A necessidade de valorização do capital humano e sua importância para o futuro da empresa

Publicado em: 19/11/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 62 |

O mercado competitivo vem exigindo que o profissional obtenha maiores qualificações e desenvolva a capacidade de trabalhar sob pressão em níveis cada vez maiores. A busca pelo aperfeiçoamento constante através de graduações e cursos tem se tornado uma tendência necessária à evolução, tanto do colaborador, quanto da empresa em que atua. Forçando que o mesmo esteja empenhado nessa busca incessante, incrementando seu currículo através de congressos, palestras e experiências de mercado.

 "O capital humano é o valor acumulado de investimentos em treinamento, competência e futuro de um funcionário. Também pode ser descrito como competência do funcionário, capacidade de relacionamento e valores. As organizações também podem agregar valor ao seu capital humano, proporcionando treinamento com o intuito de que possam trazer retorno com maior produtividade e menor desperdício." (Wernke, Lembeck e Bronia. 2003)

Foco e disciplina são palavras-chave para que o profissional possa conquistar lugares de destaque e seja visto como uma pessoa de referência na empresa. Estratégias inovadoras são ferramentas que os empresários desejam como retribuição pelos investimentos feitos em seus colaboradores. Haja vista que toda e qualquer decisão possui uma importância substancial, pois a mesma pode significar a conquista ou perda de grandes quantias em seus lucros.

Para o profissional, em inúmeras situações, é necessário abdicar de pontos importantes em sua vida afim de novas conquistas, tais como: prestar faculdade ou participar de cursos e congressos extracurriculares em outras cidades e abdicar de sua família e círculo de amizades em busca da realização de seus objetivos.

As responsabilidades durante a gestão das empresas são cada vez mais desafiadoras, principalmente a nível tático e estratégico, a importância da boa comunicação e sincronia entre os níveis é de fundamental importância para que a empresa tenha rendimentos satisfatórios e rentáveis.

Portanto, é importante que a empresa tenha noção de que os investimentos em seus colaborares serão refletidos a médio e longo prazo e saiba reconhecer todos os esforços feitos por seus profissionais, principalmente enquanto acadêmicos, o que em muitos casos não inclui apenas altas remunerações, mas também a concessão de benefícios e premiações por seus resultados positivos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-necessidade-de-valorizacao-do-capital-humano-e-sua-importancia-para-o-futuro-da-empresa-6834521.html

    Palavras-chave do artigo:

    capital humano

    ,

    mercado competitivo

    ,

    valorizacao do profissional

    Comentar sobre o artigo

    Helena Ribeiro

    O autodesenvolvimento, capacitação e valorização do capital humano inclusos no planejamento estratégico das organizações são fundamentais para manter-se competitivo, sempre. As empresas necessitam de profissionais habilitados para atuação abrangente, multifuncionais e com visão universal.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/11/2010 lAcessos: 410
    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,808
    Adilson Duque Estrada

    RESUMO A Guerra do Contestado poderia ser analisada por diversas vertentes , a questão da exclusão da mão de obra dos chamados caboclos, seria uma delas, onde a contratação de funcionários vindo do exterior causa uma ruptura que culminará em um conflito que se estendem durante anos, e esta questão de valorização da mão de obra exterior, analisando esta problemática, é notavel que, isso perdura até os dias atuais , exclusão da mão de obra menos qualificada, e o desenteresse em qualifica-los.

    Por: Adilson Duque Estradal Educação> Educação Onlinel 16/03/2011 lAcessos: 732
    Helena Ribeiro

    Neste artigo a autora Helena Ribeiro salienta as diferenças entra o profissional moderno e o tradicional que nos últimos tempos tem perdido cada vez mais espaço no mercado. De acordo com a autora, o profissional moderno necessita estar atualizado e esta atualização não é mais responsabilidade da empresa onde trabalha mas dele para possa permanecer atuante no mercado. A globalização exige tanto da grandes coorporações como dos profissionais o manter-se constantemente atualizado e competitivo.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 04/11/2010 lAcessos: 649

    Pessoas envolvidas e comprometidas com o sucesso de sua empresa, certamente é a "ação" mais lucrativa que o mercado pode ter. Se as "ações" apresentarem queda, este é um sinal, que pessoas estão sendo esquecidas! Cuidado pois a empresa poderá falir ou pedir concordata

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 24/02/2009 lAcessos: 2,733
    Gustavo Taranto Malheiros

    Estudo de caso aplicado ao Magazine Luiza buscando identificar suas estratégias para atração e retenção de pessoas.

    Por: Gustavo Taranto Malheirosl Negócios> Administraçãol 24/05/2011 lAcessos: 4,329

    Este artigo pretende demonstrar como os Recursos Humanos podem ser fonte de lucratividade para as empresas, com ênfase no varejo de pequeno porte. Apresenta-se uma exposição sobre a importância do Endomarketing no mundo corporativo. O Endomarketing visa à valorização do colaborador, através do entendimento do novo consumidor e de estratégias de diferenciação e inovação diante da concorrência. Além disso, o Endomarketing abre portas para a inserção do marketing nas empresas de pequeno porte em pr

    Por: JUCILENE CRISTINE DE OLIVEIRAl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/10/2008 lAcessos: 8,833
    Valdelício Menezes

    O presente artigo, mostra as dificuldades e os prazeres na "arte" de gerir pessoas e fazer com que as mesmas passem pelos processos de mudanças e adaptações com louvor, trazendo assim condições favoráveis para a organização e para cada indíviduo que nela atua.

    Por: Valdelício Menezesl Negóciosl 08/10/2009 lAcessos: 1,384

    Motivar as pessoas e fazer com que todas olhem na mesma direção passa a ser uma tarefa de sobrevivência. Adaptar-se a processos de mudanças exige um processo emergencial de comunicação, visando alinhar e desenvolver um sentimento de comprometimento de todos nas novas estratégias e diretrizes ditadas pelo mercado. O Endomarketing surge a partir do momento que o bom desempenho das empresas está diretamente relacionado à mobilização de seus funcionários e o grau de importância a eles atribuída. Vol

    Por: Viviane Carnevallil Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 30/06/2008 lAcessos: 49,260

    Trabalhadores envolvidos com a construção civil devem sempre estar atentos aos equipamentos de segurança necessários para a realização de uma atividade. Negligenciar seu uso é ficar exposto a riscos evitáveis de diferentes gravidades. Conhecidos pela sigla EPI, os equipamentos de proteção individual aparecem em muitos modelos com as mais variadas funcionalidades.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 29/10/2014

    Saiba quais os mitos relacionados a manter dados corporativos e ERP em cloud computing.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 28/10/2014 lAcessos: 11

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 14

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014 lAcessos: 14

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014
    Renan Carvalho

    As empresas estão em constante evolução e a aposta em criatividade e inovação deve ser prioridade para as mesmas, afim de garantir seu espaço no mercado. Seus concorrentes devem ser vistos como parceiros

    Por: Renan Carvalhol Negócios> Administraçãol 19/11/2013 lAcessos: 107
    Renan Carvalho

    O texto a seguir sintetiza a importância da aplicação da logística reversa nas empresa, tal prática que ainda precisa ser difundida com mais força no Brasil

    Por: Renan Carvalhol Negócios> Gestãol 14/07/2013 lAcessos: 91
    Renan Carvalho

    O texto a seguir retrata a importância do marketing olfativo e suas peculiaridades de forma sintetizada, dando ênfase à sua utilização no mercado.

    Por: Renan Carvalhol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 27/06/2011 lAcessos: 59
    Renan Carvalho

    O texto a seguir retrata sobre a evolução e posicionamento que o Marketing eletrônico vem se posicionando no mercado atual.

    Por: Renan Carvalhol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 22/06/2011 lAcessos: 114 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast