A Importância Do Marketing Para As Pequenas E Médias Empresas

20/04/2009 • Por • 12,979 Acessos

O Marketing é envolto em muito folclore a respeito de sua utilização, e talvez um dos maiores mitos seja o de que o Marketing é coisa para grandes empresas.

Este é um conceito que vem mudando pouco a pouco nos últimos anos e as PME’s (Pequenas e Médias Empresas) vem se utilizando cada vez mais das técnicas de Marketing com a finalidade de imprimirem diferenciais competitivos e alavancarem as suas vendas e faturamento.

O Marketing atende as exigências de todos os tipos, tamanhos e segmentos de organização, de empresas. Cabe apenas a adequação das melhores técnicas a serem utilizadas em função do montante disponível de recursos da organização, ou seja, até quanto a empresa poderá gastar.

Alguns pontos que são de difícil administração e controle nas grandes empresas passam a ser pontos fortes nas pequenas, como por exemplo, a sinergia entre os departamentos. Nas PME’s, em face de sua estrutura pouco complexa e com poucos degraus hierárquicos, a implementação de uma política visando à satisfação do consumidor é de mais fácil assimilação.

A questão do envolvimento é outro fator a favor das pequenas. Como normalmente o centro decisor de uma pequena empresa é seu dono, quando este toma a decisão por uma ação de Marketing se torna o condutor natural do processo e o exemplo para todos dentro da sua organização. Ao contrário do que muitos empresários pensam, várias ações de Marketing não são necessariamente atreladas a vultosas somas de recursos.

As PME’s podem valer-se de técnicas de Marketing que inicialmente não demandam grandes investimentos, apenas exigem o aconselhamento de um profissional experiente, além de muito comprometimento, vontade e paciência até que os resultados comecem a aparecer. Para iniciarmos qualquer ação de Marketing temos de colocar de lado nossas ansiedades e aquela crença de que o Marketing produz “milagres”, ou seja, resultados praticamente imediatos.

Como diria João de Simoni, presidente da Academia Brasileira de Marketing: “Se você pensa que o Marketing é um assunto apenas para grandes empresas, é melhor mudar de opinião. O Marketing pode e deve ser feito até pelo engraxate!”.

Perfil do Autor

Marcio Tadeu Aurelio

Marcio Tadeu Aurelio é consultor especializado em soluções estratégicas, comunicação empresarial, estudos de franqueabilidade, vendas, varejo e clima organizacional. Facilitador do SEBRAE/SP e da Universidade Livre do Comércio da Associação Comercial/PR. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESPM. MBA em Marketing pelo IBMEC. Especialista em Franchising pela ABF. Participou do EMPRETEC Seminário para Desenvolvimento do Empreendedorismo promovido pela ONU em parceria com o SEBRAE. Palestrante e articulista. Já ministrou mais de 150 treinamentos, para mais de 5000 alunos. Contatos: consultor@marciotadeu.net Visite meu site: www.marciotadeu.net