As diferenças entre RH x DP

Publicado em: 01/08/2010 | Acessos: 7,831 |

Departamento Pessoal X Recursos Humanos

Vou iniciar este artigo explicando que o departamento de Recursos Humanos das empresas é o responsável por cuidar das pessoas, atuando no recrutamento, na seleção de candidatos ma divulgação de vagas de emprego, no treinamento dos funcionários. Atua também no planejamento sobre as remunerações e benefícios, também tem a função de pesquisar e melhorar o clima organizacional. O departamento de Recursos Humanos é o responsável por tornar a empresa um ambiente agradável para todos os seus colaboradores e buscar as melhores praticas para que as pessoas possam desenvolver todo o seu potencial profissional e aplicá-los em prol da empresa.

Já o Departamento Pessoal, cuida exclusivamente de números e de papel. Este departamento é o responsável pela parte burocrática da contratação, da demissão e da remuneração. É o departamento responsável por cumprir a legislação trabalhista.

É comum ouvir algumas pessoas trocarem esses termos, e usar Departamento Pessoal para as atividades de Recursos Humanos, ou chamar o RH de Departamento Pessoal.

Empresas que ignoram o termo Recursos Humanos ou gestão de pessoas estão ultrapassadas. Deve ser péssimo trabalhar para uma dessas empresas, pois geralmente enxergam o funcionário como um número e não como uma pessoa. Evite buscar vagas de emprego de empresas assim.

O mesmo acontece nas empresas que usam o termo Informática ou CPD (central de processamento de dados) para nomear o departamento de Tecnologia da Informação. O que pode se esperar de uma dessas empresas?

O termo CPD é das décadas de 1970, 80 e 90. Imagina-se que tão ultrapassado quanto os termos que as empresas usam, sejam também a sua estrutura, os seus departamentos, os seus recursos e os seus dirigentes.

Então fique atento a essas empresas, pois elas precisam de uma mudança na atitude gerencial, e de uma reestruturação organizacional.

 Busque vagas de emprego em empresas com estrutura mais moderna e flexível.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/as-diferencas-entre-rh-x-dp-2943828.html

    Palavras-chave do artigo:

    departamento

    ,

    pessoal

    ,

    recursos

    Comentar sobre o artigo

    Elcio dos Santos Júnior

    O artigo fala sobre a importância dos Recursos Humanos em especial nas pequenas organizações, conceituando e definindo suas atribuições. Fala também a respeito das ações e decisões que podem e devem (ou não) ser tomadas nesse departamento.

    Por: Elcio dos Santos Júniorl Negóciosl 11/09/2009 lAcessos: 50,057 lComentário: 16
    mauricio de oliveira

    Por serem atividade-meio e não atividade-fim, os profissionais de RH não tem a necessária sensibilidade pragmática do "pra ontem", passam a maior parte do tempo no ócio e se perdem em bobagens tipo testes disso, testes daquilo e fazem exigências descabidas aos candidatos, construindo barreiras desprovidas de sentido.

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 15/06/2011 lAcessos: 225

    Segundo GIL (1994) A Administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das terefas de gestão de pessoal. Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas que serão descritas no presente trabalho acadêmico.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 71,186 lComentário: 8
    Valdec Romero Castelo Branco

    O objetivo deste artigo é caracterizar as inter-relações entre gestão ambiental, o papel e a importância da administração estratégica de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental. O tema abordado é significativamente amplo, complexo e polêmico, visto que envolvem uma série de variáveis sócio-econômico, cultural, ambiental, entre outras. As empresas estão conscientes da realidade ambiental, do papel e da importância do departamento de Recursos Humanos.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educação> Ensino Superiorl 22/12/2010 lAcessos: 1,730
    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,888
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados na implantação, na implementação e no gerenciamento de sistemas informatizados de uma empresa. Esse tecnólogo tem várias atribuições. É de sua alçada avalar os sistemas de informação e de segurança das redes e dos bancos de dados. Pode implantar sistemas de automação pára o gerenciamento da informação e determinar estratégias de emprego da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos departamentos e a integração de diversos set

    Por: Roger S Souzal Negócios> Gestãol 09/06/2013 lAcessos: 43
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de RH nas pequenas empresas é fundamental para o sucesso do negócio. Vender essa idéia para a diretoria e líderes da empresa é o primeiro passo.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/10/2009 lAcessos: 7,906

    A LC Restaurantes, especializada em refeições para coletividades, inicia 2013 com fortes investimentos em seus recursos humanos. Com 200 unidades operacionais e 2.500 colaboradores, a LC dará um foco especial no aprimoramento da capacitação de seus profissionais

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 15/01/2013 lAcessos: 18

    Este artigo tem como objetivo demonstrar o papel do RH e sua importância para implantação da administração participativa como uma estratégia de inovação. Mostrando que a valorização de idéias criativas pode ser fundamental para a inovação, apontando os benefícios que atitudes inovadoras podem produzir a partir da adoção do modelo de gestão participativa. O tema foi fundamentado de acordo com a visão de diversos autores. Os temas mais relevantes são: Gestão de pessoas, administração participativa

    Por: Erika Cristina Coelhol Negócios> Gestãol 17/06/2011 lAcessos: 3,167

    Conexão perfeita e segura entre documentos em papel, aplicações empresariais e funcionários, que permite às empresas poupar custos e melhorar a eficiência dos processos de RH.

    Por: Cristina Squincal Press Releasel 12/09/2012

    Qual o valor que estaria disponível para pagar por uma solução de gestão, adaptada às necessidades da sua empresa, à sua forma de trabalhar e ao seu sector de actividade?

    Por: Inforestilol Negócios> Gestãol 10/04/2015
    Consultório do Varejo

    Para produzir vitrines criativas, é preciso conhecimento, liberdade, transpiração e ousadia. Mas como conjugar todas essas características ao mesmo tempo? "Ser alegre é a melhor coisa que existe… Mas para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza…" Vinícius de Moraes.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    A Arquitetura de Varejo precisa estar atenta aos tetos nos projetos de lojas. O que antes era estrutural, hoje é um potencial formador de opinião.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O Planograma é com frequência uma aborrecida porém necessária mistura de trabalho inventado pelos gnomos do marketing, que emergem de suas cavernas com dados, algoritmos sagrados obtidos por pesquisas de mercado na frente das prateleiras.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O ritmo das mudanças sem precedentes no setor de varejo está produzindo uma crescente divisão entre aqueles que atuam e os que esperaram para ver. Varejistas inovadores respondem aos comportamentos de consumo dos consumidores mais exigentes, o que irá atrair um maior número de novos clientes, enquanto os retalhistas que procrastinam vão involuntariamente se tornar a fonte da perda de clientes e incorrer em uma deterioração de negócios inevitável.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Paulo Bandeira de Mello

    O Lean Six Sigma é amplamente utilizado como ferramenta de alavancagem da produtividade nas empresas ao redor do planeta. Ainda há, entretanto no Brasil, bolsões de resistências, principalmente em empresas de capital nacional e de porte médio. Trato, aqui, do que entendo ser uma necessidade de certa dose de"tropicalização" do método se quisermos vê-lo universalizado na cultura organizacional brasileira. Já se vê alguns artigos acadêmicos sobre esse tema e isso fortalece essa tese.

    Por: Paulo Bandeira de Mellol Negócios> Gestãol 07/04/2015
    Walter Gassenferth

    Este início de milênio trouxe uma sensível aceleração ao ritmo das mudanças para uma geração que tende a viver até os 100 anos. Por quantas inovações e por quantas mudanças de paradigma passarão estas pessoas das chamadas gerações Y e Z, durante suas vidas?

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Gestãol 06/04/2015 lAcessos: 102

    Poucos profissionais que ocupam cargos de liderança se preocupam com a avaliação de desempenho de seus liderados. Em muitos casos a avaliação é vista como sinonimo de bronca! Na verdade, ela é a mais eficaz ferramenta de motivação e desempenho profissional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 30/03/2015

    Aprenda as possíveis soluções para quando a pilha acaba rápido na máquina fotográfica digital.

    Por: James Gonzalesl Arte& Entretenimento> Fotografial 17/09/2013 lAcessos: 181

    Muito se fala em desemprego. Eu falaria em despreparo para o emprego. A verdade é que os empregos existem. Muitas empresas não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados...

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 02/05/2012 lAcessos: 59

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Empregos na área de tecnologia ".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 04/09/2011 lAcessos: 47

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Empregos na área de vendas".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 30/08/2011 lAcessos: 52

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Emprego na construção civil".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 30/08/2011 lAcessos: 89

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Emprego na área de saúde".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 24/08/2011 lAcessos: 41

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Empregos em telecomunicações".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 24/08/2011 lAcessos: 73

    Leia agora dicas e maiores informações neste artigo sobre o tema "Emprego na área de turismo".

    Por: James Gonzalesl Carreira> Gestão de Carreiral 23/08/2011 lAcessos: 105
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast