As Desvantagens da Produção em Larga Escala

Publicado em: 02/03/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 193 |

Ao contrário do conceito antigo de trabalho, no sistema atual há pouca aprendizagem. Este é um dos fatores extremamente negativos nos procedimentos de produção acelerada, que afeta o conceito de trabalho. Geralmente, nos processos automatizados ou industrializados, um número limitado de pessoas entende do andamento do processo completo. A maioria apenas opera parte do mesmo. De fato, muito pouco é exigido delas; por isso cognitivamente não se esforçam, por que não há necessidade de pensar. Por exemplo, numa fábrica de confecções, diferentes equipes se ocupam com diferentes tarefas: o corte do tecido, costura das partes, montagem da peça inteira, pregação dos assessórios, acabamento, empacotamento, etc; possivelmente nenhum dos trabalhadores seria capaz de costurar uma camisa para sua família, por não ter a noção de todo o processo.

Da mesma forma, o grande volume de informação que é inserido na cabeça das pessoas através dos meios de comunicação não se traduz em aumento de conhecimentos. Isso porque não se criam conexões lógicas entre os segmentos, o que afeta o raciocínio e a compreensão de modo geral.

Há muitas desvantagens também na produção agrícola em larga escala. As desvantagens aparecem nas abissais desigualdades sociais e raciais da sociedade. Novas formas de domínio e iniqüidade também se manifestam nos intoleráveis índices de concentração de terra e de riqueza. Há muitos efeitos colaterais que se manifestam também através da miséria e desnutrição no campo, e através de uma agricultura extenuativa que dilapida e contamina os solos, as águas, os homens, as mulheres e as crianças.

O Brasil tem uma das maiores agriculturas do mundo, pela área cultivada e pelo volume de produção. É o maior produtor mundial de café, açúcar, laranja, banana, feijão, mandioca e mamona. É o segundo produtor de cacau, soja e milho. E é um dos maiores produtores de fumo, arroz, chá e algodão.1 Com tudo isso, infelizmente a curva crescente de produção agrária nas últimas décadas no Brasil foi acompanhada da curva decrescente do numero dos pequenos produtores e das cooperativas.

De fato, como se pode considerar este modelo eficiente, sendo que aumentaram o desemprego e a emigração do povo do campo para cidades grandes, e apenas um pequeno grupo pode usufruir os benefícios destas gigantescas praças de produção?

Entretanto, nas regiões onde se situam as pequenas propriedades, pode-se constatar a distribuição da renda, a geração de empregos rurais e urbanos, e a valorização do povo do campo. Nesta concepção estão inseridos outros benefícios que em longo prazo se revelam e sustentam o equilíbrio do meio social, como por exemplo, a preservação da diversidade cultural, o manejo ecológico dos recursos naturais, o uso da tecnologia de forma suave, o enriquecimento da cultura regional e a redução dos índices de violência no campo e nas cidades.

O mais importante de tudo é que, no processo de agricultura de pequena escala, o agricultor, devido à satisfação de ser o dono de sua plantação, com entusiasmo buscará o conhecimento e as informações necessárias para o aperfeiçoamento das técnicas aplicadas, utilizará sua criatividade e as experiências acumuladas na família para melhorar a quantidade e qualidade de produção.

Ao contrário, na produção de larga escala, na medida em que as atividades do campo são transferidas para máquinas, os conhecimentos apurados nas eras passadas desaparecem. Em conseqüência, o homem do campo deve se tornar submisso aos laboratórios e indústrias agrárias, e deve agir e atuar de acordo com as metas comerciais destes.

 O exagero de industrialização e automação nos processos da produção industrial ou agrária pode causar o empobrecimento da cultura e do conhecimento, afetando assim o desenvolvimento da criatividade e capacidade humanas. Deste modo, as futuras gerações serão ainda mais escravas do sistema.

 Nessa linha, o livro "Medicina Básica do Trabalho" aborda o assunto da seguinte forma: "Traçando um paralelo entre o trabalho artesanal e o trabalho industrializado, podemos observar que a principal fonte de sofrimento do trabalhador é a sua impossibilidade de participar da organização do próprio trabalho. O operário da linha de produção realiza uma tarefa monótona e repetitiva, sentindo-se desqualificado, sem oportunidade de desenvolver sua criatividade, sua potencialidade, e sem condição de alterar a organização e sua estrutura. Sente-se indigno, inútil, envergonhado, por ter de fazer um trabalho tão elementar que pode ser feito por uma máquina, e vê-se robotizado, como sendo uma peça substituível no conjunto."2

Os argumentos citados apresentam o suficiente para poder denunciar o tamanho da lesão que a superprodução causa no equilíbrio social e ambiental.

 Do livro "Trabalho e o Reencontro de Interesses" da autoria de Felora Daliri Sherafat

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/as-desvantagens-da-producao-em-larga-escala-5710706.html

    Palavras-chave do artigo:

    producao

    ,

    industrializacao

    ,

    criatividade

    Comentar sobre o artigo

    A gestão de pessoas constitui-se, numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional e de grande importância estratégica, em busca da qualidade e da produtividade. Este artigo pretende reflectir sobre o desafio da arte ou da ciência de saber gerir o capital humano. Através de uma pesquisa bibliográfica foram recolhidas contribuições de diversos autores, sobre a gestão de pessoas com o intuito de proporcionar uma melhor elucidação do papel basilar dos recursos humanos nas organizações.

    Por: Paula Costal Negóciosl 10/10/2010 lAcessos: 2,013
    Jaconias Dias Rodrigues

    O presente artigo tem o objetivo de analisar o cotidiano das aulas de Artes numa Escola da na Rede Municipal de Serra. A pesquisa se constituiu na analise das atividades docentes e referências bibliográficas. No entanto possui caráter teórico –empírico com vistas a demonstrar e analisar a realidade do cotidiano das aulas de artes na escola.

    Por: Jaconias Dias Rodriguesl Educação> Educação Infantill 15/07/2011 lAcessos: 3,026

    O mundo do trabalho e as implicações que seus processos engendram, certamente afetam diretamente o desenvolvimento da vida dos seres humanos em sociedade, as mudanças ocorridas na sua estrutura, projetam reflexos nas dimensões subjetivas e objetivas do ser social. Nas últimas décadas do século passado e neste início do terceiro milênio, vivenciamos profundas alterações ocorridas nas estruturas do mundo do trabalho, acompanhadas por um momento que se habituou chamar de globalização.

    Por: Cristiano Pinheiro Corrêal Educação> Ensino Superiorl 30/11/2011 lAcessos: 508

    Goiana está localizada na Microrregião da Mata Norte Pernambucana, economicamente representada pela agroindústria canavieira. Em 2010 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2011) possuía uma população de 75.644 habitantes. Cidade interiorana com infraestrutura simples e segundo o INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2008) caracteriza uma área de influência de Centro de Zona A. As indústrias desse município apresentam três tipos de situações: as indústrias de característica

    Por: albapazl Negócios> Administraçãol 09/10/2012 lAcessos: 176

    Após o período entre 1930 a 1950, conhecida como revolução industrial, o Brasil, passou a ter grande desenvolvimento em suas atividades industriais, inaugurando grandes companhias e criando novas indústrias, como o passar do tempo, além das novas tecnologias criadas e implantadas nas mesmas, passou a notar como um diferencial de mercado, o capital social, o ser humano como ferramenta fundamental e estratégica, para obter melhores resultados. Dentre vários mecanismos, foi desenvolvido,para que pu

    Por: ALEX OSTAl Negócios> Gestãol 20/07/2010 lAcessos: 3,448
    Patricia Gomes

    O estudo aborda a gestão de pessoas como instrumento de diferencial competitivo para as organizações.

    Por: Patricia Gomesl Negócios> Gestãol 10/04/2011 lAcessos: 5,104

    O estágio foi concebido no intuito de pesquisarmos conceitos, experiências, justificativas acerca do Desenvolvimento Regional Sustentável, visando o embasamento teórico e empírico para a concepção de curso de especialização em DRS. O Curso de Especialização em DRS visa à formação de profissionais: da administração pública e privada; do terceiro setor, e graduados interessados em atuar com agentes em DRS. Além de contribuir para aprofundar os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 08/12/2011 lAcessos: 145
    RINALDO BARROS

    É importante refletir hoje sobre tudo isso, pois estamos às vésperas de uma revolução nova e, igualmente, drástica: a da reorganização pela informática do trabalho – o teletrabalho – que traz de volta o trabalho para dentro dos lares e, assim, nos obrigará a rever toda a organização prática da nossa existência.

    Por: RINALDO BARROSl Notícias & Sociedade> Polítical 17/02/2013 lAcessos: 27
    José Bittencourt da Silva

    As Unidades de Conservação (UC) são espaços formalmente criados e protegidos pelo Estado. As UCs podem ser de uso direto ou indireto. Atualmente essas áreas vêm sendo colocadas como componente importante ao processo de preservação ambiental e de desenvolvimento humano na Amazônia brasileira. O que segue são discussões teórico-conceituais baseadas em pesquisa bibliográfica e de campo acerca da viabiliade desses espaços para o processo de manutenção da biodiversidade natural e humana amazônida.

    Por: José Bittencourt da Silval Ciênciasl 03/09/2009 lAcessos: 2,265 lComentário: 1

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 12

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014 lAcessos: 11

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    A tramitação dos Projetos de Lei ou só PL's parece bem simples, no que diz respeito à sua aprovação, ou seu veto. Um PL aprovado na Câmara dos Deputados, por exemplo, deve passar primeiramente nas comissões da casa para aprovação e, em seguida, deve ser enviado para a revisão dos Senadores, e vice-versa.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13
    Felora Daliri Sherafat

    A pergunta é: como criar mecanismos que controlem estas gigantescas ações destruidoras do homem contra o equilíbrio social e ambiental. É claro que muitas leis da proteção da natureza estão em pauta, e uma vez esclarecidas e estabelecidas podem frear a ação dos exterminadores da vida.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 01/07/2012 lAcessos: 83
    Felora Daliri Sherafat

    O povo que tem conhecimento, cultura, percepção e sabedoria sabe valorizar seu produto, sua mão-de-obra e suas riquezas. Caso contrário, sucatearia seus recursos naturais, seus produtos brutos, e até sua cultura. Uma nação que exporta a maior parte de sua riqueza na forma bruta não se desenvolve, e ao contrário, empobrece, e vive em decadência.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Educação> Ciêncial 05/06/2012 lAcessos: 55
    Felora Daliri Sherafat

    Num analise mais profundo percebi que o filme faz uma bela tentativa de expor o estado das almas, o que por si não é uma tarefa simples, nem de fácil compreensão. Nós nos separamos tanto de nossas próprias almas que conseguimos nos tornar incapazes de enxergar laços afetivos existentes entre elas. Daí vem a dificuldade de perceber os recados suaves e delicados de cada cena deste filme que com muita propriedade e amabilidade tenta levantar para o mundo o grito de socorro da alma humana.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Lar e Família> Casamentol 02/04/2012 lAcessos: 58
    Felora Daliri Sherafat

    Levando em consideração que a realidade humana é composta de três entidades (Corpo, Mente e Espirito) , cada qual deve ter suas próprias necessidades. De acordo com esta teoria, a autora apresenta a hierarquia das necessidades das três entidades de acordo com as próprias exigências e inerentes a suas essências.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Negócios> Gestãol 30/03/2012 lAcessos: 121
    Felora Daliri Sherafat

    O feirante da história, segundo as orientações do professor, conseguiu educar o seu filho na base destes três pilares: Cuidou das necessidades básicas do jovem, persistiu na sua formação acadêmica, e ainda, através do exemplo da sua pessoa induziu nele as regras de conduta correta. O resultado foi excelente e inimaginável; o jovem se tornou alguém estimado por todos, devido ao seu conhecimento e sua conduta.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Carreira> Recursos Humanosl 23/02/2012 lAcessos: 94
    Felora Daliri Sherafat

    O modelo de educação, as atitudes dos pais e dos amiguinhos ou das amiguinhas de infância todos juntos são responsáveis pela formação do caráter e da personalidade e na criação da memória sexual do indivíduo. Vários fatores desde o nascimento colaboram para formação de sentimentos sobre o sexo e do estado mental de definição sexual. A questão do sexo e da atração sexual se constrói pela experiência emocional que a pessoa viveu desde o momento do nascimento.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Educaçãol 29/09/2011 lAcessos: 273 lComentário: 2
    Felora Daliri Sherafat

    “Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e

    Por: Felora Daliri Sherafatl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 16/06/2009 lAcessos: 431
    Felora Daliri Sherafat

    O crescimento demográfico acentuado num país impossibilita que os governos possam corresponder com um desenvolvimento sócio-econômico sustentável, no mesmo ritmo. E isso causa várias crises além do problema de desemprego. Para planejar e realizar os projetos de melhoria de qualidade de vida e esquematizar novas oportunidades de emprego, os governos necessitam de tempo e recursos. O crescimento demasiado da população não favorece estas condições.

    Por: Felora Daliri Sherafatl Notícias & Sociedade> Polítical 16/06/2009 lAcessos: 4,414 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast