A Importância Do Marketing Para As Pequenas E Médias Empresas

Publicado em: 20/04/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 12,911 |

O Marketing é envolto em muito folclore a respeito de sua utilização, e talvez um dos maiores mitos seja o de que o Marketing é coisa para grandes empresas.

Este é um conceito que vem mudando pouco a pouco nos últimos anos e as PME’s (Pequenas e Médias Empresas) vem se utilizando cada vez mais das técnicas de Marketing com a finalidade de imprimirem diferenciais competitivos e alavancarem as suas vendas e faturamento.

O Marketing atende as exigências de todos os tipos, tamanhos e segmentos de organização, de empresas. Cabe apenas a adequação das melhores técnicas a serem utilizadas em função do montante disponível de recursos da organização, ou seja, até quanto a empresa poderá gastar.

Alguns pontos que são de difícil administração e controle nas grandes empresas passam a ser pontos fortes nas pequenas, como por exemplo, a sinergia entre os departamentos. Nas PME’s, em face de sua estrutura pouco complexa e com poucos degraus hierárquicos, a implementação de uma política visando à satisfação do consumidor é de mais fácil assimilação.

A questão do envolvimento é outro fator a favor das pequenas. Como normalmente o centro decisor de uma pequena empresa é seu dono, quando este toma a decisão por uma ação de Marketing se torna o condutor natural do processo e o exemplo para todos dentro da sua organização. Ao contrário do que muitos empresários pensam, várias ações de Marketing não são necessariamente atreladas a vultosas somas de recursos.

As PME’s podem valer-se de técnicas de Marketing que inicialmente não demandam grandes investimentos, apenas exigem o aconselhamento de um profissional experiente, além de muito comprometimento, vontade e paciência até que os resultados comecem a aparecer. Para iniciarmos qualquer ação de Marketing temos de colocar de lado nossas ansiedades e aquela crença de que o Marketing produz “milagres”, ou seja, resultados praticamente imediatos.

Como diria João de Simoni, presidente da Academia Brasileira de Marketing: “Se você pensa que o Marketing é um assunto apenas para grandes empresas, é melhor mudar de opinião. O Marketing pode e deve ser feito até pelo engraxate!”.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-marketing-para-as-pequenas-e-medias-empresas-876047.html

    Palavras-chave do artigo:

    marketing

    ,

    gestao

    ,

    pme

    Comentar sobre o artigo

    Durante oito anos a empresa permaneceu incubada e recebendo aportes que viabilizaram uma infraestrutura que a coloca entre as principais fornecedoras do mercado de gestão empresarial; Suas ferramentas são desenvolvidas por especialistas em Oracle, JAVA e profissionais com graduação no ITA e FGV, o que garantem altíssima tecnologia para ajudar as micro, pequenas e médias empresas

    Por: Jaan Tammerikl Press Releasel 07/03/2013

    Natura, Gerdau, Petrobras, Pão de Açúcar, Nestlé, Roche estão entre as corporações que subirão ao palco no próximo dia 22/10 para receber o tributo

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Gestãol 20/10/2009 lAcessos: 366

    Profissionais vão discutir a utilidade deste recurso para as corporações

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 11/09/2009 lAcessos: 235

    Para divulgar uma pequena empresa muitos empresários partem do princípio de que basta utilizar algumas ferramentas sejam elas online ou offline e pronto. Entenda nesse artigo que para divulgar uma pequena empresa é preciso ir além.

    Por: Marcio Andrade Silval Marketing e Publicidadel 11/10/2014

    Segundo estimativas, o mercado de comércio eletrônico deve crescer 45% no Brasil até o fim do ano. Terceirização da gestão pode ser a solução para fazer parte dos negócios on-line das Pequenas e Médias Empresas.

    Por: Eduardo Favarettol Internet> Marketing na Internetl 14/02/2008 lAcessos: 1,123

    A ArtSoft Sistemas, do mercado de software de gestão empresarial, registrou no primeiro semestre expansão de 61% nos negócios em relação ao mesmo período de 2009. Especializada no desenvolvimento de soluções para pequenas e médias empresas (PMEs) dos segmentos industrial, atacadista, varejista e de prestação de serviços, a software house atribui o resultado ao próprio amadurecimento desse nicho de mercado.

    Por: Regina Teixeiral Press Releasel 28/08/2010 lAcessos: 44

    - História começou há 25 anos com a determinação de um mineiro ousado, para dizer o mínimo, que deu seus primeiros passos em uma garagem no município de Limeira - A NSI é hoje uma robusta companhia que tem seu aplicativo eComex em operação em grandes empresas como Vale, Fiat, Xerox, Toshiba Medical, Rede Globo, Abril, Bosch e Tam

    Por: Ana Oliveiral Tecnologia> Softwarel 01/08/2011 lAcessos: 70

    O maior congresso da América Latina sobre relações empresa-cliente reunirá executivos de corporações nacionais e multinacionais nos dias 16 e 17 de setembro

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 19/08/2009 lAcessos: 298

    Associação organiza mais um evento para os associados trocarem experiências bem-sucedidas

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 24/06/2009 lAcessos: 155

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 12
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    A tramitação dos Projetos de Lei ou só PL's parece bem simples, no que diz respeito à sua aprovação, ou seu veto. Um PL aprovado na Câmara dos Deputados, por exemplo, deve passar primeiramente nas comissões da casa para aprovação e, em seguida, deve ser enviado para a revisão dos Senadores, e vice-versa.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast