A Importância da Responsabilidade Socioambiental nas Empresas

Publicado em: 19/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,348 |

Estamos presenciando uma crise no modelo atual de crescimento econômico, ditado pela degradação ambiental e a enorme concentração de renda. Face esse cenário e da pressão exercida pelos governos e ONGs do mundo inteiro, muitas iniciativas empresariais estão buscando equacionar o crescimento econômico com igualdade social e respeito aos ecossistemas. Assim, a introdução de práticas sustentáveis e de responsabilidade corporativa tem sido um diferencial competitivo, como visto nos exemplos a seguir. 

A Samarco Mineração impediu o embarque de 11 mil toneladas de bentonita, uma matéria-prima usada no processo de fabricação do aço, oriundas da Índia. Motivo: mineiros manuseavam ácidos perigosos sem nenhuma proteção. A pele de seus antebraços estava despigmentada. Desde então, a companhia nunca mais negociou com a empresa indiana. Essa decisão teve um efeito positivo: recentemente, a Mitsubishi, controladora da empresa indiana, procurou a Samarco para mostrar que normas de segurança haviam sido tomadas. 

Para uma empresa negociar as suas ações em Bolsa de Valores necessita divulgar seu Balanço Social. Caso a empresa de capital aberto deixe de apresentá-lo, não poderá negociar ações na Bolsa de Valores e, consequentemente, não captará recursos financeiros no mercado através de movimentação em Bolsa, o que impacta negativamente no negócio, na rentabilidade, flexibilidade, capacidade de investimento e confiança do investidor na empresa. 

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. Parte significativa desta produção está localizada em áreas de floresta, ou em fazendas onde a exploração da mão de obra é feita sem respeitar a legislação trabalhista. Mas já existem iniciativas para rastrear a origem da carne com a garantia de que a produção não provoca desmatamentos nem utiliza mão-de-obra escrava ou infantil, como o Carne Legal, do Ministério Público Federal, que tem o objetivo de conscientizar os consumidores e estimulá-los a buscar informações sobre a origem da carne. Assim, os frigoríficos que não respeitam o meio ambiente e as leis trabalhistas estão perdendo mercado. 

O marketing ambiental visa projetar uma imagem de alta qualidade, incluindo sensibilidade ambiental relacionada tanto aos atributos do produto quanto a sua trajetória produtiva. Um exemplo bem ilustrativo é o da Braskem, que está produzindo polietileno a partir do etanol da cana de açúcar, o que diminui a dependência do eteno (derivado do petróleo) e, principalmente, retira da atmosfera uma quantidade significativa de CO2, visto que a cana realiza fotossíntese. Além disso, a empresa obriga que seus fornecedores apliquem as mais exigentes normas trabalhistas do mundo. Esse novo produto tem atraído muitas encomendas do Japão e Europa, onde a responsabilidade socioambiental é amplamente difundida. 

A exportação oferece às empresas brasileiras muitas oportunidades de ampliar seus mercados. No entanto, as mesmas precisam estruturar sistemas de gestão da qualidade e de meio ambiente que garantam que seus produtos, processos e serviços estejam adequados às exigências dos requisitos das normas ISO-9001 e ou ISO-14001, pois as barreiras impostas nas relações do comércio exterior são cada vez maiores, obrigando-as a obterem a certificação de seus sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente de acordo com as normas ISO. 

A conscientização de que nosso planeta possui limites de absorção de resíduos e fornecimento de recursos e que os trabalhadores são na verdade colaboradores, induziram modificações na postura empresarial. No entanto, essas mudanças foram benéficas, a partir da redução dos custos de produção, diminuição dos processos trabalhistas, fortalecimento da imagem junto aos clientes, conquista de mercados internacionais e capitalização por meio da negociação de ações.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 289 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-da-responsabilidade-socioambiental-nas-empresas-3878234.html

    Palavras-chave do artigo:

    responsabilidade socioambiental

    Comentar sobre o artigo

    Marco Batalha

    Desde o início dos tempos o homem vem, para sua sobrevivência e conforto, utilizando-se dos recursos naturais oferecidos pelo planeta terra. Ocorre que com a evolução, o progresso e o aumento das necessidades humanas, mais e mais recursos naturais passaram a ser consumidos. De início achava-se que os recursos eram inacabáveis, mas a partir da metade do século XX esse conceito mudou, surgindo a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade.

    Por: Marco Batalhal Negócios> Pequenas Empresasl 10/01/2012 lAcessos: 339

    Atualmente, para ser considerada socialmente responsável uma empresa deve antes de tudo ser a primeira colaboradora para o desenvolvimento social, para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. No presente artigo, através de métodos exploratórios e pesquisa bibliográfica serão descritas algumas ações desenvolvidas pela empresa Natura do Brasil no sentido de responsabilidade social e ambiental.

    Por: Daniella Patrícia Ezequiell Negócios> Pequenas Empresasl 25/11/2011 lAcessos: 910
    Robson Zanetti

    Na parábola dos talentos, Jesus Cristo ensinou a humanidade a necessidade de aproveitar os benefícios concedidos por Deus, para fazer produzir e multiplicar seus efeitos. Na oportunidade, ele demonstrou com maestria que daquele que não fizer uso dos talentos, para realizar tudo o que estiver ao seu alcance de forma a contribuir para vicejar os dons divinos: "tirar-se-lhe-á mesmo o que pareça ter; e seja esse servidor inútil lançado nas trevas exteriores, onde haverá prantos e ranger de dentes"

    Por: Robson Zanettil Direitol 10/05/2010 lAcessos: 125
    Gilberto Barros Lima

    Não são poucos os desafios no presente e no futuro, a extrema necessidade de rever conceitos e políticas industriais obriga também toda a sociedade mundial aderir a uma nova postura defronte a questão socioambiental.

    Por: Gilberto Barros Limal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 31/03/2011 lAcessos: 196
    Elizeu Vieira Moreira

    ...reflete filosoficamente e sociologicamente sobre a necessidade de mudanças na gestão do espaço e da espacialidade urbanos, tendo em vista, o atual estado de crise social e ambiental vivenciada nas cidades, notadamente, naquelas cuja infraestrutura de provimento das necessidades está intimamente relacionada ao processo de estratificação social provocado pelo sociometabolismo do capital...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/09/2011 lAcessos: 508

    Embora não possua um forte impacto socioambiental direto, o setor financeiro possui alto impacto indireto, devido principalmente ao fato de ser um agente fornecedor de capitais, ou seja, os financiamentos.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/05/2008 lAcessos: 1,390

    Este artigo discute aspectos relacionados ao surgimento da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil e busca mostrar através de um estudo de caso que, quando as empresas estabelecem uma interação com as comunidades onde atuam, abrem-se possibilidades de melhorar a política de responsabilidade social por meio de projetos que venham atender demandas sociais das comunidades.

    Por: Sidney Diasl Negócios> Administraçãol 24/07/2012 lAcessos: 450
    ana cristina da cruz santos

    O TEXTO ESCLARECE ALGUMAS DUVIDAS SOBRE IMPACTOS TECNOLOGIAS LIMPAS PROPAGANDA E MEIO AMBIENTE

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 13/12/2010 lAcessos: 291
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,590

    Saiba quais os mitos relacionados a manter dados corporativos e ERP em cloud computing.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 28/10/2014

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 14

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014 lAcessos: 14

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast