A Importância da Responsabilidade Socioambiental nas Empresas

Publicado em: 19/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,320 |

Estamos presenciando uma crise no modelo atual de crescimento econômico, ditado pela degradação ambiental e a enorme concentração de renda. Face esse cenário e da pressão exercida pelos governos e ONGs do mundo inteiro, muitas iniciativas empresariais estão buscando equacionar o crescimento econômico com igualdade social e respeito aos ecossistemas. Assim, a introdução de práticas sustentáveis e de responsabilidade corporativa tem sido um diferencial competitivo, como visto nos exemplos a seguir. 

A Samarco Mineração impediu o embarque de 11 mil toneladas de bentonita, uma matéria-prima usada no processo de fabricação do aço, oriundas da Índia. Motivo: mineiros manuseavam ácidos perigosos sem nenhuma proteção. A pele de seus antebraços estava despigmentada. Desde então, a companhia nunca mais negociou com a empresa indiana. Essa decisão teve um efeito positivo: recentemente, a Mitsubishi, controladora da empresa indiana, procurou a Samarco para mostrar que normas de segurança haviam sido tomadas. 

Para uma empresa negociar as suas ações em Bolsa de Valores necessita divulgar seu Balanço Social. Caso a empresa de capital aberto deixe de apresentá-lo, não poderá negociar ações na Bolsa de Valores e, consequentemente, não captará recursos financeiros no mercado através de movimentação em Bolsa, o que impacta negativamente no negócio, na rentabilidade, flexibilidade, capacidade de investimento e confiança do investidor na empresa. 

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. Parte significativa desta produção está localizada em áreas de floresta, ou em fazendas onde a exploração da mão de obra é feita sem respeitar a legislação trabalhista. Mas já existem iniciativas para rastrear a origem da carne com a garantia de que a produção não provoca desmatamentos nem utiliza mão-de-obra escrava ou infantil, como o Carne Legal, do Ministério Público Federal, que tem o objetivo de conscientizar os consumidores e estimulá-los a buscar informações sobre a origem da carne. Assim, os frigoríficos que não respeitam o meio ambiente e as leis trabalhistas estão perdendo mercado. 

O marketing ambiental visa projetar uma imagem de alta qualidade, incluindo sensibilidade ambiental relacionada tanto aos atributos do produto quanto a sua trajetória produtiva. Um exemplo bem ilustrativo é o da Braskem, que está produzindo polietileno a partir do etanol da cana de açúcar, o que diminui a dependência do eteno (derivado do petróleo) e, principalmente, retira da atmosfera uma quantidade significativa de CO2, visto que a cana realiza fotossíntese. Além disso, a empresa obriga que seus fornecedores apliquem as mais exigentes normas trabalhistas do mundo. Esse novo produto tem atraído muitas encomendas do Japão e Europa, onde a responsabilidade socioambiental é amplamente difundida. 

A exportação oferece às empresas brasileiras muitas oportunidades de ampliar seus mercados. No entanto, as mesmas precisam estruturar sistemas de gestão da qualidade e de meio ambiente que garantam que seus produtos, processos e serviços estejam adequados às exigências dos requisitos das normas ISO-9001 e ou ISO-14001, pois as barreiras impostas nas relações do comércio exterior são cada vez maiores, obrigando-as a obterem a certificação de seus sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente de acordo com as normas ISO. 

A conscientização de que nosso planeta possui limites de absorção de resíduos e fornecimento de recursos e que os trabalhadores são na verdade colaboradores, induziram modificações na postura empresarial. No entanto, essas mudanças foram benéficas, a partir da redução dos custos de produção, diminuição dos processos trabalhistas, fortalecimento da imagem junto aos clientes, conquista de mercados internacionais e capitalização por meio da negociação de ações.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 288 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-da-responsabilidade-socioambiental-nas-empresas-3878234.html

    Palavras-chave do artigo:

    responsabilidade socioambiental

    Comentar sobre o artigo

    Marco Batalha

    Desde o início dos tempos o homem vem, para sua sobrevivência e conforto, utilizando-se dos recursos naturais oferecidos pelo planeta terra. Ocorre que com a evolução, o progresso e o aumento das necessidades humanas, mais e mais recursos naturais passaram a ser consumidos. De início achava-se que os recursos eram inacabáveis, mas a partir da metade do século XX esse conceito mudou, surgindo a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade.

    Por: Marco Batalhal Negócios> Pequenas Empresasl 10/01/2012 lAcessos: 332

    Atualmente, para ser considerada socialmente responsável uma empresa deve antes de tudo ser a primeira colaboradora para o desenvolvimento social, para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. No presente artigo, através de métodos exploratórios e pesquisa bibliográfica serão descritas algumas ações desenvolvidas pela empresa Natura do Brasil no sentido de responsabilidade social e ambiental.

    Por: Daniella Patrícia Ezequiell Negócios> Pequenas Empresasl 25/11/2011 lAcessos: 862
    Robson Zanetti

    Na parábola dos talentos, Jesus Cristo ensinou a humanidade a necessidade de aproveitar os benefícios concedidos por Deus, para fazer produzir e multiplicar seus efeitos. Na oportunidade, ele demonstrou com maestria que daquele que não fizer uso dos talentos, para realizar tudo o que estiver ao seu alcance de forma a contribuir para vicejar os dons divinos: "tirar-se-lhe-á mesmo o que pareça ter; e seja esse servidor inútil lançado nas trevas exteriores, onde haverá prantos e ranger de dentes"

    Por: Robson Zanettil Direitol 10/05/2010 lAcessos: 125
    Gilberto Barros Lima

    Não são poucos os desafios no presente e no futuro, a extrema necessidade de rever conceitos e políticas industriais obriga também toda a sociedade mundial aderir a uma nova postura defronte a questão socioambiental.

    Por: Gilberto Barros Limal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 31/03/2011 lAcessos: 193
    Elizeu Vieira Moreira

    ...reflete filosoficamente e sociologicamente sobre a necessidade de mudanças na gestão do espaço e da espacialidade urbanos, tendo em vista, o atual estado de crise social e ambiental vivenciada nas cidades, notadamente, naquelas cuja infraestrutura de provimento das necessidades está intimamente relacionada ao processo de estratificação social provocado pelo sociometabolismo do capital...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/09/2011 lAcessos: 489

    Embora não possua um forte impacto socioambiental direto, o setor financeiro possui alto impacto indireto, devido principalmente ao fato de ser um agente fornecedor de capitais, ou seja, os financiamentos.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/05/2008 lAcessos: 1,389

    Este artigo discute aspectos relacionados ao surgimento da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil e busca mostrar através de um estudo de caso que, quando as empresas estabelecem uma interação com as comunidades onde atuam, abrem-se possibilidades de melhorar a política de responsabilidade social por meio de projetos que venham atender demandas sociais das comunidades.

    Por: Sidney Diasl Negócios> Administraçãol 24/07/2012 lAcessos: 425
    ana cristina da cruz santos

    O TEXTO ESCLARECE ALGUMAS DUVIDAS SOBRE IMPACTOS TECNOLOGIAS LIMPAS PROPAGANDA E MEIO AMBIENTE

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 13/12/2010 lAcessos: 288
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,517

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014

    Foi a partir da década de 1990 que o cenário mercadológico observou o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo integrar os agentes de produção, sendo possível melhorar a qualidade dos serviços. Aumentar a eficácia de sua linha de produção é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, quem não quer ver seus funcionários produzirem até 30% a mais? A terceirização de serviços permite que a sua equipe foque em o que realmente importa.

    Por: Jean Webbl Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Em plena retração de mercado e dificuldade das empresas em crescerem e expandirem os seus negócios, a redução de custos passa a ser uma preocupação e fator de extrema importância para a maioria das empresas. Reduzir custos nem sempre é tarefa fácil e demanda esforços por parte de todos os membros de uma organização. Nesse sentido, um sistema ERP pode ser uma ferramenta de grande apoio.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Quando uma empresa necessita adquirir um sistema ERP muitas são as dúvidas e dificuldades para definir a escolha, por isso, é necessário estar atento aos critérios necessários para garantir a melhor decisão.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Analisando os conflitos existentes nos ambientes organizacionais, podemos concluir que nosso sistema emocional é o grande responsável pelas nossas vitórias e fracassos. O medo nos paralisa.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Como conviver com os intermináveis e estressantes conflitos que aparecem nos ambientes profissionais? Como ser feliz convivendo ao lado deles?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Todas as vantagens de ter implementado numa empresa, independentemente que seja uma grande média ou pequena, um software de gestão. Como, com uma simples e completa ferramenta, se pode tirar o máximo partido das capacidades de uma empresa e dos que lá trabalham.

    Por: marial Negócios> Gestãol 16/09/2014 lAcessos: 11
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast