A Importância Do Marketing Para As Pequenas E Médias Empresas

Publicado em: 20/04/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 12,932 |

O Marketing é envolto em muito folclore a respeito de sua utilização, e talvez um dos maiores mitos seja o de que o Marketing é coisa para grandes empresas.

Este é um conceito que vem mudando pouco a pouco nos últimos anos e as PME’s (Pequenas e Médias Empresas) vem se utilizando cada vez mais das técnicas de Marketing com a finalidade de imprimirem diferenciais competitivos e alavancarem as suas vendas e faturamento.

O Marketing atende as exigências de todos os tipos, tamanhos e segmentos de organização, de empresas. Cabe apenas a adequação das melhores técnicas a serem utilizadas em função do montante disponível de recursos da organização, ou seja, até quanto a empresa poderá gastar.

Alguns pontos que são de difícil administração e controle nas grandes empresas passam a ser pontos fortes nas pequenas, como por exemplo, a sinergia entre os departamentos. Nas PME’s, em face de sua estrutura pouco complexa e com poucos degraus hierárquicos, a implementação de uma política visando à satisfação do consumidor é de mais fácil assimilação.

A questão do envolvimento é outro fator a favor das pequenas. Como normalmente o centro decisor de uma pequena empresa é seu dono, quando este toma a decisão por uma ação de Marketing se torna o condutor natural do processo e o exemplo para todos dentro da sua organização. Ao contrário do que muitos empresários pensam, várias ações de Marketing não são necessariamente atreladas a vultosas somas de recursos.

As PME’s podem valer-se de técnicas de Marketing que inicialmente não demandam grandes investimentos, apenas exigem o aconselhamento de um profissional experiente, além de muito comprometimento, vontade e paciência até que os resultados comecem a aparecer. Para iniciarmos qualquer ação de Marketing temos de colocar de lado nossas ansiedades e aquela crença de que o Marketing produz “milagres”, ou seja, resultados praticamente imediatos.

Como diria João de Simoni, presidente da Academia Brasileira de Marketing: “Se você pensa que o Marketing é um assunto apenas para grandes empresas, é melhor mudar de opinião. O Marketing pode e deve ser feito até pelo engraxate!”.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-marketing-para-as-pequenas-e-medias-empresas-876047.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    gestao

    ,

    pme

    Comentar sobre o artigo

    Durante oito anos a empresa permaneceu incubada e recebendo aportes que viabilizaram uma infraestrutura que a coloca entre as principais fornecedoras do mercado de gestão empresarial; Suas ferramentas são desenvolvidas por especialistas em Oracle, JAVA e profissionais com graduação no ITA e FGV, o que garantem altíssima tecnologia para ajudar as micro, pequenas e médias empresas

    Por: Jaan Tammerikl Press Releasel 07/03/2013

    Natura, Gerdau, Petrobras, Pão de Açúcar, Nestlé, Roche estão entre as corporações que subirão ao palco no próximo dia 22/10 para receber o tributo

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Gestãol 20/10/2009 lAcessos: 373

    Profissionais vão discutir a utilidade deste recurso para as corporações

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 11/09/2009 lAcessos: 239

    Para divulgar uma pequena empresa muitos empresários partem do princípio de que basta utilizar algumas ferramentas sejam elas online ou offline e pronto. Entenda nesse artigo que para divulgar uma pequena empresa é preciso ir além.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/10/2014 lAcessos: 22

    Segundo estimativas, o mercado de comércio eletrônico deve crescer 45% no Brasil até o fim do ano. Terceirização da gestão pode ser a solução para fazer parte dos negócios on-line das Pequenas e Médias Empresas.

    Por: Eduardo Favarettol Internet> Marketing na Internetl 14/02/2008 lAcessos: 1,123

    A ArtSoft Sistemas, do mercado de software de gestão empresarial, registrou no primeiro semestre expansão de 61% nos negócios em relação ao mesmo período de 2009. Especializada no desenvolvimento de soluções para pequenas e médias empresas (PMEs) dos segmentos industrial, atacadista, varejista e de prestação de serviços, a software house atribui o resultado ao próprio amadurecimento desse nicho de mercado.

    Por: Regina Teixeiral Press Releasel 28/08/2010 lAcessos: 47

    - História começou há 25 anos com a determinação de um mineiro ousado, para dizer o mínimo, que deu seus primeiros passos em uma garagem no município de Limeira - A NSI é hoje uma robusta companhia que tem seu aplicativo eComex em operação em grandes empresas como Vale, Fiat, Xerox, Toshiba Medical, Rede Globo, Abril, Bosch e Tam

    Por: Ana Oliveiral Tecnologia> Softwarel 01/08/2011 lAcessos: 72

    O maior congresso da América Latina sobre relações empresa-cliente reunirá executivos de corporações nacionais e multinacionais nos dias 16 e 17 de setembro

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 19/08/2009 lAcessos: 302

    Associação organiza mais um evento para os associados trocarem experiências bem-sucedidas

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 24/06/2009 lAcessos: 158

    Profissionais que trabalham manipulando objetos na indústria precisam estar protegidos com um par de luvas adequado à função que está sendo realizada. Existem muitas variações de modelo neste segmento, sendo que neste artigo, iremos analisar 3 diferentes tipos.

    Por: Thiago Fonsecal Negócios> Gestãol 18/12/2014

    O Mapa Estratégico faz parte da metodologia BSC - Balanced Scorecard. A aplicação do método através de suas ferramentas é essencial na consolidação das estratégias. O mapa também representa uma síntese compreensível do planejamento estratégico que é indispensável na transição entre a fase de planejamento para a fase de execução dos projetos estratégicos.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    O Posicionamento da empresa refere-se à ideia central do negócio. Seus clientes, parceiros e fornecedores reconhecem sua empresa, sua Marca, através da proposta de valor - value proposition - ofertada no seu portfólio de produtos e serviços.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    As empresas com apetite e foco em resultados contratam e capacitam continuamente seus líderes criando uma cultura de liderança. Eles estão sempre preparados para assumir novas responsabilidades e desafios cada vez mais complexos.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    A metodologia que se utiliza na matriz SWOT, para orientar o diagnóstico da empresa ,é a mais segura pois possibilita uma justaposição, uma comparação entre duas perspectivas: 1) as forças e fraquezas da empresa 2) as oportunidades e ameaças do mercado

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Um dos erros comuns que gestores geralmente cometem, refere-se a ausência de mapeamento, observação e acompanhamento do grupo de variáveis do mercado que impactam diretamente o negócio da empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Uma das principais negligências dos gestores responsáveis por marketing e vendas está relacionada a falta de compreensão dos fatores críticos de sucesso pela perspectiva do cliente. Na prática, isso significa identificar e monitorar suas expectativas e suas "dores" de forma sistêmica através de pesquisas conduzidas por institutos experientes.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Numa discussão cada um dos oponentes sai com a sua posição mais reforçada. Ninguém ganha!

    Por: Eduardo Santos Paival Negócios> Gestãol 14/12/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast