
    Ricardo Mallet

    Mal administrado, um conflito que poderia ser oportunidade de melhoria e inovação, poderá ser o estopim que detonará atos de vingança e traição. Vamos estudar esse roteiro e entender por quê.

    Por: Ricardo Malletl Negócios> Gerêncial 20/01/2014 lAcessos: 20

    FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO As franquias de alimentação apresentaram o segundo maior faturamento do franchising em 2012, registrando R$ 20 bilhões e um avanço de 17,6% em faturamento, em relação a 2011.

    Por: Thiago Franklinl Negócios> Gerêncial 13/01/2014 lAcessos: 19
    Noscilene Santos

    No início do século XXI, estudos realizados por Hersey & Blanchard, deram origem a liderança situacional, baseado em modelos já conhecidos como a teoria de Maslow, Hetzberg, Douglas Mcgregor e muitos outros. Para os autores, a ação do líder deve estar relacionada ao grau de maturidade do colaborador, que consiste na capacidade de estabelecer objetivos, aceitar responsabilidades e na habilidade em desempenhar tarefas, mantendo em foco as diretrizes estabelecidas pela empresa.

    Por: Noscilene Santosl Negócios> Gerêncial 30/11/2013 lAcessos: 27
    Bruna Azevedo

    Modelo é adotado por empresas que desejam focar em seus negócios e aumentar rentabilidade

    Por: Bruna Azevedol Negócios> Gerêncial 14/11/2013 lAcessos: 46
    Gilmar Duarte da Silva

    Precificar serviços é uma tarefa difícil. Há muitos interessados em ampliar o conhecimento, mas ainda há pouco incentivo, o que acaba limitando o crescimento deste tema. A solução pode ser simples.

    Por: Gilmar Duarte da Silval Negócios> Gerêncial 10/09/2013 lAcessos: 31

    Uma grande indecisão ocupa o estudante de Medicina, no final do seu curso, em que precisará optar por um campo de atuação específica, além de uma gama de práticas determinadas, em que precisará desenvolver habilidades e influenciarão na sua pesquisa para a realização da sua monografia ou de seu TCC - Trabalho de conclusão de curso. Este artigo trata da diferenciação entre a medicina restaurativa e a reconstrutiva, assim como o que escrever sobre cada uma delas em trabalhos acadêmico-científicos

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/02/2012 lAcessos: 128

    O programa da educação infantil tem de partir de uma concepção teórica bem fundamentada e própria da idade. Conquanto todo o programa de educação infantil tem que partir de um conhecimento profundo do desenvolvimento da criança desta idade, para que exista uma correspondência entre os conteúdos do programa e os níveis de desenvolvimento que se pretende atingir, também o tem de fazer de uma concepção teórica geral que fundamente tal programa.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 822

    Na elaboração de programas para as crianças de 0 a 6 anos é imprescindível considerar algumas questões gerais, próprias de qualquer programa educativo; e outras particulares, dadas pelas características das crianças aos quais se dirigem. Isto que parece uma proposta desnecessária ou redundante, é uma questão de singular importância, pois não são poucos os programas de educação infantil que adoecem de uma correspondência científica com as particularidades do desenvolvimento das crianças.

    Por: Alessandro Silval Educação> Educação Infantill 08/02/2010 lAcessos: 1,551

    O tema da responsabilidade internacional dos Estados para uma monografia ou um TCC constitui um dos mais polêmicos do Direito Internacional Público. No Direito Internacional atual se experimenta uma ampliação dos supostos que geram responsabilidade e os sujeitos aos que esta é exigível

    Por: Alessandro Silval Direitol 26/01/2010 lAcessos: 2,192

    Al encarecer un alimento en una situación de prevista escasez futura, se espera que el consumo extra-necesidad sea frenado o reducido. A buen seguro, muchos mantendrán su consumo, aumentando sus gastos, sin embargo en la media, hay de esperarse una reducción en la demanda y una tendencia a retornar al equilibrio. Juntamente con una reducción en el consumo, debido al alto precio, habrá el incentivo financiero a su cultivo, aumentando la oferta y regulando el equilibrio de los consumos humanos.

    Por: Alessandro Silval Finanzas> Inversionesl 20/01/2010 lAcessos: 481

    A lista de observações de comportamentos mencionada anteriormente nesta monografia assinala muitos dos problemas de linguagem, de fala e problemas acadêmicos que podem aparecer no paciente com CAPD. Não é infreqüente observar problemas na linguagem e a fala e problemas sociais de falta de entendimento e de perda de contato (muitos deles fundados na linguagem), em idosos com CAPD, já que as habilidades lingúísticas se desenvolvem mais eficientemente através da audição

    Por: Alessandro Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/01/2010 lAcessos: 479

    A palavra qualidade designa o conjunto de atributos ou propriedades de um produto ou serviço que permite ao consumidor ou cliente emitir um juízo de valor a respeito dele. Quando se diz que algo tem qualidade, designa-se um juízo positivo com respeito às características do produto ou serviço. A seguir se expõe o conceito de qualidade a opinião de diferentes especialistas: •Qualidade é a discrepância entre o esperado e o percebido. A. Parasuraman, B. Zeithaml e L. Berry (1985, 1988)

    Por: Alessandro Silval Negócios> Gestãol 10/01/2010 lAcessos: 2,988

    Se o oxigênio é vida, então a importância de aprender a respirar corretamente é absoluta. Os exercícios de respiração podem nos ajudar a ganhar grande vitalidade e vigor. A falta de oxigênio nos rouba energia e leva à fadiga, perda de sono, e foco mental baixo, de modo que melhorar a sua técnica de respiração é crucial se você tiver problemas respiratórios.

    Por: Alessandro Silval Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 06/01/2010 lAcessos: 16,752 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    maria 14/08/2011
    De uma ideia com o tema que faz a diferença no mundo dos administrdores.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast