A Importância Do Marketing Para As Pequenas E Médias Empresas

Publicado em: 20/04/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 12,896 |

O Marketing é envolto em muito folclore a respeito de sua utilização, e talvez um dos maiores mitos seja o de que o Marketing é coisa para grandes empresas.

Este é um conceito que vem mudando pouco a pouco nos últimos anos e as PME’s (Pequenas e Médias Empresas) vem se utilizando cada vez mais das técnicas de Marketing com a finalidade de imprimirem diferenciais competitivos e alavancarem as suas vendas e faturamento.

O Marketing atende as exigências de todos os tipos, tamanhos e segmentos de organização, de empresas. Cabe apenas a adequação das melhores técnicas a serem utilizadas em função do montante disponível de recursos da organização, ou seja, até quanto a empresa poderá gastar.

Alguns pontos que são de difícil administração e controle nas grandes empresas passam a ser pontos fortes nas pequenas, como por exemplo, a sinergia entre os departamentos. Nas PME’s, em face de sua estrutura pouco complexa e com poucos degraus hierárquicos, a implementação de uma política visando à satisfação do consumidor é de mais fácil assimilação.

A questão do envolvimento é outro fator a favor das pequenas. Como normalmente o centro decisor de uma pequena empresa é seu dono, quando este toma a decisão por uma ação de Marketing se torna o condutor natural do processo e o exemplo para todos dentro da sua organização. Ao contrário do que muitos empresários pensam, várias ações de Marketing não são necessariamente atreladas a vultosas somas de recursos.

As PME’s podem valer-se de técnicas de Marketing que inicialmente não demandam grandes investimentos, apenas exigem o aconselhamento de um profissional experiente, além de muito comprometimento, vontade e paciência até que os resultados comecem a aparecer. Para iniciarmos qualquer ação de Marketing temos de colocar de lado nossas ansiedades e aquela crença de que o Marketing produz “milagres”, ou seja, resultados praticamente imediatos.

Como diria João de Simoni, presidente da Academia Brasileira de Marketing: “Se você pensa que o Marketing é um assunto apenas para grandes empresas, é melhor mudar de opinião. O Marketing pode e deve ser feito até pelo engraxate!”.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-marketing-para-as-pequenas-e-medias-empresas-876047.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    gestao

    ,

    pme

    Comentar sobre o artigo

    Durante oito anos a empresa permaneceu incubada e recebendo aportes que viabilizaram uma infraestrutura que a coloca entre as principais fornecedoras do mercado de gestão empresarial; Suas ferramentas são desenvolvidas por especialistas em Oracle, JAVA e profissionais com graduação no ITA e FGV, o que garantem altíssima tecnologia para ajudar as micro, pequenas e médias empresas

    Por: Jaan Tammerikl Press Releasel 07/03/2013

    Natura, Gerdau, Petrobras, Pão de Açúcar, Nestlé, Roche estão entre as corporações que subirão ao palco no próximo dia 22/10 para receber o tributo

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Gestãol 20/10/2009 lAcessos: 362

    Profissionais vão discutir a utilidade deste recurso para as corporações

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 11/09/2009 lAcessos: 233

    Segundo estimativas, o mercado de comércio eletrônico deve crescer 45% no Brasil até o fim do ano. Terceirização da gestão pode ser a solução para fazer parte dos negócios on-line das Pequenas e Médias Empresas.

    Por: Eduardo Favarettol Internet> Marketing na Internetl 14/02/2008 lAcessos: 1,123

    A ArtSoft Sistemas, do mercado de software de gestão empresarial, registrou no primeiro semestre expansão de 61% nos negócios em relação ao mesmo período de 2009. Especializada no desenvolvimento de soluções para pequenas e médias empresas (PMEs) dos segmentos industrial, atacadista, varejista e de prestação de serviços, a software house atribui o resultado ao próprio amadurecimento desse nicho de mercado.

    Por: Regina Teixeiral Press Releasel 28/08/2010 lAcessos: 44

    - História começou há 25 anos com a determinação de um mineiro ousado, para dizer o mínimo, que deu seus primeiros passos em uma garagem no município de Limeira - A NSI é hoje uma robusta companhia que tem seu aplicativo eComex em operação em grandes empresas como Vale, Fiat, Xerox, Toshiba Medical, Rede Globo, Abril, Bosch e Tam

    Por: Ana Oliveiral Tecnologia> Softwarel 01/08/2011 lAcessos: 67

    O maior congresso da América Latina sobre relações empresa-cliente reunirá executivos de corporações nacionais e multinacionais nos dias 16 e 17 de setembro

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 19/08/2009 lAcessos: 297

    Associação organiza mais um evento para os associados trocarem experiências bem-sucedidas

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 24/06/2009 lAcessos: 152

    Melhores práticas em gestão de processos de negócios com o uso de tecnologia da informação serão reconhecidas no Clube Sírio, a partir das 8h30

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 17/11/2008 lAcessos: 698

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014

    Foi a partir da década de 1990 que o cenário mercadológico observou o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo integrar os agentes de produção, sendo possível melhorar a qualidade dos serviços. Aumentar a eficácia de sua linha de produção é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, quem não quer ver seus funcionários produzirem até 30% a mais? A terceirização de serviços permite que a sua equipe foque em o que realmente importa.

    Por: Jean Webbl Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Em plena retração de mercado e dificuldade das empresas em crescerem e expandirem os seus negócios, a redução de custos passa a ser uma preocupação e fator de extrema importância para a maioria das empresas. Reduzir custos nem sempre é tarefa fácil e demanda esforços por parte de todos os membros de uma organização. Nesse sentido, um sistema ERP pode ser uma ferramenta de grande apoio.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Quando uma empresa necessita adquirir um sistema ERP muitas são as dúvidas e dificuldades para definir a escolha, por isso, é necessário estar atento aos critérios necessários para garantir a melhor decisão.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Analisando os conflitos existentes nos ambientes organizacionais, podemos concluir que nosso sistema emocional é o grande responsável pelas nossas vitórias e fracassos. O medo nos paralisa.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Como conviver com os intermináveis e estressantes conflitos que aparecem nos ambientes profissionais? Como ser feliz convivendo ao lado deles?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Todas as vantagens de ter implementado numa empresa, independentemente que seja uma grande média ou pequena, um software de gestão. Como, com uma simples e completa ferramenta, se pode tirar o máximo partido das capacidades de uma empresa e dos que lá trabalham.

    Por: marial Negócios> Gestãol 16/09/2014 lAcessos: 11
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast