As diferenças entre RH x DP

Publicado em: 01/08/2010 | Acessos: 7,770 |

Departamento Pessoal X Recursos Humanos

Vou iniciar este artigo explicando que o departamento de Recursos Humanos das empresas é o responsável por cuidar das pessoas, atuando no recrutamento, na seleção de candidatos ma divulgação de vagas de emprego, no treinamento dos funcionários. Atua também no planejamento sobre as remunerações e benefícios, também tem a função de pesquisar e melhorar o clima organizacional. O departamento de Recursos Humanos é o responsável por tornar a empresa um ambiente agradável para todos os seus colaboradores e buscar as melhores praticas para que as pessoas possam desenvolver todo o seu potencial profissional e aplicá-los em prol da empresa.

Já o Departamento Pessoal, cuida exclusivamente de números e de papel. Este departamento é o responsável pela parte burocrática da contratação, da demissão e da remuneração. É o departamento responsável por cumprir a legislação trabalhista.

É comum ouvir algumas pessoas trocarem esses termos, e usar Departamento Pessoal para as atividades de Recursos Humanos, ou chamar o RH de Departamento Pessoal.

Empresas que ignoram o termo Recursos Humanos ou gestão de pessoas estão ultrapassadas. Deve ser péssimo trabalhar para uma dessas empresas, pois geralmente enxergam o funcionário como um número e não como uma pessoa. Evite buscar vagas de emprego de empresas assim.

O mesmo acontece nas empresas que usam o termo Informática ou CPD (central de processamento de dados) para nomear o departamento de Tecnologia da Informação. O que pode se esperar de uma dessas empresas?

O termo CPD é das décadas de 1970, 80 e 90. Imagina-se que tão ultrapassado quanto os termos que as empresas usam, sejam também a sua estrutura, os seus departamentos, os seus recursos e os seus dirigentes.

Então fique atento a essas empresas, pois elas precisam de uma mudança na atitude gerencial, e de uma reestruturação organizacional.

 Busque vagas de emprego em empresas com estrutura mais moderna e flexível.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/as-diferencas-entre-rh-x-dp-2943828.html

    Palavras-chave do artigo:

    departamento

    ,

    pessoal

    ,

    recursos

    Comentar sobre o artigo

    Elcio dos Santos Júnior

    O artigo fala sobre a importância dos Recursos Humanos em especial nas pequenas organizações, conceituando e definindo suas atribuições. Fala também a respeito das ações e decisões que podem e devem (ou não) ser tomadas nesse departamento.

    Por: Elcio dos Santos Júniorl Negóciosl 11/09/2009 lAcessos: 49,868 lComentário: 16
    mauricio de oliveira

    Por serem atividade-meio e não atividade-fim, os profissionais de RH não tem a necessária sensibilidade pragmática do "pra ontem", passam a maior parte do tempo no ócio e se perdem em bobagens tipo testes disso, testes daquilo e fazem exigências descabidas aos candidatos, construindo barreiras desprovidas de sentido.

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 15/06/2011 lAcessos: 218

    Segundo GIL (1994) A Administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das terefas de gestão de pessoal. Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas que serão descritas no presente trabalho acadêmico.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 70,722 lComentário: 8
    Valdec Romero Castelo Branco

    O objetivo deste artigo é caracterizar as inter-relações entre gestão ambiental, o papel e a importância da administração estratégica de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental. O tema abordado é significativamente amplo, complexo e polêmico, visto que envolvem uma série de variáveis sócio-econômico, cultural, ambiental, entre outras. As empresas estão conscientes da realidade ambiental, do papel e da importância do departamento de Recursos Humanos.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educação> Ensino Superiorl 22/12/2010 lAcessos: 1,706
    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,846
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados na implantação, na implementação e no gerenciamento de sistemas informatizados de uma empresa. Esse tecnólogo tem várias atribuições. É de sua alçada avalar os sistemas de informação e de segurança das redes e dos bancos de dados. Pode implantar sistemas de automação pára o gerenciamento da informação e determinar estratégias de emprego da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos departamentos e a integração de diversos set

    Por: Roger S Souzal Negócios> Gestãol 09/06/2013 lAcessos: 39
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de RH nas pequenas empresas é fundamental para o sucesso do negócio. Vender essa idéia para a diretoria e líderes da empresa é o primeiro passo.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/10/2009 lAcessos: 7,821

    A LC Restaurantes, especializada em refeições para coletividades, inicia 2013 com fortes investimentos em seus recursos humanos. Com 200 unidades operacionais e 2.500 colaboradores, a LC dará um foco especial no aprimoramento da capacitação de seus profissionais

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 15/01/2013 lAcessos: 15

    Este artigo tem como objetivo demonstrar o papel do RH e sua importância para implantação da administração participativa como uma estratégia de inovação. Mostrando que a valorização de idéias criativas pode ser fundamental para a inovação, apontando os benefícios que atitudes inovadoras podem produzir a partir da adoção do modelo de gestão participativa. O tema foi fundamentado de acordo com a visão de diversos autores. Os temas mais relevantes são: Gestão de pessoas, administração participativa

    Por: Erika Cristina Coelhol Negócios> Gestãol 17/06/2011 lAcessos: 2,937

    Conexão perfeita e segura entre documentos em papel, aplicações empresariais e funcionários, que permite às empresas poupar custos e melhorar a eficiência dos processos de RH.

    Por: Cristina Squincal Press Releasel 12/09/2012
    Cleber Silva

    Esse processo de autoconhecimento pode ser demorado e demanda muita paciência por parte do empreendedor, ele leva a vida inteira, e temos sempre que estar de mentes abertas para novos conceitos, crenças e valores, portanto, estar ciente de quem somos nos trará a tranquilidade na hora de sabermos que queremos ser.

    Por: Cleber Silval Negócios> Gestãol 24/01/2015
    Nori Lucio Jr

    Para garantir que o cliente tenha uma experiência previsível com a Marca através da aquisição de seus produtos e serviços, o primeiro passo é mapear todos os "pontos de contato" com o cliente, que devem ser monitorados de forma sistêmica por indicadores que registram situações que exigem intervenções e correção imediatas.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    TUDO COMEÇA COM UMA PESQUISA BEM ELABORADA O entendimento psicográfico do público alvo precede o estudo demográfico. Na prática, primeiro você entende o comportamento de compra do cliente para depois encontrar onde está sua maior concentração.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    O processo de construção da Marca deve seguir uma trajetória planejada e portanto não tolera cortes de caminho. A fórmula é simples mas exige austeridade e cuidado com a coerência na manutenção do posicionamento e consistência na comunicação com os diversos públicos-alvo.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    Investir na Marca vale a pena. A Marca é o mais importante ativo da sua empresa. Em um processo de avaliação - valuation - da empresa, o reconhecimento - awareness - da sua Marca é determinante no processo de composição do preço para uma eventual aquisição por outra empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015

    O tema abordado neste artigo é o Empreendedorismo. O conceito de empreendedorismo, a visão do empreendedor, a regulamentação da LC/2006, o direito empresarial e as demais peças chaves desse trabalho se relacionam diretamente com a contabilidade, seus princípios e convenções. A estrutura conceitual básica da Contabilidade junto aos seus elementos que são: as demonstrações contábeis e suas características qualitativas são aplicáveis a um elenco de modelos contábeis que se encaixam.

    Por: Aline Samara Pereira Fonsecal Negócios> Gestãol 20/01/2015
    Portugal Murad

    Quando novos empreendedores começam a desenvolver seus negócios, ou empresas de todos os portes iniciam novos projetos, usualmente vários temas relacionados à propriedade intelectual são considerados. Alguns aspectos, que deveriam ser objeto de cuidado comercial e análise jurídica especializada, entretanto, usualmente são ignorados.

    Por: Portugal Muradl Negócios> Gestãol 20/01/2015
    Walter Gassenferth

    O artigo mostra, passo a passo, a melhor maneira de estabelecer um escritório de processos que transfira conhecimentos, metodologias, ferramentas e infraestrutura para uma empresa visando apoiar a organização a trabalhar por processos, e não só por função.

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Gestãol 19/01/2015 lAcessos: 933

    Aprenda as possíveis soluções para quando a pilha acaba rápido na máquina fotográfica digital.

    Por: James Gonzalesl Arte& Entretenimento> Fotografial 17/09/2013 lAcessos: 152

    Muito se fala em desemprego. Eu falaria em despreparo para o emprego. A verdade é que os empregos existem. Muitas empresas não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados...

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 02/05/2012 lAcessos: 57

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Empregos na área de tecnologia ".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 04/09/2011 lAcessos: 47

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Empregos na área de vendas".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 30/08/2011 lAcessos: 52

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Emprego na construção civil".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 30/08/2011 lAcessos: 89

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Emprego na área de saúde".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 24/08/2011 lAcessos: 41

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Empregos em telecomunicações".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 24/08/2011 lAcessos: 70

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Emprego na área de turismo".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 23/08/2011 lAcessos: 102
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast