A Importância Do Trabalho Em Equipe

Publicado em: 24/08/2008 |Comentário: 23 | Acessos: 792,806 |

A Importância Do Trabalho Em Equipe

O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.

Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho.

Há... coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).

Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.

As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.

Mas o que é trabalho em equipe?

Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, "é cada um por si".

Um certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro...

Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: "nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se não nosso trabalho será improdutivo".

Toda equipe é um grupo, porém... nem  todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso)

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.

Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.

(Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva)

Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.

Visite nosso site: www.corporativabrasil.com.br

Palestra in Company sobre Trabalho em Equipe: Nossa Equipe Um Time de Campeões - Prof. Márcio Silva

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 75 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-trabalho-em-equipe-534401.html

    Palavras-chave do artigo:

    trabalho em equipe

    ,

    motivacao

    ,

    lideranca

    Comentar sobre o artigo

    Priscyla Caldas

    Este artigo fala como a motivação, a liderança e o trabalho em equipe melhora o estímulo ao trabalho, e consequentemente o clima organizacional.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 03/09/2010 lAcessos: 1,727
    Ainor Lotério

    Com este tipo de liderança todos os liderados se destacam, pois não é uma liderança de privilégios nem de privilegiados, mas de valorização das virtudes individuais no grupo. Cada integrante da equipe é chamado a colocar seus dons a serviço do corpo maior (corporação).

    Por: Ainor Lotériol Carreira> Recursos Humanosl 04/11/2008 lAcessos: 26,824 lComentário: 1

    Atualmente se ouve muito falar em trabalho em equipe, treinamentos, palestras motivacionais, workshop, reuniões corporativas. Nas entrevistas o entrevistador sempre questiona o candidato sobre sua postura em uma equipe, desde pequenos sempre somos lembrados na escola e em casa da importância de uma equipe. Mas afinal por que atuar em equipe é melhor do que individualmente? Será que realmente rendemos mais em conjunto do que sozinhos?

    Por: Juliana Simasl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 17/01/2011 lAcessos: 770

    Trabalhar em equipe é muito desafiador porém bem produtivo.

    Por: ClaudioRjl Carreira> Recursos Humanosl 12/07/2010 lAcessos: 320

    A importância d ainteligência emocional. Segundo o psicólogo americano Daniel Goleman, conhecimento técnico não é garantia de sucesso. Após estudar cerca de 500 organizações em todo o mundo, Daniel concluiu que os profissionais que mais conquistavam sucesso em suas carreiras não eram os mais inteligentes ou com mais conhecimento acadêmico, mas sim aqueles capazes de lidar com as emoções de forma favorável, canalizando-as para a realização de um objetivo. Eram aqueles que sabiam trabalhar com Inteligência Emocional (I.E.).

    Por: cathoonlinel Carreira> Gestão de Carreiral 22/10/2009 lAcessos: 1,418

    Tornar uma equipe altamente eficaz é um grande desafio para os Gestores de Pessoas, visto que elas apresentam determinadas características que precisam ser modificadas para atender ao perfil ideal de uma "equipe eficaz".

    Por: Prof. Márcio Silval Negócios> Administraçãol 02/02/2009 lAcessos: 8,500

    Ser um líder não é simplesmente dar ordens de qualquer maneira. É aquele que sabe orientar a equipe para seguir a direção correta, aquele que sabe motivar as pessoas para alcançar o objetivo com planejamento, organização, disciplina e criatividade. Para ser um líder precisamos transformar conhecimento em ação. O verdadeiro líder não é alguém que nasce para ser líder, mas aquele que trabalha para que todos sejam líderes. Um líder deve ter capacidades especiais

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gerêncial 01/12/2009 lAcessos: 2,795

    A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas em uma organização que tem como principal objetivo alinhar os valores organizacionais as estratégias do negócio. Assim, o objetivo desta pesquisa é conhecer a cultura organizacional por meio dos valores e das práticas segundo a percepção dos colaboradores de uma empresa de geração de energia elétrica.

    Por: ANA CAROLINA SANTOS GOMESl Negócios> Gestãol 07/08/2012 lAcessos: 315

    O presente artigo trata dos principais fatores motivadores para os colaboradores e como os líderes podem atuar nas empresas, de forma que mantenham a equipe sempre com um objetivo principal, que é a melhora na relação fornecedor e consumidor dos produtos. O foco principal são micro e pequenas empresas, com a aplicação de teorias para a ascensão da empresa no âmbito em que está inserida, buscando utilizar-se disso para atender a necessidade de todos.

    Por: João G. S. Stadlerl Negócios> Administraçãol 22/09/2013 lAcessos: 49
    RICARDO A. GAMEIRO

    Muito se fala em calcular o retorno do investimento obtido em investimentos de Treinamentos e Processos de Coaching. Saber se o que foi investido teve retorno é muito importante tanto para quem contrata como para quem é contratado, assim precisamos saber realmente quais as metodologias nos podem demonstrar estas informações com confiança de forma o mais objetiva possível.

    Por: RICARDO A. GAMEIROl Negócios> Gestãol 18/04/2014 lAcessos: 12
    Millennium Network

    "...Fazer de sua loja virtual um sucesso, contudo, não está relacionado apenas aos processos citados acima – focados apenas na divulgação e venda, pois de nada adianta ter um expressivo número de vendas se a empresa não tiver condições de receber, processar e entregar os pedidos feitos na loja virtual com velocidade, assertividade e qualidade evitando erros operacionais, atrasos na entrega..."

    Por: Millennium Networkl Negócios> Gestãol 28/03/2014

    1. Primeira Situação refere à situação considerada por Sraffa, muitas pequenas empresas, aparentemente em concorrência entre si, mas na realidade dotadas de poderes de mercado bem definidos; A situação que produzem bens suficiente homogêneos (ou pouco diferenciados) e que são caracterizados por uma elevada concentração, um número restrito, variável no tempo, mas sempre muitos reduzido de empresas controla toda a produção ou controla a maior parte.

    Por: walkerl Negócios> Gestãol 27/03/2014 lAcessos: 13
    Felipe Silva Rodrigues

    O presente artigo teve como seu objetivo principal estabelecer a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e a motivação. Como metodologia foi realizada uma pesquisa em uma empresa multinacional do setor industrial. Os dados nos informam que a percepção por parte dos funcionários com relação aos temas quando abordados separadamente pode ser vista de diferentes maneiras.

    Por: Felipe Silva Rodriguesl Negócios> Gestãol 27/03/2014
    Millennium Network

    Esse artigo visa orientar as empresas sobre alguns aspectos da gestão multicanal para facilitar suas operações.

    Por: Millennium Networkl Negócios> Gestãol 25/03/2014
    Millennium Network

    O sucesso das organizações e as oportunidades de prosperar dependem fortemente de um estreito alinhamento entre o planejamento estratégico do negócio e os esforços gerenciais para a realização de projetos.

    Por: Millennium Networkl Negócios> Gestãol 24/03/2014
    Millennium Network

    Descubra como as empresas de médio porte estão usando ERP para adquirir vantagem competitiva em tempos de desafios econômicos e garantir-se na vanguarda tecnológica a frente de seus concorrentes.

    Por: Millennium Networkl Negócios> Gestãol 24/03/2014
    Millennium Network

    Nunca foi tão importante manter aproximação ao cliente como ocorre nos nossos dias e manter proximidade com o cliente implica em bem mais do que apenas saber quanto ou o que o cliente compra de nossa empresa. Nesse artigo vamos entender um pouco sobre como o CRM pode nos ajudar nessa questão.

    Por: Millennium Networkl Negócios> Gestãol 24/03/2014 lAcessos: 11

    O Brasil é um país carente de bons líderes capacitados, mas, como no mundo dos negócios, a maioria das empresas demandam novos gestores e líderes numa velocidade cada vez maior, sem tempo ou mesmo não investindo na preparação de novos líderes.

    Por: Prof. Márcio Silval Carreira> Recursos Humanosl 23/12/2012 lAcessos: 23

    Muito se ouve falar em palestras e livros de autoajuda em frases como "não desista de seus sonhos", "nunca pare de sonhar" e "acredite em seus sonhos", mas, até que ponto podemos transformar nossos sonhos em realidade? Eles podem se tornar reais?

    Por: Prof. Márcio Silval Carreira> Gestão de Carreiral 23/12/2012 lAcessos: 21

    Quem não encontra tempo para analisar seu "caminho" - carreira – pode trabalhar muito tempo e sentir que não construiu nada significativo para sua vida e não se sentir preparado para enfrentar os períodos de mudança em sua carreira.

    Por: Prof. Márcio Silval Carreira> Gestão de Carreiral 23/12/2012 lAcessos: 28

    A confraternização de final de ano na empresa é o momento ideal para conversar com os colegas de trabalho sobre assuntos do dia a dia, relembrar os fatos que marcaram ano, e principalmente é a oportunidade para interagir e conhecer melhor as pessoas de sua organização.

    Por: Prof. Márcio Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 23/12/2012 lAcessos: 36

    Sendo assim, sem líderes confiáveis nossas organizações estão fadadas ao fracasso. Conquiste a confiança de sua equipe antes de implementar mudanças ou assumir a um cargo de chefia.

    Por: Prof. Márcio Silval Carreira> Gestão de Carreiral 23/12/2012 lAcessos: 30

    Corporativa Brasil promove o curso de Formação de Analistas de Treinamento com Ênfase na Norma ISO 10015

    Por: Prof. Márcio Silval Press Releasel 23/12/2012 lAcessos: 13

    Corporativa Brasil realiza no dia 03 de Dezembro, em São Paulo, a 31ª edição do curso Supervisão em Call Center Focada na Gestão de Pessoas

    Por: Prof. Márcio Silval Press Releasel 14/11/2011 lAcessos: 27

    Corporativa Brasil realiza no próximo dia 13 de Agosto, em São Paulo o curso Monitoria e Feedback em Call Center.

    Por: Prof. Márcio Silval Press Releasel 08/08/2011 lAcessos: 141

    Comments on this article

    2
    marlene de mesquista irineu 27/09/2011
    óla professor boa tarde quero sabe quantos alunos pode paticipar da equipi de trabalho
    e qual a importancia da quantidade de alunos
    2
    Tatiana e Taynan 10/08/2011
    Euu Ameiiii Eu e a Taynan samos uma equipee de escola kaskaskas
    2
    karoline da silva guimaraes 16/07/2011
    O trabalho em equipe é fundamental para o grupo mais muito melhor pois nos desenvolve muito mais a nossa capacidade e a nossa forma de apreender trabalhar em uniao com a as pessoas .
    2
    carou 29/06/2011
    eu acho os trabalhantes ja sao boms,imagina trebalho em equipe.Todos nos temos essa oportunidade emtao siga em frente nao decha passa essa linda oportunidade de conheser,aprender,batalhar e mas vc consegue tudo em trabalho de equipe
    0
    carol felix 28/04/2011
    Bem legal a forma que vc passa a importância da equipe na vida,o exemplo da formiga e do gafanhoto é um grande exemplo da importância da coletividade!!
    -1
    caroline 25/03/2011
    São as palavras mais pequenas que nos deixa deslongiados mesmo sendo criticas o mundo é composto oor todos nós então reflita,pense e o mais importante mude em suas ações.
    -7
    EDMILSON DIAS DA SILVA 07/12/2010
    aprenda informatica em casa grátis. acessem www,beabyte.com
    -3
    jose benites 04/12/2010
    e ducação se faz com investimento,modernizando as escolas, para que o o povo menos favorecido possa competir com os a lunos das escolas privadas,não so isso mas tam bem,a qualificação dos profissionais da educação,e com salarios mais justos.
    0
    jackeline 21/11/2010
    muito bom isso...
    -5
    emanuel 11/11/2010
    isto e piroso
    3
    geruza souza 21/10/2010
    parabéns,adorei,realmente trabalhar em equipe tudo se torna mais facil e rapido,e o exemplo das formigas foi muito interessantes.
    -1
    Cristiane 21/09/2010
    Mas muitas vezes na pratica não funciona. Pois eu trabalho em uma empresa de poucos funcionarios e é cada um pra si e deus pra todos.....
    6
    Dora Sartori 24/08/2010
    Acima de qualquer coisa, temos é que VIVER em equipe, todos se ajudando... comece este exercício em sua própria casa. Este é o trabalho mais difícil. Caso consiga, saiba que em qualquer lugar que vc for, obterá resultado positivo. Boa sorte.
    13
    aline 12/08/2010
    muito boooooom pois e importanticimo o trabalho em equipe
    8
    Felipe 06/08/2010
    Conviver

    Nos dias atuais é impossível a convivência entre pessoas senão em uma sociedade, ou seja, uma pessoa não pode viver isolada, a melhor maneira de convivência seria em grupo. Iniciando assim um ciclo. Neste ciclo pode ser destacado como é importante o trabalho em grupo, como se diz duas cabeças pensa melhor que uma, claro nem todos pensa igual, mas o que torna essa forma de trabalho diferente é a maneira com a qual aprendemos a nos dar com a diferença, a respeitar um pensamento, uma idéia, um conceito.

    Para que um trabalho em grupo seja bem sucedido é necessário que os integrantes interajam entre si.

    Muitas vezes temos dúvidas de como prosseguir, sozinhos podemos até chegar a um resultado, mas não tão rápido e correto, nessas horas que um trabalho em equipe mostra sua importância, é juntando fragmentos de idéias diferenciadas, que parecem não fazer sentido algum, podemos fazer um caminho cheio de oportunidades, e é assim ajudando uns aos outros convivendo com pessoas e idéias diferenciadas que conseguimos resultados inesperados mas satisfatório a todos.

    Impossível desenvolver um bom trabalho em grupo querendo ser o dono da verdade, o único com a razão absoluta, querer tomar decisões por conta própria.

    Em um trabalho em grupo aprendemos reciclar idéias, a conviver com o diferente, destaque-se também a qualidade de vida, pois aprendemos a gostar do que fazemos o que era trabalho se torna lazer.

    Trabalho em grupo é ter: liberdade de expressão, liberdade de escolha, é estar sempre aberto ao novo, ao diferente, é sempre avançar em busca de ideais e nunca regredir, é aprender a cada dia mais, é nunca sonhar com o impossível e sim viver com os pés no chão lugar de onde nunca devem sair, é está aberto a mudanças, ao novo, é aprender a respeitar, é desenvolver habilidades nunca testadas antes, é dar o melhor de si.

    Quando um trabalho em grupo é bem sucedido o querer se torna poder, o sonho se torna realidade, o ideal se é alcançado, e ambos os lados saem satisfeito.

    Um bom exemplo de trabalho em grupo é a convivência entre as formigas: um grupo unido trabalhando em só ideal a construção de um formigueiro, alimentação da Rainha, nunca se encontra uma formiga sozinha, pois a interação entre elas estimula que sempre estejam ali uma ajudando a outra.

    Bom pode- se concluir que um trabalho em grupo só é bem sucedido quando ambas as partes estão dispostas a cooperar, a abrir mão do que não é agradável a todos, é dispensar pensamentos negativos.
    7
    Carlos Alberto 10/07/2010
    Realmente tudo na vida é uma questão de visão..muitos estão olhando mas não estão vendo? Obs: em equipe vamos sempre acertar o alvo.
    3
    Wanderléia Silva 11/05/2010
    Gostei muito da diferença de equipe e grupo, com certeza essa nova visao vai me ajudar muito no meu trabalho de equipe
    5
    gabriela 24/03/2010
    achei muito legal...trabalho em equipe é muito importânte...
    6
    geuson 21/01/2010
    Vc deve ter força de vontade, mostrar interesse ao procurar um emprego e não desistir. As vezes tudo parece muito dificil, mais com coragem sempre aparece uma esperança. vá trabalhando no q aparecer, fazendo bico, etc desde q honestamente, Agora procure estudar, se não der estude em casa. p melhorar sempre
    4
    Ângelo Campo Leite 20/01/2010
    ai muito bem elaborado esse questão de trabalho em equipe.
    o exemplo com as formigas e os gafanhotos são bem sugeridos, com bastante
    clareza ao leitor. Parabéns...
    6
    geuson 16/12/2009
    sou geuson vivo com ha familha sou estodante iestou ha precura de trabalho tenho 20 anos de idade sou souteiro nao tenho apoio de ningue por favor me resebe e todo por Mi
    5
    thays santana 08/12/2009
    nussssssss achei muito legal adoreiii(foda d+++++.
    9
    Sergio 04/12/2009
    muito legal....
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast