Como Atingir Nossos Objetivos

Publicado em: 10/05/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 4,140 |

Como atingir nossos objetivos

*Escrito por Marcelo Beneti

Antes de tudo veremos o conceito da palavra objetivo.

Objetivo: uma meta a atingir, algo que almejamos e complementando não mediremos esforços para atingi-lo. Mas antes de tudo temos que ter um planejamento, no âmbito de administração de empresas temos alguns tipos como segue abaixo:

· Planejamento Tático (ou plano tático): a grosso modo, quando desejamos resolver um problema num curto prazo em outras palavras num curto espaço de tempo, por exemplo: tivemos a quebra de uma maquina e temos uma entrega para realizar daqui uma semana e dependemos dessa máquina para realizar tal trabalho, logo providenciaremos o concerto dessa máquina o mais rápido possível.

· Planejamento Estratégico: quando desejamos alcançar algo a longo prazo em outras palavras num espaço de tempo maior, por exemplo: o gerente administrativo de nossa empresa se aposentará daqui 2 anos e não pretende continuar trabalhando dessa forma nesse espaço de tempo estaremos preparando uma pessoa para substituí-lo.

O planejamento deve ser flexível pois devemos mudá-lo conforme a situação e quando houver necessidade, por isso é importante termos vários planos – A, B,C , devemos prever os problemas que possam surgir para atingirmos nosso tão almejado objetivo. O bom administrador tem uma visão amplificada e prevê perfeitamente os problemas potencias e terá com certeza uma solução sem perder muito tempo o que pode gerar prejuízo.

Na nossa vida pessoal também temos objetivo e metas para alcançar como por exemplo: um casal de noivas pretende trocar as alianças e se casarem e formar uma família, mas ambos não possuem condições financeiras para isso no momento e nem tem uma remuneração satisfatória para essa realização , dessa forma esse casal fará um planejamento estratégico onde irão procurar juntar dinheiro para realizar esse sonho vão usar a famosa equação da economia: Poupança = Ganhos – despesas . Dessa maneira num determinado espaço de tempo conseguirão ter um montante financeiro para consolidar essa união.

Um objetivo que muitas pessoas tem é cursar uma faculdade o que é fundamental nos dias de hoje, muitos não tem condições financeiras para isso, mas poupando, indo atrás de um financiamento ou mesmo uma bolsa de estudos poderão conseguir cursar a tão sonhada faculdade.

Quando ingressamos numa empresa também traçaremos nossas metas para nosso plano de carreira para isso terei que conhecer todos os departamentos da empresa e mostrar interesse e iniciativa dessa forma serei bem quisto por meus superiores e as oportunidades surgirão naturalmente, não confie somente na sorte, pois a mesma é o encontro da capacidade com a oportunidade.

O que sempre temos que observar é que sempre temos que ter objetivos e metas a atingir isso nos faz viver, nunca podemos deixar de sonhar. O sonho é importante e além de sonhar temos que colocar os mesmos em prática, quando deixamos de sonhar, ter objetivos a vida perde o sentido.

Temos também ter a consciência para atingir nossas metas precisaremos renunciar outras coisas, não podemos abraçar o mundo muitas vezes perderemos finais de semanas envolvidos em nosso projeto, não teremos tempo para passear – as famosas “baladas”, tudo para atingir aquilo que mais desejamos e pode ter certeza que será compensador. Procure também não dar ouvidos as pessoas pessimistas, pois muita gente vai querer derrubar seu sonho , então tenha opinião e siga em frente , pessoas maledicentes tem em todos os cantos, a inveja é perigosa.

Passos para atingir seu objetivo:

· Mantenha sempre o foco;

· Determinação;

· Motivação;

· Planejamento;

· Organização;

· Disciplina.

Não devemos deixar nossos objetivos e metas por nada desse mundo, por isso por mais difícil que seja não desista, busque forças dentro de você mesmo procure não depender dos outros, mais cedo ou mais tarde conseguirá atingir o que almejou e colherá os frutos de sua vitória e de seu esforço. Não há nada melhor, certo. Então mãos à obra.

*Marcelo Beneti

Professor de Administração

Professor de Matemática

Professor de Geografia

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gerencia-de-tempo-artigos/como-atingir-nossos-objetivos-909167.html

    Palavras-chave do artigo:

    meta

    ,

    planejamento

    ,

    disciplina

    Comentar sobre o artigo

    Karina Menegati

    Você sabe traçar metas em sua vida? Já pensou sobre isso alguma vez? Já pensou no motivo pelo qual você não tem alcançado seus objetivos? Tudo o que queremos e sonhamos nós podemos realizar. Não só podemos como devemos lutar para alcançar nossos sonhos. Para isso, precisamos estabelecer metas em nossa vida. Etapas que precisarão ser cumpridas para um objetivo maior...

    Por: Karina Menegatil Carreira> Gestão de Carreiral 10/11/2010 lAcessos: 2,281
    Rodrigo

    O que você precisa para realizar um sonho? O que precisamos para transformar um sonho numa meta?

    Por: Rodrigol Negócios> Negócios Onlinel 03/10/2010 lAcessos: 202
    Rodrigo Solinas

    Para realizar um sonho você precisa ter uma meta, que nada mais é do que um sonho detalhado com data para se realizar. Aprenda neste post como tornar seus sonhos reais.

    Por: Rodrigo Solinasl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 20/02/2010 lAcessos: 494
    Evaldo Roberto Schlemper

    O objetivo deste artigo é organizar uma argumentação teórica sobre planejamento estratégico com enfoque na contribuição que esta metodologia pode proporcionar para empresas rurais com foco no desenvolvimento sustentável. Pois, a empresa rural necessita de uma ferramenta que possibilite realizar um diagnóstico do ambiente interno e externo, analisando os pontos fortes e fracos, as oportunidade e as ameaças. A realidade do sistema de produção de alimentos vem passando por uma consta

    Por: Evaldo Roberto Schlemperl Negócios> Gestãol 15/01/2012 lAcessos: 436

    DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E FERRAMENTAS DE AUXÍLIO COMO SWOT E 6 SIGMAS

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 24/11/2008 lAcessos: 3,190
    Rogerio Martins

    Planejar é preciso. Principalmente quando tratamos de vida pessoal e carreira. Há quem viva a vida como o refrão da música do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu...” Certamente quem vive desta forma não atinge as vitórias da vida que sonhou ou o emprego que desejou. Para alcançar os objetivos na vida e na carreira é preciso disciplina...

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 26/06/2008 lAcessos: 16,508 lComentário: 1
    Rick Lamana

    Tentar melhorar o seu senso de autodisciplina é trabalho duro! É algo que você tem que fazer por conta própria, porque não há métodos de influência externa, não importa quão bem-intencionada ela seja.

    Por: Rick Lamanal Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 16/12/2014
    Múcio Morais

    Imagino que a esta altura você e sua equipe já definiram suas ações e metas de vendas para os primeiros meses de 2010. Perder tempo nesse ponto é realmente um atraso significativo na preparação do espírito e atitude da turma. Se ainda não fez, sugiro que tire um tempo importante para fazê-lo, considerando as diversas possibilidades, na verdade uma análise SWOT cairia bem como base para melhores decisões em vendas. Também o convite a um bom palestrante de vendas é um toque de qualidade.

    Por: Múcio Moraisl Negócios> Vendasl 16/01/2010 lAcessos: 3,188 lComentário: 1

    As atividades envolvidas no planejamento de vendas ocorrem em dois momentos. O primeiro, e muito importante, acontece (normalmente) no início de cada ano, um pouco antes do chamado período de planejamento. Algumas empresas chamam essa fase de orçamento de vendas, ou budget, em inglês

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 24/06/2014 lAcessos: 36
    Gustavo Rocha

    Um interessante artigo de Hitendra Patel publicado na revista Amanhã nos brinda com a ideia do REALIZE. Mais do que apenas uma regra, trata-se de um forma de trazer o seu negócio do planejamento à pratica. Divido parte da reportagem: (…) No século 21, as coisas mudaram. Além de não terem mais ao seu dispor um grande horizonte de tempo – ou mesmo maiores margens para cometer erros de manobra –, os recursos das companhias se reduziram drasticamente. Com mais incertezas e volatilidade, os estra

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/09/2013 lAcessos: 26
    Rick Lamana

    Tentar melhorar o seu senso de autodisciplina é trabalho duro! É algo que você tem que fazer por conta própria, porque não há métodos de influência externa, não importa quão bem-intencionada ela seja.

    Por: Rick Lamanal Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 16/12/2014

    O presente artigo tem como objetivo de apresentar a pesquisa sobre a influencia dos meios tecnológicos na educação e aprendizagem de crianças e adolescentes e contribuir com a conscientização sobre os possíveis riscos que as redes sociais oferecem. A pesquisa foi realizada no programa escola da família e teve como base o método dedutivo. Conclui-se que cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável.

    Por: Ivan Guilherme Machadol Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 06/10/2014 lAcessos: 30

    Que tal se dar conta dos mecanismos da ansiedade e tentar ao máximo ter controle da sua performance?

    Por: Gabriela Mesquital Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 05/08/2014 lAcessos: 23

    Não priorize os problemas externos em detrimento do que é mais importante para o seu objetivo, este tempo é precioso para o êxito da sua meta!

    Por: Gabriela Mesquital Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 05/08/2014 lAcessos: 16

    Este termo é conhecido mas pouco lembrado no dia a dia. Se auto sabotar é quando você cria todo um projeto, traça seus objetivos e até suas metas quantificadas e daí depois de todo o planejamento, você cai em uma peça que você mesmo pregou.

    Por: Mariana Meneses Paulonl Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 02/07/2014 lAcessos: 24

    Dia E – Você também tem o seu. O titulo deste artigo faz referencia ao dia D que foi o dia que as tropas americanas desembarcaram na Europa para colocar um ponto final na 2° Guerra Mundial. Mas minha intenção aqui não é falar de tropas militares ou estratégias de guerra. Só gostaria de adaptar a referencia "Dia D" para o nosso cotidiano. Por isso, o nome do artigo é dia E – Você também tem o seu.

    Por: Mariana Meneses Paulonl Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 24/06/2014 lAcessos: 15
    JORGE FLOQUET

    Você já ouviu a afirmação sobre o Universo conspirando a seu favor? Certamente, que lhe asseguro que é pura verdade. Não é destino, coisa e tal. É uma afirmação que pode ser favorável ou desfavorável. As ações no seu entorno passam a conspirar contra ou ao seu favor. Não se tratada de algo místico ou milagroso. É uma necessidade. Um dia me vi num plano central emitindo ondas cerebrais para o centro de uma sala. Alguns meses se passaram, larguei o meu emprego de gerente e fui ser professor univer

    Por: JORGE FLOQUETl Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 17/06/2014 lAcessos: 17
    Eugenia Jantti

    A vida é curta, por isso não faça dela um rascunho, pois pode não dar tempo de passá-la a limpo. (Christian Barbosa)

    Por: Eugenia Janttil Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 06/06/2014 lAcessos: 18

    O artigo em questão traz a problemática da progressão continuada e o confronto entre a pedagogia moderna e a tradicional.

    Por: Marcelo Benetil Educaçãol 08/10/2010 lAcessos: 239

    O artigo em questão propões a mudança do ensino da matemática visando o interesse do aluno no curso superior e a carreira que escolherá.

    Por: Marcelo Benetil Educação> Educação Infantill 30/05/2010 lAcessos: 341

    O artigo em questão fala sobre o potencial do ser humano em resolver seus conflitos e tomar decisões.

    Por: Marcelo Benetil Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 10/05/2009 lAcessos: 958

    O texto em questão traz a importância e as facilidade do ensino à distância nos dias de hoje.

    Por: Marcelo Benetil Educação> Educação Onlinel 10/05/2009 lAcessos: 2,925 lComentário: 1

    O artigo em questão trata da importância do trabalho interdisciplinar e traz exemplos do trabalho feito em sala de aula.

    Por: Marcelo Benetil Educaçãol 10/05/2009 lAcessos: 15,285 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast