A necessidade de valorização do capital humano e sua importância para o futuro da empresa

Publicado em: 19/11/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 55 |

O mercado competitivo vem exigindo que o profissional obtenha maiores qualificações e desenvolva a capacidade de trabalhar sob pressão em níveis cada vez maiores. A busca pelo aperfeiçoamento constante através de graduações e cursos tem se tornado uma tendência necessária à evolução, tanto do colaborador, quanto da empresa em que atua. Forçando que o mesmo esteja empenhado nessa busca incessante, incrementando seu currículo através de congressos, palestras e experiências de mercado.

 "O capital humano é o valor acumulado de investimentos em treinamento, competência e futuro de um funcionário. Também pode ser descrito como competência do funcionário, capacidade de relacionamento e valores. As organizações também podem agregar valor ao seu capital humano, proporcionando treinamento com o intuito de que possam trazer retorno com maior produtividade e menor desperdício." (Wernke, Lembeck e Bronia. 2003)

Foco e disciplina são palavras-chave para que o profissional possa conquistar lugares de destaque e seja visto como uma pessoa de referência na empresa. Estratégias inovadoras são ferramentas que os empresários desejam como retribuição pelos investimentos feitos em seus colaboradores. Haja vista que toda e qualquer decisão possui uma importância substancial, pois a mesma pode significar a conquista ou perda de grandes quantias em seus lucros.

Para o profissional, em inúmeras situações, é necessário abdicar de pontos importantes em sua vida afim de novas conquistas, tais como: prestar faculdade ou participar de cursos e congressos extracurriculares em outras cidades e abdicar de sua família e círculo de amizades em busca da realização de seus objetivos.

As responsabilidades durante a gestão das empresas são cada vez mais desafiadoras, principalmente a nível tático e estratégico, a importância da boa comunicação e sincronia entre os níveis é de fundamental importância para que a empresa tenha rendimentos satisfatórios e rentáveis.

Portanto, é importante que a empresa tenha noção de que os investimentos em seus colaborares serão refletidos a médio e longo prazo e saiba reconhecer todos os esforços feitos por seus profissionais, principalmente enquanto acadêmicos, o que em muitos casos não inclui apenas altas remunerações, mas também a concessão de benefícios e premiações por seus resultados positivos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-necessidade-de-valorizacao-do-capital-humano-e-sua-importancia-para-o-futuro-da-empresa-6834521.html

    Palavras-chave do artigo:

    capital humano

    ,

    mercado competitivo

    ,

    valorizacao do profissional

    Comentar sobre o artigo

    Helena Ribeiro

    O autodesenvolvimento, capacitação e valorização do capital humano inclusos no planejamento estratégico das organizações são fundamentais para manter-se competitivo, sempre. As empresas necessitam de profissionais habilitados para atuação abrangente, multifuncionais e com visão universal.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/11/2010 lAcessos: 407
    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,787
    Adilson Duque Estrada

    RESUMO A Guerra do Contestado poderia ser analisada por diversas vertentes , a questão da exclusão da mão de obra dos chamados caboclos, seria uma delas, onde a contratação de funcionários vindo do exterior causa uma ruptura que culminará em um conflito que se estendem durante anos, e esta questão de valorização da mão de obra exterior, analisando esta problemática, é notavel que, isso perdura até os dias atuais , exclusão da mão de obra menos qualificada, e o desenteresse em qualifica-los.

    Por: Adilson Duque Estradal Educação> Educação Onlinel 16/03/2011 lAcessos: 723
    Helena Ribeiro

    Neste artigo a autora Helena Ribeiro salienta as diferenças entra o profissional moderno e o tradicional que nos últimos tempos tem perdido cada vez mais espaço no mercado. De acordo com a autora, o profissional moderno necessita estar atualizado e esta atualização não é mais responsabilidade da empresa onde trabalha mas dele para possa permanecer atuante no mercado. A globalização exige tanto da grandes coorporações como dos profissionais o manter-se constantemente atualizado e competitivo.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 04/11/2010 lAcessos: 635

    Pessoas envolvidas e comprometidas com o sucesso de sua empresa, certamente é a "ação" mais lucrativa que o mercado pode ter. Se as "ações" apresentarem queda, este é um sinal, que pessoas estão sendo esquecidas! Cuidado pois a empresa poderá falir ou pedir concordata

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 24/02/2009 lAcessos: 2,731
    Gustavo Taranto Malheiros

    Estudo de caso aplicado ao Magazine Luiza buscando identificar suas estratégias para atração e retenção de pessoas.

    Por: Gustavo Taranto Malheirosl Negócios> Administraçãol 24/05/2011 lAcessos: 4,246

    Este artigo pretende demonstrar como os Recursos Humanos podem ser fonte de lucratividade para as empresas, com ênfase no varejo de pequeno porte. Apresenta-se uma exposição sobre a importância do Endomarketing no mundo corporativo. O Endomarketing visa à valorização do colaborador, através do entendimento do novo consumidor e de estratégias de diferenciação e inovação diante da concorrência. Além disso, o Endomarketing abre portas para a inserção do marketing nas empresas de pequeno porte em pr

    Por: JUCILENE CRISTINE DE OLIVEIRAl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/10/2008 lAcessos: 8,817
    Valdelício Menezes

    O presente artigo, mostra as dificuldades e os prazeres na "arte" de gerir pessoas e fazer com que as mesmas passem pelos processos de mudanças e adaptações com louvor, trazendo assim condições favoráveis para a organização e para cada indíviduo que nela atua.

    Por: Valdelício Menezesl Negóciosl 08/10/2009 lAcessos: 1,373

    Motivar as pessoas e fazer com que todas olhem na mesma direção passa a ser uma tarefa de sobrevivência. Adaptar-se a processos de mudanças exige um processo emergencial de comunicação, visando alinhar e desenvolver um sentimento de comprometimento de todos nas novas estratégias e diretrizes ditadas pelo mercado. O Endomarketing surge a partir do momento que o bom desempenho das empresas está diretamente relacionado à mobilização de seus funcionários e o grau de importância a eles atribuída. Vol

    Por: Viviane Carnevallil Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 30/06/2008 lAcessos: 49,100

    O que é um líder eficaz? Como agir com eficácia na condução de pessoas, na busca de metas e objetivos nas organizações? Será que eu sou um líder eficaz?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 25/09/2014
    Marcelo Ferreira

    DO SOMETHING: Um livro que como o mesmo autor diz: contém a verdade pura e simples sobre como fidelizar clientes e aumentar suas vendas e lucratividade. É uma leitura super gostosa, clara e fácil mas sobre tudo produtiva, na qual o grande objetivo é incentivar aos empresários a AGIR, em vez de esperar que tudo seja lindo e maravilhoso para implantar seu próprio programa de fidelidade.

    Por: Marcelo Ferreiral Negócios> Gestãol 24/09/2014

    Apresentamos neste pequeno texto a conclusão de tudo que comentamos sobre o assunto CONFLITOS, nas partes I a V.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 23/09/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Você sabe o Valor da Marca de sua Empresa no Mercado? Dependendo de sua resposta dá para saber o quanto você está investindo para ter um bom posicionamento no mercado.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 22/09/2014

    aqui iremos abordar a mais importante ferramenta de combate e administração de conflitos - a nossa inteligência emocional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 22/09/2014

    apresentamos as ferramentas para superar, administrar e evitar conflitos. Uma delas é a resiliência, as demais trataremos na parte V.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 19/09/2014

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014
    Renan Carvalho

    As empresas estão em constante evolução e a aposta em criatividade e inovação deve ser prioridade para as mesmas, afim de garantir seu espaço no mercado. Seus concorrentes devem ser vistos como parceiros

    Por: Renan Carvalhol Negócios> Administraçãol 19/11/2013 lAcessos: 94
    Renan Carvalho

    O texto a seguir sintetiza a importância da aplicação da logística reversa nas empresa, tal prática que ainda precisa ser difundida com mais força no Brasil

    Por: Renan Carvalhol Negócios> Gestãol 14/07/2013 lAcessos: 79
    Renan Carvalho

    O texto a seguir retrata a importância do marketing olfativo e suas peculiaridades de forma sintetizada, dando ênfase à sua utilização no mercado.

    Por: Renan Carvalhol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 27/06/2011 lAcessos: 56
    Renan Carvalho

    O texto a seguir retrata sobre a evolução e posicionamento que o Marketing eletrônico vem se posicionando no mercado atual.

    Por: Renan Carvalhol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 22/06/2011 lAcessos: 111 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast